Como fazer dropshipping em 2024? [guia]
- Dropshipping é um modelo logístico em que o lojista pode vender produtos sem precisar de um estoque físico;
- Para começar no dropshipping, é importante escolher fornecedores confiáveis, que prazos de entrega e ofereçam produtos de qualidade;
- Ao fazer um teste grátis de 7 dias na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual e integrá-la aos maiores fornecedores de dropshipping por meio do aplicativo Dropi.
Você já pensou sobre como trabalhar com dropshipping? Esse é um modelo logístico que tem ganhado cada vez mais destaque pelo baixo investimento inicial para quem está começando. E, felizmente, entender como fazer dropshipping é fácil, mas a execução exige bastante dedicação do empreendedor.
Isso porque, nesse modelo de logística, você não precisa dispor de um estoque próprio para vender na internet. Basta ter fornecedores de dropshipping que se responsabilizam pela logística de armazenamento, separação e envio dos produtos, enquanto você cuida das vendas, do marketing e do atendimento ao cliente.
No entanto, para garantir entregas no prazo e clientes satisfeitos, algumas estratégias são necessárias. Por isso, separamos 12 dicas de como trabalhar com dropshipping do zero no Brasil com fornecedores nacionais e internacionais. Vamos lá?
Como trabalhar com dropshipping?
Você não precisa formar um estoque para trabalhar com dropshipping, mas deve dedicar tempo e energia à sua loja.
Para começar, você vai precisar de planejamento e organização para encontrar bons fornecedores, definir os produtos certos para o seu público-alvo, investir na divulgação, entre outras tarefas.
Mas não se preocupe! Preparamos uma checklist de como começar a trabalhar com dropshipping. Veja:
- Escolha um nicho de mercado específico;
- Selecione os produtos que vai comercializar;
- Escolha seus fornecedores;
- Teste os itens que vai vender;
- Crie um fluxo com os fornecedores;
- Determine seus canais de venda;
- Crie descrições detalhadas dos produtos anunciados;
- Tenha uma política de troca e devolução estabelecida;
- Informe os prazos de entrega com clareza;
- Divulgue sua loja com marketing digital;
- Acompanhe todos os pedidos;
- Capriche no atendimento ao cliente.
Ficou interessado? Então, confira os detalhes de cada um desses tópicos:
1. Escolha um nicho de mercado específico
Um passo muito importante para começar a trabalhar com dropshipping do zero é entender qual será o seu foco. Para isso, é importante pensar em um nicho de mercado específico.
Isso será bastante útil na hora de encontrar os produtos certos para a sua loja, escolher a forma de divulgação, pensar nos melhores canais de vendas e selecionar os fornecedores de dropshipping ideais. Afinal, existem vários nichos de dropshipping — e cabe a você decidir qual vale mais a pena.
💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre dropshipping
2. Selecione os produtos que vai vender
Uma forma interessante de encontrar produtos para dropshipping é fazer uma busca em redes sociais e no Planejador de palavras-chave do Google para ver quais pesquisas estão em alta. Essas buscas podem gerar insights sobre os produtos mais lucrativos para começar a trabalhar com dropshipping.
Algumas ferramentas para fazer essa pesquisa são:
- Google Trends: mostra quais buscas estão em alta no Google. Essa é uma ferramenta interessante para descobrir se aquele produto está sendo muito ou pouco pesquisado;
- Planejador de palavras-chave do Google: mostra a frequência com que determinadas palavras-chave são pesquisadas e como essa pesquisa muda ao longo do tempo;
- Sites acessados pelo seu nicho: onde o seu público faz compras? Em quais sites ele busca opiniões? O que está sendo falado por lá? Essas são perguntas que podem ajudar a escolher os produtos adequados para a sua loja.
Além disso, para saber como fazer dropshipping é preciso fazer um estudo sobre a viabilidade de compra de certos produtos. Não é porque existe um fornecedor produzindo aquele item que isso significa que ele poderá ser vendido nacionalmente.
