Como montar uma loja de suplementos? [guia completo]

Por: Alejandro Vázquez

Imagem de uma embalagem de Ômega 3 representando como montar loja de suplementos

Cuidar da saúde virou um mantra para as pessoas nos últimos, ainda mais depois da eclosão da covid-19. Nesse sentido, muitos empreendedores aproveitaram a oportunidade para aprender como montar uma loja de suplementos e atender a essa parcela da população.

Segundo a pesquisa “Hábitos de consumo de suplementos alimentares”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), a busca por esses produtos deu um salto, principalmente aqueles voltados para o aumento da imunidade. Apenas em 2020, no Brasil, 59% dos lares tinham, no mínimo, uma pessoa consumindo suplementos.

Além disso, é importante saber que 72% dos brasileiros decidiram intensificar os cuidados com a saúde e, principalmente, a alimentação, como uma forma de se proteger de doenças, como a covid-19.

A busca por esses produtos na internet teve aumento, mostrando que esse é um mercado fértil e promissor. É por essas e outras que estamos aqui para mostrar a você como montar uma loja de suplementos e vender online. Vamos lá?

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Por que montar uma loja de suplementos?

Além dos motivos que já listamos na introdução deste artigo, é importante frisar que, após muitas pesquisas, a Organização Mundial da Saúde, ainda no início dos anos 2000, reconheceu a obesidade como epidemia global.

Foi a partir daí que as pessoas passaram a se interessar mais pelos cuidados com o próprio corpo, adquirir uma alimentação mais saudável e, quando necessário, recorrer à suplementação.

Essa tendência também abriu portas para o sucesso de práticas esportivas diversas, como ioga e pilates para quem quer aliar movimento corporal e meditação, por exemplo, e esportes de resistência para aqueles que gostam de alta intensidade, como o crossfit.

A busca por potencializar os resultados dos treinos fez com que cada vez mais pessoas recorressem a alternativas para complementar a alimentação, e é aí que a suplementação se destaca. Isso fez com que muitos lojistas se especializassem em como montar uma loja de suplementos para contemplar um mercado em constante crescimento.

12 passos para montar uma loja de suplementos online

Saber como montar uma loja de suplementos envolve muito mais que apenas escolher os melhores produtos. No entanto, não é uma tarefa complicada, basta apenas seguir alguns passos para ter uma loja virtual de sucesso!

Neste conteúdo, ensinamos tudo que você precisa saber para ter uma loja de suplementos completa e atraente para o público. Mas, se você quiser entender mais a fundo todo o processo por trás da criação de um e-commerce do zero, não deixe de baixar nosso material gratuito:

A seguir, veja como montar uma loja de suplementos e vender pela internet:

1. Entenda o mercado de suplementos alimentares

Já demos uma prévia dos motivos que levaram ao aumento da procura por suplementação nos últimos anos. Contudo, é preciso se aprofundar um pouco mais para identificar as carências do mercado e entender de que forma o seu negócio pode contribuir para atender essas necessidades.

Para isso, faça uma pesquisa sobre informações relacionadas ao segmento de atuação de um negócio, a chamada análise de mercado. Com os dados coletados, é possível estudar o contexto em que a empresa está inserida, como o público-alvo, quais são os principais fornecedores e quem são os concorrentes.

💡 Saiba mais: O que é análise da concorrência e como fazer para se destacar?

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

2. Elabore um plano de negócio

O plano de negócios é um documento que reúne uma série de dados e informações relevantes sobre sua empresa. Desde questões básicas, como o ramo de atuação, até os processos mais delicados, como o planejamento financeiro.

Ao criar um plano de negócios, você garante organização e coesão na estrutura da sua marca. Com ele, você tem mais chances de que suas ideias se concretizem de forma acertada.

Em resumo, o plano de negócios vai te ajudar a entender onde o seu negócio está, qual caminho deve seguir e aonde ele pode chegar. Além disso, é um documento extremamente importante para conseguir investidores.

💡 Saiba mais: O que são stakeholders e qual a sua importância?

3. Defina seu público-alvo

Saber definir o público-alvo do seu negócio é uma etapa crucial para entender como montar uma loja de suplementos. Somente entendendo o perfil dos clientes é que você conseguirá se comunicar bem com eles.

Para isso, é necessário criar uma buyer persona, uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Isso significa que você vai desenvolver um personagem, com nome, idade e, se quiser, até uma foto, para retratar o perfil do consumidor da sua empresa.

