Conheça as melhores ferramentas de chat online para e-commerce

Por: Raphael Guedêlha

Tecla de computador com os dizeres

Com o e-commerce ganhando cada vez mais espaço no mercado, a quantidade de ferramentas para melhorar a experiência do consumidor é gigante. Considerando que o atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes para o crescimento de um negócio, o chat para site tem se mostrado um grande aliado de lojas virtuais que buscam a excelência no suporte ao consumidor.

Portanto, se você está procurando por formas de tornar o seu atendimento mais dinâmico e prático, veio ao lugar certo. Separamos, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre o chat para site e uma lista com as melhores ferramentas para o seu negócio.

Vamos à leitura? 🧐

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O que é chat para site?

Chat para site é um recurso utilizado para proporcionar uma comunicação mais direta e dinâmica entre a marca e os usuários. Ele consiste em um software que é instalado nas páginas online e permite, por meio de um pop-up, que o visitante envie mensagens instantâneas para o administrador da página ou para a equipe de atendimento.

No e-commerce, o chat para site, normalmente, fica localizado na página inicial dos sites de vendas. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Imagem mostrando o chat para site da loja virtual Nerd Universe.

Para que serve o chat para site?

A principal finalidade do chat online para site é criar um fluxo de atendimento mais rápido e simples. Diferente das mensagens via e-mail, por exemplo, no chat para site, o cliente tem a oportunidade de interagir instantaneamente, tornando toda a comunicação mais direta.

Além disso, esse é um ótimo recurso para a personalização da experiência do cliente. Por exemplo: se você entende que o atendimento via outros canais não faz sentido para o seu público-alvo, apostar no chat para site poderá te ajudar a atender as expectativas da sua audiência.

Outro ponto relevante é que existem diversas vantagens que essa ferramenta oferece para o seu negócio — vamos conhecê-las no próximo bloco.

Quais são as vantagens do chat online para site?

Que o chat para site irá oferecer um atendimento mais dinâmico e efetivo nós já sabemos. Mas, além disso, quais são os benefícios dessa ferramenta para o seu negócio online? Criamos uma lista com os principais, confira na sequência:

Atendimento personalizado

A personalização da experiência do cliente é uma das estratégias mais importantes do e-commerce. Pense que, com a mesma facilidade que o usuário pode chegar até sua loja virtual, ele pode sair e ir para a concorrente.

Pensando nisso, compreender a sua audiência e entregar uma experiência alinhada às suas expectativas irá garantir maior taxa de conversão. O atendimento ao cliente tem papel fundamental dentro dessa estratégia, pois é por meio dele que o cliente irá criar conexões com a sua marca.

Nesse sentido, o chat para site irá permitir uma troca mais direta e humanizada entre o consumidor e a marca. Desse modo, você terá a oportunidade de entender quais são as preferências de cada cliente e criar fluxos personalizados para cada um.

Histórico de atendimento

Um dos principais benefícios do chat para site é o histórico de atendimento e armazenamento das informações. Este é um recurso que permite uma gestão mais eficiente de todo o fluxo de suporte da sua empresa.

Pense, por exemplo, em um cliente que fez uma reclamação em sua conta do Instagram. Com dados básicos, como nome e e-mail, você poderá localizar a conversa que o consumidor teve com o seu time de atendimento e agir prontamente para resolver a situação.

Além disso, o histórico de atendimento é um ótimo recurso para garantir a sua segurança e a do consumidor em casos de fraude. Apenas tome cuidado quando for armazenar dados de seus clientes.

É muito importante que seu negócio esteja alinhado às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

💡 Saiba mais: Cadastro de clientes: guia completo + planilha gratuita

Respostas rápidas

Uma das vantagens mais atrativas do chat para site é, sem dúvidas, a possibilidade de programar respostas rápidas. Imagine ter que digitar as mesmas informações repetidamente para todos os clientes que entrarem em contato? Um tanto quanto cansativo, não é?

