O que é um nome de domínio e qual a diferença para a URL?

Imagem das letras HTTP inicio de um nome de domínio

Nome de domínio, ou simplesmente domínio, é um nome associado a um endereço da internet, como “www.nomedodominio.com.br”. Ele aparece no URL do site e também logo após o “@” nos e-mails. Um bom nome de domínio precisa ser curto, simples e fácil de lembrar.


Se você é um empreendedor digital, já deve ter ouvido falar sobre nome de domínio, certo? Esse é um assunto muito importante para todos que vendem online. Isso porque o domínio de um site é o endereço pelo qual as pessoas encontram a sua loja na internet.

Sabe aquele termo que aparece após o @ nos endereços de e-mail? Ou o que vem depois do www. nos websites? Esse é o nome de domínio, que normalmente está ligado ao nome do negócio.

Já deu para perceber que definir um bom nome de domínio é fundamental para ter sucesso com as vendas, certo? Por isso, neste conteúdo, você vai conferir um passo a passo completo sobre como criar seu nome de domínio para seu negócio online. Então, vamos lá? 💻

Se você já tiver escolhido seu domínio, use a ferramenta grátis Verificar domínio para ver se ele está disponível para uso.

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O que é nome de domínio?

Nome de domínio, também chamado apenas de “domínio”, é o nome que aparece após o www. nos endereços web e após o símbolo @ nos endereços de e-mail. Normalmente, é um nome curto e fácil de memorizar, sempre associado a um endereço IP na internet.

Um endereço IP Internet Protocol ou “Protocolo de Internet”, em português — é uma sequência numérica que informa a localização física de um dispositivo na rede. Esse dispositivo, por sua vez, é aquele que abriga a página web em questão.

A Nuvemshop, por exemplo, tem três endereços IP: 52.5.157.71, 52.200.197.31 e 52.206.238.9. Já pensou como seria impossível para um usuário memorizar todos esses números para acessar o site?

O nome de domínio, então, serve para facilitar esse processo. No caso da Nuvemshop, em vez de digitar todos os números que mostramos, basta acessar nuvemshop.com.br e ser direcionado para o site da empresa.

Qualquer pessoa pode comprar um domínio em uma plataforma de venda de domínios, como o Registro.br ou GoDaddy, por exemplo. É importante lembrar que o nome de domínio é exclusivo, então, só é possível utilizá-lo caso nenhum website o tenha adquirido antes e esteja com a licença válida.

É importante saber que o seu domínio é composto por três partes: o nome de domínio, uma extensão (ou top-level domain generic) que é localizada após o último ponto, por exemplo, .com ou .com.br e, por fim, um subdomínio (opcional) que, quando existe, se encontra separado por ponto antes do nome do domínio, por exemplo, materiais.nuvemshop.com.br.

💡Saiba mais: Como usar um domínio próprio em sua loja Nuvemshop?

🎥 Veja também: Como criar um domínio próprio para o seu site ou loja virtual?

Qual a diferença entre nome de domínio e URL?

URL é uma sigla para Uniform Resource Locator ou “Localizador Uniforme de Recursos”, em português. É o endereço que o usuário digita quando deseja acessar alguma página web. Nesse caso, a URL do site da Nuvemshop é www.nuvemshop.com.br.

Você deve estar se perguntando: qual a diferença entre URL e domínio? Afinal, a definição que demos foi praticamente a mesma, certo?

A URL é constituída por vários elementos, entre eles o nome de domínio. Confira quais são as partes de uma URL:

  • Scheme ou protocolo web: é o “http://” (“Hypertest Transfer Protocol”) e “https://” (“Hypertest Transfer Protocol Secure” que aparece no início de toda URL. Essa é uma forma de comunicar ao servidor que aquela é uma página web;
  • Subdomínio: é um complemento para o domínio, representando que a página está ligada a um domínio principal, por exemplo “blog.meusite.com”;
  • Top-level domain (TLD) ou domínio: é o elemento principal da URL, representando o nome do seu site;
  • Second-level domain ou extensão: é a parte usada para segmentar as páginas ou região ou modelo de negócio, como “.com”, “.com.br”, “.edu”, “.org”, “.gov” etc.;
  • Subdiretório: por fim, é a parte que indica as páginas internas de um site, por exemplo “meusite.com.br/parceiros”.

Portanto, o domínio é uma parte que constitui a URL, sendo o principal elemento para identificar uma página web.

💡 Saiba mais: O que é URL parametrizada e como usar no e-commerce?

Quem cuida dos nomes de domínio?

