Como ter e fazer bom uso da conta comercial no WhatsApp?

Por: Victoria Salemi

Foto mostra a tela de um celular com o ícone do WhatsApp, representando a conta comercial do aplicativo

A conta comercial do WhatsApp é aquela utilizada por empresas para entrar em contato com os clientes. Entre suas funcionalidades estão a possibilidade de incluir informações sobre a empresa no perfil e a criação de respostas rápidas.


Se você tem um negócio, sabe da importância de oferecer canais de atendimento dinâmicos. Sem dúvidas, o WhatsApp é uma ótima opção para esse tipo de contato com o público. Mas você sabe como usá-lo de forma profissional?

Nesse contexto, a conta comercial do WhatsApp é uma poderosa ferramenta para seu atendimento ao cliente. Portanto, ao longo deste artigo, você descobrirá o que é esse tipo de conta, como criar a sua e como funciona o WhatsApp Business (o app necessário para criar sua conta comercial). Então, vamos começar!

💡 Saiba mais: Como o WhatsApp Business pode ajudar as vendas da sua empresa?

O que é conta comercial no WhatsApp?

A conta comercial do WhatsApp é um tipo de perfil do aplicativo de mensagens destinado a empresas. Por meio dessa conta, criada e administrada a partir do aplicativo WhatsApp Business, é possível ter acesso a algumas funcionalidades voltadas especificamente para negócios.

Entre os principais recursos, destacam-se:

  • A possibilidade de incluir em seu perfil informações como catálogo de produtos, horário de funcionamento, site e localização da loja;
  • A criação de respostas rápidas e automáticas para seus clientes;
  • Estatísticas de acompanhamento para seu negócio, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas;
  • A separação das conversas de acordo com os assuntos (como dúvidas sobre pagamentos ou entrega do pedido, por exemplo), a partir de etiquetas.

Mais adiante, vamos nos aprofundar em cada uma dessas funcionalidades.

Tenha em mente que, quando você tem um negócio e realiza o atendimento por meio do WhatsApp — e até mesmo utiliza o app como um canal de vendas —, a conta comercial transmite mais credibilidade e profissionalismo ao público.

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Tipos de conta comercial

Existem três tipos de conta comercial no WhatsApp:

  • Conta comercial: é aquela que você tem a partir do momento que cria a sua no WhatsApp Business;
  • Conta comercial confirmada: nesse caso, o WhatsApp confirma que o número de telefone daquela conta, realmente, pertence à empresa. Ela é indicada por um ícone do sinal de visto (✔️) cinza;
  • Conta comercial verificada: destinada às grandes empresas, ela é indicada por um ícone do sinal de visto (✔️) verde e indica que o WhatsApp verificou que a conta pertence ao negócio.

O próprio mensageiro indica que não é possível pagar para obter qualquer um desses selos de verificação. Todavia, busque manter todas as informações atualizadas em seu perfil. Assim, você ajuda seus clientes e aumenta as chances de que o WhatsApp consiga confirmar a veracidade das informações fornecidas.

💡 Quer conselhos sobre como usar o WhatsApp para atender bem seus clientes e vender mais? Confira: 10 dicas de como vender pelo WhatsApp

Como criar uma conta comercial no WhatsApp?

Para criar uma conta comercial no WhatsApp, será necessário baixar o aplicativo do WhatsApp Business — a versão voltada para negócios do app de mensagens. Então, siga o passo a passo a seguir:

  1. Instale o aplicativo do WhatsApp Business (disponível para Android e iOS);
  2. Confirme seu número de telefone (lembre-se de que é necessário ter um número exclusivo para sua empresa);
  3. Preencha os campos com nome da empresa, categoria do negócio e foto (aqui, uma boa ideia é inserir o logo para transmitir uma imagem profissional). Em seguida, clique em Avançar;
  4. Vá até os três pontinhos no menu superior à direita e selecione Mais opções > Configurações;
  5. Clique em Nome comercial > Editar;
  6. Preencha os campos com todas informações possíveis sobre sua empresa para ajudar seus clientes (como site, horário de atendimento, e-mail etc.);
  7. Pronto, agora basta divulgar seu número para seus clientes!

Caso prefira, confira o vídeo do próprio WhatsApp com as instruções:

Como mudar o WhatsApp para conta comercial?

Se você já tem uma conta convencional no WhatsApp, mas quer criar uma conta comercial, o passo a passo é muito parecido com o da criação de um novo perfil. Confira:

  1. Instale o aplicativo do WhatsApp Business (disponível para Android e iOS);
  2. Informe seu número de telefone, importe os arquivos de mídia e o histórico de suas conversas da conta convencional (como segurança, faça um backup dessas informações no próprio app convencional do WhatsApp);
  3. Preencha os campos com nome da empresa, categoria do negócio e foto (aqui, uma boa ideia é inserir o logo para transmitir uma imagem profissional). Em seguida, clique em Avançar;
  4. Vá até os três pontinhos no menu superior à direita e selecione Mais opções > Configurações;
  5. Clique em Nome comercial > Editar;
  6. Preencha os campos com todas informações possíveis sobre sua empresa para ajudar seus clientes (como site, horário de atendimento, e-mail etc.);
  7. Pronto!

💡 Saiba mais: Tutorial de como usar dois WhatsApps no mesmo celular

Quanto custa a conta comercial do WhatsApp?

A grande maioria das funcionalidades da conta comercial do WhatsApp é gratuita. Para tanto, basta ter um número exclusivo dedicado à sua conta no WhatsApp Business. Essa versão costuma atender a praticamente todas as necessidades de pequenas e médias empresas.

O único caso em que o serviço envolve algum tipo de custo é para a API do WhatsApp Business (também chamada de WhatsApp Enterprise). Por meio dele, grandes empresas conseguem integrar o app de mensagens a sistemas de atendimento sem que seja necessário ter um número exclusivo para isso.

Nessa situação, o gasto por parte dos negócios que querem usar esse tipo de recurso é voltado ao pagamento de um serviço de provedor de soluções para empresas, que será responsável por fazer toda essa integração.

WhatsApp Business: como funciona?

O WhatsApp Business é o aplicativo gratuito do mensageiro voltado para negócios. Por meio dele, a empresa fará a gestão da conta comercial no WhatsApp, isto é, entrará em contato com os clientes por meio de mensagens em uma interface praticamente igual à da versão convencional do aplicativo.

Por meio do Business, será possível incluir informações importantes sobre a empresa no perfil para seus clientes, como:

  • Nome da empresa, categoria do negócio e foto;
  • Site da sua empresa;
  • Endereço da loja;
  • Horários de atendimento.

📹 Veja também: WhatsApp business: como utilizar para vender mais?

Além disso, algumas funcionalidades exclusivas podem ser utilizadas no WhatsApp Business. Vamos entender como cada uma delas funciona e pode beneficiar seu negócio:

Respostas rápidas

O primeiro recurso interessante para empresas que o WhatsApp Business oferece é a possibilidade de criar respostas rápidas. Desse modo, os textos ficam pré-configurados e podem ser enviados a partir de um rápido atalho no teclado, inserido sempre após a barra (/).

Por exemplo, você pode criar uma mensagem completa de saudação e definir que ela será enviada sempre que digitar “/oi” no app. Desse modo, você digitará apenas esses três caracteres e poderá enviar uma mensagem simpática cumprimentando seu cliente, economizando tempo da sua rotina como empreendedor. A dica aqui é programar aquelas que você sabe que precisa enviar com frequência.

Para criar suas respostas rápidas, basta acessar Mais opções > Ferramentas comerciais > Respostas rápidas em seu WhatsApp Business. Em seguida, clique em Adicionar e crie todas as mensagens que quiser.

💡 Saiba mais: Frases prontas para atendimento ao cliente: 10 exemplos

Mensagens automáticas (ou mensagem de ausência)

Além das respostas rápidas, é possível criar mensagens automáticas para serem enviadas quando você não puder responder seus contatos.

Esse recurso é muito útil, por exemplo, para quando clientes enviarem mensagens fora do seu horário de atendimento. Dessa forma, você pode informá-los sobre quando eles receberão uma resposta sem precisar responder manualmente.

