Precificação de produtos: como encontrar o preço ideal

Por: Raquel Lisboa
Criado em: 23/09/19.
Atualizado em 03/10/19.
15 min
de leitura

Índice

precificacao de produtos

O mercado se torna mais competitivo a cada dia e é natural, ao longo do caminho, surgirem dúvidas sobre precificação de produtos: como definir os preços? O que devo considerar? Será que vale a pena apostar em valores mais baixos que os da concorrência? Como descobrir se realmente estou alcançando o resultado esperado?

Pensando nisso, preparamos algumas orientações e estamos aqui para te ajudar 😉

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário considerar custos, despesas e lucro para a precificação de produtos. O primeiro, respectivamente, leva em consideração todo o montante investido em aquisição ou produção de mercadorias. O segundo são os gastos fixos (como água, luz e internet), e o terceiro estima o retorno que deseja alcançar com as suas vendas.

Além disso, é importante observar seus concorrentes, percebendo as mudanças de preços e o marketing promovido. Por meio dessa análise comparativa, você perceberá a interação do público e ocasionalmente terá insights indispensáveis para novas estratégias de pricing.

A seguir, confira o vídeo com o Frederico Zornig, da Quantiz Pricing Solutions. Neste conteúdo, ele compartilha mais dicas sobre precificação de produtos a partir de uma investigação da concorrência:

Como calcular o preço dos produtos?

Você sabia que nem sempre o melhor preço é o mais baixo? Há duas principais posturas que podem ser adotadas na precificação de produtos, vejamos:

  • Vender mais barato que a concorrência: atrair clientes pela diferença de preço e tornar-se mais competitivo;
  • Vender mais caro: oferecer vantagens (como atendimento diferenciado, por exemplo) e induzir o cliente a um sentimento de qualidade, de que seu produto é melhor.

Tudo isso dependerá, obviamente, de cálculos que em breve serão apresentados.

Duas outras dicas essenciais são o preço sazonal e o preço psicológico. O primeiro relaciona-se às datas comemorativas ou épocas específicas do ano, como a Black Friday e o Natal. E o psicológico se associa à sutileza do anúncio: em vez de divulgar um produto por R$ 10, divulgue por R$ 9,90. Para o cliente, há a impressão de que ele saiu ganhando.

Público-alvo

Para mais, e não menos importante, é necessário considerar o seu público. Tenha sempre em mente o poder aquisitivo, o nível socioeconômico e a faixa etária do seu alvo. Assim será mais fácil precificar e estimar as expectativas do seu cliente.

Se seu foco são adolescentes de classe média, por exemplo, reflita sobre as dificuldades de vender produtos com valores acima da média, pois provavelmente as saídas serão baixas e você não alcançará o lucro almejado.

E não se esqueça: seja maleável. Sim, isso mesmo! Não engesse seus preços. O comércio é dinâmico, assim como você deve ser. Observando a concorrência e a lei da oferta e procura, atualize os valores sempre que necessário. Os compradores buscarão o melhor que o mercado tem a oferecer, por isso, reconsidere e renove.

A seguir, acompanhe o vídeo que preparamos especialmente pra você. Nele você encontrará mais orientações sobre precificação de produtos e aprenderá cálculos importantes para as suas métricas:

Depois de definir as estratégias de precificação de produtos e aplicá-las, é necessário acompanhar e medir os resultados. Estabeleça metas, faça relatórios mensais e compare-os. Deve-se observar o que está dando certo e o que pode melhorar – quais investimentos devem continuar, quais podem ser redirecionados e economizados – para assim prever os próximos passos.

Como estimar lucro e conversão?

Na sequência, você vai descobrir como calcular a margem de lucro e a taxa de conversão do seu negócio, além de conhecer outros dois KPIs essenciais para o bom funcionamento de um empreendimento: a métrica de abandono de carrinhos, bem como o valor vitalício do seu cliente. Vamos lá?

Margem de lucro

Lucro (L) nada mais é que a diferença entre o faturamento (F) alcançado com a venda de produtos e/ou serviços de um negócio e os custos e despesas (CD) já comentados na introdução deste artigo. Já a margem de lucro é o percentual da relação entre o lucro e a receita.

Para que os cálculos fiquem claros, sigamos com um exemplo: suponhamos que, no último mês, seu faturamento foi de R$ 10.000 (F) e seus custos e despesas foram de R$ 6.000 (CD), logo o seu lucro será de:

10.000 (F) – 6.000 (CD) = R$ 4.000

Ainda utilizando os mesmos valores, aferir a margem de lucro também é bastante simples:

4.000 (L) / 10.000 (F) = 0,4 x 100 = 40%

Assim, a partir dessas métricas, será mais simples compreender se o seu empreendimento está atingindo o rendimento esperado e, principalmente, cobrindo todas as despesas da marca.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Taxa de conversão

Esta operação permite compreender a proporção das vendas do seu negócio, ou seja, quantos visitantes estão realmente comprando. Quanto maior o número da taxa de conversão, melhor. Para tanto, será preciso ter em mente o número de visitantes e o de conversões de um determinado período.