Por exemplo, alguns produtos e marcas são protegidos por direitos autorais (copyright) e se você vende algo que infringe essa norma, pode estar cometendo um crime no dropshipping e acabar recebendo um processo ou multa.
💡 Saiba mais: Como ter uma loja de dropshipping de eletrônicos?
📹 Veja também: O que NÃO vender com dropshipping?
3. Escolha seus fornecedores
Tão importante quanto a qualidade dos seus produtos é a competência de quem irá fornecê-los. Isso porque, além de serem responsáveis por garantir a integridade dos itens, os fornecedores também estarão encarregados pelo processo de envio do produto.
Algumas questões que você precisa analisar na hora de escolher um fornecedor nacional ou internacional para trabalhar com dropshipping do zero no Brasil são:
- Quanto custa o produto? Faça uma análise de quanto os concorrentes estão cobrando para a revenda e entenda se a margem de lucro vale a pena;
- Existe uma taxa para a compra? Quando você está falando com um revendedor, ele pode cobrar um valor pelo serviço que está sendo executado, isso também deve entrar no seu cálculo da margem de lucro;
- Como os produtos serão enviados? Saber de que forma o fornecedor realiza esse serviço é importante pois afetará a experiência do cliente e, consequentemente, terá impacto sobre a percepção da sua marca;
- Como é feito o pagamento? A cobrança é mensal? Semanal? Entenda cada etapa do processo para ver as vantagens e desvantagens de cada fornecedor.
No caso do dropshipping internacional, fique atento às novas regras de importação.
Antes de importar produtos de fornecedores internacionais, é bom se atentar às regras de importação. A partir de 1º de agosto de 2024, compras internacionais de até US$ 50 serão taxadas em 20% de Imposto de Importação.
A medida inclui compras em lojas online como AliExpress, Shopee e Shein, mesmo que participem do programa Remessa Conforme, criado pela Receita Federal com o objetivo de tornar o fluxo de importação de produtos mais simples, ágil e eficiente.
Em compras acima de US$ 50, haverá a cobrança do imposto de importação, que é de 60%.
Por fim, vale mencionar que medicamentos importados por pessoas físicas continuam isentos de qualquer taxação.
💡 Saiba mais: 23 melhores fornecedores de dropshipping [lista grátis]
4. Teste os itens antes de anunciar
Para conhecer a qualidade e o funcionamento de um produto, é preciso testá-lo primeiro. Portanto, sempre que decidir adicionar um novo item ao seu catálogo online, procure fazer você mesmo uma experiência com ele antes.
Essa é uma etapa crucial de como fazer dropshipping. Afinal, algo que parece perfeito e prático na teoria pode acabar se mostrando uma grande enganação e arruinar a confiança dos consumidores em relação à sua loja.
Para não perder o timing, você também precisa ser ágil e buscar as tendências quando elas estão começando. Por isso, não perca muito tempo quando decidir fazer essa experiência.
💡 Saiba mais: 7 cursos de dropshipping para começar
5. Crie um fluxo com os fornecedores
Para ganhar ainda mais agilidade nas suas vendas com dropshipping no Brasil, procure estabelecer um fluxo logístico com os seus fornecedores. A ideia é criar um esquema de trabalho que possa ser replicado todos os meses e que funcione bem para todos.
Esse fluxo pode envolver:
- Data de pagamento dos fornecedores: o pagamento é feito uma vez no mês? Ou será semanal? Ou cada produto deverá ser pago imediatamente?;
- Data de envio: em até quanto tempo após o pedido o produto é enviado?;
- Código de rastreio: Em quanto tempo os fornecedores se comprometem a enviar o código de rastreio? Essa informação é importante, já que você precisará repassá-la aos seus clientes;
- Contato do fornecedor: com quem você poderá falar caso ocorra algum problema de logística? E se for uma questão de pagamento?;
- Controle de estoque: Como você será informado caso acabe o estoque de determinado produto?
Antes de começar a trabalhar com o dropshipping realmente, é melhor ter tudo isso definido. Assim, você evita dores de cabeça no futuro.
