Como montar uma loja virtual de roupas?

Por: Victoria Salemi
Como montar uma loja virtual de roupas?

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As peças de vestuário estão entre os produtos mais vendidos na internet. Nesse contexto, muitas pessoas pensam em empreender nesse ramo. Mas como montar uma loja virtual de roupas?

Ao longo deste conteúdo, você vai conhecer dicas para o planejamento do seu negócio, como montar seu e-commerce e maneiras para divulgá-lo e atrair clientes. Dessa forma, você terá uma estratégia sólida para que sua loja online de moda possa decolar. 🚀

Então, vamos lá!

Do que você precisa para começar sua loja de roupas online?

O primeiro passo antes de começar a vender as peças é traçar a estratégia da sua loja virtual de roupas. Isso significa que você deve tirar um tempo para planejar como seu negócio vai ser.

Para que essa tarefa se torne mais simples, apontamos a seguir alguns dos principais tópicos aos quais é recomendável que você se dedique. Acompanhe:

1. Especialize-se

Como vimos na introdução, artigos de moda estão entre os mais vendidos online. Apenas por essa informação, você já pode imaginar quantas lojas virtuais dessa categoria existem, certo? Porém, mesmo assim, é possível conquistar seu lugar ao sol. ☀️

Para isso, é fundamental que você se especialize em um nicho de mercado. Isso significa que você deve definir um segmento bastante específico, que tenha uma necessidade ainda não resolvida por outras lojas.

Quer ver um exemplo? Em vez de começar uma loja online de moda feminina, sem um foco mais definido, você pode se especializar em moda executiva evangélica, por exemplo.

Ao encontrar um nicho, você diminui a quantidade de concorrentes e aumenta a assertividade da sua estratégia, desde a escolha dos produtos até os canais de divulgação.

2. Saiba para quem vai vender

Quando você define um nicho, já tem uma ideia de quem serão seus clientes. Porém, você deve dar um passo além de definir seu público-alvo. Para isso, é importante estabelecer a persona do seu negócio.

A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal. É como se fosse um personagem mesmo, com nome, idade, profissão, gostos, hábitos e necessidades.

A princípio, essas características serão definidas depois de algumas pesquisas mais genéricas. Todavia, à medida que for conquistando clientes, você pode realizar pesquisas qualitativas e enquetes para apurar melhor essas informações.

Dessa forma, você conhecerá a fundo o público que está tentando conquistar e pode oferecer as peças de que essas pessoas mais gostam, os meios de pagamento online preferidos por elas e tudo aquilo que pode conquistar o consumidor.

3. Regularize sua empresa

Para começar a vender pela internet, não necessariamente você precisa ter um CNPJ. Todavia, recomendamos que você já inicie sua operação regularizado. Isso vai garantir que você não tenha problemas burocráticos à medida que seu negócio for crescendo.

Se for começar sozinho, você pode abrir uma MEI (Microempreendedor Individual). Com esse modelo, você já será capaz de emitir notas fiscais. Isso vai garantir a legalidade da operação do seu e-commerce.

Para saber como fazer essa emissão, confira o vídeo abaixo:

4. Encontre fornecedores

Antes de começar as vendas, também é importante saber quais são os produtos que você vai vender. Por isso, encontrar os fornecedores certos é fundamental.

Então, pesquise, compare preços, prazos de entrega e qualidade das peças. Dessa forma, você garante que os artigos que oferece aos seus clientes são bons.

Outra opção é que você mesmo produza as roupas que vai vender. Um exemplo de negócio que costuma dar certo são as lojas virtuais de camisetas estampadas pela própria marca.

Caso queira saber mais sobre a venda de roupas online, confira nosso guia completo a respeito do assunto:


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Passo a passo para montar sua loja online de moda

Agora que você já definiu a estratégia do seu negócio, hora de colocar a mão na massa e, de fato, criar sua loja virtual. Por meio desse canal de venda, você será capaz de ter total controle sobre sua empresa.

Existem outras opções para vender na internet, como marketplaces e redes sociais. Porém, por meio da loja virtual, você poderá definir os meios de pagamento e de envio que quer usar, a forma como os produtos serão expostos, a identidade da marca no site e vários outros aspectos que dependerão apenas das suas decisões.

Então, vamos ao passo a passo para que você possa montar a sua loja virtual de roupas:

1. Escolha sua plataforma de e-commerce

Em primeiro lugar, você deve selecionar sua plataforma de e-commerce. Por meio desse serviço, você pode montar sua loja virtual sem conhecimentos técnicos em desenvolvimento de sites e por um custo mais baixo do que o de contratar um profissional para criar seu e-commerce.

