28/09/2016

Como usar cupons de desconto para aumentar as vendas da sua loja

Homem segurando cupom de desconto

Se você trabalha com e-commerce, provavelmente já conhece a importância de oferecer benefícios para os seus clientes novos e antigos, a fim de aumentar as vendas e promover a fidelização. E uma das maneiras mais simples e eficientes de fazer isso é oferecer cupons de desconto – afinal, tudo mundo gosta de uma boa promoção.

Usando a Nuvem Shop como plataforma para a sua loja virtual, você tem à sua disposição uma excelente ferramenta para criar os seus próprios cupons totalmente personalizados, de acordo com o objetivo que deseja atingir. E, para te ajudar na escolha, preparamos esse artigo com todas as possibilidades:

Tipos de cupons

Começando pelo básico: quais formatos de cupons podem ser desenvolvidos? São três, definidos segundo o benefício que você espera oferecer.

Porcentagem de desconto

O primeiro tipo de cupom é também o mais popular entre as lojas. Corresponde, basicamente, a uma porcentagem de desconto que será aplicada ao valor final da compra (10%, 20% ou 50%, por exemplo). Uma boa alternativa é oferecê-lo para quem se cadastra na sua newsletter, como se fosse um presente de boas vindas.

Outra ideia é aproveitar o e-mail marketing e enviá-lo para pessoas que já compraram em sua loja alguma vez e estão há algum tempo sem fazer isso. Essa é uma forma de “lembrá-los” do seu negócio e fazer com que se sintam valorizados.

Valor fixo de desconto

Seu funcionamento é muito simples: você cria um cupom com desconto de valor fixo, e os clientes que digitarem o código desse cupom terão um abatimento desse mesmo valor no total da compra (com exceção do custo de frete).

Além do uso comum, esse tipo de cupom é muito útil para criar os famosos “vale presentes”. Você pode, por exemplo, criar uma categoria com esse nome e nela inserir produtos simbólicos no valor de R$50, R$100 e R$200. O cliente que comprar um deles ganha um cupom de desconto no mesmo valor para presentear quem quiser.

Outra opção é criar uma política de devolução na qual seus clientes poderão trocar um produto que não os deixou tão satisfeitos por cupons equivalentes ao preço.

Frete grátis

O valor do frete é a principal razão de abandono dos carrinhos nas lojas virtuais. Muitas vezes o visitante está disposto a pagar pelo custo total da compra, mas não concorda em pagar um valor extra só para receber o produto.

Por isso, uma excelente estratégia é oferecer cupons de frete grátis. Quando utilizados, eles ativam em sua loja virtual uma modalidade de entrega sem qualquer custo, e as chances de alguém desistir da compra se tornam muito menores.

A melhor época para disponibilizar esses cupons é em datas sazonais como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e a Black Friday. Sabendo que não precisará pagar pelo frete, a pessoa pode até se animar a investir um pouco mais no presente e aumentar o ticket médio do pedido.

Como limitá-los?

Assim como qualquer outro benefício, os cupons precisam ser oferecidos com moderação em seu negócio. Caso contrário, todos vão utilizá-los em todas as compras e você terá prejuízo em relação ao custo de aquisição dos produtos. Por isso, é importante definir algumas condições:

Quantidade de uso

Escolha quantas vezes seu cupom poderá ser utilizado, de preferência considerando o tamanho do seu benefício. Se for algo como 50% ou R$50 de desconto, vale a pena limitá-lo um pouco mais do que em casos como 10% ou R$10, por exemplo. Já se desejar divulgá-lo em uma campanha, deixe claro que ele será válido apenas para as 30, 50, 100 primeiras pessoas que comprarem e use essa limitação como um impulso para acelerar as vendas.

Data de validade

O senso de urgência é muito importante para o comércio: incentiva o consumo, facilita tomadas de decisão de compra e garante que produtos saiam do estoque antes de estragarem ou ficarem ultrapassados. Portanto, o ideal é disponibilizar cupons variados que possuam um prazo determinado para serem usados e informar isso ao público. Assim, quem tiver intenção de comprar algum produto irá se organizar para não perder a oportunidade do desconto.

Valor mínimo

Essa técnica é especialmente válida para estimular a recompra. Imagine que o seu cliente tenha comprado um vestido em sua loja por R$200 e recebido um cupom de R$10 para ser usado futuramente. Sendo o seu valor mínimo de R$50, ele só poderá utilizá-lo em compras com valor igual ou superior – e entrarão em seu caixa, pelo menos, R$40.

Categorias de produtos

Outra alternativa é criar cupons para categorias específicas da sua loja, incentivando a venda cruzada de produtos (crosselling). Se alguém compra uma câmera digital em seu e-commerce, por exemplo, é uma boa estratégia disponibilizar um desconto para produtos na categoria “cartão de memória”.

Quero utilizá-los!

Depois de determinar quais cupons de desconto você irá oferecer em seu e-commerce, chega o momento de elaborá-los.

Como dissemos anteriormente, essa é uma tarefa muito rápida e simples se você utiliza a Nuvem Shop. Confira nosso tutorial completo com orientações e imagens sobre cada etapa:

Se não for o seu caso, vale a pena conferir esse outro artigo com mais serviços que permitem o desenvolvimento.

Gostou?

Esperamos que essas dicas sejam úteis para aumentar suas vendas! Se quiser conhecer mais técnicas, veja o curso gratuito Como se tornar um especialista em marketing digital.

Ainda não tem um e-commerce? Experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e veja como é vender através de uma plataforma de ecommerce completa e com ótimos resultados.

[Atualizado em 28/09/2016.]

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop

    como-usar-cupons-de-desconto-para-aumentar-as-vendas-da-sua-loja