💡 Saiba mais: O que é gestão de pedidos e como escolher o software ideal?
📹 Veja também: Como trabalhar com dropshipping?
6. Determine seus canais de venda
Apresentar um bom site de vendas que atenda às expectativas dos consumidores é fundamental para vender pela internet. E, para que isso seja possível, o primeiro passo é escolher uma plataforma de e-commerce que dê o suporte e a segurança necessários para tocar o negócio sem preocupações.
Você pode até começar com um marketplace, como Mercado Livre, Amazon, Shoppe ou AliExpress. Essas plataformas oferecem uma boa estrutura, mas cobram comissões pelas vendas e dificultam a construção de uma marca própria no mercado.
Mas, se você quer ter uma loja reconhecida e escalar seu negócio, o mais indicado é criar um e-commerce do zero. Na Nuvemshop, por exemplo, você tem todos os recursos para montar uma loja virtual sem precisar de conhecimentos técnicos e ainda conta com aplicativos de dropshipping integrados, como o Aliexpress by Dropi.
Com o Dropi, você poderá integrar sua loja virtual à AliExpress e importar avaliações do marketplace, ter os status dos pedidos sincronizados no e-commerce, contar com a tradução automática do texto dos produtos e ter o estoque atualizado em tempo real.
Assim, ao fazer a integração da sua loja Nuvem, você escolhe o que quer vender, importa as informações e fotos para sua loja virtual e pronto, os clientes já podem comprar.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Dropi?
Outra opção vantajosa é utilizar o aplicativo 3 Cliques, que possibilita a compra de produtos até 20% mais baratos do que na AliExpress. A plataforma é conectada a mais de 40 mil fabricantes da China e não cobra mensalidade.
Com o 3 Cliques, você processa pedidos mais rápido, compra mais barato e ainda tem o suporte de um atendente humano. Além disso, encontra fornecedores melhores e mais confiáveis, automatiza tarefas que consomem tempo e pode fazer pedidos em massa.
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7. Crie descrições detalhadas dos produtos
Esta é outra etapa fundamental de como trabalhar com dropshipping do zero. Isso porque, quanto mais informações você inserir em cada item, maiores as chances de conquistar uma venda.
Por isso, procure sempre se dedicar à descrição dos produtos. Inclua fotos e, se possível, vídeos mostrando como ele funciona. Essa descrição gera mais confiança nos consumidores, além de aumentar o desejo de compra e diminuir o fluxo de mensagens enviadas para os canais de atendimento.
Outro fator importante é a relevância das palavras-chave para os buscadores. Otimizar a descrição dos produtos para os mecanismos de busca irá ampliar suas chances de vendas. É o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).
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💡 Saiba mais:
- SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
- 12 dicas de otimizações de SEO para marketplaces
8. Defina uma política de troca e devolução
Empresas que demonstram respeitar e estimular o processo de trocas têm mais facilidade para fidelizar clientes. De acordo com uma pesquisa da Fecomércio/SP, isso pode aumentar em 10% o número de pedidos.
Só por isso já vemos como é importante ter uma política de troca e devolução bem definidas antes de começar a fazer dropshipping. Mas, uma outra questão importante é a legislação, já que o Código de Defesa do Consumidor prevê que as lojas virtuais devem prestar essas informações de forma clara ao consumidor.
💡 Saiba mais:
- Qual o CNAE para dropshipping e como regularizar seu CNPJ
- Passo a passo para fazer a devolução no dropshipping
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Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, também pode usar os aplicativos Aftersale e Troquecommerce para automatizar seu processo de troca e devolução de forma simples e prática. Com essas soluções, não é preciso acionar o SAC da empresa ou se preocupar com envios: tudo acontece de forma automática, inclusive a geração da logística reversa, rastreamento de pedidos e estorno do valor pago pelo cliente.
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9. Informe os prazos de entrega com clareza
Além das políticas de troca e devolução, outra informação que deve ser clara na sua loja é a política de entrega. Nesse caso, é preciso explicar em detalhes como será o processo de envio dos produtos.
