Como montar uma loja virtual de roupas? 11 passos para começar

- Para montar uma loja virtual de roupas é preciso conhecer o seu público-alvo, encontrar bons fornecedores, fazer uma pesquisa de mercado e formalizar a sua ideia de negócio;
- Investir em fotos de qualidade, descrições detalhadas e uma boa experiência de compra também são aspectos importantes para atrair clientes e impulsionar as vendas;
- Quer começar ainda hoje? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite o aplicativo Phibo, específico para e-commerces de moda.
De acordo com dados do NuvemCommerce 2024, o segmento de moda representou 20,8% de todas as vendas realizadas pelos lojistas Nuvemshop no Brasil. Com esse dado, fica fácil afirmar: as peças de vestuário estão entre os produtos mais vendidos na internet.
Isso faz brilhar os olhos de quem pensa em começar um negócio online. Mas você sabe como montar uma loja virtual de roupas?
Embora esse seja um mercado muito promissor para empreendedores, existem alguns detalhes aos quais é preciso ficar atento. A boa notícia é que, neste conteúdo, vamos revelar todos os segredos de como abrir uma loja de roupas e trazer dicas de quem já está faturando milhões nesse mercado.
Depois desta leitura, você terá uma estratégia sólida para começar sua loja online de roupas do zero e decolar o faturamento em pouco tempo. Então, aproveite para dar o primeiro passo e crie a sua loja online ainda hoje com a Nuvemshop:
11 passos para começar sua loja de roupas online
Antes de começar a realmente vender as peças, é importante fazer um planejamento estratégico para a sua loja virtual de roupas. Isso significa que você deve tirar um tempo para planejar os detalhes sobre como seu negócio vai ser.
Afinal, existem várias opções na hora de vender pela internet, como um site de vendas próprio, marketplaces e redes sociais.
No entanto, vale lembrar que, com a sua própria loja virtual, você terá total controle sobre sua empresa, com autonomia para definir os meios de pagamento, de envio, a forma de exposição dos produtos, o visual da sua loja e vários outros aspectos que definirão o sucesso da sua marca.
Essa é a primeira decisão a ser tomada. Então, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira o vídeo a seguir antes de ver o passo a passo de como montar uma loja virtual de roupas do zero:
1. Especialize-se em um nicho de mercado
Como vimos na introdução, os artigos de moda lideram as vendas online. Apenas com essa informação, você já pode imaginar quantas lojas virtuais dessa categoria existem, não é mesmo? Mesmo assim, ainda é possível conquistar seu lugar ao sol nesse mercado.
Para isso, é fundamental que você se especialize em um nicho de mercado. Ou seja, que você defina um segmento específico para atuar, que tenha uma necessidade ainda não resolvida por outras lojas.
Quer ver um exemplo? A Aline, fundadora da Bloom Brand, que é cliente Nuvemshop Next, vestia 32 e tinha dificuldades em achar peças de roupa que servissem no seu corpo. Pensando nisso, ela transformou todo o seu negócio para atender a essa demanda e vestir o público PP.

Bloom Brand, cliente Nuvemshop Next que se especializou em vestir o público PP.
Com o tempo, esse se tornou um dos grandes diferenciais da marca que, hoje, atua com o lema “vestir do real PP ao GG”. Assim, foi possível diminuir a quantidade de concorrentes e melhorar a estratégia, desde a escolha dos produtos até os canais de divulgação.
🚀 Conheça o case de sucesso: Bloom Brand: da renda extra aos R$ 3 milhões em faturamento
Para te ajudar a ter algumas ideias, baixe nosso e-book gratuito com os segmentos que mais vendem na internet, que tem dicas de nichos que você pode explorar na categoria de moda (a campeã de vendas!):
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2. Conheça bem o seu público
Quando você define um nicho, já tem uma ideia de quem serão seus clientes. Porém, você deve dar um passo além do que apenas conhecer o seu público-alvo. Para isso, é importante estabelecer a persona do seu negócio.
A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal. Na prática, é como se fosse um personagem mesmo, com nome, idade, profissão, gostos, hábitos e necessidades.
A princípio, essas características serão definidas depois de algumas pesquisas mais genéricas de mercado. Mas, à medida que for conquistando público, você pode fazer pesquisas e enquetes com seus clientes para apurar melhor essas informações a partir de consumidores reais.
