NuvemCommerce 2021: o relatório completo com dados sobre e-commerce

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando a tela de um computador com alguns gráficos.

Se você, assim como eu, estava ansioso para saber os principais dados sobre o e-commerce em 2020, devo dizer que, nosso momento chegou. O NuvemCommerce 2021 já está no ar repleto de informações superimportantes.

Como de costume, anualmente a Nuvemshop coleta os dados mais relevantes para fazer uma análise do mercado digital no ano que passou e apontar as principais tendências para o ano que vem pela frente. E, falando em um ano tão atípico como 2020, aposto que você está bastante curioso para saber o que cresceu e o que caiu no ano da pandemia do novo coronavírus, certo?

Portanto, sem mais delongas, venha conferir os destaques do NuvemCommerce 2021. Caso prefira, você pode baixar o relatório completo para ler quando e onde quiser:

2020: um ano histórico para o e-commerce

Não há dúvidas de que o ano de 2020 foi bastante conturbado, não é? Em meio a tantos acontecimentos, pudemos observar uma série de transformações que irão refletir em nossos comportamentos pelos próximos anos.

Com isso, o e-commerce não poderia ficar de lado. Em 2020, pudemos observar um crescimento meteórico do setor em um curto espaço de tempo.

Em um momento de distanciamento social, diversos negócios tiveram de fechar as portas. Desse modo, o mercado digital surgiu como uma luz no fim do túnel. Causando um intenso movimento de migração do offline para o online.

Essa transição foi responsável por um crescimento até então inesperado para um período tão pequeno. Em consequência disso, os números projetados para o ano de 2020 foram rapidamente superados.

O crescimento do e-commerce no mundo

Superando as projeções de crescimento, que apontavam uma média de 16%, o e-commerce no mundo cresceu 27,6% em relação a 2019. Esse disparo resultou em um faturamento de US$ 4,28 trilhões, é o que aponta um estudo realizado pelo eMarketer.

Além disso, em 2020, a América Latina teve destaque nas métricas de crescimento global, representando 36,7% das transações online. Deste grupo, o primeiro lugar no pódio foi da Argentina, que apresentou um crescimento de 79%.

O crescimento do e-commerce no Brasil

Quando falamos sobre o crescimento do setor no Brasil, os números também são bastante animadores. De acordo com informações da Ebit|Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2020, o país teve um aumento de 47% em faturamento.

Em um ano em que muitas pessoas fizeram suas primeiras compras online, fica mais claro o motivo de um crescimento tão positivo. No entanto, mesmo que esse movimento perca forças, é esperado que 59% desses novos clientes continuem a comprar pela internet.

Com isso, em 2021, o e-commerce no Brasil deve ter um aumento de 26% nas vendas. O que pode render em um faturamento de R$ 110 bilhões. Nada mal, certo?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Principais dados sobre o e-commerce em 2020

Acompanhando tendências que já davam as caras em anos anteriores, em 2020, o destaque nas estratégias de e-commerce foram as redes sociais. Canais como o Instagram têm se mostrado cada vez mais grandes aliados do comércio eletrônico.

Das mais de 6 milhões de vendas realizadas por lojas da Nuvemshop em 2020, 34% delas ocorreram através das redes sociais. Deste número, 87% aconteceram no Instagram. Isso prova que investir nestes canais é crucial para o aumento da taxa de conversão.

Outro comportamento que também foi observado é a adesão dos lojistas ao Instagram Shopping. Em 2020, 57% dos lojistas da Nuvemshop lançaram mão deste recurso para ampliar a visibilidade de suas marcas. Essa estratégia tem sido adotada por cada vez mais empreendedores, isso porque, ela pode influir diretamente no ticket médio do negócio.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que 2021 reserva para o e-commerce?

Para 2021, além das projeções de crescimentos e quedas, pesquisas apontam tendências comportamentais para os empreendedores e consumidores deste mercado. Considerando que o mundo caminha lentamente para o fim da pandemia do novo coronavírus, as transações online ainda serão bastante comuns neste ano.

O distanciamento social causou uma transformação na forma como negócios virtuais e clientes se relacionam. Isso porque, sem o contato físico, as etapas de venda desde a prospecção até o pós-venda precisaram ser digitalizadas.

Em consequência disso, lojistas precisaram fazer o exercício de entender onde os clientes se concentram e focar em atendê-los nesses canais. Um grande destaque nesse movimento foi a adesão do WhatsApp como canal de atendimento ao cliente.

Segundo Sarah Armstrong, gerente de marketing de produto da divisão de hardware do Google, em 2021, a proximidade com o consumidor será uma grande tendência para o mercado digital. A utilização de canais que tornem o contato mais prático e eficiente será crucial para atender a uma clientela que demanda cada vez mais esse tipo de atenção.

Pronto para baixar o NuvemCommerce 2021?

Faça o download do NuvemCommerce e confira informações completas sobre:

  • Impactos da pandemia no e-commerce;
  • Números do setor em 2020;
  • Projeções para 2021;
  • Principais estratégias adotadas em 2020;
  • Tendências para o futuro do e-commerce;
  • E muito mais.

Fique por dentro de tudo o que rolou no e-commerce e conheça práticas e estratégias que podem levar o seu negócio a outro patamar. Sem dúvidas, o NuvemCommerce 2021 servirá como um ótimo guia para a sua loja virtual. 😉

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies