9 dicas para vender roupas no Instagram e lucrar

Mulher manuseando roupas em uma arara, como se fosse a dona de uma loja querendo aprender como vender roupas no Instagram
Pontos principais do artigo:
  • Vender roupas pelo Instagram é uma forma promissora de começar nas vendas online e faturar alto no segmento de moda;
  • Para começar a vender peças pela rede social, você deve, primeiro, criar uma conta do tipo profissional e criar um calendário de postagens;
  • Também é importante utilizar imagens de qualidade, seguir as estratégias da concorrência, caprichar nas descrições e utilizar o Instagram Shopping para expor seu catálogo;
  • Se você ainda não vende roupas pelas redes sociais, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e conecte seu e-commerce ao Instagram para marcar quantos produtos quiser.

Com o tempo, o Instagram foi deixando de ser uma simples rede social para tornar-se o ponto de partida de vários novos empreendedores. Para o mundo da moda, o apelo visual do canal fez com que as principais marcas de roupas investissem em iniciativas voltadas para a rede. Dito isso, se você está aqui, deve estar em busca de aprender como vender roupas pelo Instagram, certo?

Se sim, você fez uma ótima escolha. Afinal, segundo levantamento feito pela Cuponation, mais de 47% da população brasileira está no Instagram e usa a plataforma todos os dias. Logo, esse é um excelente canal para expor suas roupas e projetar a sua marca.

Então, vamos direto ao assunto? Neste artigo, vamos compartilhar as melhores dicas para vender roupas no Instagram, incluindo estratégias de marketing digital e as principais ferramentas de vendas da plataforma. Mas, antes de começar, confira o vídeo abaixo:

1. Crie um Instagram comercial

Antes de começar, é preciso configurar sua conta para usar o Instagram Business. Isso porque, ao usar a plataforma no modo voltado para empresas, você contará com um conjunto de ferramentas que te ajudarão nas iniciativas nessa rede.

O Instagram Business conta com recursos que não estão disponíveis nos perfis normais, como uma ferramenta para análise de dados de alcance e engajamento, além de relatórios com perfis detalhados dos seus seguidores.

De acordo com dados da Meta, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma conta de empresa e 70% costumam ver anúncios enquanto assistem a vídeos na plataforma. Além disso, o Instagram é a rede social campeã no quesito “construir relacionamentos com marcas”.

💡Saiba mais: Como criar um Instagram comercial?

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2. Conheça sua concorrência

O processo para traçar estratégias eficazes nas redes envolve muito estudo e pesquisa. Antes de saber em quais iniciativas investir, é preciso conhecer alguns elementos centrais, como a sua concorrência e público-alvo.

Portanto, antes de traçar um plano para o seu Instagram, observe o que as principais marcas do setor têm feito. Para isso, tente responder a algumas dessas perguntas:

  • Quais tipos de conteúdo produzem: Ensaios fotográficos, Stories, Reels?
  • Com que frequência postam?
  • Oferecem promoções e ofertas pela plataforma? Se sim, de que forma?
  • A linguagem escolhida é mais formal ou informal?
  • Entre outras.

💡Saiba mais: Análise da concorrência: o que é e como fazer em 5 passos?

3. Crie um cronograma de publicações

Outro fator importante quando falamos de engajamento no Instagram é a consistência de publicações. Isto é, para que o seu público continue engajado, é importante manter uma certa frequência no lançamento de novos conteúdos.

Com um cronograma e planejamento prévio, sua produção será mais focada e eficaz, levando em consideração feriados e datas comemorativas, por exemplo.

💡 Saiba mais: 100 melhores frases para lojas de roupas [2023]

🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

Se quiser ajuda para montar seu cronograma de postagens, temos um material gratuito sobre o assunto:

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4. Tire boas fotos dos produtos

Nem precisamos dizer que o Instagram é uma rede social bastante visual, certo? Além disso, estamos falando de vender roupas, um tipo de produto com um forte apelo estético.

Por isso, é fundamental que você capriche nas imagens dos seus produtos. Tente prestar atenção a fatores como a iluminação, escolhendo sempre ângulos que destaquem as cores e detalhes mais atrativos de cada peça.

Se possível, invista em fotos profissionais e ensaios fotográficos. Essa é, sem dúvidas, uma iniciativa capaz de gerar muito engajamento nesse setor, além de dar um tom mais profissional para a sua marca.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de roupas: 8 dicas para vender mais na internet

📘 Confira o e-book: Guia completo de como tirar fotos de produtos para loja virtual

5. Capriche na construção do seu feed

Boas fotos são um excelente começo, mas também é essencial pensar na aparência do seu feed como um todo. Afinal, em se tratando de e-commerces de moda, uma estética consistente pode agregar muito valor a sua marca.

