Como produzir conteúdos de fundo de funil para converter clientes?

Por: Victoria Salemi

Mulher fazendo o pagamento de um pedido, o que representa a última etapa do funil de vendas

Você provavelmente já ouviu falar sobre Inbound Marketing ou Marketing Indireto, certo? Essa técnica organiza um conjunto de ações que visa a atrair a atenção dos consumidores e fazê-los progredir no funil de vendas.

O objetivo é conduzir o lead, que são os potenciais clientes, do topo até o fundo do funil por meio do marketing de conteúdo. Assim, você consegue nutri-lo com informações relevantes e deixá-lo mais próximo e preparado para fechar a venda.

Uma das etapas mais importantes e você deve concentrar esforços é o fundo do funil. Pois, é nesse momento, em que o seu futuro cliente vai tomar a decisão de comprar ou não da sua empresa.

Por isso, se você quer aprender mais sobre o que é fundo de funil e como criar conteúdo para esse estágio, pegue papel e caneta e continue a leitura! Vamos lá? 📝

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O que é fundo de funil?

Fundo de funil é a última etapa da jornada do cliente e se caracteriza por ser o momento em que o lead está pronto para tomar a decisão de compra.

Nessa etapa de venda, entende-se que o lead já sabe o problema que tem e quais empresas podem ajudar a solucioná-lo. Sendo assim, ele está mais preparado para fechar negócio e se tornar cliente.

Lembrando que para chegar ao fundo do funil, o lead precisou passar por dois outros estágios: o topo de funil e o meio de funil. Nessas etapas, sua empresa criou um relacionamento com um potencial cliente, enviando conteúdos relevantes e educativos para que ele enxergasse com mais clareza suas necessidades, conhecesse melhor o seu produto ou serviço e avançasse na jornada de compra.

Por isso, quando um lead chega à última etapa, os conteúdos devem ser mais persuasivos e dar aquele empurrãozinho que faltava para finalizar a venda. Está se perguntando como fazer conteúdo para fundo de funil? Então, siga a leitura e descubra no próximo tópico!

Como fazer conteúdo para fundo de funil?

Como já falamos anteriormente, os conteúdos de fundo de funil são responsáveis por efetivar a venda. A vantagem dessa etapa é que o cliente já está mais preparado e educado sobre o seu produto ou serviço, além de ter mais clareza dos seus problemas e necessidades.

Com isso, os conteúdos devem ser mais “direto ao ponto” e mostrar os benefícios do seu negócio perante a concorrência. Esse é o momento de investir em gatilhos mentais para criar argumentos de venda que, de fato, vão convencer o lead de que o seu produto ou serviço é a melhor solução para ele.

Para garantir que a sua comunicação está alinhada, converse com o seu time de vendas para buscar a melhor abordagem e reveja informações da sua persona (isto é, a representação do cliente ideal) e do público-alvo.

Não sabe por onde começar a sua estratégia de conteúdo? Separamos algumas dicas para te ajudar, veja a seguir:

Reforce a autoridade da sua empresa

Esse é o momento para você falar os benefícios e vantagens da sua empresa frente à concorrência. Deixar claro qual é o diferencial competitivo do seu negócio e por que o seu produto ou serviço é a melhor opção para o lead.

Envie informações sobre como a sua empresa funciona, há quanto tempo está no mercado e dados sobre a satisfação dos clientes. Assim, você aumenta a confiança e reforça a sua autoridade no seu nicho de mercado.

Divulgue depoimento de clientes

Quem não gosta de ouvir a opinião de quem já passou pela mesma situação que você está prestes a encarar, não é mesmo?

Por isso, reúna os melhores depoimentos dos seus clientes sobre o seu produto ou serviço que falem um pouco da experiência de compra na sua empresa.

Além disso, você pode compartilhar feedbacks sobre o seu atendimento ao cliente e processos logísticos como entrega rápida, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

Ofereça alguma promoção ou bônus

Apesar de estar mais preparado para a compra, quem que está na etapa de fundo de funil também tende a agir sob impulso, principalmente, quando as vantagens são atrativas.

