Tudo o que você precisa saber antes de começar a vender roupas online

Por: Victoria Salemi

Arara com cabides, ilustrando como vender roupas

Aqui você encontra:

Para começar a vender roupas online:

  1. Escolha seu nicho de mercado
  2. Determine seu público
  3. Encontre os fornecedores certos
  4. Pense em como vai divulgar seu negócio
  5. Trabalhe sua marca
  6. Faça uma análise da concorrência
  7. Crie promoções
  8. Ofereça diversas formas de pagamento e envio
  9. Use fotos com boa qualidade
  10. Crie boas descrições dos itens
  11. Capriche nas embalagens
  12. Crie um processo para troca e devolução de produtos

Quer se aprofundar? Siga a leitura do conteúdo, pois ele está cheio de dicas!

O segmento da moda é um dos mais populares do comércio eletrônico. De acordo com o NuvemCommerce de 2021, relatório anual da Nuvemshop com dados do e-commerce, as vendas de lojas desse setor representaram 42% do total entre os clientes da plataforma. Nesse cenário, vender roupas, especialmente online, mostra-se uma ótima forma de empreender.

Por isso, se você tem pesquisado sobre como vender roupas pela internet e onde fazê-lo, chegou ao conteúdo que vai te ajudar a planejar sua estratégia! Ao longo dos próximos tópicos, vamos nos aprofundar em assuntos fundamentais para que seu novo negócio tenha sucesso.

Para saber sobre o processo de como vender roupas online, confira o primeiro vídeo da série Loja na Prática, da nossa editora Renata Estevo, que também é fundadora da Alea Lingerie:

Está inspirado? Então, vamos às dicas de como vender roupas! 👕

Como vender roupas pela internet?

Antes de colocar a mão na massa, para que você possa se destacar entre as milhares de lojas virtuais (e físicas) que existem, é necessário trabalhar a estratégia do seu novo negócio.

Apesar de parecer difícil, definir a estratégia nada mais é do que fazer um planejamento cuidadoso antes de colocar as coisas em prática. Desse modo, você não corre o risco de despender energia em ações que não trarão retorno e precisar ficar modificando o plano toda hora.

1. Escolha seu nicho de mercado

Em primeiro lugar, é necessário definir seu nicho de mercado. Isso significa saber em que sua loja de roupas vai se especializar. E esse aspecto vai além de escolher se você vai vender camisetas, lingeries ou moda praia, por exemplo.

Para que fique mais claro, vamos pensar em um exemplo: imagine que você quer vender camisetas. Agora pense na quantidade de lojas desse tipo que existem. Em que a sua vai se diferenciar? Algumas possibilidades seriam:

  • Preços baixos;
  • Materiais utilizados na confecção (veganos, 100% algodão, hipoalergênicos etc);
  • Temas específicos (geek, estampas diferentes etc);
  • Qualidade premium.

Esses são apenas alguns aspectos, mas você pode pensar naquilo que vai diferenciar a sua marca, torná-la única aos olhos dos clientes. Mesmo se especializando, ainda haverá concorrência, porém bem menor do que se você não tiver um foco específico. Um exemplo de loja que se especializou é a confecção de botas texanas 7MBoots.

Confira mais algumas inspirações para seu negócio de moda:

  • Moda plus size;
  • Moda evangélica;
  • Pijamas;
  • Roupas para gestantes;
  • Moda fitness;
  • Estilo de surf e skate;
  • Roupas de festa;
  • Uniformes de trabalho (aventais, macacões etc.).

💡 Saiba mais: O que é e como definir seu nicho de mercado

2. Determine seu público

Juntamente com a escolha do nicho, você deve definir para quem vai vender suas roupas. Por isso, o primeiro passo é determinar o público-alvo: o conjunto de pessoas que podem ser seus potenciais clientes a partir das informações demográficas (faixa de idade, gênero, região onde vivem, renda, escolaridade etc) desse grupo.

