11/08/2014

A importância de ter boas embalagens no e-commerce

Embalagem loja virtual

Você já parou para pensar na importância que tem a embalagem para o nosso dia a dia? Ela contém o produto, protege-o, permite o manuseio, possibilita o comércio e outros infinitos atributos práticos. Um aspecto importante – e que muitas vezes ignorado – é que a embalagem também funciona como canal de marketing para uma marca e determinado produto.

Segundo o panorama proposto pelo Prof. Fabio Menistre, da ESPM, muitas empresas brasileiras ainda têm dificuldades para conectar o consumidor com sua marca online utilizando as embalagens. Ou seja, dar pouca importância para embalagens no e-commerce é perder um canal direto com seu cliente.

Neste artigo, vamos conhecer o que você pode fazer para imprimir a identidade da sua marca nas embalagens de seus produtos e os tipos de embalagens mais utilizados dentro do comércio eletrônico.

O marketing no processo de embalagem

No começo do e-commerce, o intuito principal da embalagem era fazer o produto chegar inteiro à casa do consumidor. Contudo, várias lojas entenderam que isso era o mínimo a ser feito (afinal, a integridade do produto é fundamental). De fato, para conquistar de vez o cliente é preciso muito mais. Imprimir a identidade da sua marca na embalagem é um fator de competitividade importante dentro de um mercado cada vez mais acirrado.

As marcas de luxo nos mostram bons exemplos de como gerir esse aspecto da experiência do consumidor. Uma pesquisa rápida no Youtube utilizando os termos unboxing (desembalando) e alguma marca específica nos apresenta a amplitude dessa experiência.

Dezenas de consumidores postam vídeos do processo de abertura de algum produto adquirido na internet. A marca de bolsas francesas Céline caprichou bem na embalagem externa (caixa com logotipos da empresa) e ao proteger o produto internamente. O saco de tecido em que a bolsa estava acondicionada mereceu até um carinho especial por parte da cliente. Observe o vídeo:

Esse tipo de afago pode se aplicar a qualquer loja online, inclusive à sua! O e-commerce americano Everlane, por exemplo, tem uma proposta de vender, por um valor acessível, camisetas, cintos e bolsas com um design simples, mas que agreguem alta qualidade de material e extremo cuidado no acabamento. Eles desenvolveram um conceito de embalagem que está associado aos valores de simplicidade e cuidado com a manufatura de seus produtos e trabalhadores. Tais valores fazem parte da cultura e ética da empresa.

Embalagens e-commerce

As embalagens contêm adesivos simples com o logotipo da marca, papéis e cartonados fáceis de serem reciclados e uma cartinha especial de agradecimento ao cliente. Nada muito complexo, né?

Dicas para embalar seus produtos para o e-commerce

1. Conheça muito bem a gama de produtos que irá oferecer

Entender as características (tamanho, peso, etc) e o nível de resistência (se aguenta batidas) de todos os seus produtos permitirá escolher as melhores alternativas de embalagens. Vale também conhecer a quantidade média de produtos adquiridos por venda e o arranjo entre os produtos. O cliente costuma comprar produtos grandes mesclados com itens pequenos? Desta maneira, você poderá entender qual o tipo de embalagem será mais utilizado, facilitando bastante o processo de logística e permitindo que você otimize o embalamento.

2. Se possível, tenha embalagens personalizadas

Verifique os custos de estamparia para ter o seu logotipo nos mais diversos tipos de embalagem. Ter o logotipo impresso nas cores originais é dispensável a princípio, pois quanto maior o espectro de cores utilizadas, mais caro será estampar. Ter o seu logo em uma matriz preto e branco, portanto, pode ser suficiente no começo.

3. Se você trabalha com vestuário, capriche nas dobras e arremates finais

Invista em papéis que possibilitem fixar a dobra do produto e que deem um bom acabamento, como os papéis de seda. Capriche também na dobra para evitar que o produto chegue amassado.

4. Imprima etiquetas com a ordem do pedido, endereço do destinatário e logotipos

Ao invés de escrever o nome do remetente e do destinatário com caneta, imprima a ordem do pedido direto em etiquetas. Se você utiliza a Nuvem Shop, será bem fácil organizar isso. Caso você tenha um convênio com os Correios, é possível imprimir etiquetas já com o tracking-code do envio e o logotipo da sua loja!

5. Mantenha a embalagem pequena e leve

O peso e o tamanho da embalagem influem diretamente nos custos de envio. Evite superdimensioná-la para seus custos serem mais econômicos.

7. Lembre-se de agregar a nota fiscal!

Isso é essencial!

Modelos e tipos de embalagens para o e-commerce

Caixas de papelão

Caixa de papelao e-commerce

Elas ganham no quesito versatilidade, transportando de tudo (ou quase tudo) em diversos tamanhos. É ideal, pois ocupam pouco espaço e têm fácil montagem. Saber a quantidade média de produtos adquiridos por compra te ajudará a encontrar um tamanho padronizado de caixa para o seu tipo de negócio. Atualmente, existe uma infinidade de estampas, cortes e dobras para esse tipo de caixa. Podem contar, por fim, com invólucro interno (pequenos sulcos almofadados) para a embalagem de produtos frágeis.

Envelopes em papel Kraft

Envelopes papel Kraft

O papel Kraft possibilita criar embalagens de diversas resistências. Em geral, os envelopes já vêm com uma fita colante e podem ser utilizados para embalar livros, CD’s, bijuterias, pequenas peças de roupa, etc. Eles podem receber uma camada adicional de plástico bolha para produtos mais frágeis. A marca Everlane costuma utilizar bastante esse tipo de embalagem para enviar camisetas; veja o vídeo abaixo a partir do segundo minuto:

Envelopes plásticos de segurança

Envelopes práticos de segurança e-commerce

Esses tipos de envelopes têm bastante resistência, praticidade e ainda podem ser armazenados facilmente. Funcionam para uma grande variedade de produtos, agregando maior resistência se comparados às embalagens Kraft. Costumam, no entanto, ter um custo maior para personalizar. Em geral, também possuem uma camada de plástico bolha interno para incrementar a resistência.

Resumo

Além de proteger o seu produto, a embalagem também é um importante canal de marketing para uma marca. Pensar no conceito da embalagem é essencial para qualquer lojista que vende seus produtos pela internet. Pequenos e-commerces devem utilizar da vantagem de trabalhar em menor escala, caprichando no processo de embalamento de seus itens. Se você se interessou pelo tema, poderá assistir uma pequena entrevista do Observatório do E-commerce com uma especialista na área:

Compartilhe conosco o processo de embalamento dos seus produtos. Quais as táticas que deram certo para o seu e-commerce?

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Data da última atualização: 29/08/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!

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