Como funciona o frete para lojas online e quais as melhores estratégias

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O frete é um ponto fundamental no e-commerce, já que também forma parte da experiência de compra do cliente em sua loja virtual.
De nada adianta ter uma loja com o melhor design e com o processo de pagamento mais simples e eficiente do mundo, se, por outro lado, o cliente não recebe o produto em sua casa (ou recebe o produto atrasado). Isso gera um estresse desnecessário entre lojista e consumidor, criando incertezas sobre o bom serviço e idoneidade da sua loja.
A seguir, entenda o funcionamento do envio de produtos no e-commerce e conheça as melhores estratégias para aplicar em seu negócio.
Escolha suas opções de envio
Existem duas principais formas de enviar os produtos da sua loja virtual aos clientes:
- Você mesmo pode ir até a uma agência dos Correios e despachar o seu produto ou fazer um contrato com os Correios para ter direito a alguns benefícios exclusivos.
- Outra alternativa é utilizar uma transportadora. Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce.
Assim, é fundamental avaliar todos os prós e contras antes de realizar uma contratação.
Para entender as vantagens e desvantagens de cada serviço, confira nosso infográfico:
Na Nuvemshop, você ainda tem a opção de utilizar aplicativos integrados à sua loja virtual, como o Melhor Envio e a Frenet, que comparam os melhores preços e serviços de entrega de acordo com a dinâmica do seu negócio – o que diminui os custos (para você e seu cliente) e simplifica a logística. Para conhecer essas e outras ferramentas, confira a Loja de Aplicativos da Nuvemshop.
Ofereça frete grátis
Através dessa alternativa, o lojista é o responsável pelos custos do envio. A viabilidade dessa estratégia dependerá do valor do seu ticket médio. Se ele for de R$ 50, por exemplo, dificilmente você poderá assumir o custo do envio, já que perderá bastante dinheiro a cada venda realizada. Agora, se o seu ticket médio for de R$ 1.000, torna-se algo mais viável.
Oferecer frete gratuito seguramente minimizará a taxa de carrinhos abandonados e aumentará o volume de vendas, incrementando assim o faturamento e o lucro.
No entanto, se é inviável para você oferecer frete grátis para todas as vendas, é possível adotar estratégias menos agressivas mas também eficazes, oferecendo esse benefício nas seguintes condições:
- A partir de um determinado valor de produto;
- Para regiões específicas cujas tarifas você conheça bem.
Facilite a retirada na loja física
Uma alternativa fácil de implementar e de enorme potencial é oferecer ao cliente a possibilidade de ele retirar o produto na sua loja física, economizando assim o custo do frete. Para muitos consumidores, ir até a loja pode ser um sinal de boa economia. Além disso, ter uma filial física contribuirá para aumentar a confiança em seu negócio e facilitará novas compras.
Permita o acompanhamento da encomenda
O envio do produto costuma gerar expectativa e ansiedade por parte do cliente, por isso, enviar a ele um código de rastreamento da encomenda tornará a experiência mais tranquila. Além disso, essa é uma maneira interessante de diminuir os telefonemas e e-mails perguntando sobre o estado do pedido.
Comunique suas alternativas de frete
De nada servirá ter as melhores alternativas de frete se o seu cliente desconhece isso. Sendo assim, quaisquer que sejam os métodos de envio que você ofereça, divulgue as informações em sua página de “Como Comprar” ou “Perguntas Frequentes”. Vale a pena ainda exibir o logotipo da empresa que realiza os envios no rodapé da sua loja e criar banners rotativos para comunicar os benefícios.
Entendido?
Tenha sempre em mente que o frete é um dos pontos-chave do e-commerce e que uma boa política de envios poderá te colocar à frente da maioria dos concorrentes. Para conhecer informações mais detalhadas sobre esse tema, confira nosso curso online Como trabalhar com os Correios na sua loja virtual.
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