Logística: o que é, como funciona e como planejar no seu negócio?

Homens carregando caixas representando o que é logística
Pontos principais do artigo:
  • Logística é todo o processo de planejamento e controle de fluxo de mercadorias e serviços, que vai desde o ponto de origem das matérias-primas até o ponto de consumo;
  • A logística engloba todas as áreas envolvidas no envio de produtos, como por exemplo: embalagem, armazenagem, estoque, processamento de pedidos e transporte;
  • Lojistas que vendem pela internet, podem otimizar a gestão logística com o Nuvem Envio, a solução de envio exclusiva da Nuvemshop totalmente integrada ao painel da sua loja virtual.

Existem áreas dentro de uma empresa que são tão importantes que, sem elas, é impossível desenvolver o negócio. Já imaginou, por exemplo, ter uma loja virtual, mas não se preocupar com a entrega dos produtos? Como os clientes receberiam suas compras?

Nesse caso, para entender todo o percurso da mercadoria até chegar ao seu destino é importantíssimo saber o que é logística e como ela funciona.

Pensando nisso, preparamos este guia para explicar tudo sobre logística, desde a aquisição, transporte, armazenagem até a distribuição de produtos. Então, se você quer se tornar um expert no setor logístico, continue a leitura!

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O que é logística?

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar o transporte e armazenamento de produtos, desde a origem até o destino final. Na prática, isso inclui desde a compra de matérias-primas até à entrega do produto.

O conceito de logística parece básico, mas, para que esse processo ocorra, é necessário acionar várias áreas, cada uma delas com etapas bem definidas e métodos próprios de acompanhamento e controle.

Essa segmentação fez com que a área logística envolvesse outras frentes, somando-se a conhecimentos de engenharia, marketing, tecnologia, estatística, economia etc. Tudo isso para satisfazer as necessidades dos clientes gastando o mínimo possível.

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Como funciona a logística?

A gestão logística se organiza a partir de quatro pilares básicos:

  • Demanda;
  • Estoque;
  • Compra;
  • Distribuição.

Imagine, por exemplo, uma loja virtual de roupas. O processo de logística começa quando a loja recebe o pedido. Eles verificam se o produto está no estoque, escolhem a forma de transporte, organizam a embalagem e enviam o pacote para a casa do cliente.

Para que o setor logístico seja considerado eficiente, esse ciclo deve ser rápido e com o menor custo possível. Veja como isso funciona em cada uma das etapas:

1. Previsão da demanda

Essa etapa, que também pode ser chamada de gestão de compras, é fundamental para evitar que haja desabastecimento das prateleiras do estoque. Para isso, é preciso entender quantos itens de um determinado produto você precisa ter armazenados — e é aí que entra a previsão de demanda.

Além de lidar com a quantidade de estoque mínimo necessário, ela também determina a quantidade máxima de itens que pode ser armazenada sem sobrecarregar o depósito. Afinal, vale ter em mente que um estoque abarrotado representa um custo muito maior para a empresa.

💡 Saiba mais: Como evitar o estoque parado?

2. Controle de estoque

O controle de estoque talvez seja uma das etapas mais importantes na hora de entender o que é logística. Isso porque, como o próprio nome sugere, ele consiste no monitoramento do que entra e sai dos armazéns com o propósito de evitar o desperdício de materiais.

Nessa etapa da gestão logística, o ideal é usar algum tipo de software ou sistema que ajude a automatizar parte das tarefas.

Lojistas que usam Nuvemshop, por exemplo, têm o recurso de baixa automática nos produtos e a possibilidade de configurar uma quantidade mínima de estoque para ser notificado (e os produtos não ficarem esgotados).

💡 Saiba mais: Como usar o recurso “me avise quando chegar” de forma estratégica?

