Como vender relógios: desapegando ou criando sua própria loja

Já pensou em vender relógios pela internet? Há muito tempo, os relógios são itens bastante desejados em todas as faixas etárias, tanto pela sua utilidade, quanto pelo fator estético.
Há quem busque modelos mais modernos, como os smartwatches. Mas, há também quem escolha relógios de cores vibrantes, para usar como acessório de moda, até marcas luxuosas e relógios vintage. Esse é um mercado bastante amplo, com muita diversidade e clientes apaixonados.
Se você deseja aprender como vender relógios usados ou criar uma loja virtual de relógios, cobrimos tudo o que você precisa saber neste artigo. Continue lendo!
Vantagens de vender relógios pela internet
O e-commerce é um mercado que segue crescendo, sem sinais de desaceleração. Por esse motivo, é natural que, ao desejar vender produtos, as pessoas se voltem para o meio virtual. Aqui, separamos algumas vantagens de usar a internet para vender relógios:
- Possibilidade de criar uma loja virtual;
- Chance de anunciar em marketplaces;
- Uso das redes sociais para impulsionar vendas;
- Possibilidade de encontrar um público fiel e de nichos específicos;
- Capacidade de crescer sua marca com marketing digital.
Se quiser saber mais sobre como vender relógios pela internet e as diferentes possibilidades, é só continuar com a leitura!
Como vender relógios usados?
Se o que você quer é vender relógios usados, sem necessariamente criar uma loja ou marca, a melhor opção é o uso de marketplaces.
Existem marketplaces focados na revenda de artigos usados. Por já terem um nome no mercado e clientes recorrentes, ao usar essas plataformas, pode ser mais fácil encontrar um comprador para seu relógio com mais rapidez.
Marketplaces são plataformas que reúnem diversas lojas e vendedores em um só lugar. Alguns nomes conhecidos são o Enjoei, o Mercado Livre e a OLX.
Mas, é claro, isso vem com um preço. Por acelerarem o processo, essas plataformas cobram taxas pelo serviço. Dessa forma, elas também ficam com uma parte do lucro que poderia ficar no seu bolso.
Como criar uma loja de relógios: passo a passo
Se o que você quer é criar uma loja de relógios do zero, com nome e identidade visual próprios, separamos 6 passos fáceis para você seguir:
1. Conheça seu público alvo
Existem aficionados por cada um dos tipos de relógios. Conhecendo seus gostos e anseios, você poderá estabelecer uma comunicação mais eficaz, tocando nos fatores principais de seus desejos.
Os que preferem smartwatches, por exemplo, tendem a ser apaixonados por tecnologia. Já os que preferem modelos vintage, procuram por um apelo estético ligado ao passado. Tenha isso em mente ao divulgar seus relógios e idealizar sua loja. Vender também é sobre entender sobre o que gera emoção e desejo.
💡 Saiba mais: Público alvo: entenda o que é como definir o do seu negócio
2. Busque bons fornecedores
Antes de lançar seu negócio, você precisa encontrar os fornecedores certos para seus produtos. Existem diversos negócios focados na venda de relógios em atacado. Muitas vezes, esses empreendimentos vendem relógios de produção própria e os distribuem para vários lojistas.
Alguns nomes conhecidos são o Relógios no Atacado, O Senhor dos Relógios, Relógio Store Atacadista e Atlantis Relógios Atacado. Mas, com uma simples busca no Google por “relógios em atacado”, você poderá encontrar outras opções.
Para escolher de forma assertiva, tente levar em consideração fatores como o preço, a demanda pelos modelos oferecidos e a logística de entrega.
3. Tenha boas fotos dos modelos
A apresentação de produtos é, na grande maioria das vezes, um fator fundamental para qualquer empreendimento. No caso dos relógios, que são buscados pelo seu valor estético, o ideal é que você os apresente da melhor forma possível.
