Logística reversa dos Correios: o que é e como fazer?

Por: Raquel Lisboa
Logística reversa dos Correios: o que é e como fazer?

Aqui você encontra:

A logística reversa dos Correios é uma das soluções mais conhecidas do mercado quando o assunto é gestão de entregas no pós-venda. Mas você sabe como ela funciona? Quais são os pré-requisitos para utilizá-la? Quais são as alternativas disponíveis?

Para essas e outras perguntas sobre logística reversa dos Correios, encontre as respostas a seguir! 💡

Obs.: é fundamental destacar que este conteúdo faz referência à logística reversa de produtos no e-commerce, e não ao retorno de resíduos para reciclagem, ok?

O que é logística reversa dos Correios?

Ativa desde 2006, a logística reversa dos Correios é uma prática que facilita o retorno de mercadorias ao lojista quando o consumidor solicita devolução ou troca de produtos.

No e-commerce, de modo geral, isso acontece quando os artigos não atendem às necessidades do cliente ou são entregues com defeitos, em outros modelos, cores e/ou tamanhos.

E por que a logística reversa é importante?

Uma logística reversa eficiente tem o poder de fidelizar o cliente, bem como torná-lo promotor da marca. Afinal, a partir de uma experiência positiva, é provável que ele compre novamente e indique a loja virtual de maneira orgânica para conhecidos e familiares — o famoso boca a boca.

Portanto, investir nessa solução é sinônimo de potencializar a experiência do consumidor e desenvolver um diferencial competitivo.

Quando o cliente tem direito à devolução segundo o Código de Defesa do Consumidor?

De acordo com o CDC, artigo 49:

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Mas e se o cliente quiser somente trocar o produto por meio da logística reversa dos Correios? Abaixo, conheça as obrigações do lojista para tal caso:

Como gerar logística reversa dos Correios?

A logística reversa dos Correios está disponível para quem tem contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e um CNPJ. O pedido para esse tipo de assistência pode ser feito em qualquer dia e horário via Web Service com seu login e senha.

Para comodidade do lojista e do consumidor, são oferecidas três opções para logística reversa dos Correios, que são:

  1. logística reversa dos Correios em agência;
  2. logística reversa dos Correios domiciliar;
  3. logística reversa simultânea dos Correios (em agências ou domicílios).

Vale ressaltar que, em todos as alternativas, os gastos (calculados de acordo com a localidade) são por conta da loja virtual. O cliente, por sua vez, tem apenas duas principais obrigações: obedecer os prazos estipulados pelos Correios e fazer as postagens revessas nas agências (caso a troca ou devolução não seja em domicílio).

Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma das variações de logística reversa dos Correios. 🔁

1. Logística reversa em agência dos Correios

A logística reversa em agência dos Correios é realizada pelo cliente e acontece da seguinte maneira: no Web Service, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) e encaminha-o ao comprador via e-mail. Com tal código, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.

Para este tipo de logística reversa dos Correios, o cliente deve se atentar aos horários e dias de funcionamento da agência e utilizar o mesmo e-ticket como rastreador da nova mercadoria, caso seja um processo de substituição de produto.

Obs.: a logística reversa em agência dos Correios aceita SEDEX, SEDEX 10 e PAC.

2. Logística reversa domiciliar dos Correios

A logística reversa domiciliar, por outro lado, é feita no endereço do consumidor. Após o cliente solicitar a troca ou devolução do produto ao e-commerce, o lojista escolhe esta opção no Web Service e a encomenda é coletada por um dos agentes dos Correios.

Se quiser oferecer mais conforto e comodidade ao seu cliente, este com certeza é o formato mais indicado — ele está disponível em mais de 680 cidades brasileiras.

O agendamento da coleta pode ser realizado em até 30 dias após a efetivação do pedido e o produto, recolhido somente em dias úteis (com no máximo duas tentativas consecutivas). Por isso, é primordial que o consumidor esteja em casa.

Obs.: a logística reversa domiciliar dos Correios aceita SEDEX e PAC.

3. Logística reversa simultânea dos Correios

Como visto, esta logística reversa dos Correios pode acontecer tanto em uma agência, como em domicílio, e diferencia-se das duas anteriores apenas no quesito simultaneidade.

Em ambos os ambientes, a entrega do novo produto está condicionada à devolução da mercadoria que havia sido recebida anteriormente pelo consumidor.

Na logística reversa simultânea em agência, especificamente, vale destacar que, quando o novo produto chega ao posto dos Correios, o cliente recebe um comunicado para realizar a troca em até sete dias corridos.

Em tal ocasião, ele deve comparecer munido do aviso de chegada, do e-ticket (que deve ser informado pelo lojista) e de um documento de identificação com foto.

Obs.: a logística reversa simultânea na agência dos Correios aceita SEDEX, SEDEX 10 e PAC; e a domiciliar, SEDEX e PAC. 

Outras alternativas para logística reversa

Depois de conhecer todos os detalhes da logística reversa dos Correios, é importante ressaltar que essa não é a única opção para e-commerce.

Pensando em facilitar a vida do lojista, aqui na Nuvemshop oferecemos integrações que simplificam a logística reversa, como com o Melhor Envio e o Manda Bem. Esses e outros aplicativos de frete da nossa AppStore podem te ajudar na gestão do seu negócio. Que tal conhecê-los hoje mesmo?

E se você ainda não tem uma loja virtual, mas está pensando em vender pela internet, aproveite para testar todas as funcionalidades da Nuvemshop por 30 dias gratuitos!

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Sabemos que migrar sua loja não é uma decisão simples.

Descubra os benefícios e facilidades que a Nuvemshop oferece exclusivamente para migrações.

Saiba mais sobre a migração