Fotos de roupas: como produzir boas imagens para sua loja de moda?

Por: Joyce Dinalli

Imagem de roupas penduras em cabides para representar como tirar fotos de roupas para vender.

O universo da moda é profundamente visual. Pensando nisso, para te ajudar a garantir a receptividade da sua marca e do seu produto, criamos este guia sobre como tirar fotos de roupas para vender  — seja na sua loja virtual ou em redes sociais, como o Instagram.

Preparado? Então siga com a leitura do conteúdo para potencializar sua estratégia ao vender roupas! Temos certeza de que, após ter conhecimento destas dicas, você estará pronto para fotografar suas peças com profissionalismo e transmitir, por meio das imagens, mais segurança ao seu cliente durante a jornada de compra. Vamos lá? 📸

Para começar, assista ao nosso vídeo especial sobre o assunto para saber tudo sobre as fotos de roupas:

Quer se aprofundar? Então continue neste conteúdo!

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Como tirar fotos de roupas para vender?

Para que você não se esqueça de nenhum detalhe importante, a seguir, separamos oito pontos para se atentar na hora de tirar fotos de roupas para o seu negócio. Além disso, ao final da lista, confira um vídeo-bônus sobre o tema.

1. Entenda o perfil do seu público-alvo

Antes de pensar em câmeras, manequins e qualquer outro pormenor, é essencial ter o seu público-alvo como foco em qualquer tomada de decisão. Essa é a base de um marketing para loja de roupas efetivo.

Logo, investigue do que gostam e o que procuram. Defina (caso ainda não o tenha feito) as personas da sua marca com base em dados demográficos e comportamentais.

Por exemplo: se ao delimitá-las, você perceber que são mulheres entre 50 e 55 anos e que 70% delas moram em Pernambuco e Alagoas, é bem provável que o seu público-alvo esteja em busca de peças confortáveis e de tecidos leves (devido ao clima quente da região).

Além disso, tais personas geralmente são exigentes. Por esse motivo, procuram examinar a costura e o caimento das peças nas imagens da loja virtual de roupas.

Tendo isso em mente, fica mais fácil compreender ao que você deve se ater no momento de fotografar.

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💡 Saiba mais: O que é persona e como definir uma para o seu negócio?

2. Faça um planejamento antecipado

Organização deve ser um dos pilares de qualquer negócio — e isso não seria diferente para uma marca de roupas. Portanto, ao planejar a fotografia dos vestuários, monte um cronograma, considerando:

  • Quando as peças serão entregues pelo fornecedor (ou quantos dias são necessários para fabricá-las);
  • Quanto tempo se leva para fotografar peça e editar as fotos para a sua loja virtual;
  • Quando você pretende anunciá-los (caso seja uma nova coleção, por exemplo).

Dessa maneira, você tem a chance de otimizar sua rotina e programar cada passo com mais assertividade.

3. Tenha a câmera e os acessórios necessários

Para tirar fotos de roupas com qualidade, não é preciso investir rios de dinheiro em uma câmera profissional. Um smartphone com resolução a partir de 13MP já é suficiente para começar.

Agora, caso queira comprar uma máquina fotográfica, é indicado que ela seja DSLR (câmera com um sistema mecânico de espelhos), tenha uma abertura (entrada para luz) acima de f/11 e um ISO (sensor de luz) entre 600 e 640.

Já em relação aos acessórios, é recomendado ter:

  • Um tripé para dar mais estabilidade aos disparos;
  • Um rolo de papel contínuo ou tecido branco para compor o plano de fundo básico;
  • Um estande como suporte para o papel ou tecido;
  • Uma ou duas softboxes, um tipo dispositivo fotográfico de iluminação, utilizado para melhor difundir a luz.

Abaixo, veja um exemplo de estúdio profissional (com os itens listados acima), mas que pode ser facilmente adaptado em um espaço menor:

Estúdio de foto mostrando todos os equipamentos listados, como tripé, fundo branco e softboxes.

4. Pense sobre o suporte para exposição das peças e sobre o fundo para as fotos de roupas

Com os três passos anteriores bem definidos, chega o momento de compreender qual será o suporte para as suas peças na sessão de fotos.

