Como tirar fotos para e-commerce até mesmo com seu smartphone

Por: Bruno Fernandes
Como tirar fotos para e-commerce até mesmo com seu smartphone

Aqui você encontra:

Enquanto um cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e sentir o produto, em uma loja virtual isso é impossível. O consumidor, portanto, fica dependendo de boas imagens para transmitir essa experiência sensorial. Por esse motivo, tirar boas fotos para e-commerce é de suma importância para aumentar as vendas da sua loja online.

Esse aspecto se acentua muito mais quando o produto é uma roupa, por exemplo, já que um bem como esse depende muito do gosto pessoal de cada um. Essa necessidade de experimentar a mercadoria pode ser amenizada caso o lojista consiga mostrar bem o item que oferece através de fotografias em diversos ângulos — e sempre respeitando a fidelidade das cores.

A seguir, oferecemos uma série de dicas sobre como fazer fotos para e-commerce. Para isso, você poderá seguir o tutorial passo a passo sobre como fazer boas imagens de seus artigos com um baixo orçamento. As dicas podem ser aplicadas para qualquer nicho em que você mesmo precise tirar as fotos.

Uma detalhe importante: esse método de fotografar produtos jamais substituirá um bom fotógrafo profissional! Se ainda lhe falta dinheiro porque você acabou de começar a sua aventura no e-commerce, aqui te damos uma alternativa econômica para seguir em frente.

Você pode começar conferindo as dicas da Renata Estevo, uma das nossas editoras de conteúdo, no vídeo abaixo:

Agora, diga xis e confira todas as dicas a seguir! 😁📸

Como tirar fotos para ecommerce

Você já tem uma ideia a respeito do que as fotos para loja virtual precisam, vamos nos aprofundar em cada um dos pontos mais importantes:

1. Mostre vários ângulos

Busque oferecer distintos pontos de vista do seu produto. Sanando as dúvidas, certas travas no caminho para a compra podem ser eliminadas.

2. Tenha cuidado com o flash

Em certas oportunidades, o flash pode tornar a imagem seu produto estourada (sabe quando fica tudo muito branco?) e ocultar algumas características, tornando-o menos claro aos olhos do comprador. Por isso mesmo, evite que a luz súbita reflita diretamente no produto.

3. Mantenha a fidelidade das cores

Para iluminar seu produto, utilize uma luz natural ou branca. Ao iluminar com uma luz de outra cor (amarela ou verde, por exemplo), a fotografia ficará deturpada.

Isso poderá frustrar seus clientes, já que eles podem comprar o produto pensando que era de determinada cor e ao recebê-lo perceber que o mesmo é diferente. Ter isso em conta também fará com que você economize tempo e dinheiro, já que ajudará a evitar trocas e retornos.

4. Utilize um fundo branco

Utilize um fundo branco para tirar as fotografias dos seus produtos (se o item for branco, você pode usar outra cor para o fundo). Por quê? Isso fará com que os olhos do usuário estejam cem por cento concentrados na sua mercadoria.

Além de tudo, um fundo branco oferece contraste e claridade, ressaltando assim as características do produto. Lembre-se que estamos falando de uma venda online, e nesse ponto mostrar com maior fidelidade seu produto significa vender mais.

Mais adiante, vamos ensinar a fazer uma caixa de luz caseira. Esse acessório pode ajudá-lo a deixar as fotos com fundo branco com um ótimo aspecto.

5. Utilize um tripé

Com um tripé você evitará movimentos que ocasionam fotos tremidas e obterá fotografias mais nítidas, além de garantir que todas as imagens sejam feitas no mesmo lugar, com o mesmo quadro, ângulo, etc.

6. Edite as fotos

É indispensável retocar as imagens uma vez que capturadas. As fotos sempre podem ficar ainda melhores. Mesmo que você seja um iniciante, saiba que modificar um pouco o brilho e o contraste em qualquer ferramenta já é suficiente. Para isso, você pode testar o Pixlr.

7. Mantenha o estilo

É essencial que o tamanho das fotos seja o mesmo e também que elas tenham coerência, ou seja, manter o filtro de cor, a maneira de mostrar o produto, etc. Isso inspirará confiança no consumidor ao fazê-lo sentir que tudo está em harmonia e que ele continua vendo os produtos da mesma marca.

