Como criar uma loja de camisetas online e vender pela internet?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando peças de uma loja de camisetas online.

Para criar uma loja de camisetas online é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Escolha uma plataforma de e-commerce
  2. Monte sua loja virtual
  3. Crie mockups para camisetas
  4. Tire boas fotos das peças
  5. Tenha um layout chamativo
  6. Divulgue nas redes sociais
  7. Aposte em estratégias de marketing digital
  8. Acompanhe os resultados

O e-commerce abre espaço para diversas marcas dos mais variados ramos venderem seus produtos. Com isso, os consumidores deste mercado estão sempre em busca de novidades e produtos que tenham um diferencial, como camisetas personalizadas. Pensando nisso, criar uma loja de camisetas online tem sido uma grande aposta para empreendedores que querem ganhar dinheiro na internet.

No entanto, ingressar neste campo demanda alguns cuidados, como fazer um planejamento efetivo antes de investir definitivamente na criação da empresa.

Se você está pensando em vender camisetas online, veio ao lugar certo! Criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Separe o papel e a caneta e, vamos lá! 🧐

📹 Veja também: Dicas para quem quer abrir um e-commerce de camisetas

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Como começar a vender camisetas online?

Antes de mais nada, é importante separar um tempo para cuidar de algumas questões que antecedem a criação da sua loja. Isso porque, alguns fatores serão cruciais para definir as atividades da sua empresa, portanto eles merecem total atenção.

Para te ajudar com isso, separamos uma lista com o passo a passo para começar a vender camisetas online. Confira a seguir:

1. Defina o seu nicho de mercado

Embora você já saiba em qual setor irá atuar — o de camisetas, neste caso —, é importante definir qual será o seu nicho de mercado. Isto é, qual será a segmentação da sua marca e o grupo de consumidores que você irá atingir.

Quando falamos de camisetas, são diversas as possibilidades, como:

  • Camisetas esportivas;
  • Camisetas de times de futebol;
  • Camisetas de personagens;
  • Camisetas de bandas;
  • Entre outras.

Cada nicho irá demandar estratégias de marketing e técnicas de vendas diferentes. Por esses motivos, você deve, antes de qualquer coisa, ter em mente qual será o seu nicho de atuação.

💡 Saiba mais: Nicho de mercado: aprenda o que é e como definir o seu

2. Identifique o seu público-alvo

Tão importante quanto o nicho de mercado é o público-alvo da sua empresa. Entender quem é a sua audiência é crucial para garantir que as atividades da sua marca sejam realizadas de forma efetiva.

Uma vez que você entende quem é o seu público, fica muito mais fácil encontrá-los nos canais de venda digitais e se comunicar com eles adequadamente.

Outra estratégia bastante utilizada é a criação de personas — ou buyer personas —, que são representações semi-fictícias de um cliente real e permitem que você compreenda alguns aspectos e comportamentos do seu consumidor.

3. Crie uma marca única

Com a alta competitividade no mercado digital, você deverá pensar em formas de se destacar em meio aos adversários. Pensando nisso, crie uma marca que se diferencie dos demais e ofereça produtos únicos.

Uma boa técnica para começar a pensar nos diferenciais da sua empresa é fazer uma análise de concorrência. Essa técnica irá permitir que você conheça melhor os produtos que já estão no mercado e, dessa forma, poderá pensar em maneiras de inovar e se destacar.

Quando falamos de camisetas, quanto mais original forem suas peças, melhor. Caso contrário, se você optar por vender itens que já existem no mercado, os clientes só irão comprar de você se os seus preços forem mais baixos e não por terem se identificado com a sua marca.

💡 Saiba mais: O que é branding e como fazer a gestão da sua marca?

4. Organize-se em relação ao estoque

Seja uma loja física ou um negócio online, o estoque sempre será um dos maiores pontos de atenção para qualquer empreendedor. Isso porque, o armazenamento dos materiais e produtos envolvem custos e um fluxo logístico que precisa ser muito bem desenhado.

Pensando nisso, estude as possibilidades e encontre um modelo de estoque que atenda às necessidades do seu negócio. Hoje em dia, existem diversas opções para empresas que não possuem espaços adequados para armazenamento, como o estoque compartilhado, o terceirizado e o dropshipping.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os conteúdos abaixo:

👉 Como vender sem estoque?

👉 Como fazer o controle de estoque em seu negócio?

