Como tirar fotos para e-commerce: 8 dicas para ter sucesso

Por: Marcos Paiva

Celular captando na tela pessoa com uma câmera, representando o lojista tirando fotos para ecommerce

Pontos principais do artigo:

  • Para tirar fotos para ecommerce, é preciso usar luz natural suave ou iluminação artificial difusa para evitar sombras duras e realçar os detalhes do produto;
  • Escolha um fundo neutro e uniforme para destacar o produto. Um fundo branco é comum, mas outras cores sólidas também funcionam;
  • Fotografe de diferentes ângulos para mostrar todos os lados do produto. Destaque detalhes importantes para os clientes conhecerem bem o item antes de adquiri-lo;
  • Use uma câmera de qualidade ou um smartphone com boa resolução. Edite as fotos para ajustar brilho, contraste e cor, garantindo que o produto seja apresentado com precisão.

Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e sentir o produto, em uma loja virtual isso é impossível. O consumidor, portanto, fica dependendo de boas imagens para transmitir essa experiência sensorial. Por esse motivo, tirar boas fotos para e-commerce é de suma importância para vender pela internet.

Esse aspecto se acentua muito mais quando o produto é uma roupa, por exemplo, já que um bem como esse depende muito do gosto pessoal de cada um. Essa necessidade de experimentar a mercadoria pode ser amenizada caso o lojista consiga mostrar bem o item que oferece por meio de fotografias em diversos ângulos — e sempre respeitando a fidelidade das cores.

A seguir, listamos uma série de dicas sobre como fazer fotos para e-commerce. Para isso, você poderá seguir o tutorial passo a passo sobre como fazer boas imagens de seus artigos com um baixo orçamento. As dicas podem ser aplicadas para qualquer nicho em que você mesmo precise tirar as fotos. Então, vamos lá?

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Como tirar fotos para e-commerce?

Você já tem uma ideia a respeito do que as fotos para loja virtual precisam, vamos nos aprofundar em cada um dos pontos mais importantes:

1. Mostre vários ângulos

Busque oferecer e explorar diferentes pontos de vista do seu produto. Isso pode ajudar a sanar várias das dúvidas dos seus clientes e eliminar certas travas no caminho até a compra.

2. Tenha cuidado com o flash

Em certas oportunidades, o flash pode tornar a imagem seu produto estourada (sabe quando fica tudo muito branco?) e ocultar algumas características, tornando-o menos claro aos olhos do comprador. Por isso mesmo, evite que a luz súbita reflita diretamente no produto.

🎥Veja também: Como tirar fotos profissionais com o celular?

3. Mantenha a fidelidade das cores

Para iluminar seu produto, utilize uma luz natural ou branca. Ao iluminar com uma luz de outra cor (amarela ou verde, por exemplo), a fotografia ficará deturpada.

Isso poderá frustrar seus clientes, já que eles podem comprar o produto pensando que era de determinada cor e, ao recebê-lo, perceber que o mesmo é diferente. Ter isso em conta também fará com que você economize tempo e dinheiro, já que ajudará a evitar trocas e retornos.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para sua loja virtual e aumentar suas vendas?

4. Utilize um fundo branco

Utilize um fundo branco para tirar as fotografias dos seus produtos (se o item também for branco, você pode usar outra cor). Isso fará com que os olhos do usuário estejam cem por cento concentrados na sua mercadoria.

Além de tudo, um fundo branco oferece contraste e claridade, ressaltando assim as características do produto. Lembre-se que estamos falando de uma venda online e, nesse ponto, mostrar com maior fidelidade seu produto significa vender mais.

Mais adiante, vamos ensinar a fazer uma caixa de luz caseira. Esse acessório pode ajudá-lo a deixar as fotos com fundo branco com um ótimo aspecto.

5. Utilize um tripé

Com um tripé você evitará movimentos que ocasionam fotos tremidas e obterá fotografias mais nítidas, além de garantir que todas as imagens sejam feitas no mesmo lugar, com o mesmo quadro, ângulo, etc.

6. Edite as fotos

Uma vez capturadas, é indispensável retocar as imagens. As fotos sempre podem ficar ainda melhores. Mesmo que você seja um iniciante, saiba que modificar um pouco o brilho e o contraste em qualquer ferramenta já é suficiente. Para isso, você pode testar o Pixlr.

Utilize também uma ferramenta para redimensionar a imagem de modo que fique de acordo com as especificações de tamanho requeridas pela página que você irá publicá-la.

💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa para vender fotos na internet

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7. Mantenha o estilo

É essencial que o tamanho das fotos seja o mesmo e que elas tenham coerência. Ou seja, manter o filtro de cor, a maneira de mostrar o produto etc. Isso inspirará confiança no consumidor ao fazê-lo sentir que tudo está em harmonia e que ele continua vendo os produtos da mesma marca.

8. Dê espaço

Lembre-se de deixar espaços vazios ao redor do seu produto ao tirar as fotos — salvo quando for fotografar um detalhe. Isso dará contexto ao produto e o usuário poderá imaginar melhor como ficará o artigo na realidade.

🎥Veja também: Como tirar fotos de produtos para vender?

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Como usar uma caixa de luz caseira para tirar fotos de produtos?

O mais importante ao tirar fotos para e-commerce é imprimir uma luz uniforme sobre toda a superfície. Desse modo, você evita criar sombras desnecessárias que podem ocultar características básicas do artigo e confundir o cliente.