Ao avaliar as opções, não leve em conta apenas o preço da mensalidade, mas outros aspectos como:

  • suporte;
  • otimização para SEO (otimização do sistema para que seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google);
  • tempo de carregamento dos sites que usam a plataforma;
  • responsividade do site para dispositivos móveis;
  • facilidade de uso.

Dessa forma, você garante que o sistema em que sua loja virtual estará instalado não vai impedir seu crescimento.

2. Escolha o layout da sua loja virtual

Depois que definir sua plataforma, hora de começar a dar a cara da sua loja virtual de roupas. Para isso, você deve escolher seu layout.

Lembre-se de inserir o logotipo da sua marca e de escolher as cores e fontes que melhor se associem à imagem que você definiu para sua empresa. Certifique-se também de que as peças fiquem expostas de maneira atrativa para os clientes.

Caso sua escolha de plataforma tenha sido a Nuvemshop, você pode conferir nossa loja de layouts, que conta com 15 opções gratuitas e personalizáveis.


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3. Cadastre seus produtos

Agora, é hora de cadastrar os produtos na sua loja. Essa etapa pode ser um pouco mais demorada, mas é importante realizá-la com muita atenção. Afinal, em uma loja virtual, o cliente não pode sentir nem experimentar as roupas.

Por esse motivo, tenha cuidado para que, por meio das descrições e das fotos, um visitante possa conhecer bem as peças. Isso vai deixá-lo mais seguro, o que aumenta as chances de conversão.

Descrições

Para as descrições dos produtos, não se limite a copiar as informações enviadas pelos fornecedores. Escreva quais são os tecidos e texturas de cada peça.

Além disso, é importante incluir uma tabela de medidas. Desse modo, o consumidor pode escolher o tamanho certo da roupa e as chances de que precise trocar a compra diminuem.

Observe o exemplo abaixo:

Na descrição da imagem, podemos ler: “Para o pós-praia, aposte em chemises frescas de algodão, shorts e sandálaias – tudo pensado para você fazer bonito na areia e na cidade sem medo! • Marca: Maryssil • Estampa/cor: estampado • Composição: 90% Poliamida, 10% Elastano • Origem: Feito no Brasil“.

Fotos

No caso das fotos para e-commerce, especialmente de moda, é importante garantir que a luz transmita as cores de maneira fiel. Além disso, uma boa ideia é colocar imagens em still — ou seja, em fundo branco, com as peças em destaque — e também de modelos usando as roupas. Isso vai dar uma ideia melhor para as pessoas de como é o caimento daquele artigo.

Confira mais algumas dicas para tirar boas fotos para sua loja virtual de moda:

4. Escolha os meios de pagamento

O passo seguinte é a escolha dos meios de pagamento em seu e-commerce. Lembre-se de dar diferentes opções ao seu cliente. No Brasil, o cartão de crédito é o preferido dos consumidores, seguido pelo boleto bancário.

Atente-se também para as preferências específicas da sua persona. Dessa forma, você consegue disponibilizar as melhores condições de pagamento para o público.


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5. Selecione os meios de envio

Para fazer com que as compras cheguem até o consumidor, é importante definir os meios de envio. Nesse passo, é importante oferecer uma opção mais barata, com um prazo maior, e outra mais rápida, porém mais cara.

Como, normalmente, o consumidor é quem arca com o custo do envio das mercadorias, você deve deixar que ele escolha a forma que achar melhor. Isso porque o frete costuma ser um ponto sensível na experiência de compra online.

Você também pode oferecer o frete grátis como um benefício em algumas situações específicas, como em compras acima de determinado valor ou em datas especiais, como a Black Friday. Lembre-se apenas de planejar os custos dessa estratégia para não sair no prejuízo!

Para saber mais sobre frete, dê o play no NuvemCast #14 – Descomplicando o frete no Brasil:

Logística reversa

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas têm direito de arrependimento até sete dias após receberem as compras. Por isso, muitos e-commerces possuem uma política de trocas.

Além de cumprir a lei, oferecer essa possibilidade conquista a confiança dos visitantes, especialmente quando falamos sobre a compra online de peças de roupa — que podem acabar não servindo.

Para que esse processo de troca possa ser realizado, existe a logística reversa. Por meio dela, o consumidor pode enviar o artigo de volta para a loja e receber um novo. Normalmente, os custos desse envio ficam a cargo do lojista, mas a facilitação dessa troca pode ser fundamental na hora de fidelizar um cliente.