Se quiser saber como tirar fotos de relógios para vender, comece observando as fotos da concorrência. Invista em imagens de qualidade, de preferência, profissionais, evitando reflexos ou qualquer fundo que distraia da beleza dos seus produtos.
💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para sua loja virtual?
4. Inclua descrições completas
Ao buscar por um relógio, seu cliente busca também por informações técnicas. Algumas das mais importantes que devem ser incluídas na descrição são:
- Modelo;
- Marca;
- Ano;
- Opções de garantia;
- Estado de conservação;
- Conteúdo da caixa;
- Documentações gerais e que comprovem a autenticidade.
💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?
5. Defina sua logística de estoque e envio
Outro fator importante são as opções de logística a serem usadas no seu empreendimento. Antes de começar a vender, é fundamental que você tenha seu estoque e opções de envio bem alinhados. Dessa forma, você evita atrasos e mantém seus clientes felizes e com seus relógios no pulso.
6. Crie uma loja virtual
Por fim, uma forma de levar sua marca a outro nível é criando uma loja virtual. Ao fazer isso, você transmite mais profissionalismo para seus potenciais clientes, além de facilitar processos de gestão. Com uma loja virtual, você pode projetar sua marca na internet, criar sua identidade própria e estabelecer seu nome no mercado.
Com a Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual do zero de forma profissional, mesmo que não tenha conhecimentos técnicos.
7. Invista no marketing da sua loja
Outro ponto importante é fazer uma divulgação bem feita do seu empreendimento. Para isso, você pode contratar profissionais do marketing digital. Outra opção é aprender você mesmo como realizar ações que tornarão sua loja visível para o público que você deseja atingir.
💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital.
Tipos de relógios para vender
Para que você conheça melhor esse produto em questão, separamos alguns dos principais tipos de relógio para vender e as particularidades do público de cada um. Confira:
Smartwatches
Os smartwatches são a evolução do relógio tradicional. Muitas vezes, funcionam como uma extensão dos smartphones. Com eles, além de ver as horas, você pode ler mensagens, usar aplicativos de música, fazer ligações além de outras funções relacionadas à saúde e atividade física, como o monitoramento de passos, calorias gastas e batimentos cardíacos.
Seus usuários geralmente são interessados em temas relacionados à tecnologia e saúde e bem-estar.
Relógios de luxo
Os relógios de luxo são muito associados a desejos de status e posição social. Fabricados em materiais nobres, esse tipo de relógio chega a atingir preços bastante elevados, desde R$ 2 mil até mais de US$ 1 milhão.
Seu público, por motivos óbvios, é composto por pessoas de maior poder aquisitivo.
Relógios vintage
A venda de relógios vintage é voltada para pessoas que têm interesse na estética e outros elementos do passado. Assim como existem brechós com foco em roupas antigas, a venda de relógios vintage pode ser um nicho interessante por existir um público apaixonado e fiel, que está sempre se renovando.
Relógios usados
A venda de relógios usados geralmente é feita por pessoas que desejam desapegar de um item que não usam mais, mas que pode ser do desejo de outras pessoas. Aqui, qualquer um dos tipos anteriores é válido. Desde que estejam em bom estado de conservação, não será tão difícil encontrar compradores para seus itens.
Se seus relógios estiverem com má aparência ou defeitos, você pode tentar vendê-los a um preço reduzido ou entrar em contato com lojas que realizam reparos e restaurações.
Pronto para começar a vender relógios pela internet?
Se você leu até aqui, já deve saber exatamente como criar uma loja de relógios e como vender relógios usados que você não usa mais. Além disso, você conhece melhor todos os tipos e como se comunicar com o público-alvo de cada um.
Seja qual for seu objetivo, relógios são itens atrativos, que, ao incorporarem novas tecnologias, se mantiveram como objetos de interesse para diferentes gerações. Esperamos que você tenha se inspirado com nosso artigo e leve sua ideia adiante.
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