Conta comercial do WhatsApp: como funciona e como usar?

Foto mostra a tela de um celular com o ícone do WhatsApp, representando a conta comercial do aplicativo

O WhatsApp Business, ou conta comercial do WhatsApp, é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuitos que ajuda sua empresa a se conectar com seus clientes. Com uma conta profissional, você pode programar respostas automáticas, enviar mensagens em massa com listas de transmissão, analisar estatística e muito mais.


Você sabe o que é conta comercial no WhatsApp? Se você tem um negócio, entende a importância de oferecer canais de atendimento dinâmicos. Sem dúvidas, o WhatsApp é uma ótima opção para esse tipo de contato com o público.

E, para usá-lo de maneira profissional, é necessário criar uma conta comercial do WhatsApp que acaba servindo como uma poderosa ferramenta para seu atendimento ao cliente.

Portanto, ao longo deste artigo, você descobrirá o que é esse tipo de conta, como criar a sua e como funciona o WhatsApp Business — o app necessário para criar sua conta comercial. Então, vamos começar!

💡 Saiba mais: Como o WhatsApp Business pode ajudar as vendas da sua empresa?

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O que é conta comercial no WhatsApp?

Conta comercial no WhatsApp é um tipo de perfil do aplicativo de mensagens destinado a empresas. Por meio dessa conta, criada e administrada a partir do aplicativo WhatsApp Business, é possível ter acesso a algumas funcionalidades voltadas especificamente para negócios.

Entre os principais recursos, destacam-se:

  • A possibilidade de incluir em seu perfil informações como catálogo de produtos, horário de funcionamento, site e localização da loja;
  • A criação de respostas rápidas e automáticas para seus clientes;
  • Estatísticas de acompanhamento para seu negócio, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas;
  • A separação das conversas de acordo com os assuntos (como dúvidas sobre pagamentos ou entrega do pedido, por exemplo), a partir de etiquetas.

Mais adiante, vamos nos aprofundar em cada uma dessas funcionalidades.

Tenha em mente que, quando você tem um negócio e realiza o atendimento por meio do WhatsApp — e até mesmo utiliza o app como um canal de vendas —, a conta comercial transmite mais credibilidade e profissionalismo ao público.

Para que a experiência de compra fique ainda mais completa, você pode disponibilizar um catálogo virtual com um link para sua própria loja virtual. Assim, seus clientes poderão comprar de forma automática online. Com a Nuvemshop, você pode criar sua loja virtual de forma totalmente gratuita, sem limite de vendas e produtos.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é o aplicativo gratuito do mensageiro voltado para negócios. Por meio dele, a empresa fará a gestão da conta comercial no WhatsApp, isto é, entrará em contato com os clientes por meio de mensagens em uma interface praticamente igual à da versão convencional do aplicativo.

Por meio do Business, será possível incluir informações importantes sobre a empresa no perfil para seus clientes, como:

  • Nome da empresa, categoria do negócio e foto;
  • Site da sua empresa;
  • Endereço da loja;
  • Horários de atendimento.

📹 Veja também: WhatsApp business: como utilizar para vender mais?

Além disso, algumas funcionalidades exclusivas podem ser utilizadas no WhatsApp Business. Vamos entender como cada uma delas funciona e pode beneficiar seu negócio a seguir.

Se quiser uma visão mais aprofundada sobre o assunto, temos um e-book que você pode baixar de forma gratuita abaixo:

Funcionalidades do WhatsApp Business

Confira as principais funcionalidades do WhatsApp Business para a sua conta comercial:

Respostas rápidas

O primeiro recurso interessante para empresas que o WhatsApp Business oferece é a possibilidade de criar respostas rápidas. Desse modo, os textos ficam pré-configurados e podem ser enviados a partir de um rápido atalho no teclado, inserido sempre após a barra (/).

Por exemplo, você pode criar uma mensagem completa de saudação e definir que ela será enviada sempre que digitar “/oi” no app. Desse modo, você digitará apenas esses três caracteres e poderá enviar uma mensagem simpática cumprimentando seu cliente, economizando tempo da sua rotina como empreendedor. A dica aqui é programar aquelas que você sabe que precisa enviar com frequência.