Se na última semana você teve 2000 visitantes (V) e 50 conversões (C), a taxa será de:

50 (C) / 2000 (V) = 0,025 x 100 = 2,5%

Segundo o E-commerce Radar, a taxa média de conversão de uma loja virtual é de 1,44%, e os melhores índices chegam a 3,6%. Caso queira aprender mais sobre o assunto, como dicas para aumentar o índice do seu negócio, confira o nosso conteúdo gratuito sobre taxa de conversão:

Carrinhos abandonados

Este cálculo, similar ao anterior, permite avaliar as desistências ao longo da jornada do cliente. Para tal, demanda saber o número de pessoas que colocaram produtos no carrinho e quais realmente efetivaram a compra. Por exemplo, 200 pessoas colocaram itens (VC) e apenas 30 finalizaram (CC), teremos:

(200 – 30) / 200 (VC) = 170

170 / 200 (VC) = 0,85

Para descobrir o percentual é necessário subtrair o resultado de 1 e multiplicar por 100:

1 – 0,85 = 0,15 x 100 = 15%

Se você deseja descobrir quais são os principais motivos que impedem a conversão e como combater tais problemas, acompanhe as dicas do nosso artigo exclusivo sobre o abandono de carrinhos:

LTV – Lifetime value

Por fim, através desta operação – também conhecida como Valor vitalício do cliente – será possível perceber o real valor da conquista de um novo consumidor e quanto ele gerará durante o período que for cliente da sua loja.

Para isso, serão necessários: o ticket médio, a média de compras por cliente e o tempo de permanência dos compradores. Por exemplo, se o seu ticket médio (TM) é de R$ 300, a média de compras (MC) é de 5 por ano e o tempo de permanência (TP) de 3 anos, teremos então a seguinte conta:

300 (TM) x 5 (MC) x 3 (TP) = R$ 4.500

Quais ferramentas utilizar na precificação de produtos?

Após acompanhar essas estimativas, você ainda deve estar se questionando como obter mais números, compreender com maior profundidade suas estratégias e acompanhar os preços da concorrência, certo? Pois, para isso, selecionamos quatro ferramentas que te auxiliarão nessas tarefas:

Google Analytics

Além de analisar os conteúdos, a publicidade, o acesso de dispositivos móveis e as visitas recebidas através das redes sociais do seu e-commerce, o Google Analytics investiga a taxa de conversão. Para isso, faça o login na sua conta e acesse Comportamento > Conteúdo do site > Página de destino.

Lá você também terá acesso à taxa de rejeição de cada página da sua loja. Assim, será possível identificar quais são os problemas, seja na precificação de produtos (quando se trata de páginas de itens), na navegabilidade (em páginas de categorias) ou na primeira impressão (na sua home). Reconhecendo as adversidades, será muito mais fácil elaborar melhorias.

google analytics

Para mais informações, acesse Google Analytics.

Preço Certo

Essa ferramenta te auxiliará na estruturação de preços competitivos, levando em consideração custos, despesas e margem de lucro. Ela monitora seu capital de giro e cria promoções estimando o impacto nos indicadores financeiros. Simula preços e quantidades a serem vendidas mensalmente. Cria estratégias para aumentar vendas e projeta suas finanças.

preco certo

Para mais informações, acesse Preço Certo.

Prisync

Software que promete monitorar a concorrência e te ajudar a calcular os melhores preços para o seu nicho – atualiza a base de dados quatro vezes por dia. Envia notificações por e-mail, informando mudanças de valores no mercado e relatórios dinâmicos com diferentes níveis de detalhamento (ajustáveis às suas necessidades).

prisync

Para mais informações, acesse Prisync (versão disponível apenas em inglês).

Sieve

Esse suporte permite vistoriar preços de venda, disponibilidade de produtos no mercado e automatiza processos de precificação para aumentar o seu ROI (retorno do investimento). Todos os dados da plataforma são em formato Excel, permitindo integração de análises com o que você já possui. Disponibiliza monitoramento para fabricantes, varejistas e marketplaces.

sieve

Para mais informações, acesse Sieve.

Tudo certo?

Apostes nas ferramentas e nos cálculos abordados anteriormente para desenvolver uma precificação de produtos eficaz e compreender as métricas e o alcance do seu negócio. Crie novas estratégias e mãos à obra!

Ainda não aproveita as vantagens de vender pela internet? Então, sinta-se convidado também a testar a Nuvemshop por 15 dias gratuitos.

Raquel Lisboa

Editora de conteúdo na Nuvemshop, responsável pela produção e revisão de blogposts, cursos online e e-books da Universidade do E-commerce. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Adora comédias românticas e musicais. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


Registre-se gratuitamente

Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

Coloque o conhecimento na prática

+15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

Teste 15 dias grátis

Faça sua marca crescer

Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

Osmoze - www.osmozestore.com.br
Morango Brasil - morangobrasil.com.br
Osram - loja.osram.com.br
Testar 15 dias grátis