8. Dê espaço!

Lembre-se de deixar espaços vazios ao redor do seu produto ao tirar as fotos — salvo quando fotografar um detalhe. Isso dará contexto ao produto e o usuário poderá imaginar melhor como ficará o artigo na realidade.

Como fotografar produtos com uma caixa de luz caseira

O mais importante ao fotografar os produtos que você vende é imprimir uma luz uniforme sobre toda a superfície. Desse modo, você evita criar sombras desnecessárias que podem ocultar características básicas do artigo e confundir o cliente.

Como mencionamos antes, se ainda lhe falta um orçamento suficiente para contratar um fotógrafo profissional e você quer fotografar seus acessórios de maneira econômica, recomendamos criar sua própria caixa de luz (ou lightbox). Aqui te damos um passo a passo de como fazê-la:

1. Pegue uma caixa de papel-cartão (o famoso papelão) quadrada e corte as abas — o tamanho dependerá do tamanho do objeto que queira fotografar:

Caixa de papelão utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão já com a tampa cortada, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

2. Com a abertura da caixa voltada para si, recorte um quadrado nas laterais direita e esquerda e também na superfície superior. Dessa maneira:

Caixa de papelão com a lateral cortada, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com duas fazes cortadas, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com três fazes cortadas, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

3. Cole um papel branco semitransparente (papel canson semitransparente, como o que utilizam algumas marcas para envolver as roupas) em cada quadrado recortado a partir da superfície exterior:

Caixa de papelão com papel canson colado ao corte feito nas faces, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com papel canson colado ao corte feito nas faces, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

Caixa de papelão com papel canson colado ao corte feito nas faces, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

4. Cole uma cartolina branca desde o fundo da caixa, formando um pequeno tapete direcionado à abertura principal da caixa:

Caixa de papelão com papel canson colado aos cortes feitos nas faces e com uma cartolina estendida dentro, utilizada para caixa de luz que vai ajudar nas fotos para ecommerce

5. Coloque três focos de luz, um de cada lado da caixa e outro acima. A ideia é que a luz transpasse as folhas semitransparentes e ilumine uniformemente o produto. Como estávamos sem esses focos no momento de criar a caixa de luz, meus amigos me ajudaram iluminando com o flash de seus celulares.

Uma vez obtidas as fotografias, fiz um pequeno retoque de luz no Photoshop. Estes foram os resultados:

Exemplo de uma das fotos para ecommerce feitas com a caixa de luz

Exemplo de outra das fotos para ecommerce feitas com a caixa de luz

Resultado

Tendo em conta que utilizei meu celular para fazer essas fotos (recomendamos utilizar uma câmera minimamente melhor) e que a luz provém do flash de outros celulares, o resultado ficou bem interessante, não é?

Ao inserir um fundo branco e imprimir uma luz uniforme aos acessórios de moda do exemplo, estamos mais perto de obter uma fotografia profissional. E ainda com um orçamento muito baixo!

Para mais dicas, confira as dicas no vídeo abaixo, fornecidas pelo fotógrafo Oswaldo Coelho, responsável pelo e-commerce da O.W.L Store:

Como tirar fotos de roupas para loja virtual

Se você tem e-commerce de moda, separamos algumas dicas a mais, específicas para esse nicho:

  • Utilize um(a) modelo: se você vende roupas, aconselhamos que mostre seus produtos em uso. É uma maneira eficiente de se aproximar do público-alvo, mostrando como a roupa fica no corpo de uma pessoa como eu e você;
  • Alinhe os estilos: ao selecionar a pessoa que representará sua marca, tenha o cuidado de escolher alguém que tenha o mesmo estilo. Ninguém saberá escolher isso melhor do que você;
  • Cuidado com as dobras: tenha cuidado com as poses dos modelos, já que algumas vezes elas podem ocasionar dobras na roupa, atrapalhando sua visualização.

Na prática

Este tutorial foi feito, originalmente, pela nossa equipe de conteúdo da Argentina (veja aqui o post original). Ao compartilhar essa dica com as lojas de lá, um dos nossos clientes (a loja Marieta Store) testou a caixa de luz e compartilhou o resultado no Facebook.

Veja que legal:

 

Postagem de lojista argentina que testou tirar as fotos para ecommerce com a caixa de luz deste artigo

Entendido?

Compartilhamos uma série de conselhos para que você os aplique às fotos para e-commerce. Agora é hora de colocar em prática! Se você gostou do artigo ou sabe de alguém que gostaria de lê-lo, compartilhe nas redes sociais!

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