O que é logística reversa dos Correios e como usar na empresa?

Logística reversa dos Correios é uma prática que facilita o retorno de mercadorias ao lojista quando o consumidor solicita devolução ou troca de produtos.
A logística reversa dos Correios é uma das soluções mais conhecidas do mercado quando o assunto é gestão de entregas no pós-venda. Mas você sabe como ela funciona? Quais são os pré-requisitos para utilizá-la? Quais são as alternativas disponíveis?
Para essas e outras perguntas sobre o assunto, encontre as respostas neste artigo! 💡
Obs.: é fundamental destacar que este conteúdo faz referência à logística reversa de produtos no e-commerce, e não ao retorno de resíduos para reciclagem.
O que é logística reversa dos Correios?
Logística reversa dos Correios é uma prática que facilita o retorno de mercadorias ao lojista quando o consumidor solicita devolução ou troca de produtos.
No e-commerce, de modo geral, isso acontece quando os artigos não atendem às necessidades do cliente ou são entregues com defeitos, em outros modelos, cores e/ou tamanhos.
💡Saiba mais: O que é logística e como ela funciona? [guia completo]
E por que essa prática é importante?
Uma logística reversa eficiente tem o poder de fidelizar o cliente, bem como torná-lo promotor da marca. Afinal, a partir de uma experiência positiva, é provável que ele compre novamente e indique a loja virtual de maneira orgânica para conhecidos e familiares — o famoso boca a boca.
Portanto, investir nessa solução é sinônimo de potencializar a experiência do consumidor e desenvolver um diferencial competitivo.
Quando o cliente tem direito à devolução segundo o Código de Defesa do Consumidor?
De acordo com o CDC, artigo 49:
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Mas e se o cliente quiser somente trocar o produto por meio da logística reversa? No vídeo abaixo, conheça as obrigações do lojista para tal caso:
Como gerar logística reversa dos Correios?
Esta modalidade está disponível para quem tem contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e um CNPJ. O pedido para esse tipo de assistência pode ser feito em qualquer dia e horário via Web Service com seu login e senha.
Para comodidade do lojista e do consumidor, são oferecidas três opções para logística reversa, que são:
- Logística reversa dos Correios em agência;
- Logística reversa dos Correios domiciliar;
- Logística reversa simultânea dos Correios (domiciliar).
Vale ressaltar que, em todas as alternativas, os gastos (calculados de acordo com a localidade) são por conta da loja virtual. O cliente, por sua vez, tem apenas duas principais obrigações: obedecer os prazos estipulados pelos Correios e fazer as postagens reversas na agência (caso a troca ou devolução não seja em domicílio).
Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas variações:
1. Logística reversa em agência
Essa modalidade é realizada pelo cliente e acontece da seguinte maneira: no Web Service, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) e encaminha-o ao comprador via e-mail. Com tal código, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.
Para este tipo de logística reversa, o cliente deve se atentar aos horários e dias de funcionamento da agência e utilizar o mesmo e-ticket como rastreador da nova mercadoria, caso seja um processo de substituição de produto.
Obs.: a logística reversa em agência dos Correios aceita SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC.
2. Logística reversa domiciliar
Esse formato, por outro lado, é feita no endereço do consumidor. Após o cliente solicitar a troca ou devolução do produto ao e-commerce, o lojista escolhe esta opção no Web Service e a encomenda é coletada por um dos agentes dos Correios.
Se quiser oferecer mais conforto e comodidade ao seu cliente, este com certeza é o formato mais indicado — ele está disponível em mais de 680 cidades brasileiras.
O agendamento da coleta pode ser realizado em até 30 dias após a efetivação do pedido e o produto, recolhido somente em dias úteis (com no máximo duas tentativas consecutivas). Por isso, é primordial que o consumidor esteja em casa.
Obs.: a logística reversa domiciliar dos Correios aceita SEDEX e PAC.
3. Logística reversa simultânea
Como visto, este tipo de formato pode acontecer em domicílio, e diferencia-se da anterior apenas no quesito simultaneidade.
Neste caso, a entrega do novo produto está condicionada à devolução da mercadoria que havia sido recebida anteriormente pelo consumidor.
Obs.: essa modalidade aceita SEDEX e PAC.
💡 Saiba mais: Quais os principais tipos de envio dos Correios para e-commerce no Brasil
Outras alternativas para logística reversa
Depois de conhecer todos os detalhes da logística reversa dos Correios, é importante ressaltar que essa não é a única opção para e-commerce.
Pensando em facilitar a vida do lojista, aqui na Nuvemshop, oferecemos integrações que simplificam a logística reversa, como com o Melhor Envio e o Manda Bem. Esses e outros apps de frete da nossa Loja de Aplicativos podem te ajudar na gestão do seu negócio. Que tal conhecê-los hoje mesmo?
Tudo entendido sobre a logística reversa dos Correios?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajuda a entender o que é logística reversa e como estruturar o modelo para a sua loja virtual.
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