O que é visual merchandising e como fazê-lo?

Mulheres em frente a vitrine de loja de roupas observam o visual merchandising

Visual merchandising é uma prática de marketing que usa plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente. Seu objetivo final é usar o espaço de varejo para gerar mais vendas, destacando a loja e atraindo compradores.


Você provavelmente já foi impactado por alguma ação de visual merchandising, seja durante as datas comemorativas como o Natal, Réveillon, Black Friday, Dia das Mães, ou até mesmo no seu dia a dia. Basta entrar em farmácias, supermercados, shoppings e lojas de varejo para se deparar com esse tipo de divulgação.

E não vamos negar, uma boa estratégia de visual merchandising serve para conquistar e encantar o cliente e, de fato, faz a diferença. Quando a criatividade entra em ação e nos causa a curiosidade, não tem como: a chance de comprarmos o produto é grande.

Por isso, se você quer entender mais detalhes dessa técnica, continue a leitura e descubra qual a função do visual merchandising e como ele pode ajudar o seu negócio. Vamos lá? 👀

💡Saiba mais: O que é merchandising e qual a sua função?

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O que é visual merchandising?

Visual merchandising é uma prática de marketing que usa plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente. Seu objetivo final é usar o espaço de varejo para gerar mais vendas, destacando a loja e atraindo compradores.

Criatividade é a chave para um bom visual merchandising e, quando você aplica isso na sua estratégia, é possível criar um forte impacto na experiência do cliente em sua loja.

Portanto, se você está renovando qualquer ponto de divulgação ou criando novos, adote as estratégias dessa técnica para ajudá-lo a obter mais sucesso em suas vendas.

💡 Saiba mais: O que é marketing visual e como ele funciona?

Qual a função de um visual merchandising?

Agora que você já sabe o que é o visual merchandising, vamos te falar qual a função de um visual merchandising bem feito. Confira as principais vantagens:

Melhorar a exposição do seu produto

A estratégia do visual merchandising é ótima para expor produtos e oferecer aos seus clientes uma perfeita experiência sobre o que ele pode encontrar naquele novo item.

Normalmente, as empresas criam pontos de vendas com o objetivo de expor detalhes dos seus lançamentos e pré-lançamentos. É possível encontrar informações úteis sobre a mercadoria, testar, escutar relatos de quem já consumiu e ver em detalhes todas as vantagens.

Atrair novos clientes

Atrair a atenção de quem circula perto do seu negócio e estimular que as pessoas entrem em sua loja é o objetivo número um do visual merchandising. É preciso despertar a atenção e o interesse. Para alcançar esse resultado, é importante investir em uma forma criativa e inovadora de chamar atenção no ponto de venda.

💡 Saiba mais: Como atrair clientes para loja virtual?

Aumentar as vendas

A chance de você aumentar as vendas do seu negócio após a implantação do visual merchandising é grande. É comprovado que muitos clientes ainda procuram experiências de testagem antes da compra. Sendo assim, um ponto de venda atrativo e um produto diferenciado tende a convencer o cliente a realizar a compra.

💡 Saiba mais: O que é merchandising no ponto de venda e por que adotar?

Reforçar sua identidade visual

Como falamos anteriormente, o visual merchandising aposta em aspectos visuais para chamar atenção para o seu negócio. Dito isso, essa é mais uma excelente oportunidade para reforçar elementos da sua identidade visual, como o seu logo e a sua paleta de cores.

Se você ainda não tem um logotipo ou gostaria de mudar o seu, nosso gerador de logo gratuito pode te ajudar com isso.

💡 Saiba mais: O que é identidade visual e como definir a da sua marca?

Como fazer um bom visual merchandising?

Investir em visual merchandising ajuda os consumidores a terem uma melhor experiência de compra, serve como uma poderosa ferramenta de marketing para sua empresa e aumenta a fidelidade do cliente.

Então, chegou a hora de você descobrir como trabalhar essa técnica na sua loja. Confira as dicas:

1. Aposte na vitrine

A vitrine da sua loja é a primeira coisa que as pessoas veem e, por isso, esse é um fator decisivo para o cliente decidir entrar ou não na sua loja. Por isso, um dos recursos visuais mais importantes é um design de vitrine poderoso.

Aposte em elementos visuais que trabalhem o storytelling, ou seja, que criem uma história. A ideia é montar algo com que os clientes possam se relacionar e que ainda proporcione uma experiência positiva desde o início.

Isso não se limita apenas em datas sazonais, mas deve ser incorporado no dia a dia, contendo instalações artísticas, números de descontos e promoções, iluminações especiais e até exibições de vídeo. O ideal é ter todos os elementos trabalhando juntos para criar uma sensação única.

💡 Saiba mais: Como criar uma vitrine virtual para o seu e-commerce

Se você já é lojista na Nuvemshop, é possível criar uma vitrine virtual automatizada. Para isso, basta instalar o aplicativo SmartHint em sua loja de forma rápida e prática. Confira o passo a passo no tutorial abaixo:

👉 Confira: Como instalar o aplicativo SmartHint?

💡 Saiba mais: Aplicativos Nuvemshop: 10 apps para facilitar sua rotina de gestão

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2. Crie um ponto focal de marketing visual

A ideia aqui é criar elementos atrativos para que seu público olhe exatamente para onde você deseja.

Faça testes do ponto de vista do cliente: olhe a parte superior, o piso, os dois lados e sempre verifique se a informação principal está em um local onde as pessoas possam visualizar facilmente a informação, os pontos de acesso e as mercadorias.

