Como ter uma loja virtual de sucesso? [guia completo]

Por: Alejandro Vázquez

Na imagem, vemos um carrinho de compras em miniatura e uma sacola

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Nesse contexto, um caminho possível, que torna a jornada de empreender mais fácil e prazerosa, é a criação de um e-commerce. Isso porque ter um negócio digital pode permitir que você se destaque no mercado e conquiste mais clientes. Mas, você sabe como ter uma loja virtual de sucesso?

Dedicação certamente é um requisito, além de esforço, organização e algum tempo para tornar tudo possível. Apesar de ser uma caminhada que requer algum esforço, dezenas de novas lojas surgem todos os dias, abocanhando uma fatia do grande mercado das vendas online.

Por isso, se você também quer fazer parte desse meio mas não sabe por onde começar, confira nossas dicas sobre como criar uma loja virtual de sucesso e comece hoje mesmo o seu negócio. Pegue o bloquinho de notas e vem com a gente! 📝

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Por que criar uma loja virtual?

Se você quer um motivo para criar uma loja virtual, basta verificar os resultados do setor de e-commerce nos últimos anos. Apenas no primeiro trimestre de 2021 houve uma alta de 57% em comparação ao mesmo período de 2020, segundo a empresa Neotrust. Esse mercado tem avançado muito todos os anos e, durante a pandemia, atingiu seus maiores recordes.

Além dos números positivos, ter uma loja virtual é uma excelente saída para quem quer empreender mas ainda não sabe muito bem como fazer isso. Essa área tem um bom custo benefício se comparado a uma loja física, por exemplo, já que os custos com espaço, deslocamento e estoque podem ser menores.

Outra vantagem é a comodidade do trabalho de casa, que permite também que as vendas fiquem ativas 24 horas por dia. Cabe a você se organizar da melhor forma para fazer o envio dos itens e entrar em contato com os consumidores.

📹 Veja também: Quanto custa criar uma loja virtual?

Como ter uma loja virtual de sucesso?

Ter uma loja virtual é diferente de ter uma loja de sucesso. Por isso, para alcançar um bom volume de vendas e ter uma marca conhecida no mercado será preciso uma boa dose de trabalho e dedicação.

Sendo assim, a partir da nossa experiência, acreditamos que esses são os principais pontos para se ter uma loja virtual de sucesso:

1. Tenha um bom site

Ter um bom site é um pré-requisito básico, mas que muitas pessoas negligenciam.

O site é a apresentação da sua loja e o contato mais importante que você terá com o seu cliente. Isso porque é geralmente no site que as compras serão feitas ou que o consumidor vai poder olhar as fotos e descrição dos produtos.

Por isso, é importante que ele sinta que aquele é um ambiente seguro e que os produtos são de qualidade — e o site importa muito na construção dessa ideia! Veja, então, alguns aspectos essenciais para ter um bom site:

  • Ele deve ser responsivo;
  • Ele precisa ter uma barra de pesquisa;
  • Todos os produtos devem ter foto, descrição e preço;
  • As informações devem ser claras;
  • As cores devem favorecer a leitura;
  • Melhorar o tempo de carregamento das páginas;
  • Os ícones, barras e botões precisam estar ordenados corretamente.

2. Organize os produtos

Em lojas e supermercados é muito comum sempre ter alguém organizando uma prateleira ou a seção de frutas. A disposição dos produtos de forma organizada não é apenas uma mania, mas uma necessidade do setor de vendas. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar os produtos e as marcas mais rápido. Além disso, é uma maneira de facilitar a indicação do preço para o produto correto.

Nas lojas virtuais o funcionamento é parecido! A organização permite encontrar cada tipo de produto muito mais rápido. Assim como os corredores dos supermercados são sinalizados e marcados por tipo de produtos, o e-commerce conta com as categorias e as tags para fazer esse trabalho.

Ofereça também algumas opções de organização da lista de produtos de acordo com a preferência de quem está no seu site — pode ser por preço, mais vendidos ou melhor avaliação dos clientes.

