Como criar uma marca de roupas de sucesso?

Por: Tamires Barlette

Na imagem, vemos uma mulher vestida de branco mexendo em uma arara de roupas

Você já se perguntou como marcas icônicas de vestuário foram criadas? Bom, uma coisa é certa: elas começaram de algum lugar. Embora lançar um negócio possa parecer desafiador, com os recursos disponíveis atualmente, é muito mais fácil criar uma marca de roupas.

Isso porque, com a possibilidade de montar uma loja virtual e divulgar seus produtos nas redes sociais para milhares de consumidores, o sucesso de um e-commerce depende unicamente das estratégias utilizadas no seu lançamento. Por isso, é fundamental que elas sejam bem pensadas para que o resultado se faça satisfatório.

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo a fim de te ajudar a entender como criar uma marca de roupas do zero. Mas, antes de ler nosso passo a passo, confira um vídeo rápido e explicativo sobre o tema para potencializar seus conhecimentos. Veja:

Vídeo assistido? Então, siga a leitura do nosso conteúdo! 😎

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1. Identifique o nicho de mercado da sua marca de roupa

Se você quer saber como criar uma marca de roupas, precisa entender que o primeiro passo é identificar o seu nicho de mercado. Afinal, é por meio dele que o seu negócio será iniciado e você poderá criar estratégias consistentes com o propósito da empresa.

Para isso, busque identificar qual é a área de vendas da sua loja. Por exemplo, você estará vendendo roupas com foco no público feminino ou masculino? Os itens comercializados serão de luxo ou mais populares?

De modo geral, a partir do momento que você responder essas perguntas, o seu nicho ficará mais evidente e você poderá começar a criar um planejamento eficiente para projetar sua loja de roupas.

2. Desenvolva um plano de negócios

Um plano de negócios, documento que descreve os objetivos de uma empresa, guiará toda a sua jornada como lojista. Isso porque iniciar uma marca de roupas requer o levantamento de pontos fundamentais. Por exemplo, quanto custa para começar? Onde devo focar meus esforços? Qual é o público que eu quero atingir? Onde e como vou produzir as roupas?

Essas são algumas das perguntas que podem pairar sua mente no momento de criar um negócio, mas não se preocupe. Afinal, com um plano de negócios você conseguirá colocar todas essas informações no papel de maneira mais fácil.

Para isso, faça uma análise de mercado e descubra qual impacto a sua empresa quer gerar no comércio. Assim, com as respostas na palma da mão, você poderá desenvolver um plano de ação que englobará as principais áreas do seu negócio, fazendo com que você tenha mais facilidade para apresentar a sua empresa para o mercado.

💡 Saiba mais: O que é Lean Canvas e como estruturar o do seu negócio?

3. Identifique seu público-alvo

Esse passo está diretamente relacionado aos dois primeiros, uma vez que o público-alvo de um e-commerce é o ponto central de qualquer estratégia. Sendo assim, você precisa saber para quem você está vendendo. Por exemplo, são roupas esportivas ou casuais? Ou, melhor, são roupas de diversos nichos?

Quando você conseguir responder essas perguntas, você começará a entender quem são as pessoas que irão adquirir de você. Afinal, a melhor maneira de criar uma marca de roupas de sucesso é saber quem comprará seu produto.

Para isso, existem muitas características a serem consideradas, como faixa etária, sexo, atividades ou hobbies, tendências as quais são facilmente atraídos, se estão dispostos a desembolsar um alto orçamento para compras, quais são suas lojas preferidas, entre outros.

Pense que, muitas vezes, quando as pessoas compram camisetas personalizadas, por exemplo, trata-se de identidade: elas estão usando esse estilo de roupa para dizer ao mundo quem são. Então, foque nessa estratégia para definir o seu público com assertividade.

💡 Saiba mais: O que é buyer persona e como identificar seu cliente ideal?

4. Tenha fornecedores de confiança

A menos que você planeje adquirir, cortar e costurar todos os seus materiais sozinho, você precisará de um fornecedor de confiança. Basicamente, encontrar o fornecedor certo para produzir suas roupas é crucial para dar vida à sua visão e objetivo para sua marca. Afinal, se você não tem um fabricante confiável, sua marca de roupas não pode existir.

Ao procurar um fornecedor, considere fatores como quantidade mínima de pedido do fabricante, custo, qualidade e confiabilidade. Além disso, lembre-se de fazer uma pesquisa a fim de descobrir se esse parceiro é recomendado por outros lojistas.

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor?