O ponto de acesso é o produto, não um elemento visual que você usa para adicionar à história. Por exemplo, se você colocar areia e conchas do mar na mesa como parte de sua coleção de sandálias, certifique-se de que as sandálias sejam o ponto focal, e não a areia.

3. Conte uma história

Quais são as vantagens para os clientes? Diga a eles! Use uma sinalização poderosa que conte uma história e deixe claras as vantagens de comprar o produto. Apresente benefícios que digam aos clientes por que eles precisam daquela mercadoria ou como sua vida se tornará mais fácil ao adquirir aquele item.

Lembre-se de que, por meio das placas e letreiros, você não está escrevendo um livro, mas um título, tópicos poderosos e, possivelmente, uma proposta de preço. Ao contar uma história, você ajuda o cliente a entender melhor o produto e facilita a decisão final no processo de compra.

4. Exponha os clientes à quantidade máxima de mercadorias

Uma vitrine ou um ponto de venda impactante e bem projetado deve expor o cliente ao máximo de produtos possível. Quanto mais produtos os clientes verem, mais chances eles terão de encontrar algo que desejem comprar.

Considere o layout de loja circular, que muitos varejistas usam. Ele é poderoso porque expõe os clientes a mais mercadorias do que nos corredores tradicionais.

Sua loja tem corredores? Coloque alguma comunicação no centro com o objetivo de manter o cliente informado a todo momento. Tenha o máximo de displays possível e apresente o máximo de mercadorias.

Contudo, mantenha os displays limpos e nítidos e certifique-se de que os corredores sejam espaçosos e sem barreiras que evitem que clientes possam manusear os produtos.

5. Escolha sua paleta de cores com atenção

A cor é um elemento poderoso e pode ser o fator principal para o sucesso ou fracasso do que está sendo exposto. Uma loja pode até criar um display irregular, mas, se a paleta de cores é harmoniosa, o display ainda pode ser um sucesso.

Considere o uso de cores contrastantes, como preto e branco, e cores monocromáticas — ambas criam telas interessantes e atraentes.

Muitas vezes, perdemos de vista o poder das cores e sua capacidade de atrair os olhos. Pense na sua casa: você provavelmente tem um sofá cinza ou marrom sólido, mas há um “estouro” de cor nas almofadas que você coloca nas bordas. É o mesmo princípio.

Tenha noção de para onde você quer que os olhos sejam direcionados. Portanto, use cores para chamar a atenção de seus clientes e atraí-los para seus monitores.

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6. Use o espaço vazio com sabedoria

Tem um espaço vazio na sua loja? Saiba que ele também pode ser aproveitado na sua estratégia de visual merchandising.

É possível usar esse espaço para muitas coisas diferentes, como sinalização com informações sobre produtos ou marcas. Você também pode exibir depoimentos de clientes com o nome e uma foto ou perfil ou exibir informações do fornecedor.

Você também pode exibir informações sobre estilo de vida que ajudam os clientes a fazer associações com seus produtos. Confira alguns exemplos:

  • Uma loja de móveis pode exibir a imagem de uma família animada em um sofá, trazendo aqueles sentimentos calorosos que deixam os clientes de bom humor;
  • Uma joalheria pode exibir uma mulher em um restaurante sofisticado usando uma pulseira, criando uma associação entre as joias da loja e um estilo de vida luxuoso.

Enfim, o visual merchandising é multifacetado e os lojistas podem escolher entre centenas de ideias ao criar qualquer ponto de venda.

Exemplos de visual merchandising

Para você entender melhor qual a função do visual merchandising em um negócio, resolvemos apresentar alguns exemplos de visual merchandising de sucesso. Vamos conferir?

Ação do chocolate Bis em um shopping

O Bis lançou um novo produto no mercado: o Mini Bis. A ideia supercriativa foi apostar em uma embalagem gigante, exposta nos corredores de um shopping. O lançamento era mini, mas o Bis exposto era gigante.

O resultado: além de chamar a atenção dos clientes, a instalação provavelmente causou desejo e deixou as pessoas que circulavam com água na boca e vontade de consumir o produto. Consequentemente, o objetivo de apresentar o novo item ao público e despertar interesse foi cumprido.

Embalagem gigante de bis em um exemplo de visual merchandising

Foto: Divulgação

Ação na vitrine de uma loja com produtos Nike

Falamos muito sobre apostar em uma vitrine chamativa. Na imagem abaixo, é possível ver uma loja divulgando os produtos da marca Nike, provavelmente em uma semana especial.

Vitrine chamativa da Nike anunciando promoção em um exemplo de visual merchandising

Foto: Divulgação

A loja apostou na comunicação chamativa, contendo letras grandes e a porcentagem do desconto, além de colocar os produtos da marca em destaque na vitrine.

Entendeu tudo sobre visual merchandising?

Esperamos que, ao fim do nosso artigo, você já saiba qual a função de um visual merchandising bem feito e a sua importância para uma empresa. Essa é uma estratégia de divulgação poderosa, capaz de atrair clientes novos para sua loja, ao passo que reforça a identidade visual da sua marca.

Agora, se além de você ter um espaço físico, a ideia de começar a vender online te interessa, que tal criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre visual merchandising

Visual merchandising é a prática de marketing que usa plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente. Seu objetivo final é usar o espaço de varejo para gerar mais vendas, destacando a loja e atraindo compradores.

As principais funções do visual merchandising são atrair novos clientes, aumentar vendas, melhorar a apresentação de produtos e reforçar a identidade visual de uma marca usando os elementos visuais da loja física.

Aposte em uma vitrine atraente, incluindo a paleta de cores da sua marca e um ponto focal. Além disso, tente contar uma história com os elementos que a compõem, usando o máximo de mercadorias possíveis.

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