Essa figura tem nome, interesses, aspirações, desejos e hábitos que devem ser levados em conta na hora de criar qualquer conteúdo ou ação de marketing digital.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

4. Esteja por dentro da legislação

Você já percebeu que montar uma loja de suplementos pode ser um negócio rentável. No entanto, para comercializar esses produtos pela internet é preciso ficar de olho na legislação.

O primeiro ponto de atenção é a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o órgão, não existe uma única regulamentação para a venda de suplementos, porque os produtos podem ser considerados tanto alimentos como medicamentos.

Por ter esse teor medicamentoso em alguns casos, existe uma restrição publicitária estabelecida pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Resolução-RDC nº 96 de dezembro de 2008. Isso quer dizer que há limitações e até mesmo proibições quanto à propaganda desses produtos.

Em relação aos medicamentos para o tratamento da obesidade, a Anvisa proíbe a venda pela internet. No entanto, os suplementos usados sem prescrição médica podem ser divulgados livremente em ações de marketing para o público geral, como os termogênicos.

5. Ofereça os melhores produtos

Basta fazer uma busca simples na internet para encontrar centenas de sites especializados em suplementos alimentares. Isso quer dizer que, para a sua loja virtual ser encontrada, você precisa se destacar da concorrência.

Uma das maneiras de fazer isso é oferecendo produtos diferenciados, que fujam do senso comum. O público que consome esse tipo de mercadoria é antenado, acompanha os modismos e está disposto a experimentar as novidades — tanto nacionais quanto internacionais.

Invista em complexos vitamínicos, produtos naturais, aminoácidos, termogênicos, chás, barras de cereais e de proteína, moderadores de apetite, ração humana (mistura de cereais em pó, farinhas e farelos integrais), albumina e whey protein, isto é, a proteína extraída do leite.

💡 Saiba mais: 40 ideias de produtos para vender em sua loja online

6. Precifique os itens corretamente

A próxima etapa do nosso tutorial de como montar uma loja de suplementos é a correta precificação dos produtos que você escolheu vender. Lembre-se de que o preço cobrado pelas mercadorias precisa não só cobrir os custos do negócio, mas também gerar lucratividade para o lojista. Tudo isso sem deixar de ser justo para o consumidor final.

Por isso, essa é uma estratégia que deve ser bem planejada, levando em consideração os custos operacionais, as despesas variáveis e a margem de lucro que deseja obter.

Nesse ponto, também vale voltar na análise de concorrência que você fez lá no início e fazer um comparativo. Assim, será mais fácil decidir entre vender mais barato e tornar-se competitivo no mercado ou vender mais caro e ter um faturamento maior.

📹 Veja também: Precificação de produtos: como calcular o preço de venda certo?

Além disso, para facilitar esse processo, desenvolvemos uma planilha gratuita ensinando o passo a passo de como precificar corretamente os produtos da sua loja. Baixe grátis:

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

7. Tenha uma plataforma de e-commerce

Parte de como montar uma loja de suplementos de sucesso vem do investimento na criação de um site de vendas. Sem ele, dificilmente o público conhecerá a sua empresa e fará uma compra.

Esse tipo de site é um endereço virtual por meio do qual você pode vender pela internet. Criá-lo é uma excelente ideia para quem quer ter um negócio próprio sem a necessidade de arcar com todos os custos de manter uma loja física.

Para você ter uma ideia, em 2021, segundo dados do relatório NuvemCommerce, o faturamento das lojas virtuais aumentou 77% em relação ao ano anterior. E a tendência para 2022 também é de crescimento.

Se apenas esse número não for suficiente, existem outros motivos pelos quais vale a pena ter uma loja virtual para vender suplementos. Algumas das vantagens do e-commerce são:

Então, escolha a melhor plataforma de e-commerce para montar a sua loja de suplementos, ganhar presença na internet e, com isso, ter sucesso nas vendas.

Nesse sentido, a Nuvemshop oferece uma plataforma fácil de usar, intuitiva, com integração a vários serviços e mais de 30 modelos de layouts gratuitos.

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8. Cadastre os produtos no site

Cadastrar todos os seus produtos na loja virtual é uma etapa trabalhosa, mas extremamente necessária. Afinal, somente assim o cliente terá acesso a todos os itens que você tem a oferecer a ele.

Para fazer isso, é preciso ficar de olho em dois fatores: a qualidade das fotos e a descrição do produto. Lembre-se de que, no meio virtual, esses são os únicos pontos de contato do consumidor antes de finalizar uma compra. Portanto, essa é a oportunidade que você tem para convencê-lo a levar a mercadoria.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para sua loja virtual e aumentar suas vendas?