3. Capriche na descrição dos produtos

Além da organização, outro fator que deve ser muito bem desenvolvido por quem tem uma loja virtual é caprichar na descrição dos produtos. Para o consumidor mais detalhista, esse fator conta muito pois ele quer saber cada detalhe do produto para avaliar se a compra vale a pena.

Fale tudo que puder sobre o item, desde cor até o tipo de material. Lembre-se de listar os itens que vão naquele produto caso ele esteja dividido em várias partes.

Dê informações úteis para evitar que o consumidor faça uma compra enganado. Por causa do direito de arrependimento, esse fator pode representar um custo a mais para o seu negócio.

Por exemplo, no caso da venda de molduras, avise que a moldura não acompanha uma imagem ou que ela vai com parafusos e buchas para instalação na parede.

💡 Saiba mais: Descrição de produtos: 12 dicas para seu e-commerce

4. Tire boas fotos

Uma boa descrição, por mais detalhada que seja, ainda não tem o mesmo efeito que as fotos. Por isso, trabalhe sempre com fotos de qualidade, com boa iluminação e mostrando todos os ângulos do produto. Confira no exemplo abaixo:

Na imagem, vemos uma foto de uma bolsa bem produzida que ajuda a como ter uma loja virtual de sucesso

Lembre-se de inserir uma imagem falando das proporções do item, para que o seu cliente possa visualizar o tamanho correto do item. No caso de lojas de roupas, sempre apresente a peça com alguém vestindo.

Acompanhe, no vídeo abaixo, dicas para tirar fotos profissionais:

Se possível, trabalhe também com vídeos! Eles fazem muito sucesso e permitem verificar o item de forma mais realista.

💡 Saiba mais: Fotos para e-commerce: passo a passo de como tirar

5. Divulgue os produtos nas redes sociais

As boas fotos são importantes também para a divulgação nas redes sociais. É por meio delas que você terá projeção para os seus produtos e, assim, irá atrair cada vez mais clientes. Confira no exemplo abaixo:

No print, vemos um exemplo de divulgação de produtos de uma loja nas redes sociais

Para ter sucesso e aumentar o seu público, você precisa investir em estratégias com diferenciais que vão destacar a sua marca. Para isso, crie uma identidade visual própria, trabalhe com vídeos criativos pois eles costumam ter maior alcance que as fotos. Além disso, um vídeo pode ser inserido no Instagram Reels ou no TikTok e atingir milhares de pessoas.

Outra estratégia interessante é o Live Commerce, onde os empreendedores fazem lives nas redes sociais e mostram produtos à venda. Nessas lives, geralmente são oferecidas condições especiais para quem está assistindo, garantindo uma venda instantânea.

💡 Saiba mais: Marketing digital: o que é, como funciona e cursos

6. Adote uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta com os consumidores. Depois de cada venda, você terá um novo e-mail no seu banco de dados e, também, um potencial cliente no futuro. Por isso, é importante continuar o contato com aquela pessoa, mantendo um relacionamento.

Busque enviar divulgações interessantes com lançamentos, descontos ou produtos que voltaram para o estoque. Confira no exemplo abaixo de uma loja de calcinhas menstruais:

No print, vemos um exemplo de e-mail marketing

💡 Saiba mais: Exemplos de e-mail marketing para você se inspirar

7. Envie e-mails de notificação para carrinhos abandonados

Para além do envio de e-mail marketing, você também precisa ter uma estratégia de contato para pessoas que abandonaram os carrinhos com algum item. O abandono de carrinho acontece quando alguém vai até a loja, seleciona algum produto para o carrinho e sai sem finalizar a compra.

Diversos fatores levam alguém a fazer isso e não é possível saber exatamente o motivo. Contudo, alguns casos podem ser apenas fruto de esquecimento ou uma desistência momentânea. A ação de relembrar as pessoas que aquele item ainda está lá pode ajudar a resgatar uma venda que estava praticamente perdida.

Você não precisa nem gastar tempo semanalmente para fazer isso. Algumas plataformas já permitem que seja realizado um contato automático, enviando um e-mail padrão alguns dias depois do abandono do carrinho.