Além disso, também é possível fazer a integração com diferentes sistemas de gestão, como o Tiny ERP. Esse tipo de sistema cuida da rotina da sua empresa para que ela seja organizada e fluida, oferecendo recursos como:

  • Recebimento dos pedidos;
  • Atualização de estoque;
  • Sincronização das situações;
  • Importação de produtos do e-commerce.

💡 Saiba mais: O que é e como escolher um ERP para meu e-commerce

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3. Armazenagem de produtos

Certas mercadorias podem levar muito tempo até serem comercializadas, por isso, elas precisam ficar guardadas em local adequado para preservar sua integridade física. Assim, o gerenciamento de armazém é a etapa que cuida, justamente, desse depósito.

Aqui, as ferramentas de logística de armazenagem também podem ser úteis para otimizar os processos, eliminando erros no processo de inventário de estoque, organização das prateleiras, controle climático nos casos de mercadorias sensíveis — como alimentos e medicamentos — ou até mesmo na distribuição dos pedidos.

Essas ferramentas, conhecidas como WMS — warehouse management system — ou “sistemas de gerenciamento de armazém”, em português, automatizam a operação e facilitam a gestão. Alguns exemplos são a HighJump WMS, a Senior WMS e a Easy WMS.

💡 Saiba mais: Como escolher o melhor WMS para a sua empresa?

4. Distribuição de mercadorias

O gerenciamento de transporte e distribuição de mercadorias é a etapa que cuida de planejar a forma como os produtos serão transferidos.

Isso inclui quais veículos serão usados, como será o processo de carga e descarga, qual a distância entre os armazéns e o destino da carga, além de monitorar quais clientes já pagaram pelo frete e, por isso, podem ter os produtos despachados.

Para que tudo seja acompanhado de perto, as empresas de logística, normalmente, usam um software de TMSTransport Management System ou sistema de gerenciamento de transportes, em português. Alguns exemplos mais conhecidos são o Hiveclound TMS e o Controle de transportadoras, da Bsoft.

Esse tipo de programa armazena informações como:

  • Documentos fiscais;
  • Custos de frete;
  • Volume de entrega;
  • Roteiros de viagem;
  • Rastreamento de cargas;
  • Atuação de motoristas e veículos;
  • Documentos eletrônicos das mercadorias etc.

Contar com essa ferramenta a é muito importante para fazer o gerenciamento correto das operações logísticas. Dessa forma, erros como extravio de mercadoria, atraso na entrega, falta de notas fiscais, entre outros, são contornados ou mesmo evitados.

💡 Saiba mais: Melhores transportadoras para e-commerce do Brasil

Qual a importância da logística nas empresas?

Já começamos este texto mostrando que é impossível viver sem as operações logísticas. Desde os alimentos que as pessoas consomem até as roupas que elas vestem, tudo é produzido, armazenado e transportado de um local a outro.

Nesse cenário, a gestão logística é fundamental para otimizar esse processo, reduzindo gastos com armazenamento, envio e transporte das mercadorias.

Mas, quando pensamos na importância da logística, também é importante destacar um outro benefício: o ganho em competitividade de mercado. Afinal, ter uma logística eficiente permite que a empresa ofereça preços melhores e prazos de entrega mais curtos, o que a torna cada vez mais relevante para os consumidores.

💡 Saiba mais: O que é estratégia competitiva e como definir?

Principais tipos de logística

Por ser uma grande e importante engrenagem no mercado varejista, a gestão logística precisou ser dividida em quatro principais tipos. Veja quais são eles a seguir:

1. Suprimentos

A logística de suprimentos é encarregada de fornecer os materiais necessários para a produção de uma mercadoria ou realização de alguma atividade.

Vamos imaginar que uma fábrica de móveis precisa concluir uma grande entrega, mas um tipo específico de parafuso está em falta no estoque. A equipe de gerenciamento de suprimentos ficará encarregada de planejar a quantidade de parafusos necessária, o dia e horário que eles devem ser entregues e como será feito o transporte.

