Site de compras: como ter um e-commerce confiável? [+ 3 exemplos]

Por: Raquel Lisboa
Site de compras: como ter um e-commerce confiável? [+ 3 exemplos]

Aqui você encontra:

A taxa de fraude, no comércio eletrônico brasileiro, cresceu 14% em 2019, de acordo com a Konduto. Além disso, a cada cinco segundos, ocorre uma tentativa fraudulenta em sites de compras. Alarmante, não?

Para o consumidor, isso é assustador e, para você, lojista virtual, se torna uma tarefa: fazer do seu e-commerce um site confiável para comprar e, consequentemente, transmitir o sentimento de segurança ao público. Pois, caso isso não seja feito, a chance de ter uma baixa taxa de conversão é grande.

Pensando, assim, em te ajudar com tal tarefa, criamos este guia rápido repleto de dicas e inspirações para o seu site de compras. Vamos lá? 😉

Como ter um site de compras confiável?

A seguir, separamos sete estratégias indispensáveis para ter um site de compras confiável — desde a descrição de produtos e atendimento ao cliente à estrutura do seu e-commerce. Confira!

1. Capriche nas descrições e fotos dos produtos

Ao comprar online, a parte sensorial — de tocar e, até mesmo, provar produtos — é inexistente. Por isso, é primordial investir em textos completos e fotos de alta qualidade.

Dedique-se a descrições que deixem claro do que os artigos são feitos, suas origens e medidas. Se você tiver uma loja de roupas, por exemplo, uma tabela de medidas pode ajudar (e muito!) seu público na hora de escolher a peça ideal.

Indique também para que servem os produtos e como utilizá-los. Caso o item demande algum tipo de configuração ou “macete”, como suportes de celular para veículos, por exemplo, grave um vídeo explicativo e deixe-o disponível na página do artigo.

Em relação às fotos, publique imagens a partir de diferentes ângulos e, se as cores dos produtos saírem um pouco distorcidas, use um editor para ajustar. Para mais dicas sobre o assunto, veja este vídeo:

2. Cuide da reputação da sua marca

Se ao entrar no seu site de compras, o cliente não encontrar com facilidade informações de contato (e-mail, WhatsApp e horários de atendimento) para tirar dúvidas, é provável que ele saia e não volte mais. Afinal, como confiar em uma loja virtual que aparentemente não deseja atender o público, não é mesmo?

Por isso, ao vender pela internet, deixe tais referências visíveis no rodapé do site. Na Nuvemshop, ainda é possível habilitar o ícone do WhatsApp, que, ao ser clicado, redireciona o cliente ao ambiente da ferramenta rapidamente. Para saber mais, acesse este tutorial.

No entanto, de nada adianta ter informações de contato disponíveis, se o atendimento ao cliente não for de qualidade. Portanto, seja humano (esteja realmente atento às dúvidas e necessidades do seu público) e ágil (pois a velocidade do retorno está totalmente relacionada à oportunidade de conversão).

E, por fim, uma instrução importante: fique de olho nas contestações que surgirem no Reclame Aqui. Resolva-as quanto antes, pois muitos consumidores, antes de comprarem em uma loja virtual, conferem a reputação no RA. E, se a sua a avaliação estiver entre mediana e baixa, a chance de perder uma venda será maior.


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3. Crie um FAQ

FAQ (ou Perguntas Frequentes) é um índice que tem como objetivo responder às questões mais comuns que surgem antes, durante e depois de uma compra.

De modo geral, essa lista reúne referências sobre: meios de pagamento e de frete, políticas de troca e devolução e, mais recentemente, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que diz respeito à privacidade, coleta e gerenciamento de dados pessoais do consumidor.


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Tendo essa página de conteúdo, além de otimizar o atendimento — visto que o cliente poderá consultá-la e tirar suas dúvidas sozinho —, ela transmitirá mais segurança ao público, mostrando que a sua marca se preocupa com todos os detalhes do processo de compra.

Se você não sabe por onde começar, inspire-se em sites que já têm uma FAQ bem planejada (como o Submarino, por exemplo), e confira este vídeo com um passo a passo completo:

4. Use o gatilho mental de prova social

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, comentários de produtos são decisivos para 52,5% dos consumidores no momento da compra. Assim, expor avaliações de clientes satisfeitos — prova social de confiabilidade —, pode fazer toda diferença.

Para isso, incentive seu público a comentar sobre os produtos recebidos, seja na página dos próprios artigos ou em publicações nas redes sociais — Instagram, Facebook, Twitter etc — marcando a sua marca (desta maneira, você poderá compartilhá-las no perfil da sua loja virtual também).

Uma outra possibilidade é criar uma página no seu site de compras online dedicada a essas avaliações. Ela pode ser composta tanto de comentários positivos, quanto de imagens de unboxing (ação de desembalar os produtos).


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5. Faça contato com o público

Um site de compras nem sempre mostra os rostos que estão por trás de uma empresa. Por isso, esforce-se para apresentá-los nas redes sociais ou em páginas de conteúdo como a de Quem somos.

