O que é JivoChat e como essa ferramenta pode melhorar o atendimento no e-commerce

Por: Victoria Salemi
O que é JivoChat e como essa ferramenta pode melhorar o atendimento no e-commerce

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O atendimento em uma loja virtual pode ser o fator determinante para conquistar um cliente — ou espantá-lo de vez. O consumidor moderno espera respostas cada vez mais rápidas quando entra em contato com uma marca. Nesse contexto, algumas ferramentas podem ajudar o lojista. E uma delas é o JivoChat.

Ao longo deste artigo, vamos conhecer um pouco sobre esse aplicativo para e-commerces e negócios na internet. Serão apresentadas as funcionalidades, os preços e planos disponíveis, além de dicas de atendimento para que você possa aplicá-las ao fazer uso do JivoChat. Pronto para começar?

O que é JivoChat?

JivoChat é uma ferramenta que permite utilizar o chat online em seu e-commerce e centralizar as mensagens de clientes enviadas por meio dos seus diferentes canais de atendimento. Dessa forma, é possível monitorar e conversar com visitantes do seu site em tempo real, por meio de um app totalmente em português.

Com o uso desse aplicativo, fica mais simples acompanhar e responder os contatos de potenciais clientes com sua marca. Dessa maneira, a expectativa das pessoas de ter respostas ágeis quando enviam uma mensagem é atendida, e sua loja pode causar uma boa impressão.

O JivoChat pode ser utilizado tanto em desktop, com um programa ou no navegador, quanto por meio do aplicativo para smartphone. Assim, é possível estar em contato com seus futuros clientes onde quer que você esteja.

Funcionalidades da ferramenta

Para entender melhor como seu atendimento pode se tornar mais ágil, vamos nos debruçar sobre as principais funcionalidades do JivoChat.

Chat no e-commerce

O primeiro ponto que chama a atenção dos lojistas para o JivoChat é a possibilidade de ter um chat online no e-commerce. Desse modo, um visitante em seu site tem um canal de atendimento logo no canto da tela caso queira falar com sua equipe.

Boa parte das lojas virtuais conta com chats hoje em dia e o JivoChat é uma ferramenta que possibilita essa funcionalidade de forma gratuita.

Adotar essa tecnologia em seu e-commerce é uma boa ideia porque, de acordo com uma pesquisa da empresa americana Invesp, o chat online é o canal de comunicação preferido por 73% dos consumidores. Os principais motivos dessa preferência são a velocidade na resposta e a possibilidade de continuar navegando pela loja durante o atendimento.

Painel único para conversas com clientes

No mesmo painel, é possível ter acesso às mensagens enviadas pelos clientes no chat online do seu e-commerce, Facebook Messenger, telefone e e-mail. Recentemente, também foi adicionada a função do WhatsApp no Jivochat, permitindo que a comunicação do mensageiro também seja feita pela ferramenta.

Captura de tela do painel de conversas do JivoChat

Desse modo, todas as mensagens podem ser respondidas no mesmo local, sem que seja necessário ficar alternando entre computador e celular. Até mesmo as ligações podem ser feitas pelo app do JivoChat.

Todavia, um ponto negativo é que o app ainda não possui integração ou com as mensagens diretas do Instagram.

Respostas rápidas e atalhos

Já falamos sobre a importância de responder de forma ágil aos clientes. Nesse sentido, ter respostas instantâneas programadas para dúvidas frequentes e atalhos no teclado ajuda a diminuir o tempo de atendimento.

O JivoChat permite o cadastro de respostas rápidas e de atalhos personalizáveis. Dessa forma, as solicitações mais comuns já são incluídas, o que poupa tempo para que a equipe atenda mais pessoas e se dedique a casos mais complexos.

Convites proativos

Por meio dos convites proativos, é possível acompanhar a navegação dos visitantes no site e programar mensagens específicas para cada fase da jornada de compra e página de produto que eles visitarem.

Se, por exemplo, um cliente colocou um produto no carrinho de compras e está demorando para finalizar, você pode enviar uma mensagem perguntando se há algum problema ou se ele precisa de ajuda. Dessa forma, a tendência é que a taxa de conversão em sua loja virtual aumente.

Recursos de CRM

O plano mais completo do JivoChat permite a integração com ferramentas de CRM (Customer Relationship Marketing, ou gestão de relacionamento com o cliente, em tradução). Dessa forma, é possível ter acesso a todas as informações a respeito daquele cliente durante um atendimento.

Esse recurso permite um contato personalizado com aquele indivíduo. Dessa maneira, ele sente que não é apenas mais um número para o e-commerce, mas um consumidor importante para a marca, de quem a empresa se recorda. Esse tipo de abordagem pode ajudar muito na hora de fidelizar clientes.

Histórico de atendimento, avaliações e relatórios

O JivoChat também disponibiliza o histórico de atendimentos de cada cliente. No plano gratuito, ficam salvas mensagens dos dois meses anteriores. Já na versão paga, o armazenamento é ilimitado.

A opção completa também permite que os clientes avaliem o atendimento. Desse modo, é possível identificar pontos de melhoria nesse aspecto do e-commerce.

Além disso, os dois planos oferecem o envio de um relatório com a análise da performance diária sobre o atendimento, com informações sobre o tempo de trabalho dos operadores, por exemplo.

Recursos de comunicação interna

Por fim, disponível para os planos gratuito e pago, o JivoTeams é um chat para a comunicação interna da sua empresa. Desse modo, mesmo que estejam à distância, equipes maiores podem conversar entre si com agilidade.

Como o JivoChat pode ajudar a melhorar o atendimento?

Com as funcionalidades que o JivoChat oferece, o atendimento ao cliente em seu e-commerce pode se tornar mais ágil. E, juntamente com a qualidade desse contato, a velocidade nas respostas pode ser o que vai definir se um visitante vai comprar na sua loja ou na concorrência.

Para conhecer algumas dicas de atendimento para sua loja virtual, confira a entrevista com o Davi Peyroton, do JivoChat, no vídeo abaixo:

Quanto custa para utilizar o JivoChat?

A utilização do JivoChat é gratuita para equipes com até 30 pessoas cadastradas na conta. No plano sem custos, o lojista tem direito a:

  • chat online no e-commerce;
  • aplicativos para mobile, desktop e também ao acesso pelo navegador;
  • suporte 24 horas por dia em português;
  • histórico de conversas dos últimos dois meses;
  • chat interno para a empresa;
  • e-mail com análise da performance diária.

Já a versão profissional custa R$ 39,90 mensais por operador (quando pago o plano anual). Além das já citadas para o plano grátis, as principais funcionalidades disponíveis são:

  • cadastro de convites proativos;
  • informações completas sobre cada cliente no app;
  • respostas automáticas;
  • monitoramento dos visitantes em tempo real;
  • integração com ferramentas de CRM.

Os lojistas podem testar essa versão por 14 dias grátis. Caso não desejem efetuar o pagamento, apenas retornam para o plano básico. Além disso, clientes Nuvemshop possuem 10% de desconto ao contratar a versão profissional.

Tudo certo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer um pouco melhor o que é o JivoChat e como essa ferramenta funciona. Dessa forma, você será capaz de avaliar a possibilidade de ter um chat online na sua loja virtual e de trabalhar seu atendimento para oferecer uma boa experiência para seus clientes.

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