Como escolher embalagens para e-commerce?

Caixas de papelão representam as embalagens para ecommerce

Você já parou para pensar na importância que as embalagens para e-commerce têm na experiência do cliente?

Se nunca parou para refletir sobre isso, saiba que você pode estar perdendo uma oportunidade de encantar o consumidor. Afinal, mais do que proteger o produto, a embalagem será o primeiro contato que o comprador terá com a mercadoria quando recebê-la.

Nesse contexto, encontrar o equilíbrio entre embalagens baratas e compactas, mas que transmitam a boa imagem da sua marca é essencial. Por isso, ao longo deste artigo, você confere as principais dicas sobre tipos e fornecedores de embalagens para loja virtual.

📹 Veja também: Embalagem para ecommerce: saiba disso antes de começar vender!

Então, vamos começar a embalar tudo? 🎁

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Qual a melhor embalagem para loja virtual?

De modo resumido, a melhor embalagem para e-commerce é aquela que protege seu produto e deixa o pacote no menor tamanho possível. É claro que, para cada tipo de item vendido, o material mais adequado será diferente.

Por isso, a seguir, vamos conhecer os materiais e embalagens para loja virtual mais comuns:

Caixas de papelão

A caixa de papelão como embalagem atende vários tipos de e-commerce

As caixas de papelão ganham no quesito versatilidade, transportando de tudo (ou quase tudo) em diversos tamanhos. Elas ocupam pouco espaço e são fáceis de montar.

Saber a quantidade média de produtos adquiridos por compra te ajudará a encontrar um tamanho padronizado de caixa para o seu tipo de negócio. Atualmente, existe uma infinidade de estampas, cortes e dobras para esse tipo de caixa.

Por fim, essas caixas podem contar com um invólucro interno, feito de pequenos sulcos almofadados, que são ideais para a embalagem de produtos frágeis.

Envelopes em papel Kraft

Envelopes papel Kraft com plástico-bolha são uma opção versátil de embalagem para e-commerce

 

O papel Kraft possibilita criar embalagens de diversas resistências. Em geral, os envelopes já vêm com uma fita colante e podem ser utilizados para embalar livros, bijuterias, pequenas peças de roupa etc. Eles também podem receber uma camada adicional de plástico-bolha para produtos mais frágeis.

Caso venda produtos menores, esse tipo de embalagem é uma boa pedida, pois ocupa pouco espaço, reduzindo os custos de envio.

Envelopes plásticos de segurança

Envelopes plásticos de segurança são uma boa embalagem para e-commerce

Esses tipos de envelopes são bem práticos e podem ser armazenados facilmente. Eles funcionam para uma grande variedade de produtos e são mais resistentes que as embalagens Kraft.

No entanto, os envelopes plásticos costumam ter um custo maior para personalizar. Em geral, também possuem uma camada de plástico-bolha interno para incrementar a resistência.

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Onde comprar embalagens para e-commerce?

As embalagens para e-commerce podem ser compradas presencialmente, em papelarias que vendem por atacado, ou então pela internet, junto a algumas distribuidoras.

Muitas delas também vendem por marketplaces, então vale consultar os diferentes canais de venda para ver quais têm ofertas mais atrativas.

Algumas das principais são embalagens para loja virtual:

Além dessas, existem muitas outras. Então, avalie o que faz mais sentido para o tipo de embalagem de que o seu e-commerce precisa, ok?

📹 Veja também: Fornecedores de embalagem para loja online: onde e como encontrar?

Como fazer a embalagem no e-commerce?

A embalagem dos produtos de um e-commerce precisa entregar os produtos bem protegidos para os clientes, mas também deixar uma boa primeira impressão na hora que eles receberem suas mercadorias.

Então, se você já tem ou quer montar uma loja virtual, confira as dicas para fazer a embalagem no seu e-commerce da melhor forma:

1. Conheça muito bem a gama de produtos que irá oferecer

Entender as características (tamanho, peso etc) e o nível de resistência de todos os seus produtos permitirá escolher as melhores alternativas de embalagens.

Também é interessante saber a quantidade média de produtos por venda e o arranjo entre os itens. Por exemplo, o cliente costuma comprar produtos grandes mesclados com itens pequenos? Ou são vendidas mais das mercadorias menores juntas?

Ter esse tipo de informação te permitirá entender qual tipo de embalagem será mais utilizado, facilitando o seu processo de logística e permitindo que você otimize o embalamento.