Além disso, a área de suprimentos é responsável por criar planos de fornecimento para não deixar faltar materiais durante o processo produtivo, controlando o fluxo de entrada e saída de produtos de acordo com a necessidade.

2. Reversa

Logística reversa — também conhecida como logística inversa — é uma área responsável por planejar o retorno das mercadorias produzidas após a venda.

Um ótimo exemplo para entender esse conceito, é o processo de troca e devolução de produtos. Para realizá-lo, é necessário planejar o recolhimento do item , seu envio para os centros de distribuição, a política de estorno etc.

Outra aplicação da logística reversa diz respeito ao recolhimento de alguns tipos de lixo reciclável. Nesse caso, depois de o cliente consumir um produto cuja embalagem seja retornável, a empresa fica encarregada de recolher a embalagem e reciclá-la ou descartá-la da forma correta.

Essa visão sustentável da cadeia produtiva tem impulsionado o crescimento da logística reversa, já que a consciência ambiental vem se mostrando uma tendência entre as empresas.

💡 Saiba mais: Logística reversa dos Correios: como fazer?

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3. Produção

A logística de produção envolve o processo de transformar matéria-prima em produto final. Ela é bem comum nas indústrias, coordenando várias etapas da produção, como a chegada dos insumos, a fabricação, o empacotamento e a armazenagem.

Esse é um tipo de logística bastante estratégico, porque precisa lidar com questões como o tempo que uma mercadoria pode ficar armazenada, a sazonalidade — ou seja, se há demanda pelo produto em momentos determinados ou se ele é comercializado o ano todo —, como evitar desperdícios etc.

4. Distribuição

Por fim, a logística de distribuição realiza a entrega do produto ao consumidor final. Dos quatro tipos, é o que está mais próximo ao consumidor — e, por isso, demanda bastante atenção e cuidado, já que impacta direto na satisfação do cliente.

Isso porque uma boa logística de distribuição assegura que os itens sejam transportados e manuseados com cuidado, evitando danos ou defeitos, e garantindo que sejam entregues no prazo previsto. Como resultado, o cliente fica satisfeito com a compra e tem mais chances de fidelização.

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💡 Saiba mais: Como fazer entrega de loja virtual?

Como fazer um bom planejamento logístico?

Depois de vermos tantos conceitos e etapas, é possível que você esteja se perguntando se é capaz de elaborar um planejamento logístico. Mas, não se preocupe, é mais simples do que parece.

A seguir, separamos algumas dicas para direcionar as suas iniciativas e te ajudar a ter sucesso na gestão logística. Vamos lá?

1. Promova a comunicação entre os setores

Abordamos várias vezes a importância de manter as áreas da logística conectadas e, assim, oferecer a melhor experiência de compra possível para o cliente.

Setores que não se comunicam não conseguem repassar devidamente as informações. Com isso, dados importantes ficam perdidos pelo caminho — como detalhes da entrega e peculiaridades do pedido, por exemplo — prejudicando a entrega para o consumidor.

Imagine a seguinte situação: um cliente comprou um par de tênis para dar de presente a um amigo. Contudo, essa informação não chegou ao setor de embalagem, que empacotou o pedido com todos os dados da compra, inclusive o preço do produto. Facilmente uma situação que poderia ter sido evitada se houvesse comunicação entre os setores.

2. Centralize os dados

Essa é uma dica complementar à anterior. Uma forma de solucionar o problema da comunicação é centralizar as informações em um só lugar, como em um software de gestão, por exemplo.

Assim, todos poderão alimentar o banco de dados, ter acesso ao histórico do pedido e compartilhar ideias para melhorar os processos.

3. Encontre fornecedores de confiança

Os fornecedores são cruciais para manter os estoques sempre abastecidos. Por conta disso, é fundamental ter ao seu lado profissionais comprometidos, experientes e capacitados para ajudar você a alcançar seus objetivos.

💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores para a sua empresa

4. Faça o controle do seu estoque

Você já deve ter notado que um estoque organizado é a chave para um processo logístico de sucesso.