Com as respostas rápidas, recurso disponível na maioria dos softwares de chat para site, você pode salvar determinados modelos de texto para tornar o processo de atendimento mais veloz. Assim, ao invés de digitar várias vezes a mensagem, você utiliza o rascunho e faz somente as alterações necessárias para enviar ao cliente.

Esse é um benefício que impacta diretamente na sua rotina de trabalho, já que torna todo o fluxo de atendimento mais fluido.

💡 Saiba mais: Frases prontas para atendimento ao cliente: lista com 10 ideias

Chatbots

Assim como as respostas rápidas, o chatbot é um recurso focado na otimização dos processos de atendimento. Ele consiste em uma inteligência artificial programada para atender os clientes com base nas mensagens enviadas pelos mesmos.

O chatbot é capaz de realizar atendimentos completos ou fazer a triagem antes de direcionar o cliente para um atendente. Na prática, ele irá reagir de acordo com o teor das informações que são enviadas a ele e das interações do cliente.

Normalmente, ao conversar com um chatbot, o usuário recebe perguntas como:

  • Sobre qual assunto você quer conversar?
  • Você já é nosso cliente?
  • Já existe um pedido em andamento?
  • Entre outras.

Assim, o sistema irá enviar as mensagens mais adequadas de acordo com cada situação. Caso não seja encontrada uma solução, aí, sim, o contato é estabelecido com o time de atendimento.

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Acompanhamento de métricas

Por fim, mas não menos importante, o chat para site irá permitir que você faça o acompanhamento de métricas fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio.

A definição de KPIs ( Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance, no português) é uma etapa crucial para garantir que sua empresa continue crescendo de forma saudável. Quando falamos sobre atendimento ao cliente, existem dados que serão de grande utilidade para as suas estratégias, como:

  • TME (Tempo médio de espera);
  • Taxa de abandono;
  • TMA (Tempo médio de atendimento);
  • Avaliação direta.

Com essas informações devidamente mapeadas, você terá insumos para guiar o seu negócio para um caminho de sucesso crescente.

💡 Saiba mais: As principais métricas de atendimento ao cliente

Melhores ferramentas de chat para site

Agora que você já sabe como o chat para site funciona e quais são os benefícios dele para o seu negócio, o que acha de conhecer as melhores ferramentas disponíveis no mercado? Confira, logo abaixo, a lista que preparamos para você:

1. JivoChat

O JivoChat é um dos serviços de chat para site mais completos do mercado. Com ele, é possível se comunicar com visitantes e clientes de qualquer lugar: chat, telefone, e-mail, Facebook Messenger entre outros.

Desse modo, é possível centralizar o seu fluxo de atendimento em uma só interface. Isso irá oferecer uma experiência mais prática para você e para seus clientes.

O JivoChat conta com os seguintes planos:

  • Versão Básica: gratuita por tempo ilimitado e oferece aplicativos para desktop, mobile e navegador, suporte 24 horas por dia e histórico de conversas dos últimos dois meses;
  • Versão Profissional: R$ 49 ao mês e oferece serviço de respostas prontas, transferência de conversa entre operadores e monitoramento dos visitantes do site em tempo-real.

Se você já é cliente Nuvemshop, é possível contratar o Plano Profissional com 30% de desconto. E se você ainda não é cliente, o que acha de montar uma loja virtual e começar a vender pela internet hoje mesmo? 😉

 

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2. Code7

A Code7 é uma ferramenta focada em chatbots práticos e intuitivos. A plataforma oferece uma experiência simples e, para configurar os bots, não é necessário ter conhecimentos técnicos.

Assim como a Chatra, a Code7 permite que você tenha acesso a todos os dados coletados pelo sistema de maneira centralizada. Além disso, a plataforma dispõe de um painel administrativo com os mais diversos relatórios e métricas do seu fluxo de atendimento.

Conheça os planos da Code7:

  • Freemium: gratuito por tempo indeterminado e inclui histórico unificado de conversas, distribuição inteligente de interações e quantidade de interações por usuário;
  • Starter: R$ 397 ao mês e oferece integração com WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e e-mail;
  • Standard: R$ 597 ao mês e permite a integração com o Instagram DM.

