O que é e como calcular a margem de lucros da sua empresa?

Por: Marcela Couto

Imagem mostrando uma calculadora, representando o cálculo da margem de lucro.

Saber se o seu negócio é lucrativo é um dos principais indicadores para que a sua empresa seja financeiramente saudável e continue crescendo. Já imaginou o quão ruim seria fazer dívidas que você não pode pagar no futuro? Ou precisar demitir funcionários porque você não fez um planejamento das finanças do seu negócio?

Pode parecer clichê, mas de acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, mais de 50% das empresas não elaboram um plano de negócios e a má administração financeira é um dos principais motivos para fechamentos e falência dos empreendimentos.

Por isso, estar a par dos seus resultados de vendas e saber a lucratividade da sua empresa é fundamental para manter o trabalho ativo e em expansão. Neste artigo, vamos falar sobre o que é margem de lucro e como calcular a do seu negócio.

Para se aprofundar ainda mais, pegue papel, caneta e siga a leitura. 🧐

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é um indicador financeiro que avalia a lucratividade de uma empresa. Trata-se de um percentual que é calculado entre o lucro bruto e a receita total a fim de entender se a sua empresa está sendo lucrativa ou não.

Entende-se que com uma porcentagem alta, o negócio está gerando mais lucro para cada real de receita. Já com uma porcentagem mais baixa, significa que os custos da empresa estão tão altos que reduzem o lucro para cada real de receita.

Por isso, se você analisar seus resultados e medir a sua margem de lucro constantemente, será possível conhecer mais sobre a saúde financeira do seu negócio e tomar decisões mais assertivas sobre o futuro.

Agora que você já sabe o que é margem de lucro, vamos entender quais são os três pilares que envolvem esse indicador:

Custo

Aqui você deve calcular todas as despesas relacionadas a produção dos produtos ou desenvolvimento dos serviços.

Lembre-se de incluir os impostos e também diferenciar os custos fixos (aluguel, funcionários etc.) dos custos variáveis (campanhas de marketing, materiais para produção etc).

💡 Saiba mais: Redução de custos: confira 5 exemplos de como fazê-la

Precificação

Bem como calcular os custos do seus produtos, você também precisa precificá-los de uma forma que seja lucrativa para o seu negócio e, ao mesmo tempo, atraente para o seu público-alvo.

💡 Saiba mais: Precificação de produtos: guia completo + planilha grátis

Lucro

O lucro nada mais é que o retorno financeiro que você tem a partir da venda de produtos ou serviços do seu negócio.

Quais são os tipos de margem de lucro?

Existem três tipos de margem de lucro que você pode calcular e que informam diferentes resultados sobre o seu negócio. São elas: margem de lucro bruto, margem de lucro operacional e margem de lucro líquido. Confira cada uma delas a seguir:

Margem de lucro bruto

Essa margem de lucro se refere aos lucros vindos dos custos de produção, ou seja, a sua receita total menos as despesas dos produtos vendidos. Veja a fórmula para calcular:

Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de Mercadorias

Vamos supor que seus custos com a produção das mercadorias é de R$10.000 e a sua receita total das vendas é de R$25.000. Seu lucro bruto será de R$15.000.

Para ter a margem de lucro, neste caso, faça uma divisão do lucro bruto pela receita total e depois multiplique por 100 para ter a sua porcentagem.

R$15.000 ÷ R$25.000 x 100 = 60%

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional cobre todas as suas despesas comerciais, ou seja, custos administrativos, depreciação, amortização, bens vendidos, etc.

Calcular seus gastos operacionais é importante para não afetar a sua margem de lucro, além de controlar custos excessivos com o que não é prioridade para aquele momento da empresa. Veja como calcular:

Lucro Operacional = Receita total – Despesas comerciais

Com base no exemplo anterior, vamos imaginar que você teve um custo operacional de R$1.000 adicional aos custos de produção.

Para calcular a margem de lucro operacional, você precisa somar o custo de produção mais o custo operacional e diminuir do valor total da receita. E, após isso, dividir o resultado pela receita total e multiplicar por 100.

R$10.000 + R$1.000 – R$25.000 ÷ R$25.000 x 100 = 56%

Margem de lucro líquido

Essa margem de lucro é o lucro real da sua empresa, ou seja, o valor que sobra depois de calcular todas as despesas de produção, comerciais, impostos, juros, amortização de dívidas etc. Veja a fórmula:

Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos

Seguindo os exemplos anteriores, vamos imaginar que a sua receita total é de R$25.000, mas você teve R$15.000 de gastos com produção, R$1.000 com despesas operacionais e mais R$500 com impostos e juros.

Dessa forma, para calcular sua margem de lucro líquido você deve somar todos os seus custos, diminuir da receita total. Após, dividir o resultado pela receita total e multiplicar por 100.