Como mencionamos antes, se ainda lhe falta um orçamento suficiente para contratar um fotógrafo profissional e você quer fotografar seus acessórios de maneira econômica, recomendamos criar sua própria caixa de luz (ou lightbox). Aqui te damos um passo a passo de como fazê-la:

📹 Veja também: Como montar um cenário para tirar fotos?

1. Pegue uma caixa de papel-cartão (o famoso papelão) quadrada e corte as abas — o tamanho dependerá do tamanho do objeto que queira fotografar:

Caixa de papelão utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão já com a tampa cortada, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

2. Com a abertura da caixa voltada para si, recorte um quadrado nas laterais direita e esquerda e também na superfície superior. Dessa maneira:

Caixa de papelão com a lateral cortada, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com duas fazes cortadas, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com três fazes cortadas, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

3. Cole um papel branco semitransparente (papel canson semitransparente, como aquele utilizado por algumas marcas para embrulhar as roupas) em cada quadrado recortado a partir da superfície exterior:

Caixa de papelão com papel canson colado ao corte feito nas faces, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com papel canson colado ao corte feito nas faces, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com papel canson colado ao corte feito nas faces, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

4. Cole uma cartolina branca desde o fundo da caixa, formando um pequeno tapete direcionado à abertura principal da caixa:

Caixa de papelão com papel canson colado aos cortes feitos nas faces e com uma cartolina estendida dentro, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

5. Coloque três focos de luz, um de cada lado da caixa e outro acima. A ideia é que a luz transpasse as folhas semitransparentes e ilumine uniformemente o produto. Como estávamos sem esses focos no momento de criar a caixa de luz, meus amigos me ajudaram iluminando com o flash de seus celulares.

Uma vez obtidas as fotografias, fiz um pequeno retoque de luz no Photoshop. Estes foram os resultados:

Exemplo de uma das fotos para ecommerce feitas com a caixa de luz

Exemplo de outra das fotos para ecommerce feitas com a caixa de luz

Como tirar boas fotos para e-commerce de roupas?

Se você tem e-commerce de moda e vende roupas pela internet, separamos algumas dicas a mais, específicas para esse nicho:

  1. Utilize um(a) modelo: se você vende roupas, aconselhamos que mostre seus produtos em uso. É uma maneira eficiente de se aproximar do público-alvo, mostrando como a roupa fica no corpo de uma pessoa como eu e você;
  2. Alinhe os estilos: ao selecionar a pessoa que representará sua marca, tenha o cuidado de escolher alguém que tenha o mesmo estilo. Ninguém saberá escolher isso melhor do que você;
  3. Cuidado com as dobras: tenha cuidado com as poses dos modelos, já que algumas vezes elas podem ocasionar dobras na roupa, atrapalhando sua visualização.

💡 Saiba mais: Guia sobre como tirar fotos de roupas para vender

Qual é o melhor tamanho de foto para site?

O tamanho ideal de fotos para um site de vendas depende das dimensões do layout e da qualidade visual desejada. Recomenda-se que as imagens tenham alta resolução para garantir uma apresentação profissional dos seus produtos.

Lembre-se de que cada plataforma de e-commerce pode ter requisitos específicos de tamanho de imagem. Verifique as diretrizes do seu sistema para garantir uma apresentação visual coesa e agradável para os clientes.

Para ter uma resolução adequada, opte por imagens de pelo menos 1200 pixels de largura para aprimorar a nitidez e o detalhamento. Aumentar demais a resolução pode prejudicar o carregamento do seu site, então evite exageros.

Também é importante manter uma proporção coerente entre altura e largura. Uma proporção comum é 4:3 ou 3:2, para evitar distorções nas imagens. Prefira formatos de imagem como JPEG para fotos de produtos e PNG para elementos com transparência. Evite alta resolução em formato PNG, pois são arquivos muito pesados.

Cuidados ao adicionar fotos no site

Use fotos de alta qualidade, com fundo limpo e iluminação adequada — como já mencionamos nos parágrafos anteriores. Capture várias perspectivas, detalhes e zoom dos produtos para fornecer aos clientes uma visão completa do item vendido.

Para a página de listagem, crie miniaturas das imagens e ofereça uma galeria ampliável na página do produto. As miniaturas podem ter cerca de 300 x 300 pixels. Para banners promocionais, siga as diretrizes de tamanho da plataforma do seu site. Normalmente, algo em torno de 1500 x 500 pixels funciona bem.

Por fim, use ferramentas de compressão de imagem para manter o tamanho do arquivo sem comprometer muito a qualidade. Isso ajudará a otimizar a velocidade de carregamento do site. Experimentando diferentes tamanhos, você notará como as imagens se encaixam no design do seu site e conseguirá equilibrar qualidade e velocidade de carregamento.

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Aprendeu como tirar fotos para e-commerce?

Compartilhamos uma série de conselhos para que você os aplique no momento de tirar fotos para e-commerce. Agora é hora de colocar em prática!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como tirar fotos para ecommerce

Mostre vários ângulos, tenha cuidado com o flash, mantenha a fidelidade das cores, utilize um fundo branco, utilize um tripé, edite as fotos, mantenha o estilo e dê espaço.

Utilize um(a) modelo, alinhe os estilos, cuidado com as dobras.

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