7 melhores meios de pagamento para e-commerce

Mulher em balcão de loja, pagando junto com atendente, representando os meios de pagamento para e-commerce.
Pontos principais do artigo:
  • Meios de pagamento para e-commerce são métodos que permitem aos clientes realizar transações financeiras online para comprar produtos ou serviços, incluindo cartões de crédito, débito, carteiras digitais, transferências bancárias e outras soluções eletrônicas;
  • Os melhores meios de pagamento são aqueles que são mais procurados pelos seus clientes. No Brasil, por exemplo, o cartão de crédito e o Pix são os campeões de preferência de consumidores online;
  • A Nuvemshop oferece seu próprio meio de pagamento, o Nuvem Pago, e ainda integrações com parceiros como Appmax, Asaas, Cakemoney (para assinaturas), Cielo, Mercado Pago, Moip, PagSeguro, Pagar.me, PayPal e PicPay;
  • Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e e disponibilize os melhores meios de pagamento para seus clientes.

Com certeza você tem ou já teve alguma dúvida referente aos meios de pagamento para e-commerce. Com tantas formas e alternativas no mercado, fica mesmo difícil escolher qual é a melhor. Afinal, será que vale a pena oferecer todas elas? Como funcionam as taxas de cada uma?

Realmente, são muitas perguntas. Por esse motivo, neste artigo, vamos te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre esse importante ponto do e-commerce. Ao longo do conteúdo, você vai entender quais os principais meios de pagamento oferecidos aos clientes e as diferentes formas para integrá-los à sua loja virtual. Então, vamos lá?

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Qual é o melhor meio de pagamento para o e-commerce?

Não existe um único meio de pagamento que seja melhor para o e-commerce, mas sim algumas opções que devem ser priorizadas para garantir a conveniência dos seus clientes na hora do checkout. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box sobre os meios de pagamento mais usados no Brasil, a ordem de preferência dos brasileiros para compras online é a seguinte:

  • Cartão de crédito;
  • Pix;
  • Cartão de débito ou débito online;
  • Carteiras digitais;
  • Boleto bancário.

Dessa forma, nenhuma loja virtual pode deixar de oferecer o cartão de crédito e o Pix, se quiser se manter competitiva no cenário atual.

No entanto, todos os meios de pagamentos têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, vamos entender melhor como funcionam essas modalidades e como você pode integrar sua loja virtual com as principais do mercado.

Como integrar minha loja virtual a meios de pagamento?

Agora que já conhecemos os meios de pagamento, vamos entender como oferecê-los em sua loja virtual. Confira cada uma das opções:

Intermediadores

Os intermediadores oferecem vários meios de pagamento através de uma única integração, ou seja, pelo mesmo sistema de gerenciamento. Existem diversas opções no mercado e em todas elas o cadastro é bem simples.

A facilidade do intermediador é que você pode abrir uma conta e receber seus pagamentos sem a necessidade de ter um CNPJ. Você também recebe o dinheiro em uma única vez, mesmo que o cliente tenha parcelado a compra, e já conta com um serviço antifraude incluso.

Para ativar um intermediador de pagamentos na sua loja, basta que você:

  • Efetue o cadastro no intermediador que você preferir;
  • Valide a sua conta junto ao intermediador. Na maioria dos casos, é necessário enviar comprovante de residência e documentos pessoais;
  • Configure o intermediador na sua loja;
  • Faça uma compra teste para verificar o fluxo de como você é avisado sobre o pagamento daquele pedido;
  • O pagamento do pedido é liberado para você dentro da sua conta virtual do intermediador entre 1 e 30 dias após a compra (quanto maior o prazo, menor a taxa);
  • Quando o dinheiro estiver disponível, basta que você solicite o saque para a sua conta bancária (na maioria dos casos precisa ser conta-corrente);
  • Dentro de 3 a 7 dias, após solicitado, o dinheiro ficará disponível para você.

Na Nuvemshop, os serviços com os quais há integração direta são:

👉 Confira: Meios de pagamento disponíveis na Nuvemshop

Além disso, se você já tem uma loja na Nuvemshop, é possível utilizar o Nuvem Pago, o serviço de pagamentos exclusivo da plataforma e o único com tarifa de venda grátis. Com ele, além de ter uma gestão mais centralizada do seu faturamento e sistema antifraude de ponta, é possível receber pagamentos via Pix, cartão de crédito e débito, link de pagamento e boleto bancário.

💡 Saiba mais: 19 formas de pagamento para usar na sua Nuvemshop

Adquirentes

Os adquirentes são empresas como a Cielo e a Rede. Elas realizam a comunicação entre a loja e a bandeira do cartão (Visa, Mastercard etc.) no momento da transação.

Para utilizar a conexão direta com os adquirentes, o varejista deve fazer um credenciamento junto ao adquirente e seguir algumas normas de cadastro de empresa. Esse processo costuma ser mais rígido do que apenas um simples cadastro e exige uma API de pagamento.