👉 Gestão de estoque: qual sua importância e como fazê-la?

Como encontrar fornecedores de camisetas de qualidade?

Este é um ponto crucial para o sucesso do seu negócio. Por isso, criamos um bloco específico para falarmos sobre o assunto. Aqui, estamos nos referindo diretamente à satisfação do seu cliente e à reputação da sua marca, portanto, preste muita atenção.

Para garantir que você tenha uma loja de camisetas online de sucesso, pensar na qualidade dos materiais deve ser uma prioridade. É importante lembrar que existem diversos tipos de tecido para camisetas e cada um deles possui suas particularidades.

Pensando nisso, pesquise qual é o melhor tipo de tecido para camiseta que você deseja usar em seu negócio. Com o material ideal já definido, você poderá buscar parceiros específicos.

A escolha de bons fornecedores é essencial para a gestão do seu negócio. Durante essa busca, leve em consideração fatores como: preço por atacado, qualidade do material, fluxo de entrega e armazenamento, reputação do fornecedor e canais de atendimento disponíveis.

Alguns dos principais fornecedores de camisetas em atacado são:

Além disso, em marketplaces, como Mercado Livre e Shopee, é possível encontrar potenciais fornecedores de camisetas por atacado. 😉

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor para o seu negócio?

Técnicas de impressão para camisetas

Outro fator importante a ser avaliado é o método que você irá utilizar para fazer suas camisetas personalizadas. Existem diversas técnicas usadas no mercado e cada uma delas entrega resultados diferentes. Por isso, você deve estudar com calma qual delas faz sentido com o que você busca para a sua marca.

Para te dar uma luz sobre o assunto, separamos as principais técnicas de impressão para camisetas. Conheça-as logo abaixo:

Sublimação

A sublimação é uma técnica de impressão usada para estampar tecidos e outros materiais por meio de uma impressora de tinta a jato, um tipo de papel específico (chamado de papel transfer) e uma prensa térmica.

Para trabalhar com este método, você vai precisar de:

  • Um computador (para criar as artes e enviá-las para a impressora):
  • Uma impressora de tinta a jato específica ou adaptada;
  • Uma prensa térmica;
  • Ou uma impressora sublimática, criada especialmente para esta técnica.

Quer saber mais sobre? Confira o vídeo abaixo:

Serigrafia

A serigrafia — também conhecida como silk-screen ou impressão à tela — é um método de impressão à base de estêncil. Com a ajuda de uma tela de seda e uma espécie de rodo, a tinta é pressionada contra a base fazendo com que ela vaze e seja aplicada ao material, criando, então, a impressão.

Esta é uma das práticas mais antigas de impressão e, ainda assim, é uma das mais populares do mercado por ser realizada de forma artesanal. Para criar estampas por meio da serigrafia você vai precisar de:

  • Armação para a tela (de madeira ou alumínio);
  • Tela;
  • Verniz;
  • Filme plástico;
  • Líquido de preenchimento (tinta).

Transfer Digital

O Transfer Digital é bastante similar ao método de sublimação. No entanto, a diferença é que a imagem é impressa no papel transfer por uma impressora a laser e transferida para a camiseta por meio de uma prensa térmica aquecida a 200 graus.

Além disso, essa técnica permite a impressão de imagens em diversos materiais, como plástico, papelão, acrílico e porcelana. Para trabalhar com este método você precisa contar com:

  • Um computador (para criar as artes e enviá-las para a impressora):
  • Uma impressora a laser;
  • Uma prensa térmica.

Litografia

A litografia é um processo de impressão feito por meio da utilização de uma base de pedra polida com a imagem pressionada contra o material. O desenho deve ser feito com materiais específicos (como a tinta litográfica) e, com a ajuda de um rolo compressor, o desenho é gravado no material.

A litografia se baseia na química, considerando que água e gordura são elementos que não se misturam. Desse modo, ao usar a tinta específica (que possui gordura na composição) e molhar a base sólida, o excesso da tinta é removido, ficando apenas o desenho que foi comprimido.

Para realizar impressões com esta técnica você deverá ter:

  • Pedra polida;
  • Rolo compressor;
  • Tinta litográfica.

Bordado computadorizado

O bordado computadorizado se dá por meio de um equipamento especial — a máquina de bordado computadorizado — que, além de possuir um alto índice de produção, é ágil e prática.

