Loja de camisetas: o que considerar antes de montá-la?

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Para iniciar qualquer negócio, é necessário ter em mente um plano de ação que considere os principais aspectos de um empreendimento. Por isso, hoje separamos algumas dicas para que você melhor se organize e obtenha sucesso em um dos nichos mais concorridos do varejo: o de moda e vestuário – em especial, o universo das camisetas.
Acompanhe!
Escolha seu público-alvo
Crianças, jovens e adultos: quem não usa camiseta, não é mesmo? Além dessa divisão em maior escala, existem inúmeras possibilidades de estampas e cores, desde as mais discretas até as mais ousadas – e aí, qual target estará disposto a pagar pelas suas?
Ao segmentar o público erroneamente, seu produto estará mal posicionado no mercado e, consequentemente, você não obterá o lucro tão sonhado. Por isso, considere faixa etária, sexo, nível socioeconômico e necessidades/desejos dos seus futuros clientes.
Com isso definido, sua produção estará segmentada e será mais fácil desenvolver estratégias para a divulgação da sua marca.
Pense além do seu negócio
Acompanhe de perto os e-commerces que estão em alta no seu nicho e descubra quais experiências seu target tem tido. Você pode, por exemplo, visitar os sites concorrentes (e suas redes sociais) para perceber como são realizadas as promoções e ações de marketing.
Faça também uma compra-teste na concorrência para mensurar a qualidade da navegação e do checkout e envie mensagens para a setor de atendimento avaliando se o retorno é ágil e objetivo.
Por meio dessas ações, você estará a par das tendências do mercado, descobrirá os pontos fracos e fortes das outras lojas virtuais de camisetas e, principalmente, aspectos ainda pouco explorados pelos seus concorrentes.
Seja original
Seguindo o tópico anterior, depois que você já obteve insights a partir da análise da concorrência, é fundamental refletir como o seu trabalho se destacará diante de outras marcas. Questione-se:
- O que seu cliente poderá encontrar somente na sua loja?
- É possível oferecer algo exclusivo, como disponibilizar estampas, frases e adereços (como pedras e tachas) e permitir que o consumidor combine-os como preferir?
- Qual será o assunto central das estampas (filmes e seriados geek, literatura, empoderamento feminino, etc)?
Esse é o momento de dar asas à imaginação! Só não perca de vista o seu público-alvo, ok? Ele sempre deverá ser o princípio para todas as suas decisões.
Saiba investir
Com estratégias e produtos definidos, agora é preciso analisar se tais ações equivalem ao que você pode investir inicialmente no seu negócio. Fora os gastos fixos (como água, luz e internet) e variáveis (como frete e outros aspectos operacionais), é necessário considerar os custos: montante investido para comprar as malhas e a máquina de estampar.
Ao que se refere às malhas, é importante considerar seus diferentes tipos. Entre os principais estão a cardada e penteada (ambas de algodão), a fria (poliéster + viscose) e a dry (apenas poliéster).
Já em relação à máquina de estampar, há uma variedade de processos de personalização no mercado – como a serigrafia (ou silk screen), a sublimação, a power film e a impressão digital – e os preços podem variar de R$800 a R$3.000. Ainda é possível adquirir malhas já estampadas, o que pode te poupar, a princípio, o custo de um equipamento.
Dependendo do seu foco, também há um tecido certo a ser escolhido: como a malha dry, indicada para camisetas esportivas. Além disso, nem toda textura é adequada para qualquer processo: a 100% poliéster, por exemplo, tem uma estampagem muito mais duradoura se feita em sublimação.
Por fim, é imprescindível a correta precificação dos seus produtos, caso contrário o seu lucro irá por água abaixo. Neste caso, temos um curso especial sobre pricing que te mostrará o passo a passo, confira-o.
Vamos revisar?
Para você não se esquecer de nenhum aspecto essencial que deve ser analisado antes de montar sua loja de camisetas, preparamos um resumo rápido:
Tudo certo?
Esperamos que todas essas dicas tenham mostrado a você que é possível construir um negócio bem-sucedido.
E, para colocar o seu sonho em prática, basta ter uma plataforma confiável e intuitiva: conheça nossas soluções e experimente a Nuvemshop por 30 dias grátis!