Como a personalização da experiência de compra impulsiona suas vendas

Por: Rodrigo Schiavini
Criado em: 06/02/20.
Atualizado em 17/02/20.
7 min
de leitura

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Nos dias de hoje, é muito fácil ficar impactado com a seção de produtos recomendados em algum e-commerce, certo? A sensação é de estar sendo observado, vigiado. Mas fique tranquilo, tudo não passa da aplicação da inteligência artificial. O perfil do consumidor atual é mais conectado, exigente e informado e espera muito mais de um e-commerce do que simplesmente um site de compras. Nesse contexto, a personalização da experiência de compra é crucial.

A Consultoria Gartner traduz, em números, a importância desse momento individualizado. Neste ano (2020), é prevista uma alta de pelo menos 15% no lucro dos e-commerces que utilizam esse tipo de customização. Se ainda restam dúvidas sobre o valor agregado que ferramentas do gênero podem trazer, continue a leitura.

Experiência mais agradável

Seis em cada dez clientes esperam que as lojas apresentem produtos e ofertas especiais. Somente na Amazon, um terço da receita total vem da personalização da navegação, através de recomendações inteligentes. Conforme o visitante do seu e-commerce usa as vitrines personalizadas, o perfil de comportamento dele é mapeado. Consequentemente, isso aumenta as chances de recompra, de recomendações boca a boca e da indicação, tornando o seu cliente um embaixador da marca.

Melhorias na taxa de conversão

Cada vez que rolamos a página, nos deparamos com vitrines inteligentes que fazem a recomendação de produtos que possivelmente estamos procurando. Os títulos também costumam mostrar frases como “quem comprou, levou também” e “o que outras pessoas estão vendo agora”.

Mas como isso acontece? A partir do momento que você entra na loja, a inteligência artificial começa a agir e a processar os dados de navegação do site, garantindo exibir resultados de real interesse pelo cliente, possibilitando uma maior chance de conversão.

Segundo uma pesquisa apresentada pela Smart Insights, a recomendação do tipo “quem comprou, levou também” é capaz de gerar 68% de receita em uma loja virtual. Ao recomendar produtos, a vitrine personalizada funciona como um vendedor de loja física, indicando ao cliente produtos de sua preferência.

Aumento do ticket médio

Fazendo recomendações de acordo com o perfil de navegação do usuário, a vitrine personalizada consegue aumentar o ticket médio, combinando técnicas de cross-selling e upsell.

No cross-selling — ou venda cruzada — o e-commerce apresenta produtos complementares aos que o consumidor se interessou. Essa sugestão precisa ter relação com o item que está prestes a ser colocado no carrinho, de forma a estimular que mais de uma mercadoria seja adquirida, e sem deixá-lo indeciso no fechamento da compra.

Uma loja de moda, por exemplo, pode trabalhar o cross-selling oferecendo um acessório ou uma segunda peça, assim que o consumidor visualiza o primeiro artigo pelo qual se interessou. Por exemplo: a busca realizada foi sobre short masculino, então você sugere a compra conjunta de um shorts feminino.

É crucial entender a jornada de compra para fazer uma sugestão assertiva. Gerar urgência em mensagens personalizadas como “leve 2 peças e receba 50% off na segunda peça” e “oferta especial para você”, também é uma boa opção.

Já no upselling, a estratégia é fazer com que o consumidor leve o produto de maior valor. Utilizando o mesmo exemplo, você pode sugerir uma saia de qualidade superior, exibindo na vitrine personalizada. A chave dessa estratégia é convencer o consumidor do custo-benefício, de que vale a pena comprar o produto mais caro porque é melhor.

Como a Calmô Store usou a personalização

A moda streetwear começou há pouco mais de 20 anos, com os adeptos do skate. O movimento vai na contramão do visual certinho. As peças prezam pelo conforto, são descomplicadas. Por isso o segmento está, atualmente, associado ao estilo do jovem urbano.

O skate está inserido em um contexto cultural que interfere diretamente no comportamento do consumidor, que é impactado pela música, arte, design, entretenimento, conteúdo, arquitetura e moda. Pensando nesse nicho de mercado, surgiu a Calmô Store.

Desde 2017 no Instagram, a Calmô Store promete te levar o exclusivo, unindo produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis. Cerca de 96% dos e-commerces que abrem no Brasil fecham nos primeiros meses, mas a Calmô, em parceria com a Nuvemshop e a SmartHint, se manteve no mercado digital e seguem ganhando espaço.

“Encontramos a SmartHint na área de aplicativos da Nuvemshop, nossa plataforma de e-commerce, e podemos dizer que mudou a cara da nossa loja on-line, tornou tudo mais intuitivo e o atendimento deles faz com que as coisas aconteçam de forma mais fácil e prática, com uma proximidade espetacular!”, disse Brunno Whener, co-fundador da Calmô e responsável pelo e-commerce.

 

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Para o público da Calmô Store, receber recomendações de combinações dos produtos é primordial, visto que o carro chefe do e-commerce tem sido a combinação de shorts summer entre casais, levando a experiência de compra a outro nível.

Com o uso da ferramenta que cria vitrines direcionadas às características e necessidades dos usuários, os e-commerces passam a focar nos produtos de maior relevância para quem está navegando, proporcionando uma personalização da experiência de compra, tornando aquela aquisição única, aumentando a competitividade, o tempo de permanência no site e, consequentemente, as taxas de conversão.

Seu e-commerce já está preparado para o futuro do consumo?

Rodrigo Schiavini

Fundador e CEO da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.


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