Esta tem sido a escolha de empreendedores que não querem trabalhar com técnicas manuais. No entanto, este é um dos métodos que pode demandar maiores investimentos em valores.

Para operar com o bordado computadorizado, você vai precisar de:

  • Um computador;
  • Uma máquina de bordado computadorizado;
  • Matéria-prima para bordado (tecidos, rolos de linha etc).

💡 Saiba mais: Máquina de estampar camisetas: qual tipo escolher?

Como criar designs para a sua marca?

Agora, vamos falar sobre outra questão muito importante para a sua loja de camisetas online: o design. Mencionamos anteriormente que este deve ser um dos principais pontos de atenção, pois ele irá garantir que o seu negócio se destaque no mercado.

Se você cria artes por conta própria, maravilha. Suas criações podem se transformar em lindas camisetas, o que certamente irá fazer da sua marca única. Mas, caso você não tenha aptidão para a criação dos desenhos, é possível recorrer a outras alternativas.

Veja na sequência, algumas soluções para criar designs para sua marca:

Contrate um designer

Se você quer montar uma loja de camisetas online mas não sabe como criar estampas personalizadas, contratar um design é um ótimo caminho. Dessa forma, você poderá contar com um profissional altamente qualificado para fazer as artes da sua marca.

Além disso, você pode propor uma parceira ou, até mesmo, uma sociedade com o artista. Assim, sua empresa terá exclusividade sobre os desenhos criados, dando um toque único e especial para a sua marca.

Trabalhe com designers freelancers

Outra solução é trabalhar com designers freelancers. Essa é uma forma mais alternativa, já que você não terá nenhum contrato de exclusividade com esses artistas.

No entanto, se você está começando agora, os freelancers podem ser uma boa opção. Nestes casos, você negociaria com eles valores fechados para a criação de determinados tipos e quantidades de arte, sem a necessidade de pagar um salário recorrente, por exemplo.

Para um novo negócio online, essa pode ser uma forma de trabalhar com artes personalizadas e fazer uma redução de custos.

💡 Saiba mais: Tudo sobre estampas para camisetas

Como calcular o preço de venda das camisetas?

Além de buscar bons fornecedores e produtos de qualidade, você precisa ter um planejamento financeiro muito bem estruturado. Assim, será possível calcular o valor de venda das camisetas e garantir que você saia no lucro.

Para exemplificar, vamos supor que você comprou 50 camisetas de malha algodão e o valor da unidade por atacado é de R$ 6. Neste caso, o valor total da compra foi então de R$ 300. Além disso, você possui um contrato com uma transportadora que faz a entrega dos materiais cobrando R$ 30 pelo frete.

Desse modo, você gastou R$ 330 por 50 camisetas e o preço de custo de cada uma delas é R$ 6,60. Considerando que você ainda irá estampar as peças — o que demanda mão de obra — ou pagar o designer (se for o caso), para que você tenha um lucro relevante, cada peça precisa ser vendida por, no mínimo, R$30.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo abaixo e faça o download gratuito da planilha de precificação:

👉 Guia completo sobre precificação

📘 Planilha de precificação de produtos

Como montar uma loja de camisetas online?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, vamos ao que interessa. Aprenda como criar uma loja virtual de camisetas com o passo a passo abaixo:

1. Escolha uma plataforma de e-commerce

Antes de mais nada, você precisa contar com uma plataforma de e-commerce que ofereça tudo o que você precisa para vender com praticidade e segurança. Pesquise pelos serviços disponíveis no mercado e escolha aquele que faz mais sentido para o seu negócio.

Quer conhecer as principais plataformas de e-commerce e descobrir qual vale a pena para você? Faça o download do e-book abaixo:

📘 Comparativo de plataformas de e-commerce 2021

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2. Monte sua loja virtual

Depois de escolher em qual plataforma você irá montar sua loja virtual, é a hora de analisar tudo o que ela tem a oferecer e colocar a mão na massa. A Nuvemshop, por exemplo, possui uma estrutura completa, robusta e segura para garantir aos lojistas a melhor experiência de vendas online possível.

Com diversos meios de pagamento e serviços de frete pré-instalados, integração com os principais marketplaces do país e mais de 30 modelos de layout customizáveis, em poucos minutos, você cria sua loja e começa a ganhar dinheiro na internet.

Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo:

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3. Crie mockups para camisetas

O mockup é, basicamente, um modelo gráfico que será utilizado para a criação das estampas e pré-visualização das camisetas estampadas. Ele também é bastante útil para dar ao cliente a visibilidade de como será a camiseta que ele deseja comprar depois de produzida.