Quanto a isso, não há segredos: tente adotar um sistema de gestão de estoque para te ajudar a monitorar a quantidade de itens, avaliar as condições de armazenagem e indicar os pontos de melhoria, sempre com base nos dados fornecidos pela própria ferramenta.

💡 Saiba mais: Qual é o melhor sistema de controle de estoque e como escolher?

5. Ofereça embalagens de qualidade

O seu cliente final não vê todo o caminho que o produto percorre até chegar ao destino. No entanto, a integridade do item diz muito sobre os cuidados tomados com a mercadoria. Por isso, é importante ter bastante atenção com as embalagens usadas.

Produtos embalados de forma errada, como já mencionamos, podem gerar desperdício. Para evitar estragos e devoluções, mantenha os itens bem embalados e protegidos.

💡 Saiba mais: O que fazer quando sua embalagem é danificada nos Correios?

6. Escolha uma boa empresa de transporte

Ao contar com uma transportadora eficiente, você garante que os clientes recebam os produtos nas condições adequadas e no tempo certo.

Quando questionadas sobre o que é logística, muitas pessoas pensam se tratar apenas do transporte. Isso mostra o quanto essa etapa marca a experiência dos consumidores, então você não pode negligenciá-la.

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O que significa logística para o comércio eletrônico?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o comércio eletrônico varejista precisa, constantemente, ser mais eficiente e mostrar o seu valor para o cliente. Mas, para isso, é necessário estruturar de forma adequada as etapas de venda — e é isso que vamos te ensinar a seguir.

Etapas de venda numa loja virtual

A logística no e-commerce pode ser vista como uma parte importante do gerenciamento da sua loja virtual. Ela fica responsável pelas etapas de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias.

Para isso, ela se subdivide em:

  • Recebimento dos pedidos e conferência da mercadoria;
  • Armazenamento;
  • Reposição do estoque;
  • Separação dos pedidos;
  • Preparação do produto;
  • Envio para a transportadora;
  • Rastreamento;
  • Controle de entrega.

Quando entendemos o que é logística, vemos que ela está presente em todas as fases da cadeia produtiva, mas que seu objetivo, como o de qualquer pessoa que vende nos meios online e offline, é encantar os compradores.

Por isso, ao escolher a plataforma de e-commerce, opte por aquela que ofereça a possibilidade de acompanhar de perto as etapas do processo de venda dos seus produtos, sempre tendo em mente a otimização das etapas de compra e a satisfação dos clientes.

Na Nuvemshop, por exemplo, além de ter a sua loja personalizada, você usar o Nuvem Envio, que é o meio de envio exclusivo para nossos lojistas, e fazer toda a gestão de pedidos e entregas direto no painel administrativo. Simples, fácil e rápido.

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Tudo certo sobre o que significa logística?

Embora seja um assunto pouco discutido, o conceito sobre o que é logística está presente no cotidiano de todos e seja crucial para quem vende pela internet. Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

E, se você ainda não vende online, aproveite e crie sua loja virtual grátis agora mesmo na Nuvemshop e conte com todos os recursos necessários para cuidar da gestão logística do seu negócio de forma simples e fácil! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre logística

Logística é todo o processo de planejamento e controle de fluxo de mercadorias e serviços, que vai desde o ponto de origem das matérias-primas até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às expectativas do cliente final.

As etapas do processo logístico são: previsão de demanda, controle de estoque, armazenagem e distribuição.

Os 4 tipos de logística são: de suprimentos (materiais necessários para a produção de mercadorias), reversa (retorno das mercadorias produzidas após a venda), de produção (transformação da matéria-prima em produto final) e de distribuição (entrega do produto ao consumidor).

A logística engloba todas as áreas envolvidas no envio de produtos, como por exemplo: embalagem, armazenagem, estoque, gestão de informações, processamento de pedidos, transporte e gestão da cadeia de suprimentos.

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