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar a logística para e-commerce?

2. Invista em uma embalagem personalizada

Uma embalagem personalizada, com o logo e as cores da sua marca, pode fazer toda a diferença na percepção do cliente sobre a sua loja. Um pacote bem trabalhado transmitirá uma imagem mais profissional.

Verifique os custos para ter o seu logotipo estampado nos mais diversos tipos de embalagem. A princípio, ter o logo impresso nas cores originais é dispensável, pois quanto maior o espectro de cores utilizadas, mais caro será estampar. Tê-lo em uma matriz preto e branco, portanto, pode ser suficiente no começo.

Outra opção que pode sair mais em conta é mandar fazer pequenos carimbos com o logotipo da sua marca e aplicá-los você mesmo para personalizar suas embalagens.

3. Use embalagens resistentes

Você não precisa enviar seus produtos embalados em uma caixa-forte, mas ter pacotes que garantam a integridade dos itens é fundamental. Existem vários tipos de embalagens — que conheceremos no próximo tópico deste conteúdo — que não custam tão caro assim e protegem a maior parte dos produtos.

Se você quer saber como fazer uma embalagem para e-commerce à prova de danos durante a entrega, dê o play no vídeo!

📹 Veja tambémDesafio Correios: criando uma embalagem à prova de dano para enviar produtos delicados

4. Mantenha a embalagem pequena e leve

O peso e o tamanho da embalagem influenciam diretamente nos custos de envio. Isso acontece porque o cálculo do frete é feito a partir das medidas e do peso do pacote em que você embala o produto.

💡 Saiba mais: Como calcular o frete dos Correios?

Por esse motivo, os pacotes devem ser ajustados ao tamanho dos itens. Assim, você garante que não está pagando a mais pelo frete sem necessidade.

5. Imprima suas etiquetas

Em vez de escrever o nome do remetente e do destinatário à caneta, imprima a ordem do pedido direto em etiquetas. Essa prática vai agilizar o seu dia a dia como lojista e também transmite profissionalismo ao consumidor.

Se você utiliza a plataforma da Nuvemshop, é bem fácil organizar isso, pois as etiquetas ficam disponíveis para impressão no painel administrativo da sua loja. Caso você tenha um contrato com os Correios, também é possível imprimir etiquetas já com o código de rastreio do envio e com o logotipo da sua loja.

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6. Coloque a nota fiscal ou a Declaração de Conteúdo dos Correios do lado de fora

Lembre-se de afixar os documentos importantes para o envio do lado de fora da embalagem. Além da etiqueta citada na dica anterior, também é necessário colocar um registro que ateste qual é o conteúdo daquele pacote.

Caso você as emita, a nota fiscal conta como esse comprovante. Mas não se preocupe caso ainda não tenha notas fiscais. Para itens enviados pelos Correios, é possível preencher e afixar um documento chamado Declaração de Conteúdo.

📘 Confira o e-book: Modelo de declaração de conteúdo Correios [Word editável]

7. Envie um bilhete de agradecimento

Lembra-se de quando falamos que a embalagem é o primeiro contato físico que o cliente tem com o seu produto e, portanto, com a sua marca? Nesse momento, mostrar a importância de cada cliente pode colaborar com a sua fidelização.

Uma forma simples de fazer isso é enviar um pequeno bilhete de agradecimento pela compra, tratando cada um pelo nome. É claro que, à medida que o número de vendas aumentar, escrever todos eles à mão pode ser inviável, mas você pode imprimir a mensagem e preencher apenas o nome manualmente.

Além disso, aproveite o momento para convidar o cliente a seguir sua marca nas redes sociais. Você pode direcioná-lo para seu perfil por meio de um QR Code impresso, por exemplo. Use nosso Gerador de QR Code para criar seu código gratuitamente:

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Quais são as vantagens de caprichar na embalagem para e-commerce?

É importante entendermos quais são as vantagens de aproveitar a embalagem para loja virtual na estratégia do seu negócio. Então, veja a seguir:

1. Satisfação dos clientes

É fato: comprar online cria expectativas nos clientes. Quando compramos pela internet, aguardamos o envio do produto com uma certa ansiedade, já que não tivemos a experiência de adquiri-lo pessoalmente. Então, é por isso que a primeira impressão que o pacote causa é tão importante.

Nesse sentido, trabalhar com uma embalagem para loja virtual que seja atrativa e, logo de cara, chame a atenção do consumidor é muito importante para que você crie uma satisfação imediata.