8. Faça promoções

É comum que as pessoas tenham a ideia de que a promoção é benéfica apenas para o consumidor e, por isso, não é bom usar essa estratégia. Esse é um pensamento ultrapassado, pois elas representam muito mais que isso.

Elas podem ser a maneira pela qual um cliente conhece a sua marca e, futuramente, pode voltar para comprar novamente ou indicar o produto para alguém. Em muitos casos, as pessoas não estão dispostas a pagar um valor por não considerarem algo tão útil assim mas, com os descontos, podem usar e gostar do produto, aceitando pagar o valor cheio futuramente.

💡 Saiba mais: Tudo sobre Marketing boca a boca

Veja a demanda criada pela Uber por exemplo. No início, existiam vários cupons de desconto, em quase toda corrida era possível usá-los. Hoje, eles são muito escassos mas o uso não diminuiu tanto, pois as pessoas se acostumaram a usá-lo e não querem abandonar o serviço.

9. Trabalhe com várias formas de pagamento

Há alguns anos, era comum desistir de uma compra porque a loja só aceitava cartão de crédito, uma vez que esse era um método de pagamento que não fazia parte da realidade de boa parte da população. Além disso, para as lojas, era difícil oferecer outras formas de pagamento que funcionassem tão bem como o cartão.

💡 Saiba mais: Meios de pagamento para e-commerce: quais os principais?

Esse período já foi completamente superado e hoje as pessoas esperam poder pagar da forma que quiserem — seja no cartão de crédito, no boleto, pix, débito, etc. Para evitar perder vendas por uma questão tão pequena, procure plataformas que permitam oferecer o máximo de opções, como no caso da Nuvemshop.

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10. Ofereça vários tipos de frete

O frete é um dos custos que mais influencia no fechamento de uma compra. Assim como as opções de pagamento, atualmente já existem uma série de possibilidades para o frete.

Algumas plataformas ou gateways de frete permitem verificar a cotação da entrega em diferentes locais ao mesmo tempo. Com esse serviço, você permite que o seu cliente opte pelo método que funciona melhor para ele.

💡 Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual? [Guia completo]

11. Personalize a embalagem do produto

Todo mundo adora surpresas! Por isso, no processo de embalagem dos seus produtos para a entrega, procure criar uma experiência interessante para quem receber aquele item. Não precisa ser nada muito caro, pois não é interessante gastar demais com essa questão.

💡 Saiba mais: O que é unboxing experience?

No entanto, alguns detalhes simples podem fazer toda a diferença. Como, por exemplo, para peças de roupa, colocá-las embrulhadas em um papel seda que é barato, protege a roupa e garante uma experiência parecida com o ato de desembrulhar um presente.

Na imagem, vemos um exemplo de unboxing experience

Você também pode colocar algum brinde, como um adesivo bonito ou uma amostra grátis de outro produto que você venda. O importante é entregar uma coisa simples, mas com um valor, garantindo que, ao receber o produto, ele vai extrapolar as expectativas de quem está recebendo.

Resumo

Saber como ter uma loja virtual de sucesso pode ser muito benéfico para te ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca, ao passo que as vendas também crescem. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido oferecer bons insights sobre o tema.

Agora, antes de ir, confira um breve resumo sobre o texto:

Por que criar uma loja virtual?

Criar uma loja virtual é uma forma interessante de empreender que permite que as vendas fiquem ativas 24 horas, que você faça seus próprios horários e também entrega um custo-benefício mais vantajoso. Além disso, os números do setor de e-commerce são excelentes.

Como ter uma loja virtual de sucesso?

  1. Tenha um bom site
  2. Organize os produtos
  3. Capriche na descrição dos produtos
  4. Tire boas fotos
  5. Divulgue os produtos nas redes sociais
  6. Adote uma estratégia de e-mail marketing
  7. Envie e-mails de notificação para carrinhos abandonados
  8. Faça promoções
  9. Trabalhe com várias formas de pagamento
  10. Ofereça vários tipos de frete
  11. Personalize a entrega

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