Como oferecer cupom de desconto e vender mais em 2024?

Homem segurando cupom de desconto

Pontos principais do artigo:

  • Cupom de desconto é um código promocional, muitas vezes alfanumérico, que significa uma redução no preço de determinado produto ou serviço durante as compras. Devido à sua importância, é fundamental saber como oferecê-lo;
  • Oferecer cupons ajuda a atrair clientes, aumentar vendas e construir fidelidade. Eles incentivam compras, criam senso de urgência e recompensam clientes, impulsionando o reconhecimento da marca e o crescimento do negócio;
  • Uma plataforma de e-commerce robusta permite a integração dos códigos, criação de landing pages, rastreamento de métricas e experiência de compra positiva, maximizando o impacto das promoções e garantindo satisfação do cliente. Crie sua loja grátis agora mesmo!

Se você trabalha com vendas online, provavelmente já se perguntou sobre como oferecer cupom de desconto em sua estratégia, certo? Afinal, essa é uma prática tão comum que toda hora vemos pessoas falando sobre cupons de desconto nas redes sociais e em outros cantos da internet.

Se você quer saber tudo sobre como usar esse benefício e quais as vantagens de usar essa técnica de venda em seu e-commerce, siga a leitura! Depois deste conteúdo, você estará preparado para atrair clientes, pois quem é que não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? 🤑

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O que é cupom de desconto?

Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes de modo que estes obtenham benefícios ao comprar em sua loja. De modo geral, no momento do checkout em um e-commerce, o consumidor insere o código e consegue a recompensa.

Esse benefício pode ser oferecido de algumas formas diferentes. Os principais tipos de cupom de desconto são aqueles que dão:

  • Uma porcentagem em desconto, como 10% ou 20% sobre o valor da compra;
  • Um valor fixo de desconto, como R$ 5 ou R$ 10;
  • Frete grátis;
  • Um brinde.

As regras de como oferecer cupom de desconto aos clientes podem ser escolhidas pelos lojistas da forma como acharem melhor para o negócio. Mas, se você ainda não sabe como trabalhar com a cuponagem, siga conosco. A seguir, você confere todas as dicas sobre o assunto.

💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?

📹 Veja também: Como CONFIGURAR DESCONTO no carrinho de compras da minha loja virtual?

Benefícios de usar cupons de desconto em seu e-commerce

Usar cupons de desconto em sua loja virtual pode melhorar o número de conversões do seu site de vendas. Mas, além dessa vantagem, existem muitas outras trazidas por essa estratégia.

Entre as principais, pode-se destacar:

  • Aumento do ticket médio: com um cupom a partir de determinado valor, as pessoas compram mais itens ou produtos mais caros em sua loja;
  • Incentivo à primeira compra: quem nunca comprou, pode se sentir incentivado pelo desconto;
  • Fidelização de clientes: por saberem das promoções, antigos consumidores voltam a comprar em seu e-commerce;
  • Recuperação de carrinhos abandonados: um desconto é capaz de fazer com que as pessoas retornem para concluir a compra;
  • Melhora na taxa de conversão: com benefícios, menos visitantes saem da sua loja virtual sem comprar nada.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

Se você quer ter todos esses benefícios em seu negócio online, continue conosco. No próximo tópico, vamos passar por todas as ocasiões em que é possível usar cupons de desconto em sua loja.

Quando oferecer cupom de desconto?

Existem várias formas como os cupons de desconto podem ser oferecidos, de acordo com diferentes momentos e objetivos. Vamos conhecer as principais:

Lançamentos

Uma ótima forma para usar o cupom de desconto é quando você lançar uma nova coleção ou produto em sua loja. Nesses casos, os descontos não costumam ser tão grandes, mas, desse modo, você garante que as pessoas fiquem (mais) ansiosas pela novidade.

💡 Saiba mais: O que é a Fórmula de Lançamento?

Datas especiais

Datas comemorativas, como a Black Friday, costumam movimentar bastante o comércio. Mas como se destacar diante da concorrência? Uma das respostas possíveis é: oferecendo cupons de desconto.

Nesses casos, você pode limitar os cupons às categorias mais diretamente relacionadas à data. Por exemplo, no dia das mães, os cupons de desconto podem ser válidos para a categoria de moda feminina.