Já mencionamos aqui no artigo que é possível comprar um domínio em plataformas especializadas. Os nomes que as pessoas registram são gerenciados por empresas registradoras de domínio, que fazem a reserva dos nomes para que as pessoas comprem.

Qualquer pessoa que quiser registrar um nome de domínio pode fazer isso, bastando escolher uma plataforma — como Registro.br, GoDaddy e várias outras — e pagar o valor pedido pela empresa.

Como criar o nome de domínio da empresa?

Agora que você já entendeu o que é nome de domínio, criamos um passo a passo para te ajudar a definir o do seu negócio. Confira:

1. Escolha um domínio curto

O passo mais importante, com certeza, é a escolha do nome de domínio. Se você já definiu o nome da sua empresa, é importante utilizá-lo em seu domínio. Dessa forma, a conexão entre o seu site e a sua empresa pode ser feita facilmente, o que facilita no momento de ser encontrado na web.

O nome de domínio precisa seguir as seguintes regras:

  • Ter, no mínimo, dois caracteres e, no máximo, 26;
  • Não iniciar ou terminar com hífen;
  • Não conter somente números;
  • Ser fácil de pronunciar;
  • Ter relação com a sua marca, se possível;
  • Ser descritivo.

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2. Defina a extensão do domínio

Você também precisa definir o top-level domain generic (TLDG), ou seja, a extensão do seu domínio, também conhecido como sufixo do domínio.

Como falamos anteriormente, ela está localizada após o último ponto do endereço do site. Originalmente, as extensões foram criadas com um propósito específico. Mas, atualmente, todos podem usar as extensões genéricas. Conheça as principais:

  • .com: empreendimentos comerciais;
  • .net: empresas ou profissionais da área de Tecnologia da Informação;
  • .tech: portais de tecnologia;
  • .store: loja virtual;
  • .ltda: empresas de sociedade limitada;
  • .live: sites que trabalham com mídias em geral, serviços de streaming, TV online e outros.

3. Verifique a disponibilidade

Depois de escolher o nome de domínio e a sua extensão, é necessário verificar a sua disponibilidade. Isso porque não é possível utilizar o mesmo domínio de outro website, cada domínio precisa ser único.

Para isso, basta realizar a verificação na plataforma escolhida por você. Ao digitar o nome de domínio, automaticamente, o site informa se ele está disponível para ser adquirido. Caso não esteja, opções semelhantes são informadas.

Para facilitar sua vida, use nossa ferramenta grátis que permite consultar a disponibilidade de vários domínios de uma só vez! Experimente agora:

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💡Saiba mais: Como registrar um domínio na internet?

4. Insira nas redes sociais

Por fim, quando já tiver comprado seu domínio e vinculado ao seu site de vendas, você pode aproveitar para divulgar nas redes sociais.

Se você vende pelo Instagram, por exemplo, uma ótima opção é inserir o seu domínio na bio da sua conta, aumentando as chances dos usuários chegarem até a sua loja virtual.

Como ter um nome de domínio seguro?

Depois que uma pessoa escolhe um nome de domínio e faz o registro — independentemente da plataforma escolhida —, é necessário monitorar esse domínio para que ele não expire. Caso isso aconteça, você pode perder o seu nome de domínio para outra pessoa ou empresa.

Uma prática muito comum observada em alguns registradores é a venda de domínios expirados por um preço muito mais alto. Muitos lojistas e empreendedores optam por pagar o valor exorbitante pedido pelos registradores para não perder o nome de domínio e, assim, seguir com suas páginas web normalmente.

Portanto, além de ter atenção à data de expiração do seu registro, é fundamental escolher uma plataforma confiável e honesta para não passar por esse tipo de situação predatória.

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Tudo certo sobre nome de domínio?

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a definir o melhor nome de domínio para o seu negócio.

À primeira vista, os nomes técnicos podem assustar um pouco, mas o processo para criar um domínio é bem mais fácil do que parece. Lembre-se de seguir o nosso passo a passo e prestar atenção às regras.

Agora, se você ainda não vende online, que tal criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre nome de domínio

Nome de domínio é o nome que aparece após o www. nos endereços web, por exemplo, nuvemshop.com.br.

Para criar um nome de domínio, é necessário escolher um nome curto, evitar números e caracteres especiais, definir a extensão, verificar a disponibilidade e aproveitar para inserir nas redes sociais.

O custo de um nome de domínio pode variar de acordo com a quantidade de pessoas que deseja comprá-lo ou se ele já é usado por outra pessoa e você quer arrematá-lo. Contudo, após o registro, o valor pago anualmente para renová-lo é de US$ 10 a US$ 20.

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