O que é necessário para ter sucesso com uma loja virtual?

Por: Alejandro Vázquez

Na imagem, vemos um carrinho de compras em miniatura e uma sacola

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Nesse contexto, um caminho possível é montar um e-commerce. Mas, você sabe como ter uma loja virtual de sucesso?

Dedicação certamente é um requisito, além de esforço, organização e algum tempo para tornar tudo possível. Apesar de ser uma caminhada que requer algum esforço, dezenas de novos negócios digitais surgem todos os dias.

Por isso, se você também quer fazer parte desse meio, mas não sabe como se diferenciar em seu mercado de atuação, confira nossas dicas sobre como ter uma loja virtual de sucesso. Então, vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Por que criar uma loja virtual?

Se você quer um motivo para criar uma loja virtual, basta verificar os resultados do setor de e-commerce nos últimos anos. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da eMarketer, há dois anos, apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras on-line. Esse número deve chegar a 21% em 2022, um aumento de 17,9% na participação do mercado de comércio eletrônico em dois anos, e com a movimentação de US$ 5,55 trilhões.

Além dos números positivos, essa área tem um bom custo benefício se comparado a uma loja física, por exemplo, já que os custos com espaço, deslocamento e estoque podem ser menores.

Outra vantagem é a comodidade do trabalho de casa, que permite também que as vendas fiquem ativas 24 horas por dia. Cabe a você se organizar da melhor forma para fazer o envio dos itens e entrar em contato com os consumidores.

💡Saiba mais: Como abrir uma loja virtual?

Como ter uma loja virtual de sucesso?

Para ter uma loja virtual de sucesso é preciso dispor de uma marca consolidada no mercado. Além disso, outros pontos importantes para isso são:

1. Tenha um site veloz

Um site veloz é um pré-requisito básico para ter uma loja virtual de sucesso, mas que muitas pessoas negligenciam.

O site é a apresentação da sua loja e o contato mais importante que você terá com o seu cliente. Isso porque é geralmente nesta página que as compras serão feitas ou que o consumidor vai poder olhar as fotos e descrição dos produtos.

Por isso, é importante que ele sinta que aquele é um ambiente seguro e que os produtos são de qualidade! Veja, então, alguns aspectos essenciais que um site precisa ter:

  • Deve ser responsivo, isto é, adaptável a qualquer formato de tela (smartphone, desktop, tablets, etc);
  • Todos os produtos precisam ter foto, descrição e preço;
  • As informações devem ser claras.

Nesse sentido, contar com uma plataf0rma de e-commerce  pode ser um diferencial. A Nuvemshop, oferece todos esse benefícios,  além de ter uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.

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2. Organize os produtos

A organização de produtos permite encontrar cada tipo de mercadoria muito mais rápido. Assim como os corredores dos supermercados são sinalizados e marcados por tipo de produtos, o e-commerce conta com as categorias e as tags para fazer esse trabalho.

Ofereça também algumas opções de organização da lista de produtos de acordo com a preferência de quem está no seu site — pode ser por preço, mais vendidos ou melhor avaliação dos clientes.

3. Capriche na descrição dos produtos

Além da organização, outro fator que deve ser muito bem desenvolvido por quem tem uma loja virtual é caprichar na descrição dos produtos. Para o consumidor mais detalhista, esse fator conta muito, já ele quer saber cada detalhe do produto para avaliar se a compra vale a pena.

Fale tudo que puder sobre o item, desde cor até o tipo de material. Lembre-se também de listar os itens que vão naquele produto.

Por exemplo, no caso da venda de molduras, avise que a moldura não acompanha uma imagem ou que ela vai com parafusos e buchas para instalação na parede.

💡 Saiba mais: Como fazer descrição de produtos para e-commerce?

4. Tire boas fotos

Trabalhe sempre com fotos de qualidade, com boa iluminação e mostrando todos os ângulos do produto.

Lembre-se de inserir uma imagem falando das proporções do item, para que o seu cliente possa visualizar o tamanho correto do item. No caso de lojas de roupas, existe a opção de oferecer um provador virtual,  uma ferramenta de inteligência artificial que encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos para o consumidor

💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce?

5. Divulgue os produtos nas redes sociais

As boas fotos são importantes também para a divulgação nas redes sociais. É por meio delas que você terá projeção para os seus produtos e, assim, irá atrair clientes.

Para ter sucesso e aumentar o seu público, você precisa investir em estratégias com diferenciais que vão destacar a sua marca.

Para isso, crie uma identidade visual própria e trabalhe com vídeos criativos. Outra estratégia interessante é o live commerce, em que os empreendedores fazem vídeos ao vivo nas redes sociais e mostram produtos à venda.

