Como determinar a visão e a missão do seu negócio

Nos artigos anteriores nós descrevemos o ambiente que rodeia sua marca por meio de algumas ferramentas de análise, como o modelo Pestel, a teoria de Porter e a análise SWOT. Agora é hora de começar a desenvolver o plano estratégico que irá determinar o caminho a ser traçado.

Antes de criar qualquer plano de marketing ou publicidade para posicionar sua marca na internet, é necessário imaginar como você deseja que a sua marca seja daqui cinco anos e de que maneira você pretende alcançar isso. Essas ações correspondem à visão e à missão do seu negócio e permitem que você dirija seus esforços a um mesmo ponto de referência.

A seguir, te oferecemos algumas dicas para você implementar na sua empresa:

Visão: como você quer que a sua marca seja em cinco anos?

Para que todas as ações que você realize no dia a dia façam sentido, é fundamental ter bem claro como você quer que a sua marca seja reconhecida a longo prazo. Manter uma visão e antecipar os acontecimentos é um dos pontos fortes mais reconhecidos de um bom empreendedor. Para conseguir isso, sugiro que você tenha em mente os seguintes pontos:

  • O alcance pretendido para a sua marca nos próximos cinco anos: você quer que ela seja reconhecida a nível local, nacional, regional, internacional?
  • A essência do seu negócio: você quer ser líder por meio de qual diferencial? O design? Os preços? A inovação?
  • O motivo pelo qual escolhem a sua marca e não outra.

Embora seja uma meta difícil de alcançar, ela deve ter lógica e estar dentro do orçamento destinado ao projeto. Uma visão impossível de alcançar não serve para nada.

Missão: quais meios você vai usar para alcançar a visão?

Desenvolver a visão tem a ver com imaginar o futuro, a missão está ligada ao presente, à situação atual do mercado e à concorrência. Por isso, é aconselhável se perguntar algumas coisas:

  • Como você vai jogar para se diferenciar da concorrência?
  • Quais são as necessidades atuais que você precisa atender?
  • Quais os problemas do seu mercado e como atacá-los sendo eficiente?
  • Quais são os atores sociais à sua volta que podem exercer algum tipo de influência nos resultados do seu trabalho?

Resumo

É preciso, portanto, estabelecer um objetivo a longo prazo por meio da visão (a necessidade de ser algo) e definir como se pretende alcançar essa realidade no cenário atual por meio da missão (o dever de ser). Para cada uma delas, use frases de aproximadamente 30 ou 40 palavras.

A partir dessas premissas terá sentido falar sobre estratégias comerciais da empresa e qualquer plano a ser implementado deverá estar alinhado com esses objetivos.


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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.


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