Para isso, existem quatro principais opções, que são: manequim, cabide, tapete e modelo. Confira, a seguir, as características de cada uma.

Manequim

Imagem mostrando três manequins na vitrine de uma loja.

Um manequim (ou até mesmo um busto) pode ser ideal para você que não quer depender de outras pessoas para fotografar os looks da sua loja virtual — afinal, esse tipo de suporte está sempre disponível e tem apenas o custo inicial.

Cabide

Imagem de um vestido pendurado em um cabide.

Neste caso, bem como no manequim, você não depende de modelos para expor as peças do seu e-commerce. Para tirar fotos de roupas no cabide, você precisa apenas desse apoio — que pode ser personalizado com o logo da sua marca, por exemplo.

No entanto, vale ressaltar que imagens em cabide tendem a ser menos pessoais aos olhos do público-alvo, pois não reproduzem o formato de um corpo humano.

Tapete

Imagem de uma composição de look sobre um tapete branco.

Para tirar fotos de roupas no tapete, é importante investir em pelegos e/ou tapeçarias de cores neutras e em acessórios (como flores e vasos, por exemplo) para compor a fotografia. Assim como o cabide, o tapete tem a característica de ser impessoal.

Modelo

Imagem de uma mulher modelando para representar como tirar fotos de roupas para vender.

Por fim, ter um(a) modelo para tirar fotos de roupas é a opção que gera maior identificação entre uma marca e o público-alvo, pois ver o caimento das peças em um corpo humano transmite mais segurança na hora de fechar uma compra.

Se você não quiser investir na contratação de um(a) modelo profissional, sem problemas. Busque por familiares, amigos e/ou conhecidos que tenham perfis e idades similares às suas personas e convide-os para uma sessão de fotos.

Para agradecê-los pela disposição, você pode acertar um cachê que caiba no seu bolso ou presenteá-los com peças da sua marca.

5. Padronize o ambiente das fotos

O ambiente das fotografias de roupas pode ter um formato neutro, como o estande e o papel contínuo citados no tópico Câmera e acessórios, ou um cenário personalizado, como em uma fazenda, se você vender roupas country, por exemplo.

Imagem de modelo vestindo uma roupa no estilo country.

Além disso, é importante considerar a padronização dos ambientes das fotos, para que, ao publicar as imagens no seu site de vendas, não se crie uma poluição visual, ok?

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6. Garanta uma boa iluminação

Ao tirar fotos de roupas, é fundamental ter uma iluminação que não interfira nas cores das peças. Para isso, as opções são: luz natural (de uma janela ou em um ambiente externo) e softboxes. O flash da câmera ou do smartphone deve ser evitado ao máximo, pois deixam a imagem com um aspecto artificial.

Para não criar sombras, você deve posicionar o suporte para roupas ou o(a) modelo a 50 cm do fundo (caso você esteja usando um estande); e estes, em um ângulo de 45 graus em relação às softboxes ou à fonte de luz.

Todavia, se você for fotografar em um tapete, o indicado é instalar duas softboxes (uma de cada lado da peça).

Com tais passos, a iluminação se torna muito mais uniforme e as fotos, mais naturais. ✨

7. Escolha bons ângulos para os cliques

Além de cuidar do ambiente e da iluminação, é essencial que, ao fotografar as roupas da sua loja virtual, você dê atenção aos ângulos e detalhes das peças, como botões, cós, estampas etc.

Foto do cós de uma calça para mostrar os detalhes da peça.

Neste caso, as dicas são: manter a câmera sempre em frente ao produto e mudar apenas a posição do manequim ou modelo — isso ajudará a conservar o padrão de posicionamento das imagens.

No mais, não use o zoom com frequência, pois ele pode interferir na qualidade da foto. E não se esqueça de, antes de realizar a sessão de fotos, passar as peças (se estiverem amassadas) e conferir se todas as costuras e acabamentos estão bem feitos.

8. Capriche na edição das fotos

Após tirar fotos das roupas da sua marca, é importante verificá-las em relação à fidelidade das cores e texturas. Se necessário, utilize um editor para que as fotos fiquem o mais próximo do real — o que evita frustrações por parte do cliente e, por consequência, a logística reversa.