Trabalhando em equipe ou sozinho, revele o dia a dia do seu negócio: desde a chegada de novos artigos (como uma série de spoilers) até a separação, embalagem e despacho de pedidos. Isso agregará uma imagem acessível e pessoal à sua marca e, por consequência, transmitirá mais confiança ao consumidor.

Já em Quem somos, apresente a história da sua empresa: como ela foi fundada e quais são seus propósitos, valores e missão. Se fizer sentido, publique uma foto da sua equipe reunida ou, se ela não for tão numerosa, uma apresentação rápida de cada integrante.

Se quiser aprender como criar uma página Quem somos na Nuvemshop, acesse este tutorial.

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6. Tenha um certificado SSL

SSL é uma ferramenta de encriptação de páginas — ou seja, o certificado garante ao visitante do site de compras que todos os dados que informados ali (como os pessoais e de pagamento, por exemplo) serão mantidos em sigilo absoluto entre o servidor e ele.

Para identificar se a sua loja virtual possui um certificado SSL, basta notar a barra de endereços: se o domínio estiver precedido de “https://” e do ícone de um cadeado verde, ele é considerado seguro.

A instalação do atestado SSL depende da plataforma onde o e-commerce está inserido. Se a sua loja virtual for Nuvemshop (e ainda não tiver o certificado ativo), acompanhe os passos deste tutorial para agregá-lo gratuitamente ao seu domínio.


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7. Conte com uma plataforma de e-commerce segura

Por fim, mas não menos importante, tenha sua loja virtual hospedada em um plataforma de e-commerce confiável. Contar com um serviço seguro e robusto vai evitar futuras dores de cabeça em relação ao servidor e ao certificado SSL comentado anteriormente.

O servidor da Nuvemshop, por exemplo, é o da Amazon — adaptável a qualquer volume de tráfego e o mais estável do mercado. Além disso, seu uptime (tempo de atividade) é de 99,9% durante o ano. Ou seja, a probabilidade do seu site de compras cair é bem baixa — e isso com certeza é um ponto positivo na hora de transmitir confiança ao cliente.

Interessado? Caso queira descobrir mais benefícios da plataforma de e-commerce da Nuvemshop, acesse o conteúdo abaixo:


Saiba mais

Qual é o melhor site de compras?

Essa é uma pergunta que não quer calar! A verdade é que existem vários e-commerces e marketplaces super completos e confiáveis para se espelhar.

No entanto, para te dar um norte, cruzamos a lista das empresas online mais solicitadas no Reclame Aqui com suas respectivas reputações (de 0 a 10). Com isso, selecionamos as três primeiras colocadas com os melhores índices de solução, que são: o Submarino, a Amazon e o Magazine Luiza.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada uma delas e inspire-se! ✨

1. Submarino

site do submarino

Reputação no Reclame Aqui: 8,4

Fundado em 1999 em São Paulo/SP, o Submarino foi uma das empresas pioneiras em comércio eletrônico no Brasil. Atualmente, ele comercializa produtos em mais de 40 categorias — desde acessórios de informática, games, esporte e lazer a cosméticos, eletrodomésticos, livros, papelaria, alimentos e bebidas.

2. Amazon

site da amazon

Reputação no Reclame Aqui: 8,3

Constituída em 1994 em Seattle/WA (EUA), a Amazon é o terceiro empreendimento mais valioso do mundo, de acordo com o ranking da Interbrand. Em janeiro de 2019, a empresa abriu seu centro de distribuição em Cajamar/SP, após perceber o grande potencial mercadológico no Brasil.

Ademais, a Amazon é considerada uma marca de tecnologia e streaming, por desenvolver e investir em inteligência artificial (como a criação da assistente virtual, Alexa) e em serviços como a Amazon Prime (concorrente da Netflix).

3. Magazine Luiza

site do magazine luiza

Reputação no Reclame Aqui: 7,8

Fundada em 1957 em Franca/SP, o Magazine Luiza percorreu o caminho do físico ao online a partir de 1992, acompanhando todas as transformações digitais do varejo nacional. Além de ser um e-commerce bem-sucedido, o Magalu oferece diversos serviços ao cliente, como o LuizaSeg (linha de seguros), o LuizaCred (linha de crédito) e o Consórcio Luiza.

Assim, como visto acima, essas três empresas estão consolidadas no comércio eletrônico brasileiro, porque elas:

  • Sabem inovar;
  • Investem no desenvolvimento e na segurança do site de compras;
  • Cuidam do atendimento ao cliente (como foi possível notar nas reputações do RA).

E aí, preparado para seguir os mesmos passos?

Esperamos que, com este guia, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre como ter um site de compras confiável.

E, como adoramos te motivar, os exemplos de marcas de sucesso não param por aqui: se quiser conhecer outros e-commerces para se inspirar, não deixe de conferir os cases da Nuvemshop:

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