NuvemCast #14 – Descomplicando o frete no Brasil

Por: Matheus Souza
Criado em: 28/08/19.
Atualizado em 25/11/19.
67 min
de leitura

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Índice

No NuvemCast #14, buscamos descomplicar o frete no Brasil e respondemos perguntas como:

  • Quais as maiores dores para o lojista quando o assunto é frete?
  • Quais os principais problemas dos e-commerces com os Correios e como vencer esses desafios?
  • Que empresas vêm tentando descomplicar a logística no Brasil e como elas atuam?
  • Como oferecer frete grátis sem sair perdendo?
  • Quais as principais tendências mundiais quando o assunto é logística?

Essa e outras dúvidas foram atendidas por um timaço de especialistas: a Stela Torres, Head of Partners do Melhor Envio e o Breno Nogueira, Head de Marketing e Parcerias da Frenet. Além do Luiz Fernando Natal, Head de Marketing da Nuvemshop com mais de 15 anos de experiência no e-commerce, e a Renata Estevo, editora de conteúdo da Nuvemshop e fundadora da Alea Lingerie.

O papo está imperdível, dê o play! 🎧

E caso você queira alguns detalhes desse episódio sobre frete no Brasil, te damos quatro spoilers a seguir!

1. Qual é o serviço oferecido pelo Melhor Envio?

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes. Assim, ele tem como objetivo auxiliar PMEs que não possuem convênio com transportadoras e têm um pouco de dificuldade em compreender como funciona a logística no Brasil.

Através de um cadastro na ferramenta, os lojistas conseguem contratar envios com descontos e gerar etiquetas com todas as transportadoras que são integradas ao programa – o que facilita (e muito!) a gestão de entregas.

Para você, empreendedor Nuvemshop, o Melhor Envio está disponível como aplicativo na sua loja virtual.

2. E a Frenet, como funciona?

Por sua vez, a Frenet ajuda o consumidor final quando o mesmo adiciona o CEP de entrega no momento do checkout. A ferramenta faz uma varredura em todos os módulos de frete ativados na loja virtual e exibe os melhores preços e prazos.

Diferentemente do Melhor Envio, esta plataforma não possui contratos com transportadoras. Ela apenas faz uma espécie de “leilão” a partir dos convênios fechados pelo próprio varejista, como com os Correios, por exemplo.

3. É um erro pensar que frete não é uma estratégia?

Com certeza! Muitos acreditam que só campanhas de marketing, investimento em diferentes layouts e precificação são métodos válidos – o que não deixam de ser. Mas uma estratégia de frete bem elaborada pode fazer total diferença na taxa de conversão de um negócio.

Portanto, bem como uma pessoa física sabiamente varia seus investimentos, entre carros, casas e apartamentos, por exemplo, é essencial diversificar as modalidades de entrega em um e-commerce.

4. Quais questões considerar no plano de logística de uma loja virtual?

Para criar uma estratégia de envio completa, é fundamental analisar recorrentemente quais são as regiões que se destacam em relação a pedidos realizados (e, através de uma investigação de carrinhos abandonados, quais estão sendo perdidas). Além disso, observe onde você deseja gerar mais vendas com um frete competitivo.

Com isso decidido, o próximo passo é buscar parceiros que possam auxiliar na renovação da sua abordagem e, consequentemente, na oferta de preços e prazos que se destaquem positivamente em meio à concorrência.

E aí, gostou?

Não deixe de ouvir o programa completo sobre frete no Brasil, ele está sensacional! Você também pode ouvir o NuvemCast diretamente pelo Spotify – e aproveitar para nos seguir por lá 😉

Ah, e se você deseja montar sua própria loja virtual e vender pela internet, não deixe de testar os 15 dias gratuitos na plataforma da Nuvemshop!

Matheus Souza

Produtor audiovisual na Nuvemshop e pós-graduando em Digital Data Marketing pela FIAP. Faz parte do time dos amantes de músicas e séries.


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