18/09/2012

10 pontos-chave para uma loja online de moda

Mulher fazendo compras pela internet

Este artigo é dedicado especialmente àqueles que possuem um negócio relacionado à moda, tanto para as pessoas que já contam com a sua loja online quanto para quem ainda está pensando em investir nesse canal.

Aqui, compartilharemos alguns pontos-chave para o seu e-commerce que você deve ter em mente a todo momento, sejam os seus produtos peças de vestuário, acessórios ou quaisquer outros deste segmento.

Mantenha o estilo da marca também na loja online

É importante apresentar a proposta visual e conceitual do seu branding também no site, para que o público possa se identificar com o conceito e associá-lo aos produtos.

Se você tem uma loja na Nuvem Shop, pode escolher alguns dos layouts responsivos (adaptáveis a vários dispositivos diferentes) que oferecemos aos nossos clientes e personalizá-lo com o logo da sua marca, selecionando também as cores e adicionando uma imagem como fundo ou capa para a sua página principal, entre outras coisas.

Se você ainda precisar de algo mais personalizado, poderá elaborar o estilo da sua loja com um designer de sua preferência, ou ainda contatar algum parceiro da Nuvem Shop. Na página de administração, poderá modificar o layout atual ou buscar mais informações a respeito na nossa Central de Atendimento nas Nuvens.

A imagem é tudo

Seu cliente não poderá tocar o produto nem prová-lo antes da compra, por isso é fundamental que as imagens tenham boa qualidade e mostrem o produto por ângulos distintos. Este, por sua vez, pode ser exposto através de uma pessoa (modelo), por exemplo, ou simplesmente estar posicionado em frente a um fundo claro de cor contrastante.

Tire boas fotos e edite-as de forma agradável. Também é recomendável incluir mais de uma imagem – e o cliente deve poder fazer um zoom sobre cada uma delas para apreciar os detalhes.

Explique o processo de compra

Este aspecto é fundamental para gerar confiança a quem visitar a loja e estiver interessado no produto, facilitando a efetivação da venda. É importante criar uma página de Ajuda, respondendo às perguntas mais frequentes, e outra ensinando “como comprar”, que explique as formas de pagamento e envio, a política de devolução e outras questões como, por exemplo, a melhor forma de o cliente descobrir seu tamanho de roupa (ou dedos, caso a sua loja virtual venda anéis).

Cada e-commerce tem um estilo diferente para cada página. O ideal é que você veja diferentes modelos para que possa selecionar o mais adequado ao seu site e produzir o conteúdo da melhor maneira possível. Na plataforma da Nuvem Shop, você pode gerá-las automaticamente, diretamente do seu painel.

Ofereça flexibilidade para o seu cliente

É essencial para uma boa experiência de compra que o seu cliente possa escolher entre diversas opções de tamanho, cor ou qualquer outra variedade de roupas ou acessórios. Mesmo que não esteja totalmente convencido a comprar o produto de capa, ele pode se interessar se encontrá-lo em sua cor preferida, por exemplo.

Esta flexibilidade você poderá oferecer no momento em que inserir os produtos na loja, a partir do seu painel de administração da Nuvem Shop. Em um antigo anterior, explicamos como funcionam as variações.

Atente-se para a gestão do estoque

Defina o estoque para cada tipo de produto (levando em conta tamanho, cor, entre outros fatores) e mantenha-o sempre organizado. Desta maneira, você não comprometerá suas vendas caso não possua estoque suficiente. Se perceber que uma variação específica de peça x gera mais vendas do que as outras, considere dar preferência a ela no momento da reposição.

Caso você prefira um controle manual e um atendimento mais personalizado, pode ocultar o preço do produto para que o cliente entre em contato. No caso da sua Nuvem Shop, Basta colocar 0 (zero) no valor do produto.

Ofereça benefícios exclusivos para as vendas online

Impulsione suas vendas online mediante descontos exclusivos, especialmente em datas comemorativas importantes, como o Dia das Mães e o Natal, ou épocas de encerramento de estações, quando as coleções costumam ser renovadas.

Você poderá gerenciar os cupons de desconto automaticamente através da página do seu administrador Nuvem Shop. Para mais informações, consulte nosso artigo sobre como criá-los.

Destaque o mais importante para a sua loja

Qual é o ponto mais atrativo da sua loja? Pode ser, por exemplo, uma oferta especial, determinado tipo de produto ou ainda a própria página de “Como comprar”, bastante didática. Identifique-o e destaque-o através da sua barra de navegação ou de um banner bem elaborado.

Sugestão: a ordem de importância da barra de navegação deve ir da esquerda para a direita, pois é mais comum que as pessoas prestem atenção nos textos que se encontram à esquerda do seu menu de navegação.

Saiba fidelizar seus fãs no Facebook

Além de interagir e receber comentários de seus clientes no Facebook, você também pode oferecer a possibilidade de que eles comecem o processo de compra a partir da própria rede social. Faça isso integrando a sua loja online à sua página no Facebook, conforme explicamos neste vídeo. Como exemplo, temos a loja Musicamiseta:

Loja online da Musicamiseta vinculada com o Facebook

A cada vez que você compartilhar um produto em particular no Facebook, direcione seu cliente diretamente para a página específica. Isto é importante na medida em que diminui a quantidade de cliques necessários para que ele finalmente compre o produto. Também é possível lançar promoções online exclusivas para seus seguidores e contabilizar as vendas que este canal te proporciona.

Inclua um chat online

Responder às dúvidas dos seus clientes no momento em que eles entrarem na loja é crucial. Uma forma de resolver a falta de um vendedor, como você teria em uma loja física, é contar com um chat online. Esta é uma ferramenta prática e permite que você efetue o atendimento de uma maneira simples e rápida, sendo uma excelente maneira de falar com os potenciais compradores, concluir vendas e gerar uma boa experiência de compra.

Considere integrar a sua loja com um serviço que permita o teste gratuito (como o Olark) e, caso fique satisfeito, poderá passar depois a um plano pago. O chat online, como os outros recursos mencionados anteriormente, também pode ser gerenciado através do administrador da sua Nuvem Shop, conforme explicamos neste tutorial.

Emita nota fiscal para seus clientes

Seja transparente e sempre envie a nota fiscal para o seu cliente juntamente com o produto. É importante mencionar isso em sua página de “Perguntas Frequentes” e “Como Comprar”, para aumentar ainda mais a credibilidade da sua loja online.

Além disso, você pode aproveitar o envio do produto e da nota fiscal para incluir um tipo de benefício incentivando uma próxima compra, como um desconto ou a apresentação de um produto exclusivo de seu e-commerce.

Entendido?

Colocando em prática estas estratégias, sem dúvida a sua loja conquistará clientes e potencializará suas vendas. Dedique-se, seja criativo e ofereça sempre um atendimento com excelência.

Você ainda não conta com uma loja online para o seu negócio? Sinta-se convidado para criar a sua loja teste por até 15 dias grátis com a Nuvem Shop e aproveitar tudo o que a nossa plataforma oferece!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Alejandro Vázquez

Alejandro é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.


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