O modelo de mockup da Adobe Photoshop (.psd) é o mais popular da internet. Além de fácil edição, a imagem final é exportada em alta qualidade.

4. Tire boas fotos das peças

Além dos mockups, uma outra forma de criar uma vitrine virtual para sua loja é tirando boas fotos de seus produtos. Desse modo, o consumidor poderá ter uma noção mais fiel do produto real.

Ao montar um e-commerce, tirar boas fotos é crucial, pois o contato do cliente com o produto se dá somente por meio delas. Portanto, capriche nas imagens do seu site de vendas, essa é uma forma de conquistar mais clientes e aumentar a sua taxa de conversão.

💡 Saiba mais: Como tirar boas fotos dos produtos para seu e-commerce

5. Tenha um layout chamativo

Outro fator importante é o design do seu e-commerce e a experiência visual que ele oferece para o usuário. Criar um bom layout para a sua loja virtual é crucial para aumentar o número de visitas e, consequentemente, as vendas.

Além de boas imagens, invista em elementos gráficos que façam sentido com a identidade visual e a paleta de cores da sua marca. Utilizar banners para e-commerce também pode dar um toque mais profissional e sofisticado à sua página de vendas.

💡 Saiba mais: Como criar um layout que potencialize sua loja online

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Paleta de Cores Online

6. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais andam de mãos dadas com o e-commerce, então, não deixe de explorá-las. Entenda em quais canais o seu público-alvo está presente e crie campanhas para divulgar os seus produtos.

Redes sociais como o Instagram e o Facebook possuem ferramentas específicas para lojas virtuais que podem te ajudar a aumentar significativamente suas vendas. Além disso, marcar presença nesses canais irá fazer com que sua audiência sempre tenha sua marca em mente. Dessa forma, quando eles pensarem em comprar camisetas, irão lembrar de você.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing nas redes sociais?

7. Aposte em estratégias de marketing digital

Vender pela internet envolve alguns esforços, para isso, podemos contar com as estratégias de marketing digital. São diversas as formas de aumentar o alcance do seu negócio e ganhar mais clientes, basta entender o que faz mais sentido de acordo com o seu momento.

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

No entanto, algumas coisas são cruciais para o sucesso do seu site, como o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, no português). Essa técnica consiste na criação e aprimoramento dos conteúdos em texto, títulos e descrições da sua loja visando a classificação dela nas primeiras páginas de resultados dos serviços de busca, como Google e Bing.

No e-commerce, o SEO é uma das melhores formas de captar clientes de forma efetiva, e o melhor, completamente orgânica. Ou seja, não irá demandar grandes investimentos em valores. Essa é uma estratégia que deve ser priorizada, pois, além de potencializar o seu alcance, ela é ótima para o seu ROI (Return On Investment ou Retorno sobre Investimento).

💡 Saiba mais: SEO para ecommerce: guia para otimizar a sua loja virtual

8. Acompanhe os resultados

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados da sua loja virtual. Desde o número de vendas até a efetividade das suas campanhas e estratégias de marketing.

Analisar como suas ações estão impactando no seu negócio é crucial para que você possa entender o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Uma prática que pode te ajudar a fazer este acompanhamento de forma mais assertiva é a definição de KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance), eles irão te ajudar a analisar os fatores que, de fato, fazem diferença para o seu crescimento.

Resumo

Agora que você já sabe tudo sobre como criar uma loja de camisetas online, está esperando o que para botar a mão na massa? Se quiser se especializar mais sobre o assunto, confira os artigos abaixo:

👉 Como vender camisetas online?

👉 Como montar uma confecção de camisetas?

👉 O que considerar antes de montar uma loja de camisetas?

Antes de ir embora, confira um breve resumo sobre o que vimos por aqui:

Como começar a vender camisetas online?

  1. Defina o seu nicho de mercado
  2. Identifique o seu público-alvo
  3. Crie uma marca única
  4. Organize-se em relação ao estoque

Técnicas de impressão para camisetas

  • Sublimação
  • Serigrafia
  • Transfer Digital
  • Litografia
  • Bordado computadorizado

Como montar uma loja de camisetas online?

  1. Escolha uma plataforma de e-commerce
  2. Monte sua loja virtual
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  8. Acompanhe os resultados

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