Algumas Informações importantes de serem incluídas na política de entrega são:
- Prazo de entrega no dropshipping;
- Quando o cliente vai receber o código de rastreio;
- A transportadora responsável;
- Se é possível mudar o endereço durante o processo de envio;
- A previsão de entrega do produto (se possível).
Ainda que a entrega seja responsabilidade do fornecedor, o contato do cliente é com a sua loja. É ela que o consumidor vai buscar caso aconteça algum problema. Por isso, a definição dessas informações também pode trazer mais segurança para o seu negócio.
💡 Saiba mais:
- Qual é o prazo de entrega de dropshipping?
- O que é e como fazer dropshipping internacional?
10. Divulgue sua loja com marketing digital
No e-commerce, você não pode contar com a sorte de alguém passar em frente à sua loja e realizar uma compra por impulso. Então, se você decidir aprender como fazer dropshipping, saiba que é preciso chegar até o seu público para que ele veja seus produtos.
Essa divulgação pode ser feita de forma orgânica, usando o SEO para fazer a sua loja aparecer no Google, ou por meio do tráfego pago. Geralmente, a melhor maneira de começar a atrair visitantes é investir em anúncios, já que eles podem trazer um resultado mais rápido em vender.
💡 Saiba mais: Passo a passo para fazer Google Ads para dropshipping
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11. Acompanhe todos os pedidos
Como já dissemos, ainda que o processo de envio seja feito pelo fornecedor, o contato do cliente é com a sua loja. Por isso, é importante que você acompanhe o andamento de cada pedido para garantir que o consumidor receba a mercadoria no prazo combinado.
Aqui, também cabe ao vendedor pegar o número do código de rastreio e repassá-lo ao consumidor. Isso pode ser feito por e-mail ou dentro do próprio e-commerce. É por meio desse código que o cliente poderá acompanhar onde está o seu produto e ter mais tranquilidade para aguardar a entrega.
💡 Saiba mais: Como rastrear encomendas da China para o Brasil?
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12. Capriche no atendimento ao cliente
Por último, você já deve saber que fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos. E, um caminho fundamental nessa fidelização é o atendimento ao cliente.
Além de garantir a satisfação do consumidor, um bom atendimento pode gerar marketing de indicação e aumentar ainda mais o alcance dos seus produtos.
Lembre-se que atendimento deve buscar dar o suporte necessário ao consumidor, focando sempre na resolução de problemas. Além disso, é importante evitar burocracias desnecessárias, como ficar repassando o cliente para vários atendentes diferentes.
💡 Saiba mais: Como fazer um atendimento personalizado?
Vantagens e desvantagens do dropshipping
O dropshipping, como todo modelo de negócio, tem suas vantagens e desvantagens. De modo geral, os principais benefícios são:
- Baixo investimento inicial: uma das principais vantagens do dropshipping é que você pode começar um negócio sem estoque com pouco dinheiro, já que não é preciso comprar os produtos para revenda e armazená-los. Com a assinatura da plataforma de e-commerce e de um sistema de dropshipping, você já consegue começar a trabalhar, gastando cerca de R$ 100 ao mês;
- Menor complexidade logística: como os fornecedores se encarregam de separar, embalar e enviar os produtos no dropshipping, você terá menor trabalho com a gestão logística. Mas, por outro lado, é preciso investir na gestão dos pedidos, das finanças, das vendas, do marketing e do atendimento;
- Baixo risco: começar um negócio de dropshipping tem baixo risco, já que você não precisa fazer um grande investimento e o custo de produção e estoque fica por conta dos fornecedores. Assim, você não corre o risco de ficar com estoque parado e ter prejuízos com produtos que apresentam baixo desempenho de vendas;
- Flexibilidade: trabalhar com dropshipping é altamente flexível, uma vez que você pode trabalhar de casa e se conectar a fornecedores do Brasil e do mundo;
- Escalabilidade: escalar um negócio de dropshipping é mais fácil, uma vez que você consegue aumentar o número de pedidos sem precisar de um estoque maior.