Todavia, para que suas estratégias de vendas e de marketing possam ser desenvolvidas com o máximo de assertividade, você deve dar um passo além e definir a persona do seu negócio.

A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal. Você deve criar um personagem mesmo, definindo suas informações demográficas e também gostos, hábitos, medos e dificuldades.

Para saber tudo sobre o assunto, confira o NuvemCast #8 – Persona e JTBD, nosso podcast acerca do tema:

3. Encontre os fornecedores certos

A não ser que você seja responsável por confeccionar as próprias peças ou esteja planejando vender roupas usadas, a escolha de um bom fornecedor vai ser fundamental quando você for lidar com roupas para revender.

Existem diversas formas de encontrar fornecedores, mas é fundamental pesquisar bastante para de definir quais serão os seus. Por isso, faça compras como teste antes para garantir a qualidade do produto e os prazos de entrega, certo?

💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

4. Pense em como vai divulgar seu negócio

Outro aspecto muito importante quando você cria um novo negócio é saber como vai divulgá-lo. As ações de marketing digital são fundamentais para que o público conheça sua loja de roupas, possa visitá-la (seja entrando em seu site ou pessoalmente) e, consequentemente, comprar de você.

Existem estratégias orgânicas (ou seja, não pagas), como um blog otimizado para SEO e publicações nas redes sociais, e pagas, como anúncios no Google e nas mídias sociais.

Um primeiro passo é criar perfis nas redes sociais que sua persona (que você definiu de acordo com o tópico 2) usa. Especificamente, no caso da venda de roupas, o Instagram e o Pinterest acabam sendo boas opções, por causa do apelo visual que possuem. Então, se seu público utilizá-los, por que não começar por aí? 😉

Em relação às redes sociais e ao YouTube, a estratégia com influenciadores digitais pode ser uma forma de divulgação poderosa. Por meio dela, personalidades que são referências em seus nichos usam e falam das peças de roupa da sua loja. Essas pessoas costumam ter credibilidade frente ao público, o que torna o retorno dessas ações, em geral, bastante positivo.

Também existem estratégias offline para que sua marca de roupas passe a ser mais conhecida. Você pode participar de bazares, feiras e lojas pop-up — estabelecimentos em que várias marcas expõem temporariamente seus produtos.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

5. Trabalhe sua marca

Além das roupas que você oferece, o que faz sua marca única? Apesar de parecer um trabalho apenas para grandes empresas, o branding — como é conhecido esse trabalho de marca — é importante para criar uma identificação dos consumidores com sua loja.

Aqui, você deve pensar quais são sua missão, seus valores, seu propósito e as vantagens do seu produto. Tente refletir também sobre os sentimentos e adjetivos que você quer associar à sua empresa.

A partir daí você deve criar a identidade visual, que inclui:

Além da parte visual, a linguagem que você utiliza também vai impactar na forma como sua marca é percebida pelo público. Então, atente-se à imagem que vai passar pela forma como escreve e fala para as pessoas nos seus mais diversos canais.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como escolher entre tantos nomes para lojas de roupas?

O nome da sua empresa também é um aspecto que vai ajudar a dar a cara da sua marca. Quando for escolher o nome da sua loja de roupas, pesquise o significado de algo que te torne único.

Ademais, procure optar por um nome fácil de pronunciar e também de escrever. Assim, você garante que seu público vai se lembrar e não vai ter problemas para falar ou escrever sobre você.

Para falarmos um exemplo prático, observemos a marca Lolja. Eles são especializados em produzir e vender camisetas com temáticas geek e relacionadas à internet. Desse modo, utilizaram a sigla LOL (laughing out loud, ou “rindo alto”, em tradução livre), muito utilizada online, e juntaram à palavra loja. Assim, chegaram a um nome simples e que representa a essência da marca.

👉 Confira: Gerador de nomes para empresas gratuito

6. Faça uma análise da concorrência

Agora que você já tem uma ideia melhor de como será a sua marca, hora de olhar para seus competidores diretos. Por meio da análise da concorrência, você vai observar o que essas lojas de roupas que disputam o mesmo público que você têm feito.

