Transportadora ou Correios: qual a melhor opção no e-commerce?
Para quem está montando uma loja virtual, uma das grandes dúvidas é definir como será feita a entrega dos produtos. Se você está começando seu negócio online, chegou a hora de definir que tipo de envio irá oferecer aos compradores. Então, o que escolher: transportadora ou Correios?
De modo geral, os Correios têm um serviço de frete mais barato, mas demoram mais para entregar. Já as transportadoras costumam entregar mais rápido e permitem maior personalização à necessidade do negócio, mas têm um serviço mais caro
Se você está passando por esse dilema, não se preocupe. Ao longo das próximas linhas, vamos conhecer as características de cada empresa de envios para que você possa escolher a mais adequada para seu e-commerce. Então, vamos lá?
Quais as principais diferenças entre transportadora e Correios?
Antes de decidir qual é a melhor opção para cada empresa, é necessário conhecer as características mais importantes de transportadoras e dos Correios. Assim, é possível entender as diferenças e chegar à melhor escolha.
📹 Veja também: Como escolher o melhor frete para e-commerce?
Então, vamos conhecer as principais diferenças entre transportadoras e Correios:
1. Custos
Os Correios oferecem serviços econômicos, como o PAC e o PAC Mini — este para pacotes de até 300 g. Por meio deles, é possível pagar pouco pelos envios, especialmente quando não há pressa em relação à data de entrega, e ter acesso aos códigos de rastreamento para acompanhar o envio.
Além disso, é possível fechar um contrato com os Correios e ter acesso a tarifas reduzidas, além da coleta dos pacotes no seu endereço e do serviço de logística reversa, utilizado quando seus clientes precisam devolver ou trocar produtos.
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Com o serviço de transportadoras, em geral, os custos passam a ser mais vantajosos quando os contratos envolvem um grande número de mercadorias enviadas. Portanto, para poucos itens, os Correios costumam ser mais baratos.
2. Prazos
Apesar de os Correios oferecerem serviços expressos, como o Sedex, os prazos das transportadoras costumam ser menores. Portanto, se você sabe que seus clientes têm pressa em receber as mercadorias, optar por uma transportadora pode ser mais vantajoso.
É necessário encontrar um equilíbrio entre o custo do transporte e as expectativas do cliente. Existem consumidores dispostos a esperar por seus produtos, desde que paguem menos. Por isso, muitas empresas utilizam essa estratégia para atrair e atender ao público-alvo.
Embora a entrega pelos Correios seja mais econômica, ela oferece prazos de entrega mais longos em comparação a outros métodos. Por outro lado, o envio por transportadora segue uma abordagem inversa, sendo mais eficiente, direto e personalizado para cada cliente — o que justifica os preços mais altos.
💡 Saiba mais: Como reclamar de uma encomenda atrasada dos Correios?
3. Confiabilidade
Ainda que existam comentários esporádicos sobre atrasos nas entregas, sem dúvidas os Correios são uma empresa confiável. Não à toa, a estatal é uma parceira da Nuvemshop, sendo uma das opções do serviço Nuvem Envio. Vamos explicar mais sobre isso à frente.
No caso de empresas privadas de entrega, a reputação de cada uma pode variar. Por isso, antes de escolher uma transportadora, pesquise muito bem todas as opções.
💡 Saiba mais: Como escolher a melhor transportadora para ecommerce?
4. Cálculo de frete
Para grande parte dos e-commerces, inclusive os que usam a plataforma da Nuvemshop, não é preciso se preocupar em calcular o frete dos Correios. Isso porque há a integração com o calculador para PAC e Sedex, que já inclui o valor da entrega no final da compra.
Se sua loja é Nuvemshop, você continua tendo acesso a essa calculadora automática mesmo quando o site dos Correios sai do ar. Dessa forma, a experiência do seu cliente não é afetada no momento em que ele navega em seu e-commerce.
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No caso das transportadoras, esse cálculo pode variar muito de acordo com o tipo de contrato fechado e os sistemas para descobrir o valor acabam sendo individualizados.
Isso significa que você deverá escolher uma para integrar à sua loja, quase sempre via API (Application Programming Interface) — uma tecnologia um pouco mais complexa que permite a comunicação entre sua loja e a transportadora.
💡 Saiba mais: Como enviar encomenda por transportadora no e-commerce?
A boa notícia é que lojistas da Nuvemshop podem aproveitar os recursos do gateway de frete. Essa é uma ferramenta que oferece diferentes possibilidades de envio e prazos mais atrativos aos seus clientes. Além disso, garante uma gestão estratégica no processo de entrega de mercadorias — o que pode aumentar as vendas da sua loja virtual.
5. Área de atuação
Os Correios, indiscutivelmente, oferecem o serviço de entrega com maior abrangência. As encomendas enviadas por meio da estatal podem ser recebidas, praticamente, em todo o Brasil, com algumas poucas restrições de entrega.
Ainda assim, mesmo que os Correios não cheguem ao endereço final, os pacotes são levados até a agência mais próxima do local indicado e ficam disponíveis para que o destinatário as retire.
Já a área de atuação de cada transportadora pode variar. No entanto, se você precisa enviar os produtos apenas para determinadas regiões, a falta de abrangência nacional não será um problema para a sua empresa.
💡 Saiba mais: Como funciona o seguro dos Correios e quanto custa o serviço?
6. Tipos de entrega
Fundado em 1969, os Correios oferecem diferentes tipos de entregas e serviços, econômicos e expressos, e permitem o envio de pacotes com dimensões de até dois metros e que não ultrapassem 30 kg.
