11 técnicas de SEO para ranquear em primeiro no Google

- Técnicas de SEO são estratégias aplicadas em sites que melhoram seu desempenho nos resultados de busca e aumentam as chances de aparecer em primeiro no Google;
- As principais técnicas de SEO para site são definir palavras-chave relevantes, escrever conteúdos de qualidade, trabalhar nas metas title e metas description da sua página, ter cuidado com as imagens e mais;
- Utilize o Checklist de SEO técnico, da Nuvemshop para identificar falhas que estão limitando o alcance da sua loja nos mecanismos de busca. Baixe agora!
Quem faz vendas pela internet sabe que um dos principais desafios do e-commerce é aparecer nas primeiras posições do Google. Por isso, é preciso conhecer as técnicas de SEO, ou seja, estratégias de otimização de site que visam atrair mais visitantes para a sua página e aumentar a taxa de conversão do seu negócio.
Com o método bem trabalhado, é possível destacar a sua loja virtual da concorrência, se tornar referência no mercado e aumentar as suas vendas.
Então, vamos conhecer as principais técnicas de SEO para o seu site? Continue a leitura deste guia completo e saiba como chegar nas primeiras posições do Google!
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O que são técnicas de SEO?
Técnicas de SEO são um conjunto de estratégias de otimização em páginas na internet para melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca, em português. Com a metodologia é possível configurar o seu site de vendas, por exemplo, para ser exibido nas primeiras posições de uma busca orgânica, isto é, o resultado que um determinado motor de busca considerou relevante para os usuários sem que seja necessário investir em valores para aparecer ali.
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11 técnicas de SEO para otimizar seu site
Agora que você já sabe o que são técnicas de SEO, veja a seguir como melhorar o posicionamento do seu site nos principais mecanismos de busca:
1. Defina palavras-chave relevantes
O primeiro passo para ficar entre os primeiros resultados do Google é fazer uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Para isso, tente entender quais são os termos que as pessoas utilizam na internet para pesquisar assuntos relacionados a sua empresa, utilizando um buscador de palavras-chave.
Uma ferramenta gratuita para isso é o Ubersuggest. Com o recurso, basta digitar uma palavra-chave ou URL referente ao seu negócio para ter acesso as principais métricas relacionadas à busca. Veja:
Além das principais palavras-chave:
Aqui, lembre-se de escolher uma ou duas palavras-chave principais para não nichar demais a sua busca.
💡Saiba mais: As melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site
2. Escreva conteúdos de qualidade
Para se destacar da concorrência, a máxima “conteúdo é rei” continua sendo válida como uma técnica de SEO relevante.
Após selecionar as palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio, é preciso entregar informações úteis e relevantes para o seu cliente.
Se você vende pela internet, uma boa maneira de atrair consumidores para o seu negócio é criar um blog, canal que ajuda a trabalhar a autoridade da sua marca.
Isso porque é possível postar conteúdos que respondam as dúvidas dos clientes, divulgar seus produtos como solução e compartilhar sua expertise sobre o assunto. Aqui, lembre-se de ser original.
💡Saiba mais: Confira as melhores dicas de SEO para blog
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3. Trabalhe nas meta titles e meta descriptions da sua página
Meta title é o título da sua página que será exibido nos resultados de pesquisa de um buscador. Já a meta description é o texto que aparece na descrição do Google, por exemplo. Veja:
Esses dois elementos são técnicas de SEO on page importantes para se posicionar entre as primeiras posições dos mecanismos de pesquisa.
Para isso, é importante trabalhar com palavras-chave importantes em cada uma delas para o seu negócio.
Vale lembrar que existe uma recomendação de tamanho para o título, de 55 caracteres, e para a descrição, de 155. Nessa última, lembre-se de oferecer informações de forma mais clara e útil possível.
💡Saiba mais: O que são metas tags, quais as principais e como otimizar?
4. Tenha cuidado com as imagens
Ao trabalhar com técnicas de SEO, é comum esquecer de incluir o nome das imagens de uma página e o atributo alt, isto é, uma breve descrição da foto.
Essa é uma prática importante para que os algoritmos do Google consigam “ler” a sua imagem e entender que o seu conteúdo é relevante para os usuários. Nessa etapa, lembre-se de explicar o conceito da imagem.
💡Saiba mais: Como fazer otimização para SEO em marketplaces?
5. Trabalhe o link building
Link building é o processo de inserção de um link de outros sites em suas próprias páginas e vice-versa.
O objetivo dessa técnica de SEO é melhorar a autoridade do seu site e fortalecer palavras-chave referentes ao seu negócio.
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6. Tenha um site com design responsivo
Um site com um design responsivo é uma página acessível a qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile.
Por isso, se a sua loja virtual não tiver formatação compatível com essas tecnologias, é possível que os motores de pesquisa não considerem o seu site relevante para a busca.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece esse benefício para todas as lojas que usam a plataforma de e-commerce, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.