Lembre-se de recortá-las no mesmo formato (para, mais uma vez, manter um parâmetro estético) e de documentar os passos da edição de imagens, pois, assim, você ou qualquer pessoa da sua equipe poderá aplicá-los bem, respeitando as diretrizes.

💡 Saiba mais: Como editar fotos para loja virtual?

4 ferramentas gratuitas de edição de fotos para loja virtual

Depois de conferir as principais dicas de como tirar fotos de roupas para vender, separamos três editores de imagens gratuitos para você dar um ajuste final no seu material:

1. Compressor de imagens

É comum em alguns momentos precisarmos de um arquivo de imagem menor e mais leve, principalmente no e-commerce. Nesses casos, podemos usar ferramentas para comprimir imagem e compactar arquivos de imagem, como o compressor gratuito da Nuvemshop:

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2. Adobe Photoshop Express

Com o Adobe Photoshop Express você pode fazer retocar as imagens com um toque profissional, nivelando brilho, contraste etc. A ferramenta está disponível para download em sistemas Android e iOS.

3. Pixlr

Pixlr é ideal para usuários que precisam de um serviço avançado, mas que não têm acesso aos recursos pagos.

Com a ferramenta você pode criar máscaras, que são formas de aplicar efeitos só na imagem em primeiro plano na foto, deixando o fundo com um aspecto (cor, outra imagem) diferente. O app está disponível para download em sistemas Android e iOS.

4. Canva

Canva é um editor que permite criar peças gráficas para diversas mídias. Com o recurso, você pode produzir imagens personalizadas para sitesbanners para divulgar promoções em sua loja virtual, entre várias opções.

Você também pode utilizar a versão do aplicativo para Android e iOS.

Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram?

Para tirar fotos de roupas para o Instagram, você deve seguir os mesmos passos do capítulo anterior. No entanto, no que diz respeito à etapa de planejamento, é importante também considerar os melhores horários para publicar seus produtos na rede social.

Para isso, verifique a aba Insights do seu Instagram comercial. Nela, você encontrará informações sobre os dias e períodos com maior tráfego, além de dados sobre o seu público-alvo.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights para guiar a estratégia da sua marca

Por fim, algumas outras dicas para fotos de roupas específicas para essa rede social são:

  1. Atente-se ao enquadramento das fotos para que elas fiquem boas no feed;
  2. Mantenha um padrão estético e uma identidade visual organizada entre as fotos;
  3. Explore os diferentes ângulos de cada peça para postar em formato carrossel;
  4. Mostre de perto os detalhes das peças que podem chamar a atenção do cliente;
  5. Use a abuse da sua criatividade, uma vez que o Instagram permite essa comunicação mais próxima do usuário.

💡 Saiba mais: Como editar fotos no Instagram?

Caso queira aprender mais sobre o Instagram e descobrir ferramentas de edição específicas para essa rede social, baixe o nosso e-book gratuito sobre o tema:

Pronto para tirar fotos de roupas para vender?

Esperamos que este guia tenha solucionado suas principais dúvidas sobre como tirar fotos de roupas. Lembre-se de que a prática leva à perfeição — por isso, não tenha medo de testar diferentes formatos, ok?

Para encontrar mais dicas sobre o segmento de moda, não deixe de acessar o nosso manual completo e gratuito sobre o assunto:

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas? 

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

  1. Entenda o perfil do seu público-alvo;
  2. Faça um planejamento antecipado;
  3. Tenha a câmera e os acessórios necessários;
  4. Pense sobre o suporte para exposição das peças;
  5. Padronize o ambiente das fotos;
  6. Garanta uma boa iluminação;
  7. Escolha bons ângulos para os cliques;
  8. Capriche na edição das fotos.

  1. Compressor de imagens;
  2. Adobe Photoshop Express;
  3. Pixlr;
  4. Canva.
 

  1. Atente-se ao enquadramento das fotos;
  2. Mantenha um padrão estético e uma identidade visual organizada;
  3. Explore os diferentes ângulos de cada peça;
  4. Mostre de perto os detalhes das peças;
  5. Use a abuse da sua criatividade.

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