Já no caso das transportadoras, existem no mercado diversas opções para quem precisa de entregas personalizadas, como a JadLog, Total Express, entre outras. Cada uma delas oferece um leque menor de opções, mas é possível encontrar a que melhor se encaixe às necessidades do seu negócio.
7. Greves
Se você já precisou enviar ou receber uma encomenda em um período de greve dos Correios, sabe como isso pode se tornar um transtorno com agências fechadas e atrasos constantes. No caso das transportadoras, por se tratar de empresas privadas, as chances de que haja uma greve são mínimas.
8. Tipos de produtos transportados
Se você pretende vender produtos como roupas, sapatos ou itens que sejam resistentes e facilmente embalados, os Correios podem ser a melhor opção para seu negócio, sobretudo quando não há urgência na entrega.
💡 Saiba mais: Como enviar encomendas pelos Correios?
Se seus pacotes não se enquadram nos limites dos Correios (de até 2 metros e 30 kg), certamente, você encontrará uma transportadora que possa enviá-los.
Ainda que o valor varie de transportadora para transportadora, elas podem carregar itens com diversas dimensões e pesos. Para simplificar, se a sua loja online vendesse piscinas e boias, por exemplo, você provavelmente poderia contratar a mesma transportadora para fazer as entregas.
Produtos frágeis e especiais
Se você vende joias, comida ou produtos que precisam de cuidado no manuseio, fazer um contrato com uma transportadora pode ser a melhor opção para evitar dores de cabeça com possíveis furtos e embalagens danificadas.
Em todo caso, lembre-se sempre de contratar um seguro transporte para garantir que não terá prejuízos.
Caso você esteja montando um e-commerce que venda produtos inflamáveis, tenha em consideração que os Correios não aceitam esse tipo de material, assim como a maioria das transportadoras. Neste caso, então, você deve direcionar sua busca por empresas que fazem o transporte de produtos perigosos, ok?
💡 Saiba mais: Quais são os objetos proibidos pelos Correios?
9. Quantidade de encomendas enviadas
Caso você faça muitas vendas por mês (e, consequentemente, envie muitos itens), fechar contrato com uma transportadora pode ser mais vantajoso. Afinal, quanto mais produtos despachados, melhores as condições de negociação.
Por mais que os Correios ofereçam uma modalidade de contrato, dependendo da quantidade de mercadorias enviadas, vale a pena fazer uma cotação com empresas privadas. Muitas vezes, o custo por envio acaba sendo mais barato, beneficiando tanto a sua empresa quanto o seu cliente.
Caso queira um material completo para conhecer mais sobre os Correios e outros meios de envio, baixe nosso e-book. Ele é gratuito! 😉
Transportadora ou Correios: qual escolher?
Tanto as transportadoras quanto os Correios oferecem vantagens e desvantagens para os clientes. Portanto, o mais importante é definir quais são as prioridades para o seu negócio e quais são as características dos seus produtos.
Para isso, observe também o comportamento dos seus consumidores. Por qual tipo de frete eles costumam optar, os mais baratos ou os mais rápidos? A depender da resposta, você poderá escolher seu meio de envio.
Para te ajudar nessa escolha, confira as vantagens de cada um desses tipos de envio na imagem:
Transportadora ou Correios, qual é mais barato?
De modo geral, pode-se dizer que os Correios têm modalidades de entrega mais baratas, ao passo que as transportadoras tendem a enviar as encomendas em prazos menores.
Todavia, lembre-se de que há variáveis importantes nesse cálculo, como:
- Distância entre os endereços do destinatário e do remetente;
- Peso e dimensões dos pacotes;
- Prazo de envio;
- Quantidade de mercadorias enviadas — uma transportadora pode sair mais em conta à medida que você mande mais pacotes para um mesmo endereço, por exemplo.
Então, considere que, apesar de os Correios tenderem a ser mais baratos, isso nem sempre pode acontecer, ok?
🎥 Veja também: Como enviar produtos pelos correios
Preciso escolher apenas um entre Correios ou transportadora?
Não é preciso escolher apenas uma opção entre Correios ou transportadora em seu e-commerce. Isso porque existem diversos gateways de frete que fazem uma cotação simultânea dos serviços da estatal e de outras empresas de entrega.
Quando integrados à loja virtual, os preços e prazos das diferentes opções de frete já são mostrados na hora do checkout ao cliente.
As principais soluções desse tipo para e-commerces são:
💡 Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual e quais as melhores estratégias
Se você tem uma loja virtual com a Nuvemshop, pode integrar qualquer um desses gateways de frete diretamente ao seu e-commerce e ter acesso a condições especiais.
O que é o serviço de frete do Nuvem Envio?
Nuvem Envio é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.
A modalidade Nuvem Envio Go é a nossa solução integrada aos Correios, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer fretes até 40% mais baratos.
Com essa abordagem, o Nuvem Envio Go permite que os empreendedores se concentrem na criação e venda de seus produtos, sem precisar se preocupar com questões logísticas complexas e burocráticas.
Entendeu tudo sobre transportadora ou Correios?
Encontrar a forma ideal e eficiente de entrega pode definir o sucesso da loja e até se tornar sua marca registrada. Por isso, invista algum tempo analisando todas as oportunidades do mercado e não deixe de testá-las caso esteja na dúvida de qual será mais vantajosa, se a transportadora ou os Correios.
Também é importante não se ater apenas ao padrão e, sim, buscar formas criativas de surpreender seus clientes. E, falando em surpreender, se você ainda não possui uma loja online, aproveite e crie uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop. Temos certeza de que você vai gostar! 💙