Para clientes Nuvemshop, a plataforma oferece um plano especial no valor de R$ 199 ao mês.

3. Chatra

A Chatra oferece a interface perfeita para que você possa atender seus clientes em tempo real. A ferramenta também possui um chatbot que possibilita a automação do atendimento e a captação de informações úteis dos visitantes.

Além disso, a Chatra ainda permite que você veja a lista de visitantes online e confira o conteúdo de seus carrinhos de compras. A ferramenta possui três opções de plano, são elas:

  • Grátis: por tempo ilimitado e inclui funcionalidades como painel do navegador, aplicativos de desktop para Windows e Mac, aplicativos móveis para iOS e & Android e conversas simultâneas ilimitadas;
  • Essencial: R$ 35 ao mês e inclui anotações no chat, respostas salvas, modo invisível e chats em equipe;
  • Pro: R$ 49 ao mês e inclui histórico completo da conversa, transcrição do chat via e-mail, confirmações de leitura, nomes, títulos e fotos dos operadores e indicadores de digitação.

Todos os planos pagos incluem um período de teste gratuito de 10 dias. Usuários da Nuvemshop têm desconto vitalício de 20% nos planos Essencial e Pro.

 

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4. LiveChat

O LiveChat é o serviço ideal para negócios com grande fluxo de atendimento. Com diversas funcionalidades, como o histórico de mensagens, relatórios de produtividade e volume e segurança de dados, a ferramenta tem capacidade para atender até mesmo a grandes empresas.

Além de respostas automáticas, o LiveChat possui recursos de pesquisas de satisfação que podem ser enviadas após os atendimentos. Esta é uma funcionalidade que pode gerar insumos importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Conheça os planos oferecidos pelo LiveChat:

  • Iniciante: R$ 16 ao mês e possui histórico de chats por 60 dias, personalização básica do chat box, sistema de tickets e segurança de dados;
  • Equipe: R$ 33 ao mês e conta com histórico de chat ilimitado, personalização completa do chat box, relatórios básicos e grupos de agentes;
  • Comercial: R$ 50 ao mês e permite o agendador de turnos;
  • Enterprise: preço sob consulta e acesso ao suporte de engenheiro de software.

Todos os planos possuem período de 14 dias para teste grátis.

5. Zendesk Chat

O Zendesk Chat é o serviço de chat para site de uma das ferramentas de automação mais populares do mercado, o Zendesk. Além dos serviços que encontramos em outros aplicativos, o Zendesk Chat possui funcionalidades extras como:

  • Funil de vendas personalizado;
  • Integração com sistemas de telefone;
  • Gravação de ligações;
  • Modelos de respostas prontas ilimitados;
  • Entre outras.

A ferramenta possui três opções de planos pagos:

  • Sell Team: US$ 19 por usuário ao mês;
  • Sell Professional: US$ 49 por usuário ao mês;
  • Sell Enterprise: US$ 99 por usuário ao mês.

💡 Saiba mais: Automação para e-commerce: o que é e como fazer?

6. SmartSupp

O SmartSupp segue o mesmo padrão dos demais aplicativos de chat para site. Entretanto, um diferencial que podemos destacar é o recurso de gravação de vídeos.

A ferramenta permite que você anexe vídeos — saudações, tutoriais etc — nos chats para que os usuários possam visualizar ao acessar a sua página. Outro ponto positivo é que, no plano Pro, o histórico das conversas é armazenado pelo prazo de três anos, tempo bem maior em relação aos demais serviços de chat online para site.

O SmartSupp tem as seguintes opções de planos:

  • Free: gratuito por tempo ilimitado
  • Standard: US$ 15 por mês
  • Pro: US$ 72 ao mês.

Para os planos pagos, a plataforma garante a devolução do valor em até 15 dias após a contratação em caso de desistência.