O processo costuma ser o seguinte:

  • Você precisará ter um CNPJ para se credenciar; caso contrário, recomendo que dê uma olhada no Portal do Empreendedor, que é uma forma de você ter a sua empresa legal e sem gastar muito mensalmente;
  • Depois disso, você precisará se credenciar junto à operadora. Hoje, a Nuvemshop possibilita que você integre a sua loja com a Cielo;
  • Após este credenciamento, virá até você uma pessoa que faz o recolhimento dos documentos (em alguns casos você terá que enviar via Correios);
  • Após cerca de sete dias, você receberá um e-mail informando seu código de credenciamento junto à operadora;
  • Depois da venda, você receberá o dinheiro automaticamente em sua conta-corrente após 30 dias.

💡Saiba mais: Cielo no e-commerce: taxas, como usar e como contatar?

Se seu cliente parcelou a compra, você receberá da mesma forma. Um exemplo: um consumidor fez uma compra no dia 01/06 no valor de R$ 1 mil e parcelou em cinco vezes.

Se a sua taxa para pagamento parcelado nessa quantidade for de 5%, você terá um desconto de R$ 50 que será automaticamente feito na primeira parcela. Nas outras, o valor integral será depositado.

Você também deverá assumir o risco de possíveis fraudes nas compras, o que faz com que muitas lojas online acabem optando apenas por intermediadores. Porém, a Nuvemshop tem parceria com a ClearSale, que é um sistema de gerenciamento de risco. Entenda

👉 Confira: Como instalar ClearSale na Nuvemshop?

Gateways

O gateway de pagamento é a plataforma que faz o vínculo entre as bandeiras de cartão e os adquirentes, que acabamos de conhecer, para que uma transação possa ser realizada online.

Essa tecnologia é mais utilizada por médias e grandes empresas devido à maior necessidade de controle sobre o pagamento. Em geral, os gateways exigem contratos diretos com eles, ao invés de apenas a criação de uma conta para usufruir do serviço.

Os gateways também prestam serviços como o da compra por um clique, o de pagamento com dois cartões e o estorno de valores.

A desvantagem é, novamente, a falta de controle de fraudes e a necessidade de ter convênios com as operadoras de cartões e bancos. Em alguns casos, assim como acontece com os adquirentes, o vendedor recebe o pagamento de forma parcelada. Um exemplo de empresa que presta esse tipo de serviço é o Pagar.me.

💡 Saiba mais:

7 principais meios de pagamento para e-commerce

De acordo com uma pesquisa promovida pela Opion Box, os meios de pagamento mais usados no Brasil são o cartão de crédito, o Pix , o dinheiro e o cartão de débito 66%. No entanto, esse cenário vem se modificando. As carteiras digitais estão ganhando destaque: 47% dos brasileiros – ou seja, quase metade -, utilizam essa forma de pagamento. Além disso, os pagamentos com QR codes já são utilizados por 65% para realizar ou receber pagamentos via Pix.

Com isso em mente, é chegada a hora de conhecer os principais meios de pagamento para e-commerce . Confira quais são os mais usados:

  1. Cartão de crédito;
  2. Boleto bancário;
  3. Débito online;
  4. Transferência bancária;
  5. Pix;
  6. Carteira digital;
  7. Link de pagamento.

Agora, confira os detalhes sobre cada um e como funcionam:

1. Cartão de crédito

O pagamento no cartão de crédito é a modalidade  utilizada por 57% dos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Trata-se do primeiro meio de pagamento aceito por todas as lojas virtuais. Além disso, ele permite que, muitas vezes, os consumidores parcelem as compras.

Por meio do cartão, basta que a pessoa insira os dados, como número do cartão e CPF, na hora de fazer o checkout em seu site e termine a transação. Normalmente, a confirmação de pagamento é feita poucos minutos após a finalização da compra.

Portanto, para que os consumidores se sintam seguros em seu site de compras, é necessário estar em dia com alguns indicadores, como o certificado SSL e os selos de segurança. Desse modo, você diminui os riscos de que suas informações sejam roubadas e o cartão do cliente clonado, por exemplo.

📹 Veja também:Meios de pagamento para loja virtual: como escolher?

2. Pix

O Pix é um sistema de pagamento e transferências lançado pelo Banco Central em 2020. O serviço permite que as transações sejam realizadas em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana. O meio de pagamento é usado por 70% dos brasileiros, segundo a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

É possível usar o Pix por meio de um código de identificação criado por cada usuário e por QR Codes. A dinâmica do serviço fez com que ele se tornasse rapidamente o favorito entre os consumidores, pois, diferente do DOC e TED, as transferências e pagamentos feitos via Pix acontecem em um prazo máximo de dez segundos.

Pensando nisso, unir esse meio de pagamento à sua estratégia pode ser um passo para aumentar a sua taxa de conversão.

3. Débito online

O débito online cresceu consideravelmente nos últimos anos e é usado por 66% dos brasileiros no e-commerce, de acordo com estudo do CNDL. Ele veio para substituir o uso do boleto bancário, já que o que acontece na verdade é uma transferência entre contas, o que faz com que o dinheiro seja liberado no mesmo instante para a conta da sua loja.

Para contratar esse serviço, basta entrar em contato com o gerente do seu banco. Em geral, é cobrada da empresa apenas uma tarifa quando o volume é baixo. Essa tarifa varia de R$ 0,30 a R$ 0,50 por negócio concluído.