💡 Saiba mais: Como atrair clientes para sua loja virtual?

Por exemplo, na embalagem da loja virtual de cosméticos Sallve, verificamos que o pacote é personalizado com as cores da marca, além de mostrar uma mensagem motivacional: “mais espelhos, menos filtros”.

Na imagem verificamos uma embalagem para loja virtual personalizada e atrativa da marca Sallve

Imagem: Pinterest

2. Valorização da marca

Segundo a pesquisa “Packaging Matters”, da MWV (MeadWestvaco Corporation), para os brasileiros, a embalagem para loja virtual tem um papel importante na valorização das marcas. Nesse contexto, o pacote funciona como uma extensão da própria marca e transmite o que é o negócio e o que os seus produtos representam para os clientes.

Além disso, essa é uma excelente maneira de proporcionar boas experiências para os consumidores e de apresentá-los ao propósito da empresa.

Para exemplificar, pense na Apple. Todos os seus produtos são de luxo e de última geração. E, se você já comprou alguma coisa da marca, sabe que a embalagem reflete os valores da empresa, sendo minimalista, de boa qualidade, resistente, agradável e atrativa ao consumidor.

Por este motivo, as embalagens para e-commerce conseguem mostrar para o cliente o que a marca quiser — então, use isso a seu favor.

💡 Saiba mais: Exemplos de branding para você valorizar a sua marca

3. Possibilidade de inovação

Se você já fez alguma compra virtual, sabe que a maioria dos produtos são enviados em embalagens padronizadas. Definitivamente, isso representa um desafio, mas também uma oportunidade.

Imagine se a maioria das lojas online faz o envio de embalagens parecidas? Para o seu negócio se diferenciar e ganhar destaque perante à concorrência, você pode trabalhar com uma embalagem para loja virtual que seja inovadora. Isso permitirá que você desenvolva melhor os propósitos do seu negócio e agregue valor aos seus produtos.

Uma dica que pode ser útil neste contexto é fazer pedidos de outras lojas online do seu segmento de atuação para verificar como elas estão enviando os pedidos. Assim, você consegue analisar uma oportunidade de melhoria para as embalagens do seu e-commerce.

4. Fidelização dos consumidores

Trabalhar com embalagens para e-commerce personalizadas e que façam sentido com o objetivo do seu negócio pode lhe dar a chance de encantar os clientes. Por exemplo, imagine que você recebe um produto e, logo de cara, percebe que houve um cuidado na embalagem e que ela é personalizada. Certamente, você pensará que se trata de uma loja que se preocupa com a percepção do consumidor, né?

Então, com a satisfação garantida no momento do unboxing (em português “tirar da caixa”), os consumidores poderão se tornar fiéis, além de compartilharem a mercadoria nas redes sociais.

Desse modo, isso possibilitará que a sua loja seja encontrada por mais pessoas e, que, acima de tudo, tenha a fidelidade dos clientes.

💡 Saiba mais: Estratégias para fidelizar clientes

🎥 Veja também: Embalagem para loja virtual: economize com essas 3 dicas simples

E aí, aprendeu tudo sobre embalagens para ecommerce?

Gostou das dicas sobre embalagens para e-commerce? Como vimos, mais do que um simples pacote, a embalagem personalizada para loja virtual pode encantar o seu cliente. Então, capriche!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre embalagens para ecommerce

A melhor embalagem para e-commerce é aquela que protege seu produto e deixa o pacote no menor tamanho possível. É claro que, para cada tipo de item vendido, o material mais adequado será diferente. Os mais comuns são caixas de papelão, envelopes em papel Kraft e envelopes plásticos de segurança.

As embalagens para loja virtual podem ser compradas presencialmente, em papelarias que vendem por atacado, ou então pela internet, junto a algumas distribuidoras. Algumas das principais são: NZB Embalagens, Multicaixas, Embala Web, Embalaki, Embalagem Fácil e Smurfit Kappa (especializada em embalagens personalizadas).

Conheça muito bem a gama de produtos que irá oferecer, invista em uma embalagem personalizada, use embalagens resistentes, mantenha a embalagem pequena e leve, imprima suas etiquetas, coloque a nota fiscal ou a Declaração de Conteúdo dos Correios do lado de fora e envie um bilhete de agradecimento.

Satisfação dos clientes, valorização da marca, possibilidade de inovação e impulsionamento da fidelidade dos consumidores.

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