Como funciona o frete para lojas online e quais as melhores estratégias

Por: Victoria Salemi

Mãos entregam caixa de papelão, representando como fazer entregas de loja virtual

O frete é um ponto fundamental no e-commerce, pois ele é uma parte importante da experiência de compra do cliente na internet. Por isso, se você se preocupa sobre como fazer entregas de loja virtual, saiba que essa é uma questão muito válida para ter sucesso nas vendas!

De nada adianta ter uma loja com o melhor design e com o processo de pagamento mais simples e eficiente do mundo, se, por outro lado, o cliente não recebe o produto em sua casa (ou recebe o produto atrasado). Isso gera um estresse desnecessário entre lojista e consumidor, criando incertezas sobre a qualidade do serviço e a confiabilidade da sua loja.

Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos conferir dicas sobre como entregar produtos vendidos pela internet. Além disso, você encontrará as melhores estratégias para contratar frete para loja virtual.

Se você está sem tempo para ler, sem problemas! Clique no play abaixo e escute, na íntegra, a versão áudio do conteúdo:

Se é da turma da leitura, siga conosco neste conteúdo!

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Como fazer entregas de loja virtual?

Não há muito segredo quando se fala sobre como conseguir fazer entregas de loja virtual. No entanto, para realizar essa tarefa com eficiência e qualidade, é necessário ficar atento a algumas dicas fundamentais sobre frete para e-commerce. Confira:

1. Cuide da logística do seu e-commerce

O primeiro passo para garantir as entregas da loja virtual com agilidade é a preocupação com a logística do seu e-commerce como um todo. Isso envolve não apenas o envio das mercadorias em si, mas também o processo anterior, que compreende:

  • Controle de estoque: com um estoque bem organizado, fica mais fácil postar as encomendas com prontidão;
  • Separação dos pedidos (ou picking): sempre que uma compra for feita, pegue os itens do pedido e faça uma conferência para confirmar se não há nenhum erro;
  • Embalo da encomenda (ou packing): prepare uma embalagem à prova de danos para o transporte e tome cuidado para que ela não seja muito maior que o necessário (assim, você não paga mais caro sem necessidade no frete).

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar a logística para e-commerce?

2. Escolha suas opções de envio

Existem três principais formas de enviar os produtos da sua loja virtual aos clientes. Vamos conhecê-las:

Correios

A primeira é você mesmo ir até a uma agência dos Correios e despachar o seu produto ou fazer um contrato com os Correios para ter direito a alguns benefícios exclusivos, como a retirada dos itens em seu endereço.

Os principais tipos de envio dos Correios são:

  • PAC: sigla para Prático, Acessível, Confiável, esse tipo de envio tem preços menores e prazos mais longos e cobre praticamente todo o Brasil;
  • PAC Mini: assim como o PAC, é um modo de envio econômico, porém voltado a encomendas de pequenos peso e volume, de até 300g e 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento);
  • Sedex: entrega expressa, custa mais caro que o PAC, porém tem prazos mais rápidos;
  • Sedex Hoje: modalidade do Sedex em que as entregas chegam no mesmo dia em que foram postadas;
  • Sedex 10: tipo de Sedex em que as encomendas são entregues até as 10h do dia seguinte ao da postagem;
  • Sedex 12: modalidade em que as entregas chegam até o meio-dia do dia seguinte ao que foram postadas.

Além disso, existem alternativas de convênios de fretes com empresas como a Melhor Envio, que reduzem os custos dos Correios e facilitam a gestão.

Transportadoras

Outra alternativa é utilizar uma transportadora. Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce. Transportadoras costumam ser ótimas opções quando se trabalha com produtos acima do limite dos Correios (de até 30 kg e soma das dimensões de 200 cm).

Além disso, hoje em dia, existem várias opções de entregas expressas feitas por motoboys. Esse modelo pode funcionar muito bem para entregas próximas ao seu endereço. Empresas como a Loggi, por exemplo, realizam esse tipo de envio de forma rápida e prática.

Frete personalizado

Por meio do frete personalizado, você será capaz de realizar as entregas como preferir. Isso inclui por meio de carros, motos e bicicletas próprios.