Se sua loja estiver na plataforma de e-commerce da Nuvemshop, você poderá ter o débito online por meio de alguns intermediadores de pagamentos que oferecem essa opção.

💡 Saiba mais: Como fazer cobrança online e quais as melhores plataformas?

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4. Transferência bancária

A transferência bancária também é um meio de pagamento oferecido por muitos e-commerces. Todavia, vale ressaltar que, como o processo não é automatizado, quando as vendas começam a escalar, é mais difícil manter o controle sobre essa forma de pagamento.

Isso acontece porque, com ela, você deve fornecer os dados da sua conta bancária ao cliente, esperar que ele faça o depósito e pedir o comprovante.

Se você vende com a Nuvemshop, é possível oferecer esse tipo de pagamento por meio dos múltiplos pagamentos personalizados.

💡 Saiba mais: TED demora quanto tempo para cair?

5. Boleto bancário

O boleto bancário é um meio de pagamento bastante popular no Brasil. Essa é uma alternativa escolhida por pessoas que têm um baixo limite no cartão ou nem sequer possuem um. Ele também é utilizado por aqueles compradores mais desconfiados.

Ao contrário do cartão de crédito, há uma demora entre dois e dez dias úteis para que um título seja compensado. Além disso, como o boleto é gerado e o consumidor não necessariamente realiza o pagamento no mesmo instante, é necessário estar atento para lembrá-lo quando a data de vencimento estiver se aproximando.

O processo para contratar essa modalidade varia um pouco de banco para banco, mas, em geral, segue estes passos:

  • Você precisa ter uma conta aberta no banco em que pretende receber;
  • Você deverá entrar em contato com o gerente da sua conta e solicitar a carteira sem registro do banco;
  • O gerente vai te liberar essa carteira e também alguns dados que você deverá inserir na sua loja;
  • Para saber quais títulos você recebeu, você deverá acessar diariamente o seu internet banking (ou gerenciador, dependendo do banco), baixar o arquivo de retorno de pagamentos e utilizar o sistema do seu banco que lê estes arquivos.

Praticamente todos os bancos oferecem boleto registrado, porém, na maioria deles, apenas contas de pessoa jurídica podem emitir os títulos de cobrança. Na Nuvemshop você poderá utilizar os seguintes bancos:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa
  • Sicredi.

Também é possível oferecer o boleto como meio de pagamento se você utilizar um intermediador de pagamento.

💡 Saiba mais:

6. Carteiras digitais

Por fim, as carteiras digitais também possuem um grande número de fãs e devem ser consideradas na hora de escolher os meios de pagamento do seu negócio. Esses aplicativos concentram o dinheiro do usuário em uma conta digital e, através dela, é possível realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de um cartão.

Alguns serviços como PicPay e PayPal são bastante populares, principalmente por oferecerem cashback aos usuários. Desse modo, trabalhar com esses meios de pagamento pode ajudar bastante na decisão de compra dos seus clientes.

💡 Saiba mais: O que é carteira digital e como funciona?

7. Link de pagamento

Link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout. Isto é, ele encurta o processo de compra, pulando etapas e economizando o tempo dos seus consumidores. De forma geral, a opção do serviço já vem incluída no pacote de serviços de plataformas de pagamento.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar um link personalizado utilizando nosso gateway de pagamento Nuvem Pago. Assim, você poderá vender por qualquer canal, como WhatsApp e redes sociais, oferecendo muita praticidade e conveniência aos seus clientes.

Essa função está sendo liberada gradualmente e logo estará disponível para todos os lojistas Nuvemshop.  Para usar a ferramenta, é só ter o cartão de crédito da sua loja ativo no Nuvem Pago e criar seu Link de Pagamento seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o menu lateral esquerdo do seu painel administrativo, clique em Nuvem Pago e, depois, em Links de Pagamento;
  • Inclua o nome do seu cliente e o valor da venda;
  • Escolha o tempo de expiração do Link;
  • Se desejar, inclua uma descrição da compra;
  • Envie para seu cliente pelo WhatsApp ou outras redes sociais.

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Tudo entendido sobre os principais meios de pagamento para e-commerce?

Esperamos que com essas dicas você tenha entendido melhor o fluxo de como funcionam os meios de pagamento para e-commerce. Lembre-se de que não basta escolher os mais populares, mas aqueles que se encaixem nas necessidades do seu negócio e do seu público.

E, se você ainda não vende online, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? Sim, você leu certo! Na nossa plataforma, é possível montar um e-commerce do zero sem pagar mensalidade. Esperamos por você! 💙

Referências: 

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre meios de pagamento para e-commerce

Os boletos já foram vistos como a melhor forma de pagamento para lojas virtuais no passado. No entanto, pode-se dizer que essa modalidade foi, de certa forma, substituída pelo Pix, pela praticidade para o consumidor e para o lojista.

Para realizar um pagamento online, é necessário de uma plataforma para intermediar a transação monetária digital, seja com cartão de crédito, debito, boleto, transferência bancária ou Pix.

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