Para criar suas respostas rápidas, basta acessar Mais opções > Ferramentas comerciais > Respostas rápidas em seu WhatsApp Business. Em seguida, clique em Adicionar e crie todas as mensagens que quiser.

💡 Saiba mais:

Mensagens automáticas (ou mensagem de ausência)

Além das respostas rápidas, é possível criar mensagens automáticas para serem enviadas quando você não puder responder seus contatos.

Esse recurso é muito útil, por exemplo, para quando clientes enviarem mensagens fora do seu horário de atendimento. Dessa forma, você pode informá-los sobre quando eles receberão uma resposta sem precisar responder manualmente.

Para ativar as mensagens automáticas em seu WhatsApp Business, você deve:

  1. Acessar o menu superior direito Mais opções > Ferramentas comerciais > Mensagem de ausência;
  2. Ativar a opção Enviar mensagem de ausência;
  3. Tocar na mensagem, editá-la e dar Ok;
  4. Selecionar as opções de horário em que esse tipo de mensagem deve ser enviado;
  5. Escolher quais contatos devem receber sua mensagem de ausência;
  6. Salvar.

💡 Saiba mais: Como criar um link do WhatsApp e compartilhar com seus clientes?

👉 Ferramenta grátis: Gerador de link WhatsApp

Catálogo de produtos

Outra funcionalidade interessante é a do catálogo de produtos. Por meio dela, é possível cadastrar os itens que você vende com fotos, descrição, preço, link do artigo em sua loja virtual e código do produto (para ajudá-lo a localizar um item, por exemplo).

Assim, em vez de precisar mandar manualmente imagens ou links de cada mercadoria, o cliente pode acessar seu perfil e consultar o catálogo da empresa, tornando a experiência menos complexa para quem compra e para quem vende.

Para cadastrar os itens em seu catálogo, acesse o menu superior direito, indicado por três pontinhos. Em seguida, vá até Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo. Selecione Adicionar um produto ou serviço e comece a cadastrar seus itens, preenchendo os campos pedidos. É permitido listar até 500 produtos ou serviços. Caso prefira, consulte o passo a passo em vídeo.

Caso tenha uma loja Nuvemshop, você também poderá habilitar o Teclado Nuvem em seu smartphone. Desse modo, será possível enviar seus produtos para os contatos com apenas alguns toques no teclado do seu celular, tanto por meio de sua conta comercial no WhatsApp quanto em outros apps.

Etiquetas

As etiquetas são um recurso valioso na hora de categorizar suas mensagens no WhatsApp Business de acordo com os assuntos de que tratam. Desse modo, vai ser muito mais fácil encontrar determinada conversa.

É possível criar e organizar as etiquetas de algumas formas distintas. Portanto, caso tenha dificuldades nesse processo, sugerimos o acesso à página na FAQ do WhatsApp que ensina como organizar suas conversas com esse recurso.

Estatísticas

Por fim, o WhatsApp Business permite que você acesse estatísticas sobre o comportamento do público em relação às suas mensagens. Com esse recurso, você poderá saber a quantidade de mensagens que estão sendo enviadas, entregues, lidas e recebidas por seus contatos.

Dessa forma, você conseguirá identificar pontos de melhoria em sua estratégia. Por exemplo, se você tem muitas mensagens sendo entregues, mas um baixo número de leituras, talvez seja uma boa ideia rever como você aborda os clientes.

Para conferir as estatísticas em sua conta, selecione, no menu superior à direita: Mais opções > Ferramentas comerciais > Mais opções > Estatísticas.

👉 Confira: Como habilitar o WhatsApp na sua loja

Vantagens do WhatsApp Business

Você já deve ter percebido que existem vantagens em utilizar esse canal de atendimento no seu negócio, certo? Para não restar dúvidas, confira, abaixo, alguns benefícios:

  • Agilidade no atendimento;
  • Conhecimento sobre o cliente;
  • Canal de vendas otimizado;
  • Comodidade para os consumidores.

💡 Saiba mais: O que é o Teclado Nuvem e como usar para enviar links de produtos?

Como criar uma conta comercial no WhatsApp?

Siga o passo a passo a seguir para entender como criar uma conta no WhatsApp comercial desde o ínicio:

1. Baixe o aplicativo

Para criar uma conta comercial no WhatsApp, será necessário baixar o aplicativo do WhatsApp Business gratuito que está disponível na App Store (iOS) e no Google Play (Android).