Para isso, conheça as diferentes formas de construir um feed atraente. Existem alguns modelos e fórmulas conhecidas, como:

  • Feed em xadrez;
  • Feed organizado por colunas;
  • Feed organizado por fileiras;
  • Feed minimalista;
  • Feed organizado por cor;
  • Entre outros.

💡Saiba mais: Como organizar o feed do Instagram?

📹 Veja também: Como turbinar a publicação no Instagram da minha loja de roupas?

6. Inclua descrições detalhadas

Um dos principais desafios do e-commerce é o fato de não ser possível manusear os itens antes de finalizar a compra. Por conta disso, ao divulgar seus produtos, é essencial incluir descrições completas, com todas as informações técnicas e valores.

No caso das roupas, é importante deixar claro os tamanhos e variações de cores disponíveis. Pense bem: imagine que seu cliente se interessou por um item, mas o prefere em outra cor.

Se a informação de que você o tem em outra cor não estiver fácil, você poderá perder a oportunidade de fechar a venda e oferecer ao seu consumidor o que ele deseja. E não queremos isso, certo?

💡Saiba mais: Descrição de produtos: como fazer para o e-commerce?

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7. Integre sua conta a uma loja virtual com o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta criada com o objetivo de facilitar compras pela plataforma. Por meio dela, é possível incluir etiquetas em fotos e stories com informações como nomes e preços de itens.

Além disso, ao usar esse recurso, uma nova aba listando seus produtos é criada no seu perfil. As mercadorias são mostradas como fotos, mas sempre incluirão um link para o seu e-commerce.

Assim, o processo de compra e navegação pelo seu catálogo se torna mais fluido. Como consequência, você direciona o tráfego da rede para sua loja e aumenta suas taxas de conversão.

A Nuvemshop, por exemplo, oferece integração com o Instagram Shopping, permitindo que você sincronize seu catálogo na plataforma com sua conta na rede social. Além disso, criar sua loja hoje mesmo é completamente gratuito.

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8. Faça parcerias com influenciadores

Uma tendência do marketing para o Instagram são as parcerias com influenciadores digitais. É da nossa natureza sentir maior confiança em uma compra quando o produto foi indicado por alguém em quem confiamos, não é mesmo?

O marketing de influência funciona de forma parecida. Nesse caso, indivíduos com grandes audiências na rede tornam-se verdadeiros lançadores de tendências, influenciando diretamente no comportamento de compra dos seus seguidores.

Para fazer parcerias que te trarão os melhores resultados, busque por influenciadores com destaque no seu nicho de mercado e que sejam seguidos pelo seu público-alvo.

Ou seja, caso você tenha um brechó online, por exemplo, pode ser interessante buscar influenciadores com um estilo mais voltado para roupas usadas e antigas. Assim, você garante que sua marca será exposta diante de uma audiência com interesse nesse tipo de proposta.

💡 Saiba mais:

9. Considere os anúncios pagos

O Instagram Ads é a ferramenta oficial de anúncios da plataforma. Criando conteúdos de qualidade, você poderá atrair tráfego orgânico para o seu perfil, mas isso não quer dizer que você não possa se beneficiar também do tráfego pago.

As duas estratégias podem ser complementares. Enquanto a criação de conteúdos relevantes funciona muito bem no longo prazo, o uso do Instagram Ads pode trazer resultados mais rápidos.

Com esse recurso, é possível configurar o tipo de público que você deseja atingir, o que facilita o processo de posicionar sua marca diante do seu público-alvo, influenciando diretamente na sua taxa de conversão e faturamento.

💡Saiba mais:

Já sabe como vender roupas pelo Instagram?

Esperamos que tudo tenha ficado claro sobre como vender roupas pelo Instagram. É certo que essa rede tornou-se um meio bastante proveitoso para negócios em expansão. Seguindo nossas dicas, você poderá projetar sua marca na plataforma com maior facilidade e aumentar suas vendas.

Aproveitando que está aqui, que tal aliar sua estratégia no Instagram com um e-commerce próprio? Crie uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop e descubra como nossa plataforma pode ajudar sua empresa a decolar. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender roupas pelo Instagram

Primeiro, é preciso conhecer a sua concorrência e estudar o que está sendo feito por eles. Então, é hora de traçar a sua estratégia com base nos conteúdos que geram mais engajamento para o nicho, como ensaios fotográficos com suas roupas. Por fim, capriche nas fotos e na estética do seu feed e aplique estratégias de marketing digital conhecidas, como o marketing de influência e o tráfego pago, por meio do Instagram Ads.

Por ser um produto com forte apelo estético, é importante que suas fotos tenham aparência profissional e demonstrem a qualidade dos seus produtos. Busque sempre apresentar suas peças em uma iluminação que valorize as cores reais e realcem os detalhes mais atrativos.

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