R$25.000 – R$11.500 ÷ R$25.000 x 100 = 54%

Como calcular a margem de lucro?

Agora que você já conhece os três tipos de margem de lucro e como medí-los, chegou a hora de aprender como calcular a margem de lucro.

Para calcular a lucratividade que a sua empresa teve em um período, é preciso somar o seu faturamento total e subtrair tudo o que foi gasto para realizar os seus serviços.

O cálculo para chegar nesse resultado pode ser feito com base no lucro bruto ou no lucro líquido, dependendo da informação que você deseja. Veja as fórmulas:

Margem de lucro bruta = lucro bruto ÷ receitas totais x 100

Margem de lucro líquida = lucro líquida ÷ receitas totais x 100

💡 Saiba mais: Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa

Como saber se a margem de lucro é positiva?

Diversos fatores podem indicar se a sua empresa tem ou não uma boa margem de lucro. Não há um padrão de lucratividade nos negócios, porém um dos principais requisitos que pode influenciar nesse resultado é o seu ramo de atuação.

Marcas de luxo podem vender menos produtos mas ter uma margem de lucro mais alta. Bem como varejistas que têm um alto fluxo de caixa e vendem bastante, podem ter uma margem de lucro menor.

No entanto, isso não é uma regra. O que vai impactar, de fato, na sua porcentagem de lucro é o quanto você tem de gastos totais e o quanto você vende no final do mês.

Para isso, como já falamos, faça o seu planejamento financeiro e fique de olho nos gastos fixos e variáveis da sua empresa. Além disso, acompanhe o mercado e a concorrência para analisar se o seu produto e preço correspondem às expectativas dos clientes.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que fazer para melhorar a margem de lucro?

Se mesmo após fazer os cálculos você descobrir que a margem de lucro da sua empresa não está boa, está na hora de rever algumas estratégias e repensar suas ações.

Separamos quatro dicas para você melhorar a sua margem de lucro. Confira:

Previsibilidade de receita

Antecipar problemas é o segredo para não ter surpresas financeiras. Para isso, fique de olho nos resultados do seu negócio para tomar decisões mais assertivas e seguras.

Quando você faz a sua margem de lucro e monitora o seu fluxo de caixa, é possível criar um planejamento financeiro e driblar situações que não são positivas para a empresa e recalcular os gastos.

O fluxo de caixa é, sem dúvidas, uma das coisas mais importantes para a saúde financeira do seu e-commerce. Por isso, o Ecommerce na Prática criou uma planilha inteligente para te ajudar a acompanhar e mensurar seus resultados.

Pagamento e negociação de dívidas

Está devendo para algum fornecedor? Saiba negociar! É fundamental que você busque encontrar uma solução para pagar as dívidas do seu negócio.

Afinal, todos querem receber e, por isso, é possível conseguir mais flexibilidade nas negociações e ainda manter fornecedores importantes junto com você.

Caso tenha muitas dívidas, priorize aquelas que são determinantes para que o seu negócio continue funcionando. Dessa forma, saiba identificar quais são urgentes e importantes, quais são urgentes mas não importantes e quais não são urgentes e nem importantes para aquele momento.

Planejamento e reestruturação de gastos

Fazer um planejamento financeiro é imprescindível se você quer uma empresa lucrativa. Só assim você vai conseguir documentar e organizar os custos fixos e variáveis do seu negócio, acompanhar os resultados e planejar ações para contornar possíveis problemas.

Esteja preparado e disposto para criar uma rotina de avaliação de gastos. Reveja os contratos com fornecedores, tente negociar cláusulas importantes para a empresa e, se necessário, busque reestruturar as despesas para diminuir seus custos fixos.

Conhecimento de mercado

Conhecer o seu nicho de mercado e estudar a concorrência pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Faça comparações de preços e produtos, mas também busque avaliar como o seu concorrente está fazendo o atendimento ao cliente, quais promoções fazem mais sucesso e como você pode se destacar fazendo ainda melhor.

Resumo

A margem de lucro é um indicativo fundamental se você deseja ter uma empresa financeiramente saudável e lucrativa.

Por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como calcular porcentagem de lucro do seu negócio.

Mas, antes de ir embora, confira um resumo sobre o conteúdo:

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é um indicador financeiro que avalia a lucratividade de uma empresa. Trata-se de um percentual que é calculado entre o lucro bruto e a receita total a fim de se a sua empresa está sendo lucrativa ou não.

Quais são os tipos de margem de lucro?

  • Margem de lucro bruto
  • Margem de lucro operacional
  • Margem de lucro líquido

O que fazer para melhorar a margem de lucro?

  • Previsibilidade de receita
  • Pagamento e negociação de dívidas
  • Planejamento e reestruturação de gastos
  • Conhecimento de mercado

Se você já tem um negócio físico, mas deseja migrar para o digital, teste a Nuvemshop por 30 dias grátis e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies