Como usar cupons de desconto para aumentar as vendas

Por: Victoria Salemi

Homem segurando cupom de desconto

Se você trabalha com vendas online, provavelmente já se perguntou sobre como usar o cupom de desconto em sua estratégia, certo? Afinal, essa é uma prática tão comum que toda hora vemos pessoas falando sobre cupons de desconto nas redes sociais e em outros cantos da internet.

Se você quer saber tudo sobre como oferecer esse benefício e quais as vantagens de usar essa técnica de venda em seu e-commerce, siga a leitura! Depois deste conteúdo, você estará preparado para atrair clientes, pois quem é que não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? 🤑

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O que é cupom de desconto?

Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes de modo que estes obtenham benefícios ao comprar em sua loja. De modo geral, no momento do checkout em um e-commerce, o consumidor insere o código e consegue a recompensa.

Esse benefício pode ser oferecido de algumas formas diferentes. Os principais tipos de cupom de desconto são aqueles que dão:

  • Uma porcentagem em desconto, como 10% ou 20% sobre o valor da compra;
  • Um valor fixo de desconto, como R$ 5 ou R$ 10;
  • Frete grátis;
  • Um brinde.

As regras para oferecer os cupons de desconto aos clientes podem ser escolhidas pelos lojistas da forma como acharem melhor para o negócio. Mas, se você ainda não sabe como usar cupons de desconto, siga conosco. A seguir, você confere todas as dicas sobre o assunto.

Benefícios de usar cupons de desconto em seu e-commerce

Usar cupons de desconto em sua loja virtual pode melhorar o número de conversões do seu site de vendas. Mas, além dessa vantagem, existem muitas outras trazidas por essa estratégia.

Entre as principais, pode-se destacar:

  • Aumento do ticket médio: com um cupom a partir de determinado valor, as pessoas compram mais itens ou produtos mais caros em sua loja;
  • Incentivo à primeira compra: quem nunca comprou, pode se sentir incentivado pelo desconto;
  • Fidelização de clientes: por saberem das promoções, antigos consumidores voltam a comprar em seu e-commerce;
  • Recuperação de carrinhos abandonados: um desconto é capaz de fazer com que as pessoas retornem para concluir a compra;
  • Melhora na taxa de conversão: com benefícios, menos visitantes saem da sua loja virtual sem comprar nada.

Se você quer ter todos esses benefícios em seu negócio online, continue conosco. No próximo tópico, vamos passar por todas as ocasiões em que é possível usar cupons de desconto em sua loja.

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Como usar cupom de desconto?

Existem várias formas como os cupons de desconto podem ser usados, de acordo com diferentes momentos e objetivos. Vamos conhecer as principais:

Lançamentos

Uma ótima forma para usar o cupom de desconto é quando você lançar uma nova coleção ou produto em sua loja. Nesses casos, os descontos não costumam ser tão grandes, mas, desse modo, você garante que as pessoas fiquem (mais) ansiosas pela novidade.

Datas especiais

Datas comemorativas, como a Black Friday, costumam movimentar bastante o comércio. Mas como se destacar diante da concorrência? Uma das respostas possíveis é: oferecendo cupons de desconto.

Nesses casos, você pode limitar os cupons às categorias mais diretamente relacionadas à data. Por exemplo, no dia das mães, os cupons de desconto podem ser válidos para a categoria de moda feminina.

Fim de mês/trimestre

Se o mês (ou o trimestre) está acabando e você tem metas de vendas a bater, divulgar cupons de desconto pode fazer a diferença nesse momento. Enviar esses códigos por e-mail para sua base de contatos ou fazer postagens em suas redes sociais vai movimentar seu e-commerce.

Esse também pode ser o caso quando você tiver alguns produtos parados no estoque. Oferecer um cupom válido para esses itens pode te ajudar a vendê-los de uma vez por todas.

💡 Saiba mais: Como se livrar de estoque parado e evitar prejuízos?

Carrinho abandonado

Muita gente coloca produtos no carrinho em lojas virtuais e desiste da compra. Já imaginou o poder que um cupom de desconto poderia ter se enviado para o e-mail dessas pessoas que já demonstraram bastante interesse pelo seu produto? Esse pode ser o incentivo que faltava para que elas concluíssem a aquisição.

💡 Saiba mais: 7 causas de carrinho abandonado e como solucioná-las

Primeira compra

Provavelmente, você já se deparou com e-commerces que oferecem um cupom de desconto de R$ 10 ou 10% off na primeira compra. Essa é uma prática comum porque é capaz de conquistar muitos novos consumidores.

Assinatura de newsletter

Uma newsletter é um boletim de notícias ou ofertas enviado para os inscritos. Por meio dela, as marcas podem manter contato com potenciais clientes. Se oferecer algum cupom de desconto simbólico para que as pessoas se inscrevam, você será capaz de potencializar essa frente de aquisição de clientes.

Programa de fidelidade

Programas de fidelidade têm um grande poder. Com eles, você deve oferecer benefícios àqueles que comprarem sempre da sua marca. Nesse contexto, os cupons de desconto podem ser uma forma de permitir que os clientes fiéis resgatem seus brindes ou descontos.

💡 Saiba mais: O que é programa de fidelidade e como criar um para os seus clientes?

