JivoChat: o que é e como usá-lo no atendimento do e-commerce
![JivoChat: o que é e como usá-lo no atendimento do e-commerce Ilustração com logo do JivoChat e um notebook](https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2020/05/o-que-e-JivoChat.png)
- JivoChat é uma ferramenta de chat online para e-commerces, permitindo monitoramento e interação em tempo real com visitantes por meio de desktop ou aplicativo;
- A versão gratuita inclui chat online, suporte 24 horas, histórico de conversas. A versão profissional, R$ 49/mês por operador (plano anual), adiciona convites proativos, respostas automáticas, monitoramento em tempo real, integração com CRM;
- Ao criar uma loja virtual com a Nuvemshop, você conta com o aplicativo do JivoChat para turbinar o seu e-commerce e potencializar as vendas.
O atendimento em uma loja virtual pode ser o fator determinante para conquistar um cliente — ou espantá-lo de vez. O consumidor moderno espera respostas cada vez mais rápidas quando entra em contato com uma marca. Nesse contexto, algumas ferramentas podem ajudar o lojista. E uma delas é o JivoChat.
Ao longo deste artigo, vamos conhecer um pouco sobre esse aplicativo para e-commerces e negócios na internet. Serão apresentadas as funcionalidades, os preços e planos disponíveis, além de dicas de atendimento para que você possa aplicá-las ao fazer uso do JivoChat. Pronto para começar?
O que é JivoChat?
JivoChat é uma ferramenta que permite utilizar o chat online em seu e-commerce e centralizar as mensagens de clientes enviadas por meio dos seus diferentes canais de atendimento. Dessa forma, é possível monitorar e conversar com visitantes do seu site em tempo real, por meio de um app totalmente em português.
Com o uso desse aplicativo, fica mais simples acompanhar e responder os contatos de potenciais clientes com sua marca. Dessa maneira, a expectativa das pessoas de ter respostas ágeis quando enviam uma mensagem é atendida, e sua loja pode causar uma boa impressão.
O JivoChat pode ser utilizado tanto em desktop, com um programa ou no navegador, quanto por meio do aplicativo para smartphone. Assim, é possível estar em contato com seus futuros clientes onde quer que você esteja.
Existem ainda plataformas de e-commerce que oferecem integração com a ferramenta. Na Nuvemshop, por exemplo é possível integrar um app do JivoChat e muitos outros.
Na Loja de Aplicativos, você pode conferir todas as opções disponíveis para potencializar suas vendas. 😉 Ou, se quer apoio estratégico para definir a solução de atendimento que mais se adequa às suas necessidades, pode conversar com um especialista da Nuvemshop Next, solução para negócios em expansão.
Como o JivoChat pode ajudar a melhorar o atendimento?
Com o que o JivoChat oferece, o atendimento ao cliente em seu e-commerce pode se tornar mais ágil. E, juntamente com a qualidade desse contato, a velocidade nas respostas pode ser o que vai definir se um visitante vai comprar na sua loja ou na concorrência.
📹 Veja também: Como aumentar as vendas da sua loja virtual com o JivoChat
Quais são as funcionalidades do JivoChat?
A principal funcionalidade do Jivochat é o chat ao vivo, que permite que os clientes conversem com um atendente em tempo real, aumentando a satisfação do cliente e reduzindo o tempo de resposta.
Além disso, o software oferece o monitoramento de visitantes, que rastreia o comportamento dos visitantes em seu site e fornece informações valiosas para entender melhor seus clientes e melhorar a experiência deles. Por fim, o Jivochat também permite a integração com mídias sociais, como Facebook e Instagram, para que os visitantes possam conversar com a empresa por meio dessas plataformas.
Vantagens do JivoChat
Para entender melhor como seu atendimento pode se tornar mais ágil, vamos nos debruçar sobre as principais funcionalidades do JivoChat. Confira:
Chat no e-commerce
O primeiro ponto que chama a atenção dos lojistas para o JivoChat é a possibilidade de ter um chat online no e-commerce. Desse modo, um visitante em seu site tem um canal de atendimento logo no canto da tela caso queira falar com sua equipe.
![Captura de tela da loja Chapéus 25, com a janela do chat do JivoChat](https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2020/12/chat-online-jivochat-1.png)
www.chapeus25.com.br
Boa parte das lojas virtuais conta com chats hoje em dia e o JivoChat é uma ferramenta que possibilita essa funcionalidade de forma gratuita.
Adotar essa tecnologia em seu e-commerce é uma boa ideia porque, de acordo com uma pesquisa da empresa americana Invesp, o chat online é o canal de comunicação preferido por 73% dos consumidores. Os principais motivos dessa preferência são a velocidade na resposta e a possibilidade de continuar navegando pela loja durante o atendimento.