7. Olark

O Olark é um serviço simples e completo de chat para site que visa a atender às principais necessidades de um time de atendimento. Com um sistema robusto de segurança de dados e possibilidade de customização dos chat box — caixas de mensagem — , o Olark se destaca pelo histórico ilimitado de mensagens armazenadas.

Este é um recurso interessante para empresas que possuem alto volume de mensagens. Assim, fica mais fácil manter uma rotina de atendimento organizada e efetiva.

O Olark possui somente uma opção de plano que pode ser pago mensalmente, anualmente ou a cada dois anos. Confira os valores:

  • Mensal: US$ 29 por usuário;
  • Anual: US$ 23 por usuário;
  • A cada dois anos: US$ 19 por usuário.

O Olark oferece o período de 14 dias para o teste gratuito da plataforma.

8. Tawk.to

O Tawk.to é um serviço de chat para site completamente gratuito. Sem planos ou período de teste, o aplicativo oferece uma solução completa sem nenhum custo para o usuário ou empresa.

Disponível em 27 idiomas, a ferramenta possui as seguintes funcionalidades:

  • Integração com e-mail e calendário;
  • Chat box customizável;
  • Mensagens em grupo;
  • Compartilhamento de tela;
  • Histórico ilimitado;
  • Entre outras.

9. ClickDesk

O ClickDesk possui planos com diversas funcionalidades que variam de acordo com a necessidade de cada negócio. Com uma interface simples e intuitiva, a ferramenta possui integração com diversas redes sociais, recurso de chamadas por vídeo, compatibilidade para dispositivos móveis entre outras.

Confira logo abaixo os planos disponíveis:

  • Free: gratuito para até 10 usuários;
  • Lite: US$ 14,99 ao mês;
  • Pro: US$ 24,99 ao mês;
  • Enterprise: US$ 39,99 ao mês.

* Os valores de todos os planos são cobrados por usuário.

10. PureChat

Fechando nossa lista, temos o PureChat, uma ferramenta completa e prática pensada para simplificar a experiência do usuário. O serviço possui todas as funcionalidades que listamos ao longo deste bloco.

No entanto, ela destaca por oferecer os seguintes recursos:

  • Notificações e disparos de SMS;
  • Aplicativos mobile para Android e iOS;
  • Transferência de arquivos;
  • Monitoramento de tráfego dos visitantes;
  • Entre outras.

Os planos disponíveis no PureChat são:

  • Growth: US$ 49 ao mês ou U$ 39 ao ano;
  • Pro: US$ 99 ao mês ou US$ 79 ao ano.

Além disso, é possível fazer a inclusão de usuários em sua conta na plataforma. Os custos adicionais são:

  • US$ 15 ao mês ou US$ 13 ao ano no plano Growth;
  • US$ 10 ao mês ou US$ 8 ao ano no plano Pro.

Resumo

O chat para site é uma ferramenta poderosa para empresas que buscam otimizar sua estratégia de atendimento e oferecer uma experiência positiva para seus clientes. Se estes são alguns dos seus objetivos no momento, sem dúvidas, os aplicativos que listamos acima poderão te ajudar.

Antes de finalizar a leitura, confira um breve resumo sobre o que vimos por aqui:

O que é chat para site?

Chat para site é um software que pode ser instalado em páginas online para que o visitante envie e receba mensagens instantâneas para o administrador ou equipe de atendimento.

Para que serve o chat para site?

O chat para site serve para proporcionar uma comunicação mais direta e dinâmica entre os usuários e as empresas.

Quais são as vantagens do chat online para site?

  • Atendimento personalizado
  • Histórico de atendimento
  • Respostas rápidas
  • Chatbots
  • Acompanhamento de métricas

Melhores ferramentas de chat para site

  1. Chatra
  2. Code7
  3. JivoChat
  4. LiveChat
  5. Zendesk Chat
  6. SmartSupp
  7. Olark
  8. Tawk.to
  9. ClickDesk
  10. PureChat

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