Influenciadores

Você já deve ter se deparado com influenciadores digitais divulgando cupons de desconto personalizados, certo? Isso tem se tornado muito comum porque essa estratégia acaba trazendo benefícios para o influencer e para as marcas.

Para as lojas, a divulgação garante um aumento nas vendas. Já o influenciador, muitas vezes, trabalha como um afiliado. Ou seja, a cada venda realizada com seu cupom, uma porcentagem do valor é repassada a ele. Desse modo, todos os envolvidos saem ganhando.

Comemorações personalizadas do cliente

A personalização da experiência de compra é algo que vem ganhando cada vez mais força. Já pensou se cada cliente tivesse um cupom especial para usar em seu e-commerce?

Pois saiba que isso é mais simples do que parece. Você pode oferecer esses benefícios a partir de algumas informações que já tem sobre o consumidor. Alguns exemplos são:

  • No aniversário do cliente;
  • No aniversário da primeira compra dele na sua loja.

Assim, além de conseguir mais vendas, sua marca se mostra atenciosa e como um negócio que valoriza a relação com cada cliente.

Anúncios

Por fim, você pode promover alguns anúncios com códigos para cupons de desconto especiais. Isso pode ser feito a partir de um canal específico de divulgação (como anúncios no Google, no Instagram Ads ou no Twitter Ads, por exemplo) ou por causa de uma data especial.

Como oferecer os cupons de desconto na minha loja?

Depois de determinar quais cupons de desconto você irá oferecer em seu e-commerce, chega o momento de elaborá-los. E a forma para fazer isso vai depender de qual plataforma de vendas você usa.

Se você usa a Nuvemshop, essa é uma tarefa muito rápida e simples. Confira nosso tutorial completo com orientações e imagens sobre cada etapa:

👉 Como criar cupons de desconto?

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Se não for o seu caso, vale a pena conferir os serviços que permitem a criação e o uso de cupons de desconto.

💡 Saiba mais: 6 geradores de cupom de desconto para a sua loja virtual

Por que e como limitar os cupons de desconto?

Assim como qualquer outro benefício, os cupons precisam ser oferecidos com moderação em seu negócio. Caso contrário, todos vão utilizá-los em todas as compras e você terá prejuízo em relação ao custo de aquisição dos produtos.

Por isso, é importante definir algumas condições para o uso do benefício. Confira:

Quantidade de uso

Escolha quantas vezes seu cupom poderá ser utilizado, considerando o tamanho do seu benefício. Se for algo como 50% ou R$ 50 de desconto, vale a pena limitá-lo mais do que em casos como 10% ou R$ 10, por exemplo.

Já se desejar divulgá-lo em uma campanha, deixe claro que ele será válido apenas para as 30, 50 ou 100 primeiras pessoas que comprarem e use essa limitação como um impulso para acelerar as vendas.

Data de validade

O senso de urgência é um gatilho mental muito importante para o comércio. Ele incentiva o consumo, facilita tomadas de decisão de compra e garante que produtos saiam do estoque antes de estragarem ou ficarem ultrapassados.

Portanto, o ideal é disponibilizar cupons variados que possuam um prazo determinado para serem usados e informar isso ao público. Assim, quem tiver intenção de comprar algum produto, irá se organizar para não perder a oportunidade do desconto.

Valor mínimo

Essa técnica é especialmente válida para estimular a recompra. Imagine que o seu cliente tenha recebido um cupom de R$ 10 para ser usado futuramente. Sendo o valor mínimo da compra em que o cliente pode usar o cupom de R$ 50, ele só poderá utilizá-lo em compras com valor igual ou superior — e entrarão em seu caixa, pelo menos, R$40.

Categorias de produtos

Outra alternativa é criar cupons para categorias específicas da sua loja, incentivando a venda cruzada de produtos (cross selling). Se alguém compra uma câmera digital em seu e-commerce, por exemplo, é uma boa estratégia disponibilizar um desconto para produtos na categoria “cartão de memória”.

💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling no e-commerce?

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Resumo

E aí, tudo certo sobre como usar cupons de desconto na sua loja virtual?

Como vimos, essa é uma estratégia que, quando realizada com cuidado para não causar prejuízos, pode trazer muitos benefícios para o seu e-commerce.

Então, antes de encerrarmos, confira um resumo sobre este artigo:

O que é cupom de desconto?

Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes de modo que estes obtenham benefícios ao comprar em sua loja. De modo geral, no momento do checkout em um e-commerce, o consumidor insere o código e consegue a recompensa.

Benefícios de usar cupons de desconto em seu e-commerce

  • Aumento do ticket médio
  • Incentivo à primeira compra
  • Fidelização de clientes;
  • Recuperação de carrinhos abandonados
  • Melhora na taxa de conversão

Tipos de cupom de desconto

  • Porcentagem de desconto
  • Valor fixo de desconto
  • Frete grátis
  • Brinde

Como usar cupom de desconto?

  • Lançamentos
  • Datas especiais
  • Fim de mês/trimestre
  • Carrinho abandonado
  • Primeira compra
  • Assinatura de newsletter
  • Programa de fidelidade
  • Influenciadores
  • Comemorações personalizadas do cliente
  • Anúncios

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