Confira abaixo um guia completo de como ter uma loja otimizada na Nuvemshop:
Agora que você já sabe o que tem que fazer, é só criar seu site responsivo de vendas para aproveitar os benefícios do SEO! 😉
7. Invista em RP Digital
RP Digital, ou Relações Públicas Digitais, é uma estratégia para ampliar a autoridade da sua marca na internet. Por meio dela, você constrói relacionamentos com influenciadores digitais, jornalistas e parceiros relevantes para seu nicho com o objetivo de conseguir menções espontâneas e backlinks para seu site.
Essa prática aumenta a visibilidade da marca, gera tráfego qualificado e ajuda a criar uma reputação positiva.
8. Monitore os concorrentes
Estar atento às práticas de SEO dos concorrentes é uma boa oportunidade para melhorar as da sua empresa. Ao monitorar, você pode identificar palavras-chave que eles estão usando, conteúdos que geram engajamento e mudanças em campanhas de marketing digital, por exemplo.
Use ferramentas de análise competitiva como SEMrush, Ahrefs ou Moz para obter relatórios detalhados e acompanhar as movimentações dos concorrentes.
9. Tenha certificado SSL
O certificado SSL garante a segurança das informações compartilhadas nos sites. Ele criptografa as informações trocadas entre servidor e navegador, impedindo o roubo de dados sensíveis, como senhas e dados bancários.
Além disso, o SSL é um fator de ranqueamento confirmado pelo Google: sites com o certificado são sinalizados como seguros e ranqueiam melhor nas páginas de resultado (SERP).
10. Otimize os fatores do Core Web Vitals
Os Core Web Vitals são métricas de performance criadas pelo Google para medir a experiência do usuário em seu site. Elas se concentram em três pontos principais:
- LCP (Largest Contentful Paint): tempo para carregar o maior elemento da página;
- FID (First Input Delay): tempo de resposta à primeira interação do usuário;
- CLS (Cumulative Layout Shift): estabilidade visual durante o carregamento.
Você pode utilizar essas métricas melhorando a velocidade de carregamento do site, reduzindo o uso de scripts pesados e corrigindo elementos que causam mudanças inesperadas de layout.
✅ Confira a checklist: Velocidade do site: guia para otimizar
11. Corrija as páginas com erro 404
As páginas de erro 404 (página não encontrada) prejudicam tanto a experiência do usuário quanto a autoridade do site. Assim, quando um visitante encontra uma página inexistente, isso pode gerar taxa de rejeição e impacto negativo no ranqueamento orgânico.
Para corrigir, use ferramentas como Google Search Console ou Screaming Frog para mapear essas páginas e fazer o redirecionamento para outras relevantes usando o redirecionamento 301.
💡Saiba mais: Guia de melhores práticas para SEO off page
Importância das técnicas de SEO
Você sabia que, de acordo com pesquisas da Chitika, 92% do tráfego de sites vem da primeira página dos resultados de pesquisa orgânica? Esse é um dos motivos para conhecer e investir em técnicas de SEO no seu site. Outros benefícios são:
Atrai visitantes qualificados
Vamos supor que você venda comida pela internet, mais especificamente, bolos caseiros.
Em um mercado tão competitivo, uma boa estratégia de SEO vai fazer com que uma pessoa que digite “bolo de chocolate caseiro” na barra de pesquisa do Google encontre a página da sua loja virtual nas primeiras posições do buscador.
Então, podemos entender que trabalhar técnicas de SEO em seu site pode atrair visitantes qualificados para o seu negócio, ou seja, pessoas realmente interessadas em comprar o seu produto ou serviço.
Traz mais visibilidade
Técnicas de SEO permitem que a página do seu negócio seja encontrada mais facilmente pelos algoritmos de indexação dos mecanismos de busca.
Por indexar, entende-se colocar o seu site no índice do Google, por exemplo, para que ele possa ser encontrado nos resultados de buscas feitas pelos usuários.
💡 Saiba mais: Como indexar site no Google?
Como resultado de uma boa estratégia, o seu site de vendas pode ser melhor posicionado dentre outras páginas de uma mesma pesquisa. Isso significa, portanto, mais visitantes em para a sua página de vendas.
Garante mais confiabilidade
Estar entre os principais resultados de pesquisa, garante ao seu site mais confiabilidade.
Um potencial cliente pode se sentir mais seguro ao acessar e comprar produtos de um site bem posicionado nos buscadores de pesquisa.
💡Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
Entendeu como trabalhar as técnicas de SEO?
Como vimos, conhecer técnicas de SEO é fundamental para destacar o seu e-commerce no seu nicho de mercado.
Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante que você trabalhe a otimização do seu site para se posicionar com relevância nos principais mecanismos de pesquisa.
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