Por esse motivo, é importante saber que a possibilidade de que seu cliente precise trocar peças existe. Você deve estar preparado para ela.

6. Defina e informe seus canais de atendimento

Por fim, é fundamental escolher seus canais de atendimento ao cliente. Por meio deles, você poderá tirar dúvidas e solucionar problemas do público. Então, lembre-se de informar em seu site quais são esses meios para entrar em contato com você.

Atualmente, um dos canais preferidos dos consumidores online é o chat. Uma opção gratuita desse tipo de serviço é o JivoChat. Por meio dele, é possível atender visitantes do seu site em tempo real.

Para mais informações sobre como criar uma loja virtual, confira também nosso guia completo a respeito do assunto:

Divulgação da sua loja virtual de roupas

Agora que você já viu como montar uma loja virtual de roupas, é necessário saber como atrair visitantes para seu site. Para isso, existem algumas estratégias que vamos conhecer a seguir:

1. Faça seu plano de marketing

Em primeiro lugar, é importante fazer o seu plano de marketing. Esse documento é responsável por registrar diversos aspectos das ações de divulgação que você planeja para sua marca.

Aqui, uma boa ideia para o início pode ser focar em campanhas voltadas para os produtos-estrela, ou seja, aqueles que costumam chamar mais atenção do público. Dessa forma, você consegue capturar essa audiência para que eles naveguem e conheçam mais da sua loja virtual por meio dessas peças que fazem mais sucesso.

2. Escolha suas redes sociais

Escolher as redes sociais em que você vai estar também é fundamental para que sua loja virtual de moda possa ficar conhecida. Você deve selecionar aquelas que sabe que sua persona costuma acessar.

Além disso, quando falamos de roupas, é interessante explorar redes sociais com apelo visual, como o Instagram e o Pinterest. Assim, você consegue fazer publicações chamativas, que enalteçam as peças que você vende.

Como montar uma loja virtual de roupas no Instagram

Além da possibilidade de trabalhar com as imagens, o Instagram também permite que produtos sejam anunciados, com etiquetas de preço e links para as páginas desses artigos no e-commerce. Para isso, existe a função do Instagram Shopping.

Para ficar por dentro de todas as dicas sobre como vender pelo Instagram, confira nosso guia especial:


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3. Planeje seus anúncios

No início, para que você possa atrair visitantes para seu site, será necessário investir uma parte da sua verba em anúncios.

De forma resumida, primeiro você escolhe onde quer anunciar (no Google e em outros sites, por meio do Google Ads, ou nas redes sociais, como o Facebook ou Instagram Ads, por exemplo). Depois, seleciona qual o objetivo do anúncio (se atrair visitantes, reconhecimento de marca etc) e segmenta a exibição desses anúncios de acordo informações demográficas e interesses.

A cobrança por esses anúncios vai depender da plataforma escolhida, mas, geralmente pode ser feita a partir do:

  • custo por clique (CPC), em que o valor cobrado é a partir do número de cliques que um anúncio recebeu;
  • custo por mil impressões (CPM), em que o preço é calculado a partir do número de vezes que uma peça foi exibida.

Normalmente, você já tem uma estimativa desses valores e consegue limitar a campanha para ficar no ar apenas enquanto uma quantia pré-determinada por você estiver disponível ou durante determinado período.

4. Trabalhe também o SEO

Por fim, o SEO é uma estratégia para atrair visitas orgânicas — ou seja, não pagas — para seu site. Como vimos anteriormente, o Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, é uma forma para que sua loja virtual possa aparecer entre os resultados do Google.

Existem ações que você, lojista, deve realizar para otimizar seu site. Um exemplo é o planejamento de palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos. A ideia aqui é encontrar termos pesquisados pelo público e empregá-los nesses campos, para que os robôs do Google identifiquem sobre o que aquela página está falando.

Além disso, existem outras iniciativas. Conheça-as no vídeo abaixo:

Normalmente, estratégias de SEO costumam mostrar resultados a médio prazo. Todavia, o retorno que podem trazer após esse período é bastante relevante, uma vez que o usuário chegará ao seu e-commerce por iniciativa própria, enquanto pesquisava algo na internet, sem a necessidade de um anúncio.

Tudo certo?

Esperamos que este conteúdo lhe tenha sido útil para saber como montar uma loja virtual de roupas. Como pudemos observar, o segredo para o sucesso está no cuidado em cada etapa. Lembre-se: é melhor dedicar tempo ao planejamento do que começar a fazer as coisas sem assertividade, ok?

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