💡 Saiba mais: 

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Fim de mês/trimestre

Se o mês (ou o trimestre) está acabando e você tem metas de vendas a bater, divulgar cupons de desconto pode fazer a diferença nesse momento. Enviar esses códigos por e-mail para sua base de contatos ou fazer postagens em suas redes sociais vai movimentar seu e-commerce.

Esse também pode ser o caso quando você tiver alguns produtos parados no estoque. Oferecer um cupom válido para esses itens pode te ajudar a vendê-los de uma vez por todas.

💡 Saiba mais: Como se livrar de estoque parado e evitar prejuízos?

Carrinho abandonado

Muita gente coloca produtos no carrinho em lojas virtuais e desiste da compra. Já imaginou o poder que um cupom de desconto poderia ter se enviado para o e-mail dessas pessoas que já demonstraram bastante interesse pelo seu produto? Esse pode ser o incentivo que faltava para que elas concluíssem a aquisição.

💡 Saiba mais: 7 causas de carrinho abandonado e como solucioná-las

Primeira compra

Provavelmente, você já se deparou com e-commerces que oferecem um cupom de desconto de R$ 10 ou 10% off na primeira compra. Essa é uma prática comum porque é capaz de conquistar muitos novos consumidores.

Para criar o melhor cupom de desconto para a sua loja sem causar prejuízos, recomendamos a leitura do artigo abaixo:

💡 Saiba mais: O que é preço promocional e como defini-lo corretamente?

Assinatura de newsletter

Uma newsletter é um boletim de notícias ou ofertas enviado para os inscritos. Por meio dela, as marcas podem manter contato com potenciais clientes. Se oferecer algum cupom de desconto simbólico para que as pessoas se inscrevam, você será capaz de potencializar essa frente de aquisição de clientes.

Programa de fidelidade

Programas de fidelidade têm um grande poder. Com eles, você deve oferecer benefícios àqueles que comprarem sempre da sua marca. Nesse contexto, os cupons de desconto podem ser uma forma de permitir que os clientes fiéis resgatem seus brindes ou descontos.

💡 Saiba mais: O que é programa de fidelidade e como criar um para os seus clientes?

Influenciadores

Você já deve ter se deparado com influenciadores digitais divulgando cupons de desconto personalizados, certo? Isso tem se tornado muito comum porque essa estratégia acaba trazendo benefícios para o influencer e para as marcas.

Para as lojas, a divulgação garante um aumento nas vendas. Já o influenciador, muitas vezes, trabalha como um afiliado. Ou seja, a cada venda realizada com seu cupom, uma porcentagem do valor é repassada a ele. Desse modo, todos os envolvidos saem ganhando.

Comemorações personalizadas do cliente

A personalização da experiência de compra é algo que vem ganhando cada vez mais força. Já pensou se cada cliente tivesse um cupom especial para usar em seu e-commerce?

Pois saiba que isso é mais simples do que parece. Você pode oferecer esses benefícios a partir de algumas informações que já tem sobre o consumidor. Alguns exemplos são:

  • No aniversário do cliente;
  • No aniversário da primeira compra dele na sua loja.

Assim, além de conseguir mais vendas, sua marca se mostra atenciosa e como um negócio que valoriza a relação com cada cliente.

Anúncios

Por fim, uma ótima maneira de como oferecer cupom de desconto é promovendo alguns anúncios com os códigos para ofertas especiais. Isso pode ser feito a partir de um canal específico de divulgação (como anúncios no Google, no Instagram Ads ou no Twitter Ads, por exemplo) ou por causa de uma data especial.

💡 Saiba mais: 23 dicas de como vender mais de forma eficiente

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Como oferecer cupom de desconto na minha loja?

Depois de determinar quais cupons de desconto você irá oferecer em seu e-commerce, chega o momento de elaborá-los. E a forma para fazer isso vai depender de qual plataforma de vendas você usa.

💡 Saiba mais: O que é política de desconto e como criar uma eficiente?

Se você usa a Nuvemshop, essa é uma tarefa muito rápida e simples. Confira nosso tutorial completo com orientações e imagens sobre cada etapa:

👉ConfiraComo criar cupons de desconto?

Se você tem uma loja Nuvemshop, poderá criar cupons digitais facilmente a partir do seu administrador. Além disso, a plataforma oferece integração com o aplicativo HintUP que facilita o processo de gerenciamento dos cupons para grandes lojas virtuais, uma vez que permite criar, editar e deletar cupons em massa.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo HintUP?