Alguns aspectos para prestar atenção são:

  • Publicações nas redes sociais;
  • Navegação em sua loja virtual e/ou disposição dos produtos na loja física;
  • Preços que praticam;
  • O que divulgam em suas newsletters e mensagens de e-mail.

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode observar tudo aquilo que for te ajudar a entender quais são seus pontos fortes em relação a eles e aquilo que não está bom em seu negócio — e, portanto, precisa ser melhorado.

A análise da concorrência pode ser feita tanto no momento da criação de uma nova loja de roupas quanto depois que você já tiver criado seu empreendimento, com alguma frequência. Por meio dela, você estará sempre buscando melhorar seus produtos e serviços.

💡 Saiba mais: Análise da concorrência: o que é e como fazer para se destacar

7. Crie promoções

As promoções são, sem dúvidas, uma das melhores formas de conseguir clientes. Afinal, um cupom de desconto ou frete grátis encanta qualquer pessoa, não é mesmo?

Por isso, se sua ideia é trabalhar com roupas, criar condições promocionais periodicamente pode te ajudar a aumentar significativamente seu ticket médio. Além disso, alguns consumidores tendem a ficar sempre de olho em lojas que fazem promoções, com isso, você consegue também fidelizar esses clientes.

No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de criar as promoções e não se empolgar muito. Lembre-se de que a oferta precisa ser atrativa para o seu público e rentável para o seu negócio ao mesmo tempo.

Algumas opções de descontos que você pode oferecer são:

  • Desconto para a compra de 3 peças ou mais;
  • Promoção de produtos que estão parados no estoque;
  • Frete grátis para determinadas regiões;
  • Cupom de desconto para a primeira compra na loja.

💡 Saiba mais: Como usar cupons de desconto para aumentar as vendas?

8. Ofereça diversas formas de pagamento e envio

Não é novidade que no e-commerce, os meios de pagamento e envio possuem grande peso na decisão de compra. Por isso, pensando na sua taxa de conversão, é importante oferecer o máximo de opções possíveis para que o cliente pague e receba seus produtos.

Falando em pagamentos, é importante pensar nas diversas formas disponíveis além do cartão de crédito, até porque, não são todas as pessoas que possuem um. Pensando nisso, oferecer opções de pagamento via boleto bancário, transferência bancária e PIX pode fazer a diferença.

Quanto aos meios de envio, a estratégia deve ser a mesma. Muitas vezes, o valor do frete pode ser o motivo por trás da desistência por parte do cliente, por isso, quanto mais opções disponíveis, mais chances de ele concluir a compra.

Com diversos serviços disponíveis no mercado, como a Frenet e o Melhor Envio, você pode oferecer opções de envio para os clientes que têm mais pressa para receber os produtos e para aqueles que não estão dispostos a pagar caro pelo frete.

💡 Saiba mais: Meios de pagamento para e-commerce

9. Use fotos com boa qualidade

A boa qualidade das fotos no e-commerce são importantes em todos os tipos de loja, mas especialmente nas de roupas. Isso porque essas imagens devem ser capazes de mostrar as cores e texturas com fidelidade aos tecidos.

Para isso, existem as fotografias still. Elas são aquelas imagens com fundo branco em que apenas a mercadoria fica em evidência. Há também as fotos ambientadas, ou seja, aquelas em que outros elementos aparecem, criando um cenário. Esse tipo de imagem auxilia o cliente a ter melhor ideia sobre as proporções daquele artigo.

Ademais, uma ideia para mostrar o caimento das roupas é colocar, além das fotos apenas dos produtos, imagens de modelos utilizando as peças. Desse modo, o cliente terá melhor noção de como é aquele artigo em uso.