2. Aceite as permissões

Depois, é necessário aceitar os termos e condições do aplicativo, consistindo em deixar o aplicativo acessar os seus contatos, fotos e vídeos. Lembre-se de ler com atenção antes de aceitar.

3. Insira o número de telefone

Essa é uma etapa muito importante no momento de criar uma conta comercial no WhatsApp. Aqui, você tem três opções:

  • Inserir um número de telefone fixo (se o seu negócio tem um número comercial fixo já conhecido pelos clientes, essa pode ser uma boa opção);
  • Utilizar o seu número de celular pessoal (migrando a conta pessoal para uma comercial);
  • Inserir um número de celular específico para o seu negócio (você pode utilizar simultaneamente o seu WhatsApp pessoal — com um número — e o WhatsApp Business — com outro número — no mesmo aparelho).

4. Configure o perfil

Agora, chegou o momento de preencher os campos com o nome da empresa, categoria do negócio e foto. Aqui, uma boa ideia é inserir o logo para transmitir uma imagem profissional.

Além disso, lembre-se de inserir as informações sobre a sua empresa que podem ajudar os clientes, como site, horário de atendimento, endereço, e-mail etc.

Caso prefira, confira o vídeo do próprio WhatsApp com as instruções.

Tipos de conta comercial no WhatsApp

Antes de criar sua conta comercial no WhatsApp, é preciso saber que existem três tipos. Vamos conhecer cada um deles:

Conta comercial regular

Toda conta criada no WhatsApp Business começa como uma conta regular. Ou seja, essa é a conta que você tem a partir do momento que cria o seu perfil no aplicativo.

Com ela, você tem acesso às ferramentas no WhatsApp Comercial que falaremos mais adiante.

Conta comercial oficial

Esse tipo de conta recebe a verificação do aplicativo, ou seja, é uma conta verificada e, normalmente, é destinada a grandes empresas.

Sendo assim, nesse caso, o WhatsApp confirma que o número de telefone daquela conta, realmente, pertence à empresa. Ela é indicada por um ícone do sinal de visto (✔ ️) verde.

No entanto, conseguir essa verificação de conta não depende de você. Isso porque esse selo de verificação é concedido pelo WhatsApp automaticamente com base em critérios que não foram divulgados.

Todavia, busque manter todas as informações atualizadas em seu perfil. Assim, você ajuda seus clientes e aumenta as chances de que o WhatsApp consiga confirmar a veracidade das informações fornecidas.

Conta comercial confirmada

Com os mesmo benefícios na cota regular, o que difere a conta confirmada é um ícone do sinal de visto (✔ ️) cinza que aparece ao lado do nome. Ele indica que o WhatsApp verificou que a conta pertence, de fato, ao negócio.

Assim como no tópico anterior, não há nada que possa ser feito para conseguir essa verificação, uma vez que ela é disponibilizada pelo mensageiro voluntariamente.

💡 Saiba mais:

Como colocar conta comercial no WhatsApp?

Se você já tem uma conta convencional no WhatsApp, mas quer criar uma conta comercial, o passo a passo é muito parecido com o da criação de um novo perfil. Confira:

  1. Instale o aplicativo do WhatsApp Business (disponível para Android e iOS);
  2. Informe seu número de telefone, importe os arquivos de mídia e o histórico de suas conversas da conta convencional (como segurança, faça um backup dessas informações no próprio app convencional do WhatsApp);
  3. Preencha os campos com nome da empresa, categoria do negócio e foto (aqui, uma boa ideia é inserir o logo para transmitir uma imagem profissional). Em seguida, clique em Avançar;
  4. Vá até os três pontinhos no menu superior à direita e selecione Mais opções > Configurações;
  5. Clique em Nome comercial > Editar;
  6. Preencha os campos com todas informações possíveis sobre sua empresa para ajudar seus clientes (como site, horário de atendimento, e-mail etc.);
  7. Pronto!

💡 Saiba mais: Como usar dois WhatsApps no mesmo celular?

Como usar a conta do WhatsApp em até quatro celulares?