Caso essa seja a opção da sua loja virtual, não se esqueça de contabilizar os custos para essas entregas. Desse modo, você não sai no prejuízo, ok?

Assim, é fundamental avaliar todos os prós e contras antes de realizar uma contratação. Para entender as vantagens e desvantagens de cada serviço, baixe o nosso comparativo grátis:

Para facilitar a forma como contratar frete para loja virtual, na Nuvemshop, você ainda tem a opção de utilizar aplicativos integrados ao seu site, como a Kangu, a Frenet e o Melhor Envio. Esses gateways de frete comparam os melhores preços e serviços de entrega de acordo com a dinâmica do seu negócio.

Isso diminui os custos (para você e seu cliente) e simplifica a logística. Para conhecer essas e outras ferramentas, confira a Loja de Aplicativos da Nuvemshop.

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3. Ofereça frete grátis

Por meio dessa alternativa, o lojista é o responsável pelos custos do envio. A viabilidade dessa estratégia dependerá do valor do seu ticket médio. Se ele for de R$ 50, por exemplo, dificilmente você poderá assumir o custo do envio, já que perderá bastante dinheiro a cada venda realizada. Já se o seu ticket médio for de R$ 1.000, torna-se algo mais viável.

Oferecer frete grátis, seguramente, minimizará a taxa de carrinhos abandonados e aumentará o volume de vendas, incrementando, assim, o faturamento e o lucro.

No entanto, se é inviável para você oferecer frete grátis para todas as vendas, é possível adotar estratégias menos agressivas, mas também eficazes. Para isso, pode-se oferecer esse benefício nas seguintes condições:

  • A partir de um determinado valor de produto;
  • Para regiões específicas cujas tarifas você conheça bem.

💡 Saiba mais: Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce

4. Facilite a retirada na loja física

Uma alternativa fácil de implementar — e de enorme potencial — é oferecer ao cliente a possibilidade de retirar o produto na sua loja física, economizando, assim, o custo do frete. Para muitos consumidores, ir até a loja pode ser um sinal de boa economia. Além disso, ter uma filial física contribuirá para aumentar a confiança em seu negócio e facilitará novas compras.

💡 Saiba mais: Como oferecer pontos de retirada e resolver a dor do frete em seu e-commerce

5. Permita o acompanhamento da encomenda

O envio do produto costuma gerar expectativa e ansiedade por parte do cliente, por isso, enviar a ele um código de rastreamento da encomenda tornará a experiência mais tranquila. Além disso, essa é uma maneira interessante de diminuir os telefonemas e e-mails perguntando sobre o estado do pedido.

Banner do rastreador de encomendas para o conteúdo sobre como enviar produtos pelo correio.

6. Comunique suas alternativas de frete

De nada servirá ter as melhores alternativas de frete se o seu cliente desconhece isso. Sendo assim, quaisquer que sejam os métodos de envio que você ofereça, divulgue as informações em sua página de “Como Comprar” ou “Perguntas Frequentes”. Essas páginas também devem conter suas informações da política de troca e devolução do seu ecommerce.

Vale a pena ainda exibir o logotipo da empresa que realiza os envios no rodapé da sua loja e criar banners rotativos para comunicar os benefícios. Isso vai ajudar na tarefa de convencimento do cliente, que perceberá sua loja como comprometida com a eficiência e a qualidade das entregas.

Resumo

Tenha sempre em mente que o frete é um dos pontos-chave do e-commerce e que uma boa política de envios poderá te colocar à frente da maioria dos concorrentes. Por isso, saber como fazer entregas de loja virtual é fundamental.

Antes de terminarmos, confira um resumo rápido sobre este conteúdo:

Como fazer entregas de loja virtual?

  1. Cuide da logística do seu e-commerce
  2. Escolha suas opções de envio
  3. Ofereça frete grátis
  4. Facilite a retirada na loja física
  5. Permita o acompanhamento da encomenda
  6. Comunique suas alternativas de frete

E, se ainda não começou a vender online, experimente a plataforma da Nuvemshop por 30 dias grátis. Com ela, você poderá integrar sua loja virtual com as melhores opções de envio do mercado com facilidade!

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