9. Defina as opções de pagamento

Quanto às formas de pagamento, você pode optar por utilizar um gateway de pagamento, sistema responsável por conectar e transferir os dados entre um usuário e as instituições financeiras.

Assim, no momento em que o cliente seleciona a maneira como deseja pagar — cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta —, essa tecnologia faz a retenção do valor da compra e o envia diretamente para a conta do vendedor, de maneira prática e segura.

Além das que acabamos de citar, uma outra modalidade de pagamento que ganhou a simpatia dos consumidores é o Pix. Além de ser uma forma gratuita e prática de fazer transferências bancárias, ele ainda permite que o lojista receba o dinheiro na mesma hora.

💡 Saiba mais: Quais são e como funcionam os meios de pagamento para e-commerce?

10. Estruture o processo logístico

Ao montar uma loja de suplementos, você também precisa pensar em como fará a entrega dos produtos para os consumidores, disponibilizando diferentes opções de entrega.

Com um gateway de frete — tecnologia que pode ser integrada a lojas hospedadas na Nuvemshop, por exemplo —, seus canais de venda (e-commerce ou marketplace) são diretamente conectados aos Correios e às transportadoras. Isso dá mais agilidade aos processos de venda e, principalmente, de entrega.

Além disso, seja qual for a modalidade de envio escolhida pelo cliente, lembre-se de deixar claro quais são os valores envolvidos nessa logística e o prazo máximo de entrega. Isso garante mais transparência à sua loja e evita que a experiência de compra se torne uma frustração em determinado momento.

💡 Saiba mais: Como fazer o envio de produtos em sua loja Nuvemshop?

Ainda está em dúvida quanto às modalidades de envio de produtos para a sua loja de suplementos? Confira o e-book gratuito e entenda o que deve ser avaliado antes de fazer a sua escolha:

📘 Confira o e-book: Quais são as melhores formas de envio de um produto?

11. Invista no atendimento ao cliente

Outro ponto fundamental para considerar ao montar uma loja de suplementos é o atendimento ao cliente. Além de dar suporte ao consumidor e garantir a resolução de problemas, um bom atendimento é capaz de promover a satisfação do público.

Esse também é um divisor de águas na hora de prestar um pós-venda de qualidade e fidelizar o cliente.

Algumas das ferramentas de atendimento ao cliente que você pode oferecer são:

📘 Confira o e-book: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

12. Divulgue sua loja de suplementos

Depois de efetivamente montar uma loja de suplementos, é preciso criar um plano de marketing. Esse documento ajudará a definir os canais de divulgação que você pretende utilizar, que podem envolver blog corporativo, redes sociais, e-mail marketing etc.

A partir disso, é possível começar a desenhar uma estratégia sólida e que faça sentido com os objetivos descritos no planejamento inicial.

Aproveite o ambiente digital e entenda como vender pelas redes sociais. Pelo Facebook Ads e pelo Instagram Ads, por exemplo, você consegue criar publicidade paga, integrar a sua loja virtual e redirecionar o cliente diretamente de um ambiente para o outro.

Além disso, utilizar o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) para conseguir aparecer organicamente nos mecanismos de busca, como o Google, é uma estratégia muito efetiva e econômica para o seu negócio.

Quer conferir dicas ainda mais completas? Então assista ao vídeo abaixo e aproveite para baixar o material:

📹 Veja também: Marketing digital para iniciantes: guia para começar do zero [2022]

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Aprendeu como montar uma loja de suplementos do zero?

Se você tinha vontade de começar esse negócio, mas não sabia como montar uma loja de suplementos, certamente agora está mais perto de concretizar esse sonho e ter um e-commerce de sucesso.

Com o crescimento do mercado fitness, as chances de prosperar são muito grandes. No entanto, é preciso ter atenção às dicas que demos ao longo do artigo para transformar as oportunidades em um case real de sucesso.

Que tal montar uma loja de suplementos em uma plataforma de e-commerce completa e muito fácil de usar? Crie sua loja virtual na Nuvemshop e aproveite seus 30 dias gratuitos para testar todos os recursos. 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de suplementos

  1. Entenda o mercado de suplementos alimentares;
  2. Elabore um plano de negócio;
  3. Defina seu público-alvo;
  4. Esteja por dentro da legislação;
  5. Ofereça os melhores produtos;
  6. Precifique os itens corretamente;
  7. Tenha uma plataforma de e-commerce;
  8. Cadastre os produtos no site;
  9. Defina as opções de pagamento;
  10. Estruture o processo logístico;
  11. Invista no atendimento ao cliente;
  12. Divulgue sua loja de suplementos.

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