Em uma de suas atualizações, o WhatsApp passou a permitir o uso de uma mesma conta em até quatro celulares ou computadores.

Antes, era necessário ter o aplicativo baixado em um dispositivo móvel e permitir o uso em um computador Windows ou Mac por meio do WhatsApp Web. Agora, é possível usar uma mesma conta em até quatro dispositivos, de modo que o histórico de conversa fique disponível em todos os aparelhos conectados — mas com algumas limitações.

Caso você precise recuperar informações mais antigas no histórico de mensagens, será necessário recorrer ao aparelho principal. Os demais mostrarão apenas parte do arquivo.

Cada um dos dispositivos vinculados se conecta ao WhatsApp de maneira independente, garantindo a criptografia de ponta a ponta. Assim, basta que o celular principal fique inativo por um longo período para que os demais se desconectem de forma automática, garantindo a segurança dos dados.

Para adicionar o WhatsApp a um novo dispositivo, basta seguir os passos abaixo:

  1. No novo aparelho, baixe o aplicativo WhatsApp Messenger ou Business;
  2. Na tela principal de acesso, no canto superior direito, clique no botão de reticências;
  3. Selecione a opção “Conectar-se a um aparelho”. Aparecerá um QR code na tela;
  4. No dispositivo principal, abra o WhatsApp, vá em “Configurações” e depois em “Aparelhos conectados”;
  5. Aponte a câmera para o QR code exibido na tela do segundo aparelho e pronto!

A grande vantagem de poder usar o WhatsApp em até quatro celulares é que, se algum ficar sem bateria ou internet, você consegue atender seus clientes normalmente usando outro aparelho.

O WhatsApp comercial é pago?

A grande maioria das funcionalidades da conta comercial do WhatsApp é gratuita. Para tanto, basta ter um número exclusivo dedicado à sua conta no WhatsApp Business. Essa versão costuma atender a praticamente todas as necessidades de pequenas e médias empresas.

O único caso em que o serviço envolve algum tipo de custo é para a API do WhatsApp Business (também chamada de WhatsApp Enterprise). Por meio dele, grandes empresas conseguem integrar o app de mensagens a sistemas de atendimento sem que seja necessário ter um número exclusivo para isso.

Nessa situação, o gasto por parte dos negócios que querem usar esse tipo de recurso é voltado ao pagamento de um serviço de provedor de soluções para empresas, que será responsável por fazer toda essa integração.

É preciso escolher uma plataforma de comunicação autorizada pelo aplicativo para trabalhar com a funcionalidade. Um exemplo é o Octadesk.

Para quem tem loja virtual na Nuvemshop, uma dica é usar aplicativos para integrar seu e-commerce ao WhatsApp e oferecer atendimento em tempo real, seja por meio de chatbots (robôs de conversação) ou atendentes. Algumas opções são:

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Pronto para criar sua conta comercial no WhatsApp?

Esperamos que este guia sobre a conta comercial do WhatsApp tenha te ajudado a entender como ativar esse tipo de perfil para sua empresa.

Gostou? Se você acredita que vender pela internet por meio do seu site pode auxiliar seu negócio, crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. É rápido, fácil e sem necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre conta comercial no WhatsApp

A conta comercial do WhatsApp é um tipo de perfil do aplicativo de mensagens destinado a empresas, criado a partir do app do WhatsApp Business.  

Basta baixar o WhatsApp Business e seguir o passo a passo pedido pelo aplicativo, preenchendo os campos com as informações sobre sua empresa.  

Você também precisa fazer o download do WhatsApp Business e seguir o passo a passo, mas, ao informar o número já utilizado na sua conta do app convencional, precisará importar arquivos de mídia e conversas já existentes por lá.  

Tanto o aplicativo do WhatsApp Business quanto a ativação da conta comercial são gratuitos. A única situação em que é necessário pagar é ao contratar um profissional para integrar a API do WhatsApp a sistemas mais complexos de atendimento, normalmente usados por grandes empresas.  

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito com recursos especialmente voltados para negócios. Por meio dele, você poderá entrar em contato com os clientes e os responder por meio de mensagens em uma interface praticamente igual à da versão convencional do aplicativo.

Significa que aquela conta está sendo usada por uma empresa ou profissional autônomo como um canal de comunicação com seus clientes.

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