6. Adote uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta com os consumidores. Depois de cada venda, você terá um novo e-mail no seu banco de dados e, possivelmente, um potencial cliente no futuro.

Busque enviar divulgações interessantes com lançamentos, descontos ou produtos que voltaram para o estoque.

💡 Saiba mais: 7 exemplos de campanhas de-mail marketing para você se inspirar

7. Envie e-mails de notificação para carrinhos abandonados

Para além do envio de e-mail marketing, você também precisa ter uma estratégia de contato para pessoas que abandonaram os carrinhos com algum item. O abandono de carrinho acontece quando alguém vai até a loja, seleciona algum produto para o carrinho e sai sem finalizar a compra.

Diversos fatores levam alguém a fazer isso e não é possível saber exatamente o motivo. Contudo, alguns casos podem ser apenas fruto de esquecimento ou uma desistência momentânea. A ação de relembrar as pessoas que aquele item ainda está lá pode ajudar a resgatar uma venda que estava praticamente perdida.

Você não precisa nem gastar tempo semanalmente para fazer isso. Algumas plataformas já permitem que seja realizado um contato automático, enviando um e-mail padrão alguns dias depois do abandono do carrinho.

8. Faça promoções

Uma promoção ser a maneira pela qual um cliente conhece a sua marca e, futuramente, possa voltar para comprar novamente ou indicar o produto para alguém.

Em muitos casos, as pessoas não estão dispostas a pagar um valor por não considerarem algo tão útil assim mas, com os descontos, podem usar e gostar do produto, aceitando pagar o valor cheio futuramente.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

 

9. Trabalhe com várias formas de pagamento

Há alguns anos, era comum desistir de uma compra porque a loja só aceitava cartão de crédito, uma vez que esse era um método de pagamento que não fazia parte da realidade de boa parte da população. Além disso, para os negócios, era difícil oferecer outras formas de pagamento que funcionassem tão bem como o cartão.

Esse período já foi completamente superado e hoje as pessoas esperam poder pagar da forma que quiserem — seja no cartão de crédito, no boleto, Pix, débito, etc. Para evitar perder vendas por uma questão tão pequena, procure plataformas que permitam oferecer o máximo de opções, como no caso da Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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10. Ofereça vários tipos de frete

O frete é um dos custos que mais influencia no fechamento de uma compra. Assim como as opções de pagamento, atualmente já existem uma série de possibilidades para o frete.

Algumas plataformas ou gateways de frete permitem verificar a cotação da entrega em diferentes locais ao mesmo tempo. Com esse serviço, você permite que o seu cliente opte pelo método que funciona melhor para ele.

💡 Saiba mais: 5 dicas para deixar o frete mais barato no e-commerce

11. Personalize a embalagem do produto

Todo mundo adora surpresas. Por isso, no processo de embalagem dos seus produtos para a entrega, procure criar uma experiência interessante para quem receber aquele item. Não precisa ser nada muito caro, já que não é interessante gastar demais com essa questão.

💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

No entanto, alguns detalhes simples podem fazer toda a diferença. Como, por exemplo, para peças de roupa, colocá-las embrulhadas em um papel seda que é barato, protege a roupa e garante uma experiência parecida com o ato de desembrulhar um presente.

Você também pode colocar algum brinde, como um adesivo bonito ou uma amostra grátis de outro produto que você venda. O importante é entregar uma coisa simples, mas com um valor, garantindo que, ao receber o produto, ele vai extrapolar as expectativas de quem está recebendo.

💡 Saiba mais: O que é unboxing experience?

E aí, pronto para ter uma loja virtual de sucesso?

Saber como ter uma loja virtual de sucesso pode ser muito benéfico para te ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca, ao passo que as vendas também crescem. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido oferecer bons insights sobre o tema.

Se você está em busca de ter uma loja virtual de sucesso, o primeiro passo é contar com uma boa plataforma de e-commerce. Por isso, te convidamos a testar a Nuvemshop por 30 dias grátis. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

Criar uma loja virtual é uma forma interessante de empreender que permite que as vendas fiquem ativas 24 horas, que você faça seus próprios horários e também entrega um custo-benefício mais vantajoso.

  1. Tenha um site veloz;
  2. Organize os produtos;
  3. Capriche na descrição dos produtos;
  4. Tire boas fotos;
  5. Divulgue os produtos nas redes sociais;
  6. Adote uma estratégia de e-mail marketing;
  7. Envie e-mails de notificação para carrinhos abandonados;
  8. Faça promoções;
  9. Trabalhe com várias formas de pagamento;
  10. Ofereça vários tipos de frete;
  11. Personalize a entrega.

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