Para saber como tirar boas fotos dos produtos, confira as dicas no vídeo abaixo:

10. Crie boas descrições dos itens

Assim como as imagens, as descrições das mercadorias também ajudam a apresentá-las para o consumidor quando ele vai comprar online, já que não é possível ver o produto pessoalmente no momento de decisão.

Por isso, não copie apenas as descrições de peças que já vêm com essa informação dos fornecedores. Enriqueça esse texto falando sobre cores e texturas, de modo a complementar as imagens.

No caso de roupas e calçados, também é fundamental apresentar uma tabela de medidas para cada tamanho oferecido. Nela, você deve colocar as medidas de cada parte do corpo que será envolvida por aquela peça — por exemplo, ombros, cintura e quadril para uma blusa.

Você também pode colocar as medidas de cada parte da peça. Veja um exemplo da marca Lolja logo abaixo:

Captura de tela de um e-commerce com uma tabela de medidas para vender roupas online

A ideia é que o consumidor tenha uma forma de saber antes se a peça vai servir ou não. Isso vai diminuir as chances de que ele precise trocar o produto ou, até mesmo, de que fique inseguro e desista de comprar em seu site.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

11. Capriche nas embalagens

Outro cuidado que você precisa ter na hora de vender roupas online é com a embalagem utilizada para o envio. Você deve ficar atento a dois aspectos principais: tamanho e material do pacote.

A respeito das dimensões, certifique-se de que o embrulho utilizado por você não é muito maior do que os produtos que você precisa enviar. Isso vai garantir que o frete não saia por um valor mais alto do que o necessário, pois seu preço é calculado a partir das dimensões do pacote — entre outras variáveis, como peso e endereços de postagem e de destino.

Sobre o material, para roupas é uma boa ideia escolher embalagens plásticas, como grandes envelopes. Desse modo, você garante que as peças não vão chegar, por exemplo, molhadas ao comprador se pegarem uma chuva em algum local de armazenamento até a entrega.

Já em relação à quebra de produtos, é bem provável que você não precise se preocupar com isso ao vender roupas. Então, caixas não são necessárias na maioria dos casos — e, como vimos, seus tamanhos podem encarecer o frete sem necessidade.

12. Crie um processo para troca e devolução de produtos

Por fim, sabemos que o ideal é que o cliente não precise trocar os produtos, mas isso pode acontecer. Inclusive, o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento até sete dias depois que a pessoa receba sua compra online. Nesse caso, o cliente pode apenas devolver o produto e pedir seu dinheiro de volta ou querer trocar por outra coisa.

Além disso, as lojas que possuem políticas de troca e devolução costumam conquistar a confiança dos visitantes para que eles realmente façam a compra ali. Afinal, eles ficarão tranquilos ao saber que poderão trocar uma peça se tiverem qualquer problema.

Portanto, você deve estar preparado para esse tipo de contratempo. No e-commerce, esse processo é chamado de logística reversa e os próprios Correios possuem um serviço específico para isso. Normalmente, a própria loja arca com os custos do envio de volta do artigo pelo cliente e pela postagem do novo produto.

Onde vender roupas na internet?

Vista a estratégia da sua nova loja, hora de pensar em como vender roupas (pela internet e offline), mas mais especificamente por onde. Estamos falando sobre os canais de venda.

Vamos conhecer um pouco de cada um deles a seguir:

Loja virtual

Uma loja virtual de roupas é um site de vendas só seu. Isso significa que você escolhe como será o layout, a disposição dos produtos e os meios de pagamento e de envio utilizados.

Esse site pode ser criado do zero, com a ajuda de um desenvolvedor, ou a partir da tecnologia de uma plataforma de e-commerce. No caso de iniciantes, recomendamos a plataforma, pois sua tecnologia permite a criação da loja mesmo sem conhecimentos técnicos, além de os custos serem mais baixos e a integração com meios de pagamento e de envio ser mais simples, podendo ser feita com apenas alguns cliques.