Outra opção é usar a Calculadora de desconto da Nuvemshop para calcular promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter.

É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto! A calculadora informará de forma simples e rápida os valores finais desejados.

Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto e também as opções “Leve 2 Pague 1” e “Leve 3 Pague 2”. Experimente agora mesmo e crie uma promoção atrativa sem perder lucros:

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de Desconto

💡 Saiba mais: 6 geradores de cupom de desconto para a sua loja virtual

Por que e como limitar os cupons de desconto?

Assim como qualquer outro benefício, os cupons precisam ser oferecidos com moderação em seu negócio. Caso contrário, todos vão utilizá-los em todas as compras e você terá prejuízo em relação ao custo de aquisição dos produtos.

Por isso, é importante definir algumas condições para o uso do benefício. Confira:

Quantidade de uso

Escolha quantas vezes seu cupom poderá ser utilizado, considerando o tamanho do seu benefício. Se for algo como 50% ou R$ 50 de desconto, vale a pena limitá-lo mais do que em casos como 10% ou R$ 10, por exemplo.

Já se desejar divulgá-lo em uma campanha, deixe claro que ele será válido apenas para as 30, 50 ou 100 primeiras pessoas que comprarem e use essa limitação como um impulso para acelerar as vendas.

Data de validade

O senso de urgência é um gatilho mental muito importante para o comércio. Ele incentiva o consumo, facilita tomadas de decisão de compra e garante que produtos saiam do estoque antes de estragarem ou ficarem ultrapassados.

Portanto, o ideal é disponibilizar cupons variados que possuam um prazo determinado para serem usados e informar isso ao público. Assim, quem tiver intenção de comprar algum produto, irá se organizar para não perder a oportunidade do desconto.

Valor mínimo

Essa técnica é especialmente válida para estimular a recompra. Imagine que o seu cliente tenha recebido um cupom de R$ 10 para ser usado futuramente.

Sendo o valor mínimo da compra em que o cliente pode usar o cupom de R$ 50, ele só poderá utilizá-lo em compras com valor igual ou superior — e entrarão em seu caixa, pelo menos, R$ 40.

Categorias de produtos

Outra alternativa é criar cupons para categorias específicas da sua loja, incentivando a venda cruzada de produtos (cross selling).

Se alguém compra uma câmera digital em seu e-commerce, por exemplo, é uma boa estratégia disponibilizar um desconto para produtos na categoria “cartão de memória”.

💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling no e-commerce?

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15 dicas de como divulgar cupom de desconto

Como vimos até aqui, saber como oferecer cupom de desconto para uma loja virtual pode ser uma estratégia eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas. Lembre-se de que a consistência na divulgação e a clareza nas instruções sobre como usar o cupom são fundamentais.

Também é importante acompanhar os resultados das suas estratégias para identificar o que está funcionando melhor e ajustar sua abordagem conforme necessário.

Abaixo, listamos algumas maneiras de como divulgar cupom de desconto para potencializar seus lucros. Confira:

1. Redes sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental na divulgação de cupons de desconto para lojas virtuais. Ao criar posts atraentes e visualmente impactantes, acompanhados de uma mensagem clara sobre o desconto oferecido, você pode alcançar seu público-alvo de maneira eficaz.

Certifique-se de usar hashtags relevantes e incentivar o compartilhamento para aumentar o alcance da promoção.

💡 Saiba mais: 

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para alcançar os clientes diretamente. Envie um e-mail bem elaborado para sua lista de contatos, destacando os benefícios do cupom.

Utilize um assunto chamativo e um design atraente, além de um call to action (CTA) claro que direcione os destinatários para a loja virtual.

3. Blog e conteúdo

Criar conteúdo relevante em seu blog ou site é uma maneira inteligente de educar os clientes sobre o cupom de desconto e o produto que você vende.

Escreva um artigo explicando os detalhes da promoção, como utilizar o código e os produtos elegíveis. Vídeos explicativos ou infográficos também podem tornar a informação mais acessível e compartilhável.

💡 Saiba mais: O que é produção de conteúdo, por que investir e como fazer?

4. Anúncios pagos

Investir em anúncios pagos em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads é uma maneira eficaz de ampliar o alcance da promoção.

Segmentar seus anúncios para atingir o público-alvo certo aumentará as chances de atrair cliques qualificados, potencialmente resultando em mais conversões.