Já as desvantagens são:
- Margem de lucro menor: o dropshipping tende a resultar em uma margem de lucro menor, uma vez que o lucro vem da diferença entre o preço cobrado pelo fornecedor e o preço de venda pago pelo cliente. Dessa forma, é preciso apostar em um grande volume de vendas para faturar alto;
- Dificuldades de sincronizar o estoque: um dos grandes desafios do dropshipping é sincronizar o estoque do fornecedor com o da loja virtual. Essa integração é essencial para que o lojista garanta a entrega dos pedidos, pois uma ruptura de estoque pode gerar grande insatisfação do consumidor;
- Grande concorrência: o mercado de dropshipping é altamente competitivo, pois muitos lojistas disputam a atenção dos consumidores com produtos semelhantes. Por isso, é importante encontrar um nicho lucrativo, para além da preferência pelos “produtos vencedores”;
- Menor controle logístico: como o fornecedor faz o envio no dropshipping, o lojista tem menos controle e mais dificuldade para resolver problemas na entrega;
- Desconfiança do consumidor: por fim, muitos consumidores têm receio de comprar de lojas virtuais quando descobrem que se trata de um negócio de dropshipping. Por isso, é fundamental que o lojista trabalhe a credibilidade do negócio, construa uma marca sólida e atenda muito bem seus clientes.
5 erros que você deve evitar ao começar no dropshipping
Quem está começando no dropshipping vai, naturalmente, cometer alguns erros na gestão do negócio. Veja quais são eles e como evitá-los:
1. Escolher um produto concorrido demais
Os empreendedores que querem começar no dropshipping costumam buscar um produto validado, ou seja, um item que já se provou vendável e que tem bons resultados para outros lojistas. No entanto, esses produtos também podem ser concorridos demais, o que dificulta a inserção no mercado.
Logo, o melhor é mirar em um nicho de mercado que ainda não esteja saturado e que tenha espaço para novos players.
2. Não investir o suficiente em tráfego pago
É praticamente impossível ter sucesso no dropshipping contando somente com o tráfego orgânico. Para conseguir um bom volume de vendas e alcançar um lucro razoável, você precisa investir em mídia paga.
No início, não é preciso ter um grande orçamento. Mas, é fundamental criar campanhas com frequência e ir fazendo testes para descobrir quais anúncios funcionam melhor.
Uma dica é apostar em campanhas Pmax do Google, que ajudam você a criar anúncios focados em conversão de forma automatizada.
3. Não otimizar o site
Uma loja virtual de dropshipping precisa ser otimizada para garantir as conversões. Isso significa ter um design responsivo para se adaptar a dispositivos móveis, ter um carregamento rápido e funcionar em um bom serviço de hospedagem.
Além disso, como vimos, é importante otimizar seu site para SEO, ainda que o tráfego orgânico não funcione sozinho.
4. Ter um atendimento insuficiente
O atendimento ao cliente é um dos pontos críticos do dropshipping. Então, não cometa o erro de falhar no suporte ao seu cliente, principalmente no pós-venda.
5. Não ter uma comunicação efetiva com os fornecedores
Para trabalhar com dropshipping, você precisa criar um fluxo de comunicação eficiente com seus fornecedores. Do contrário, você terá problemas como atrasos em encomendas, insatisfação de consumidores e até erros no repasse de pagamentos.
Portanto, evite fechar parcerias com empresas desorganizadas e procure trabalhar com fornecedores que já têm experiência na terceirização de estoque e logística.
Tudo entendido sobre como trabalhar com dropshipping?
Trabalhar com dropshipping no Brasil pode ser um negócio muito lucrativo. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como começar no dropshipping do zero e conquistar o seu espaço nesse mercado tão disputado.
E, agora que você já sabe como fazer dropshipping, que tal dar o primeiro passo e montar sua loja virtual de dropshipping na Nuvemshop com 30 dias de teste grátis? É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