Dessa forma, você conhecerá a fundo as pessoas que está tentando conquistar e poderá se comunicar com ele da melhor maneira, oferecer as peças que mais lhe interessam, os meios de pagamento online de preferência, entre outros.
💡 Saiba mais: Guia para vender produtos femininos pela internet
3. Regularize sua empresa
Para começar a vender pela internet, não necessariamente você precisa ter um CNPJ de loja virtual. Todavia, recomendamos que você já inicie sua operação regularizado. Isso vai garantir que você não tenha problemas burocráticos à medida que seu negócio for crescendo.
Se for começar sua loja online de roupas sozinho, você pode abrir uma MEI (Microempreendedor Individual). Com esse modelo, você paga um imposto único de aproximadamente R$ 75 por mês e pode emitir notas fiscais de forma simplificada, o que garante a legalidade da operação do seu e-commerce.
💡 Saiba mais: Como abrir um MEI para revender roupas?
4. Encontre seus fornecedores
Antes de começar a vender roupas online, também é importante encontrar fornecedores confiáveis. Afinal, eles serão os principais responsáveis pela qualidade do produto e, consequentemente, pela satisfação dos seus clientes.
Então, pesquise e compare preços, prazos de entrega e qualidade das peças. Se você abrir uma loja de roupas masculinas, por exemplo, é fundamental garantir que os artigos que oferece aos seus clientes sejam realmente bons para que eles voltem a comprar com você no futuro.
Outra opção é você mesmo produzir as roupas que vai vender. Geralmente, essa fabricação própria tem um custo mais alto, mas um exemplo de negócio que costuma dar certo com baixo investimento são as lojas virtuais de camisetas estampadas pela própria marca.
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
💡 Saiba mais: Como montar uma confecção de camisetas?
5. Escolha sua plataforma de e-commerce
Depois de definir nicho de mercado, persona e fornecedores, chegou a hora de escolher a plataforma de e-commerce. Ou seja, a solução que você vai utilizar para criar uma loja online de roupas, expor os produtos e receber pagamentos.
Aqui, é importante ter em mente que a sua loja não deve ser apenas um catálogo virtual. Para isso, a plataforma escolhida deve oferecer todas as soluções necessárias para realmente automatizar as vendas, como meios de pagamento, envio e marketing já integrados ao negócio.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar sua loja virtual grátis de forma simples e prática, sem precisar de nenhum conhecimento técnico. Além disso, nossa plataforma conta com recursos específicos para o nicho da moda.
"Na minha cabeça, o site era como um catálogo. Mas, vendo todos os recursos que a Nuvemshop tinha, eu percebi que o poder de venda que um site tem é muito grande. Eu não precisava mais fazer todo o trabalho sozinha no Instagram."
O aplicativo Phibo (disponível na loja de apps da Nuvemshop), por exemplo, é uma plataforma de gestão especialmente desenvolvida para atender às necessidades das lojas de moda, com gestão de estoque completa separando por tamanhos, cores, coleções e marcas, por exemplo, oferecendo uma experiência intuitiva, mesmo para quem tem poucos conhecimentos em tecnologia.
💡 Saiba mais: O que é coleção-cápsula e como lançar uma?
Os planos do Phibo começam a partir de R$ 89, mas os clientes da Nuvemshop podem desfrutar de um desconto de 40% na primeira mensalidade ao usar o cupom NUVEM40. Essa oferta permite que você aproveite todas as vantagens do app a um custo ainda mais acessível.
👉 Dica: se você quer facilitar a venda de looks completos no seu e-commerce Nuvemshop (o famoso “compre o look”), também pode utilizar o aplicativo Shop the Look.
Agora, se você preferir avaliar outras opções disponíveis antes de tomar uma decisão, lembre-se de levar em conta aspectos como:
- Integração com outros canais de venda (como redes sociais e marketplaces);
- Possibilidade de personalização do layout;
- Suporte técnico;
- Otimização para SEO (o que permite que seu site seja encontrado pelo Google);
- Tempo de carregamento dos sites que usam a plataforma;
- Adaptação para dispositivos móveis;
- Facilidade de uso.
Dessa forma, você garante que a sua loja virtual de roupas seja simples e fácil de usar — tanto para você, quanto para seus clientes — Além de certificar que a plataforma escolhida não vai impedir o crescimento do seu negócio quando as vendas começarem a crescer.