E engana-se quem pensa que um site próprio serve apenas para quem quer vender produtos novos. Àqueles que consideram vender roupas usadas, é possível criar um brechó online por meio de um e-commerce próprio. Caso queira se inspirar, você pode conhecer a história da Com Eira e Beira.

💡 Saiba maisComo criar site de vendas?

Bônus: infográfico sobre como montar uma loja virtual

Caso prefira um conteúdo visual, confira um infográfico com um passo a passo para montar uma loja virtual:

Infográfico com 11 passos para criar uma loja virtual

Para saber como criar uma loja virtual, confira nosso e-book sobre o assunto:

Marketplace

Os marketplaces são sites que costumam ter bastante tráfego em que diversos lojistas podem expor seus produtos. Em troca, os anunciantes, na maioria dos casos, pagam uma taxa pelo artigo vendido. Pode haver custos adicionais dependendo da plataforma utilizada, como é o caso de um dos marketplaces mais famosos: o Mercado Livre.

Se você pensa sobre onde vender roupas usadas, há uma opção de marketplace focado nesse nicho: no Enjoei, pessoas podem anunciar peças desse tipo. O próprio Mercado Livre também permite a venda de artigos usados, mas o Enjoei é especializado em moda.

💡 Saiba mais: 7 dicas para vender em um marketplace

Redes sociais

Apesar de não terem sido criadas para o comércio, as redes sociais foram evoluindo a ponto de, hoje, oferecerem algumas funções de venda, como é o caso do Instagram Shopping e das lojas do Facebook.

Como já observamos, esse canal pode funcionar muito bem para o segmento da moda. Seu apelo visual ajuda a conquistar consumidores que se interessem pelas peças da sua marca.

O WhatsApp também tem sido um meio bastante adotado por algumas novas marcas como um canal de vendas. A função Business do aplicativo permite, por exemplo, a inserção de um catálogo com suas peças. Dessa forma, não é necessário mandar fotos de cada uma delas aos interessados que entrarem em contato.

Tenha em mente apenas que, por não terem o comércio como função principal, muitas operações, como o pagamento online e a comunicação com o cliente para envio do produto, precisarão ser feitas manualmente.

Uma alternativa para automatizar as vendas pelas redes sociais é utilizá-las em conjunto com uma loja virtual. Desse modo, é possível integrar todos os pedidos em um mesmo painel, o que facilita o trabalho.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram: o guia definitivo de 2021

Loja física

Por fim, uma loja física também é um canal de vendas, porém offline. Esse modelo é mais tradicional e conhecido. Com ele, você aluga um espaço para montar sua loja e expor os produtos.

Antes, essa era a forma mais comum para começar a vender roupas, mas, agora, com as facilidades da internet para os empreendedores, seus custos são considerados altos. Além do aluguel do espaço, é necessário pagar pelos custos de funcionamento (água, luz, internet) e, muito provavelmente, você vai precisar de pelo menos um funcionário para mantê-la aberta.

Confira um comparativo sobre a loja online e a física no vídeo:

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Resumo

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para tirar suas dúvidas sobre como vender roupas pela internet e também em lojas físicas.

É importante pesquisar bastante sobre o mercado antes de começar um negócio. Por isso, leia muito, assista a vídeos e converse com outros empreendedores que já se aventuraram nesse ramo. A troca de experiências aumenta muito suas chances de sucesso! 🎇

Antes de encerrarmos, confira um resumo rápido:

Como vender roupas pela internet?

  1. Escolha o nicho de mercado
  2. Determine o público
  3. Selecione os fornecedores
  4. Planeje a divulgação do negócio
  5. Fortaleça sua marca
  6. Analise a concorrência
  7. Crie promoções
  8. Ofereça diversas formas de pagamento e envio
  9. Use fotos com boa qualidade
  10. Crie boas descrições dos itens
  11. Capriche nas embalagens
  12. Crie um processo para troca e devolução de produtos

Por onde vender roupas?

  • Loja virtual
  • Marketplaces
  • Redes sociais
  • Loja física

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