5. Parcerias e afiliados

Como já mencionamos, colaborar com influenciadores ou parceiros do seu nicho pode aumentar a visibilidade do seu cupom. Essas parcerias podem permitir que você alcance audiências que podem não estar cientes da sua loja.

Certifique-se de que os influenciadores compartilhem o cupom de maneira autêntica e relevante para o público deles.

6. Pop-ups no site

Configurar pop-ups na sua loja virtual é uma estratégia eficaz de como divulgar cupom de desconto para os visitantes.

Use designs atraentes, texto claro e uma opção fácil de fechar o pop-up para evitar qualquer frustração para os usuários que não estão interessados na promoção.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode utilizar aplicativos como POWR Popup, Popup Sales, Poptin e Popup Mágico para criar pop-ups exclusivos para o seu site. Com eles, você pode divulgar descontos e promoções, coletar dados de clientes e promover seus produtos e serviços.

7. Criação de landing page

Criar uma página dedicada ao cupom de desconto no seu site, como uma landing page, permite que os clientes encontrem facilmente as informações necessárias.

Inclua detalhes sobre a promoção, instruções sobre como aplicar o cupom e os produtos ou categorias que são elegíveis para o desconto.

💡 Saiba mais:

8. Redes de cupons e promoções

Listar seu cupom em sites ou fóruns que compartilham códigos de desconto é uma maneira de alcançar um público que já está interessado em economizar dinheiro em compras online.

Certifique-se de seguir as diretrizes desses sites para garantir que seu cupom seja listado corretamente.

💡 Saiba mais: Site de compras coletivas: como vender e quais são os melhores?

9. Mídias offline

Se apropriado para o seu público-alvo, considere a divulgação offline, como panfletos, cartazes ou anúncios em rádio local — estratégia conhecida como outbound marketing.

Isso pode atingir pessoas que não estão ativamente procurando por descontos online, mas ainda estão interessadas em economizar.

💡 Saiba mais: O que é O2O e como adotar o modelo Online-to-Offline?

10. Programas de fidelidade

Se sua loja possui um programa de fidelidade, envie uma notificação aos membros sobre o cupom exclusivo. Isso recompensará a fidelidade deles e incentivará mais compras.

11. Contagem regressiva

Adicionar uma contagem regressiva ao cupom, mostrando quando a promoção terminará, cria um senso de urgência. Isso pode motivar os clientes a aproveitar o desconto antes que ele expire.

12. Compartilhamento em grupos online

Participar de grupos de redes sociais ou fóruns relacionados ao seu nicho permite que você compartilhe o cupom com uma audiência altamente segmentada. Certifique-se de que seu compartilhamento seja relevante para o grupo e ofereça valor aos membros.

13. Remarketing

Usar estratégias de remarketing, como exibir anúncios do cupom para pessoas que visitaram seu site anteriormente, pode lembrá-las da promoção e incentivá-las a retornar para fazer uma compra.

14. Comunicação com clientes atuais

Envie uma comunicação especial aos clientes atuais para recompensá-los por sua fidelidade. Isso pode ser feito por e-mail ou mensagem direta, destacando a exclusividade do cupom para eles.

15. QR code

Criar QR codes para o cupom é uma maneira inovadora de disponibilizá-lo em materiais impressos ou embalagens de produtos. Os clientes podem escanear o código com seus dispositivos móveis para acessar o desconto diretamente.

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Aprendeu como oferecer cupom de desconto?

Como vimos, os cupons de desconto são uma estratégia que, quando realizada com cuidado para não causar prejuízos, pode trazer muitos benefícios para o seu e-commerce.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como oferecer cupom de desconto

Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes de modo que estes obtenham benefícios ao comprar em sua loja. De modo geral, no momento do checkout em um e-commerce, o consumidor insere o código e consegue a recompensa.

As pessoas tendem a gostar de pagar menos por mais. Logo, oferecer cupons de desconto pode ajudar a aumentar o seu ticket médio, fidelizar clientes e melhorar a taxa de conversão da sua loja. Não só isso, eles costumam ser um forte incentivo à primeira compra, além de serem uma excelente opção para tentar recuperar carrinhos abandonados.

As melhores ocasiões para aplicar uma estratégia de cupons são em datas especiais, fim de mês/trimestre, épocas de lançamento, primeiras compras e em programas de fidelidade. Além disso, ele pode ser uma oferta interessante para recuperar carrinhos abandonados e solicitar assinaturas de newsletter.

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