💡 Saiba mais: Sites que usam a Nuvemshop para inspirar o seu negócio
6. Escolha o layout da sua loja virtual
Depois de definir a melhor plataforma para vender roupas online, é preciso dar cara e identidade à sua loja. Para isso, você deve escolher o seu layout, que é, basicamente, a forma como os elementos visuais, como imagens, textos, botões e cores, são dispostos no site.
Se o seu site tiver a mesma aparências de todas as lojas que já estão na internet, dificilmente você vai conseguir conquistar a atenção dos consumidores. Por isso, é muito importante que a sua plataforma de e-commerce ofereça a possibilidade personalizar o tema.
Caso a sua escolha tenha sido a Nuvemshop, você pode conferir a nossa Loja de Layouts, com mais de 60 temas gratuitos e totalmente personalizáveis para você deixar o seu site com a sua cara em poucos cliques.
Nessa hora, lembre-se de inserir o logotipo da sua marca e de escolher uma paleta de cores e fontes que remetam à imagem que você definiu para a sua empresa. Se é uma loja de luxo, por exemplo, cores escuras e fontes retas podem passar melhor essa mensagem do que tons muito coloridos e letras arredondadas.
Quer ideias para se inspirar? Então, confira os 10 melhores layouts da Nuvemshop e aproveite para criar a sua loja virtual de roupas grátis ainda hoje:
Para entender mais sobre visual merchandising, comunidade online e integração entre loja virtual e física, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
🎙️ Ouça o podcast: Visual merchandising: os segredos de uma loja virtual atraente, com Calma São Paulo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
7. Cadastre seus produtos
O próximo passo é cadastrar os produtos no seu e-commerce. Essa etapa pode ser um pouco mais demorada, mas é importante realizá-la com muita atenção.
Afinal, em uma loja virtual, o cliente não tem a opção de sentir e nem experimentar as roupas. Portanto, a descrição é fundamental. Então, tenha cuidado para que, por meio das descrições e das fotos, o consumidor possa conhecer bem os detalhes das peças. Isso vai deixá-lo mais seguro, o que aumenta as chances de conversão.
Veja algumas dicas:
Descrições
Para as descrições dos produtos, não se limite a copiar as informações enviadas pelos fornecedores. Escreva também quais são os tecidos, as texturas de cada peça e outras informações que você poderia gostar de saber caso fosse o consumidor.
Além disso, é importante incluir uma tabela de medidas. Assim, o consumidor pode escolher o tamanho certo da roupa e as chances de que ele precise trocar a compra diminuem.
💡 Saiba mais: Como fazer a descrição de produto perfeita?
Fotos
No caso das fotos de roupas para vender, assim como em qualquer outro tipo de e-commerce, é importante se atentar à edição e garantir que a luz transmita as cores de maneira fiel.
Além disso, uma boa ideia é colocar imagens em still — ou seja, em fundo branco, com as peças em destaque — e também de modelos usando as roupas. Isso vai dar uma ideia melhor para as pessoas de como é o caimento daquela peça.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce com seu smartphone
8. Disponibilize um provador virtual ao cliente
O provador virtual é uma maneira de gerar aproximação entre o consumidor e o produto que ele está prestes a comprar no seu site. Quando o assunto é a venda de roupas e calçados, esse recurso pode ser um grande diferencial competitivo para a sua loja virtual.
De acordo com as informações que o cliente disponibiliza — como idade, altura, peso e formato do corpo — essa inteligência artificial estima o tamanho exato da peça ideal para ele. Assim como uma boa descrição, isso também faz toda a diferença no aumento da taxa de conversão e na diminuição dos casos de troca.
"Hoje, eu tenho muito orgulho de dizer que todas as peças têm as medidas corretíssimas. Foi uma luta medir peça por peça, mas eu não queria decepcionar minha cliente, principalmente a plus size, que tem dificuldade de comprar roupa online."
💡 Saiba mais: Como usar o serviço de provador virtual da Sizebay?
9. Escolha os meios de pagamento
O passo seguinte é a escolha dos meios de pagamento em seu e-commerce. Aqui, lembre-se de oferecer diferentes opções ao seu cliente. No Brasil, o Pix é a opção preferida dos consumidores, mas o cartão de crédito e o boleto bancário ainda têm espaço no mercado.