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5. Defina os preços dos produtos

Essa etapa está relacionada à identificação do seu público-alvo. Nesse sentido, você deve escolher uma base de preços que cubra seu custo de produção (ou o valor pago ao fabricante/fornecedor), mas que seja um valor que não afaste os clientes. Por isso, é fundamental criar um equilíbrio para que seja atrativo para ambas as partes.

Claro, lembre-se de que você não está casado com nenhum preço inicial — assim como os itens que você criar, você sempre pode alterar seus preços ao lançar novas linhas de roupas.

💡 Saiba mais: Como definir a estratégia de preços do meu e-commerce?

6. Escolha o nome e o logo da sua empresa

Agora que você já definiu seu nicho de mercado, o público-alvo e os preços dos produtos, é hora de escolher o nome e o logo do seu negócio. Claro, você já pode ter isso definido no momento em que teve a ideia de criar a loja, mas o ideal é que você já tenha passado por algumas fases para fazer isso com mais calma e assertividade.

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Para essa tarefa, faça uma análise de como você quer que as pessoas percebam o seu negócio. Nesse sentido, uma boa ideia é escolher um nome que tenha a ver com a ideia da sua loja, porque, assim, ficará mais fácil de os clientes lembrarem da sua empresa quando quiserem fazer compras específicas.

E, se você quer ajuda para isso, recomendamos nossa ferramenta de gerador de nomes para empresas. Ela é gratuita e pode ser muito útil nesse processo.

💡 Saiba mais: Como criar nomes para lojas virtuais?

7. Crie um diferencial competitivo

No processo de criar uma marca de roupas, você sempre deve ter em mente o que diferencia o seu negócio da concorrência. Por exemplo, seus preços são melhores? A qualidade dos produtos que você vende é superior? O atendimento que você oferece aos clientes é personalizado?

De modo geral, se você quer se destacar em meio a um mundo de lojas, é fundamental que você ofereça algum bônus para o cliente. Então, crie uma estratégia que irá diferenciar sua loja daquela que é sua concorrente direta.

Uma dica para fazer isso é caprichar no envio dos produtos, criando uma boa experiência para o consumidor no momento que ele abrir a caixa, por exemplo. Você pode enviar alguns brindes, imagens fofas e muito mais. Como resultado, isso fará com que o cliente se sinta encantado pelo seu negócio e certamente irá diferenciar sua empresa das demais.

💡 Saiba mais: Diferencial competitivo: dicas para destacar o seu negócio

8. Trabalhe com boas estratégias de marketing

Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual grandes empresas estão focando suas estratégias no digital, é fundamental que qualquer negócio que queira a atenção dos clientes trabalhe com marketing.

Por meio dele, você conseguirá estudar o mercado, trabalhar o posicionamento do seu negócio e atrair e fidelizar clientes. Então, não deixe de aprender mais sobre a área e criar um planejamento adequado para o seu negócio. Para isso, você pode, por exemplo, contratar uma agência de marketing ou trabalhar por conta própria.

💡 Saiba mais: 13 estratégias de marketing para loja de roupas

9. Crie uma loja online

Se você quer garantir que a sua loja tenha um bom faturamento, é fundamental criar um e-commerce. Afinal, com um negócio online, você tem mais chances de apresentar sua empresa e seus produtos para um número maior de clientes.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?

E, um benefício do e-commerce é que, mesmo tratando-se de um ambiente virtual, você consegue proporcionar uma experiência de compra personalizada para o cliente. Isso porque, atualmente, existem recursos como provador virtual, teste de produtos e muito mais. Como resultado, isso torna o processo de comprar online mais fácil e prático para o consumidor, que ainda tem a facilidade de adquirir o item do conforto do seu lar.

Então, se você quer levar sua marca de roupas para outro patamar, nossa dica de ouro é que você invista na criação de uma loja virtual para aumentar o reconhecimento do seu negócio.

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Tudo certo sobre como criar uma marca de roupa?

Saber o passo a passo de como criar uma marca de roupas é fundamental se você busca crescimento nesse setor. Isso porque, por meio de boas estratégias, será possível aumentar o faturamento do seu e-commerce.

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Perguntas frequentes

  1. Identifique seu nicho de mercado;
  2. Desenvolva um plano de negócios;
  3. Identifique seu público-alvo;
  4. Tenha fornecedores de confiança;
  5. Defina os preços dos produtos;
  6. Escolha o nome e o logo da empresa;
  7. Crie um diferencial competitivo;
  8. Trabalhe com boas estratégias de marketing;
  9. Crie uma loja online.

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