Para ativar as mensagens automáticas em seu WhatsApp Business, você deve:

  1. Acessar o menu superior direito Mais opções > Ferramentas comerciais > Mensagem de ausência;
  2. Ativar a opção Enviar mensagem de ausência;
  3. Tocar na mensagem, editá-la e dar Ok;
  4. Selecionar as opções de horário em que esse tipo de mensagem deve ser enviado;
  5. Escolher quais contatos devem receber sua mensagem de ausência;
  6. Salvar.

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Catálogo de produtos

Outra funcionalidade interessante é a do catálogo de produtos. Por meio dela, é possível cadastrar os itens que você vende com fotos, descrição, preço, link do artigo em sua loja virtual e código do produto (para ajudá-lo a localizar um item, por exemplo).

Assim, em vez de precisar mandar manualmente imagens ou links de cada mercadoria, o cliente pode acessar seu perfil e consultar o catálogo da empresa, tornando a experiência menos complexa para quem compra e para quem vende.

Para cadastrar os itens em seu catálogo, acesse o menu superior direito, indicado por três pontinhos. Em seguida, vá até Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo. Selecione Adicionar um produto ou serviço e comece a cadastrar seus itens, preenchendo os campos pedidos. É permitido listar até 500 produtos ou serviços.

Caso prefira, consulte o passo a passo em vídeo:

Caso tenha uma loja Nuvemshop, você também poderá habilitar o Teclado Nuvem em seu smartphone. Desse modo, será possível enviar seus produtos para os contatos com apenas alguns toques no teclado do seu celular, tanto por meio de sua conta comercial no WhatsApp quanto em outros apps.

Etiquetas

As etiquetas são um recurso valioso na hora de categorizar suas mensagens no WhatsApp Business de acordo com os assuntos de que tratam. Desse modo, vai ser muito mais fácil encontrar determinada conversa.

É possível criar e organizar as etiquetas de algumas formas distintas. Portanto, caso tenha dificuldades nesse processo, sugerimos o acesso à página na FAQ do WhatsApp que ensina como organizar suas conversas com esse recurso.

Estatísticas

Por fim, o WhatsApp Business permite que você acesse estatísticas sobre o comportamento do público em relação às suas mensagens. Com esse recurso, você poderá saber a quantidade de mensagens que estão sendo enviadas, entregues, lidas e recebidas por seus contatos.

Dessa forma, você será capaz de identificar pontos de melhoria em sua estratégia. Por exemplo, se você tem muitas mensagens sendo entregues, mas um baixo número de leituras, talvez seja uma boa ideia rever a forma como você aborda os clientes.

Para conferir as estatísticas em sua conta, selecione, no menu superior à direita, Mais opções > Ferramentas comerciais > Mais opções > Estatísticas.

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Resumo

Esperamos que este guia sobre a conta comercial do WhatsApp tenha te ajudado a entender como ativar esse tipo de perfil para sua empresa.

Antes de terminar, façamos uma revisão em formato de perguntas e respostas rápidas:

O que é conta comercial no WhatsApp?

Um tipo de perfil do aplicativo de mensagens destinado a empresas, criado a partir do app do WhatsApp Business.

Como criar uma conta comercial no WhatsApp?

Basta baixar o WhatsApp Business e seguir o passo a passo pedido pelo aplicativo, preenchendo os campos com as informações sobre sua empresa.

Como mudar o WhatsApp para conta comercial?

Você também precisa fazer o download do WhatsApp Business e seguir o passo a passo, mas, ao informar o número já utilizado na sua conta do app convencional, precisará importar arquivos de mídia e conversas já existentes por lá.

Quanto custa a conta comercial do WhatsApp?

Tanto o aplicativo do WhatsApp Business quanto a ativação da conta comercial são gratuitos. A única situação em que é necessário pagar é ao contratar um profissional para integrar a API do WhatsApp a sistemas mais complexos de atendimento, normalmente usados por grandes empresas.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito com recursos especialmente voltados para negócios. Por meio dele, você poderá entrar em contato com os clientes e os responder por meio de mensagens em uma interface praticamente igual à da versão convencional do aplicativo.

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