No geral, quanto mais alternativas de pagamento você oferecer, melhor. Assim, existem menos chances de que o cliente chegue até o momento do checkout e abandone o carrinho porque não conseguiu concluir a transação no cartão e não tinha outras opções de pagamento, por exemplo.
Do ponto de vista do lojista, outro ponto importante a considerar são as taxas de venda, que são comuns em alguns aplicativos de pagamento para e-commerce e podem levar boa parte da sua margem de lucro.
Se você tem uma loja na Nuvemshop, é possível utilizar o Nuvem Pago, o serviço de pagamentos exclusivo da plataforma e o único que garante isenção da tarifa por venda. Com ele, você pode receber pagamentos via Pix, cartão e boleto de forma simplificada e totalmente integrada ao painel da sua loja.
Ainda não ativou a ferramenta? Acesse a página do Nuvem Pago e comece a usá-lo em seu e-commerce.
10. Selecione os meios de envio
Para garantir que as compras cheguem até o consumidor, também é importante definir os meios de envio. Aqui, também é considerável oferecer mais de uma opção, como Correios ou transportadoras.
Nesse caso, uma boa alternativa é apostar nos gateways de frete. A ferramenta funciona de forma bem simples: o cliente informa o CEP para entrega e as informações são direcionadas para um sistema que, automaticamente, retorna com as opções de envio disponíveis na loja. Assim, o cliente tem a autonomia de escolher a opção com melhor custo benefício.
Veja o exemplo da loja Naah Store, cliente Nuvemshop Next:
Como esse é um ponto sensível na experiência de compra online devido aos custos da entrega, oferecer essa possibilidade de escolha pode fazer toda a diferença para fechar mais vendas.
Além disso, você ainda tem a opção de trabalhar com o modelo logístico de dropshipping, que consiste em vender sem estoque. Nessa modalidade, é o fornecedor se encarrega de separar, embalar e enviar o produto, enquanto você se responsabiliza pelas vendas e pelo atendimento na sua loja virtual.
Ficou interessado em saber mais? Então, confira nosso guia completo sobre o assunto:
💡 Saiba mais: Dropshipping: o que é, como funciona e guia para começar
Logística reversa
Vale lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas que compram pela internet têm direito de arrependimento até sete dias após receberem a mercadoria. Por isso, é fundamental ter uma política de troca e logística reversa de envio.
Além de cumprir a lei, oferecer essa possibilidade conquista a confiança dos visitantes, especialmente quando falamos sobre sites de compras de peças de roupa, em que podem acabar não servindo e o consumidor precisar trocar por um outro tamanho.
Para que esse processo de troca possa ser realizado, existe a chamada logística reversa. Por meio dela, o consumidor pode enviar o artigo de volta para a loja e receber um novo. Geralmente, os custos desse envio ficam a cargo do lojista, mas a facilitação dessa troca pode ser fundamental na hora de fidelizar um cliente.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de Política de Troca
11. Defina e informe seus canais de atendimento
Por fim, mas não menos importante, é fundamental escolher seus canais de atendimento ao cliente. Por meio deles, você poderá tirar dúvidas e solucionar problemas do público.
Lembre-se de que, quando falamos sobre montar uma loja virtual de roupas, os consumidores podem ter uma série de dúvidas antes de finalizarem a compra. Por isso, sempre informe claramente quais são as formas de entrar em contato com a sua empresa para evitar perder vendas.
Atualmente, um dos canais preferidos dos consumidores online é o WhatsApp. Além disso, outra alternativa prática e já integrada diretamente à sua loja é o chat. Uma opção gratuita desse tipo de serviço é o JivoChat. Por meio dele, é possível atender os visitantes do seu site em tempo real — o que faz toda a diferença para a fidelização.
"Melhorias no produto, no serviço, no atendimento... Tudo isso traz sustentabilidade para o negócio. Quando você foca nisso, no atendimento, no feedback do cliente, você consegue o que a gente mais quer, que é fidelização."
💡 Saiba mais: Principais ferramentas de atendimento ao cliente
Como fazer a divulgação da sua loja online de roupas?
Agora que você já viu como montar uma loja virtual de roupas, é necessário saber como atrair visitantes para seu site. Para isso, existem algumas estratégias de marketing para loja de roupas que vamos conhecer a seguir:
Faça um plano de marketing
Em primeiro lugar, é importante fazer o seu plano de marketing. Esse documento é responsável por registrar diversos aspectos das ações de divulgação que você planeja para sua marca.
