Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa

Por: Luane Silvestre
Criado em: 04/09/15.
Atualizado em 04/06/19.
5 min
de leitura

Índice

Planejamento financeiro ecommerce

Com o tipo de empresa definido, é importante organizar as suas finanças e fazer previsões de tributos, investimentos e faturamentos para garantir a estabilidade do seu novo negócio.

Esta pode não ser uma tarefa muito fácil, mas dará a você uma base segura para empreender. Você pode dividir o seu planejamento financeiro em três pontos-chave:

1. Análise geral da situação

A primeira tarefa é listar todas as despesas com valores fixos, como aluguel de equipamentos e assinatura de serviços, e depois todas as flexíveis (se precisar de ajuda, você pode seguir as dicas deste artigo). Defina quanto dinheiro você precisará reservar mensalmente, deixando uma margem para o aumento dos juros ou do preço de algum componente.

Lembre-se de não confundir o fluxo de caixa da empresa com o seu: contabilize apenas o capital disponível para seu empreendimento. Depois, categorize os custos, avalie se todas as áreas de investimento fundamentais estão sendo contempladas e determine o preço ideal do seu produto.

2. Previsão de diferentes cenários

Com os números em mente, imagine quantas possibilidades puder para o futuro da sua empresa. Qual seria o retorno se você separasse uma quantia mensal para investir em publicidade paga, por exemplo? O que aconteceria se, por acaso, aquele produto que seria a sua grande aposta não vendesse como o esperado?

Considere situações positivas e negativas e crie soluções para cada uma delas. Vale a pena separar períodos curtos de tempo, como blocos de três meses por exemplo, e definir quais ações precisariam ser tomadas para manter o crescimento da sua empresa constante e o orçamento anual equilibrado.

3. Elaboração do plano de ação

Finalmente, chega o momento de definir metas financeiras. Estabeleça uma média entre os quadros mais e menos lucrativos analisados na etapa anterior, além de calcular o que seria necessário para evoluir de um cenário para o outro.

O calendário, então, se torna a sua melhor ferramenta: selecione os investimentos prioritários para o pontapé inicial em seu negócio, que terão retorno rápido, e estipule datas para atingir os resultados esperados. Certifique-se de elaborar um cronograma realista e viável e atribua os setores responsáveis por cada métrica.

Entendido?

Realizando cada uma dessas etapas com cuidado e dedicação, você terá um empreendimento bem estruturado e preparado para o sucesso. Com o tempo, conforme seu negócio for crescendo, é possível considerar a atuação do capital de giro incremental, ou seja, o investimento externo de outras instituições. Esta questão, porém, é mais complexa e requer a orientação de um contador.

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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. Já foi Gerente de Educação aqui na Nuvem Shop, e hoje é co-fundadora da Halya, oferece conteúdos e mentorias personalizadas sobre Branding, Comunicação, E-Commerce, Inbound Marketing, Neuromarketing e UX.

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