💡 Saiba mais: O que é conversational commerce e como funciona?
Painel único para conversas com clientes
No mesmo painel, é possível ter acesso às mensagens enviadas pelos clientes no chat online do seu e-commerce, Facebook Messenger, telefone e e-mail. Recentemente, também foi adicionada a função do WhatsApp no Jivochat, permitindo que a comunicação do mensageiro também seja feita pela ferramenta.
Desse modo, todas as mensagens podem ser respondidas no mesmo local, sem que seja necessário ficar alternando entre computador e celular. Até mesmo as ligações podem ser feitas pelo app do JivoChat.
Todavia, um ponto negativo é que o app ainda não possui integração com as mensagens diretas do Instagram.
Respostas rápidas e atalhos
Já falamos sobre a importância de responder de forma ágil aos clientes. Nesse sentido, ter respostas instantâneas programadas para dúvidas frequentes e atalhos no teclado ajuda a diminuir o tempo de atendimento.
O JivoChat permite o cadastro de respostas rápidas e de atalhos personalizáveis. Dessa forma, as solicitações mais comuns já são incluídas, o que poupa tempo para que a equipe atenda mais pessoas e se dedique a casos mais complexos.
Convites proativos
Por meio dos convites proativos, é possível acompanhar a navegação dos visitantes no site e programar mensagens específicas para cada fase da jornada de compra e página de produto que eles visitarem.
Se, por exemplo, um cliente colocou um produto no carrinho de compras e está demorando para finalizar, você pode enviar uma mensagem perguntando se há algum problema ou se ele precisa de ajuda. Dessa forma, a tendência é que a taxa de conversão em sua loja virtual aumente.
💡 Saiba mais: O que é help desk e quais são as vantagens desse serviço?
Recursos de CRM
O plano mais completo do JivoChat permite a integração com ferramentas de CRM (Customer Relationship Marketing, ou gestão de relacionamento com o cliente, em tradução). Dessa forma, é possível ter acesso a todas as informações a respeito daquele cliente durante um atendimento.
Esse recurso permite um contato personalizado com aquele indivíduo. Dessa maneira, ele sente que não é apenas mais um número para o e-commerce, mas um consumidor importante para a marca, de quem a empresa se recorda. Esse tipo de abordagem pode ajudar muito na hora de fidelizar clientes.
Histórico de atendimento, avaliações e relatórios
O JivoChat também disponibiliza o histórico de atendimentos de cada cliente. No plano gratuito, ficam salvas mensagens dos dois meses anteriores. Já na versão paga, o armazenamento é ilimitado.
A opção completa também permite que os clientes avaliem o atendimento. Desse modo, é possível identificar pontos de melhoria nesse aspecto do e-commerce.
Além disso, os dois planos oferecem o envio de um relatório com a análise da performance diária sobre o atendimento, com informações sobre o tempo de trabalho dos operadores, por exemplo.
Recursos de comunicação interna
Por fim, disponível para os planos gratuito e pago, o JivoTeams é um chat para a comunicação interna da sua empresa. Desse modo, mesmo que estejam à distância, equipes maiores podem conversar entre si com agilidade.
Quanto custa o JivoChat?
A utilização do JivoChat é gratuita para equipes com até 30 pessoas cadastradas na conta. No plano sem custos, o lojista tem direito a:
- Chat online no e-commerce;
- Aplicativos para mobile, desktop e também ao acesso pelo navegador;
- Suporte 24 horas por dia em português;
- Histórico de conversas dos últimos dois meses;
- Chat interno para a empresa;
- E-mail com análise da performance diária.
Já a versão profissional custa R$ 49 mensais por operador (quando pago o plano anual). Além das já citadas para o plano grátis, as principais funcionalidades disponíveis são:
- Cadastro de convites proativos;
- Informações completas sobre cada cliente no app;
- Respostas automáticas;
- Monitoramento dos visitantes em tempo real;
- Integração com ferramentas de CRM.
Os lojistas podem testar essa versão por 14 dias grátis. Caso não desejem efetuar o pagamento, apenas retornam para o plano básico. Além disso, clientes Nuvemshop possuem 10% de desconto ao contratar a versão profissional.
Tudo certo sobre o JivoChat?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer um pouco melhor o que é o JivoChat e como essa ferramenta funciona. Dessa forma, você será capaz de avaliar a possibilidade de ter um chat online na sua loja virtual e de trabalhar seu atendimento para oferecer uma boa experiência para seus clientes.
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