Aqui, uma boa ideia para o início pode ser focar em campanhas voltadas para os produtos-estrela, ou seja, aqueles que costumam chamar mais a atenção do público.
Se você abrir uma loja de roupas femininas no final de ano, por exemplo, pode identificar que as peças com maior saída são aquelas relacionadas ao Natal e Ano Novo. Nesse caso, uma boa ideia é planejar a divulgação do seu negócio a partir desses itens.
Dessa forma, você consegue capturar essa audiência para que eles naveguem e conheçam mais da sua loja virtual por meio dos produtos que fazem mais sucesso.
💡 Saiba mais: Melhores frases para lojas de roupas
Escolha suas redes sociais
Escolher as redes sociais em que você vai estar também é essencial para que sua loja virtual de moda possa ficar conhecida. Aqui, a dica é apostar naquelas em que o seu público é mais presente.
Além disso, quando falamos de roupas, é interessante explorar redes sociais com apelo visual, como o Instagram e o Pinterest, pois esses são canais em que as pessoas costumam buscar inspirações de looks — e o seu negócio pode ser essa opção!
Como montar uma loja virtual de roupas no Instagram
Além da possibilidade de trabalhar com as imagens, o Instagram também permite que os produtos sejam expostos e anunciados pela função do Instagram Shopping, que atribui etiquetas de preço e links para as páginas desses artigos no e-commerce.
Para ficar por dentro de todas as dicas sobre como vender pelo Instagram, confira nosso guia especial:
💡 Saiba mais: Dicas infalíveis para vender roupas no Instagram
📹 Veja também: Como turbinar a publicação no Instagram da minha loja de roupas?
Invista em anúncios
No início, para que você possa atrair visitantes para sua loja, será necessário investir parte da sua verba em anúncios pagos. Ou seja, quando você paga uma quantia para que o seu site seja exibido para mais pessoas na internet.
De forma resumida, funciona assim:
- Você escolhe onde quer anunciar, no Google, por meio do Google Ads, ou nas redes sociais, com o Instagram Ads e o Pinterest Ads;
- Depois, seleciona o objetivo do anúncio, como atrair visitantes, gerar reconhecimento de marca, etc;
- Então, segmenta a exibição desses anúncios de acordo com informações demográficas e de interesses para que ele apareça para o público ideal.
A cobrança dos anúncios pagos depende da plataforma escolhida. Mas, geralmente, pode ser feita de duas formas:
- Custo por clique (CPC), em que o valor cobrado é a partir do número de cliques que um anúncio recebeu;
- Custo por mil impressões (CPM), em que o preço é calculado a partir do número de vezes que uma peça foi exibida.
Com isso, é possível ter uma estimativa desses valores e limitar a campanha para ficar no ar apenas enquanto a quantia pré-determinada por você estiver disponível ou durante um determinado período de tempo.
💡 Saiba mais: Guia de tráfego pago para iniciantes no e-commerce
Trabalhe o SEO (Search Engine Optimization)
Por fim, o SEO é uma estratégia para atrair visitas orgânicas — ou seja, não pagas — para o seu site. O Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, é uma forma para que a sua loja virtual possa aparecer no topo do Google.
Existem ações que você, lojista, deve realizar para otimizar seu site. Um exemplo é o planejamento de palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos.
A ideia, nesse caso, é encontrar os termos mais pesquisados pelo público e aplicá-los nesses campos para que os robôs do Google identifiquem sobre o que aquela página está falando. Dessa forma, eles poderão exibi-la quando os usuários fizerem uma pesquisa relacionada.
Normalmente, as estratégias de SEO costumam mostrar resultados a médio prazo. Todavia, o retorno que podem trazer após esse período é bastante relevante. Isso porque o usuário chegará ao seu e-commerce por iniciativa própria, enquanto pesquisava algo na internet e sem a necessidade de um anúncio pago.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
Viu como montar uma loja virtual de roupas?
Como pudemos observar ao longo do conteúdo, o segredo para montar uma loja virtual de roupas de sucesso está no cuidado em cada etapa. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.
E, se você já pensa em sair daqui criando a sua marca de moda, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Comece ainda hoje de forma simples, prática, sem precisar de conhecimentos técnicos e com todos os recursos para já começar a vender e lucrar! 💙