Fornecer cupons de desconto, frete grátis, diagnósticos, conversas com especialistas ou ofertas especiais para fechamento de contrato com tempo limitado, são ótimas estratégias para convencer os leads.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

Principais formatos de conteúdo para o fundo de funil

Agora que você já sabe como funciona o fundo de funil marketing e como criar materiais que convertem, listamos alguns formatos de conteúdo que você pode utilizar nessa etapa. Confira:

Catálogos de produtos

Se você ainda não tem, essa é a hora de criar um catálogo online dos seus produtos ou serviços com informações complementares, fotos, descrições e preços.

Essa é uma forma organizada de você disponibilizar para o leads uma lista com tudo o que a sua empresa vende. Uma opção é fazer uma landing page ou um documento em PDF do catálogo para enviar aos seus potenciais clientes.

Cases de sucesso

Já falamos sobre como divulgar depoimentos dos clientes aproxima e gera mais confiança para quem está prestes a fechar negócio.

Mas, além de compartilhar feedbacks, você pode construir um case de sucesso com os seus melhores clientes e divulgá-los para os leads.

A melhor forma de estruturar um caso de sucesso, é marcando uma conversa com os clientes que você selecionar e levar um roteiro pronto com algumas perguntas. Tente explorar questões como:

  • Por que escolheu a minha empresa?
  • Como o meu produto ou serviço solucionou o seu problema?
  • Quais obstáculos você tinha antes e que minha empresa supriu?
  • Você indicaria a minha solução para outras pessoas?

Webinars e vídeos

Vídeos é um ótimo formato para transferir mais credibilidade e aproximar os leads. Você pode fazer nas redes sociais como as lives, por exemplo, ou enviar, diretamente, para quem está na última etapa do funil.

Mas, não esqueça, faça um roteiro antes com os principais tópicos que deseja abordar e defina qual o CTA que você vai utilizar para fechar, de vez, a venda.

💡 Saiba mais:

Já os webinars têm uma característica de ser uma espécie de palestra ou mentoria. Eles, normalmente, são ao vivo, agendados com antecedência e podem trazer convidados para enriquecer ainda mais a conversa.

Você pode fazê-los tanto em ferramentas de chat online, como Google Meet e Zoom como também no Youtube.

Demonstração do produto

Uma das estratégias de marketing digital que geram mais conversões é oferecer a opção de teste grátis.

Ao conseguir testar o produto ou serviço antes da compra, o lead consegue navegar pela sua solução, tirar dúvidas e entender se, realmente, vai suprir suas necessidades.

Além de se sentir mais seguro para tomar a decisão, você mostra que confia no seu negócio e está disposto a demonstrar, gratuitamente, como ele funciona.

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E-books

Embora os e-books tenham o teor mais educativo e sejam mais usados para conteúdos de topo de funil, nessa etapa decisória, você pode usar esse formato para trazer mais detalhes sobre o seu produto ou serviço.

Fique atento à densidade do material, não é o momento de escrever um livro sobre o seu negócio, mas sim, trazer comparativos, benefícios e vantagens.

Tudo entendido sobre fundo de funil?

Esperamos que este artigo tenha conseguido responder as suas principais dúvidas dúvida sobre o tema. Como visto ao longo do conteúdo, o fundo do funil é um dos estágios mais importantes da jornada de compra, por isso, esperamos que nossas dicas de como fazer conteúdo para fundo de funil ajudem a aumentar as vendas do seu negócio.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre fundo de funil

Fundo de funil é a última etapa da jornada do cliente e se caracteriza por ser o momento em que o lead está pronto para tomar a decisão de compra. Entende-se que, nesse estágio, o lead já sabe o problema que tem e quais empresas podem ajudar a solucioná-lo. Sendo assim, ele está mais preparado para fechar negócio e se tornar cliente.

  • Reforce a autoridade da sua empresa;
  • Divulgue depoimento de clientes;
  • Ofereça alguma promoção ou bônus.

  • Catálogo de produtos;
  • Cases de sucesso;
  • Webinars e vídeos;
  • Demonstração do produto;
  • E-books.

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