Como montar uma loja de salgados e vender online?

Por: Alejandro Vázquez

Foto mostra um profissional levando uma bandeja cheia de croissants representando como montar loja de salgados

Sabe qual é o setor econômico que apresenta melhor desempenho mesmo em momentos de crise? O alimentício! E se você tem vontade de começar a empreender nessa área, mas ainda não sabe por onde começar, talvez seja o momento certo de aprender como montar uma loja de salgados.

Esse item é o queridinho das festas, marcando presença em eventos que vão desde aniversários até coquetéis empresariais — ou seja, é um mercado bastante fértil. Além disso, atualmente é possível vender salgados até mesmo pela internet, sejam eles congelados ou prontos para o consumo.

Quer entender como montar uma loja de salgados e vender seus produtos online e offline? Confira as dicas que preparamos e comece a empreender nesse ramo!

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Vale a pena montar uma loja de salgados?

Sim, montar uma loja de salgados vale a pena! Isso porque, como mencionamos na abertura deste artigo, o ramo alimentício é um dos que costuma trazer mais retorno para os empreendedores. No entanto, esse resultado positivo só é alcançado se você faz um bom planejamento financeiro e segue tudo à risca.

Atualmente, é comum vermos pessoas montando lojas de salgados a R$ 1. Essa é uma modalidade que vem crescendo muito devido à busca dos clientes por salgados cada vez mais baratos. Já existe loja de salgados a R$ 0,50!

Desse modo, para produzir itens de qualidade e ainda conseguir lucrar, é preciso contar com bons fornecedores, que oferecem preços baixos e produtos selecionados.

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor? 9 pontos para considerar

Para dar mais opções aos clientes, você pode investir em montar uma loja de salgados e doces, comercializar opções congeladas ou ainda minissalgados.

💡 Saiba mais: Franquia ou negócio próprio: veja como escolher o melhor

O que vender na sua loja de salgados e doces?

Saber fazer salgados para vender abre muitas portas, já que estão sempre surgindo sabores novos e combinações inusitadas que encantam os clientes e se tornam um diferencial.

Ao montar o cardápio da sua loja, considere as opções preferidas dos clientes. Além de garantir boas vendas, você poderá usá-las como teste para entender o gosto do seu público.

Os salgados mais vendidos são:

  • Coxinha;
  • Kibe;
  • Pastel;
  • Bolinho de queijo;
  • Bolinho de carne;
  • Esfirra aberta e fechada;
  • Risole;
  • Calzone;
  • Empada;
  • Enroladinho de salsicha.

Se optar por montar uma loja de salgados e doces, os itens obrigatórios para encantar os clientes são:

  • Brigadeiro;
  • Beijinho;
  • Cajuzinho;
  • Cupcake;
  • Trufa e bombom;
  • Donuts;
  • Maçã do amor gourmet;
  • Brownie;
  • Cocada;
  • Pudim;
  • Quindim;
  • Pipoca gourmet.

Há quem opte por fazer os chamados “Kit festa”, que oferecem aos clientes o pacote completo para uma comemoração deliciosa. Nesse caso, não se esqueça de fazer o bolo para vender! Os sabores mais pedidos são os seguintes:

  • Chocolate;
  • Mousse de chocolate;
  • Frutas vermelhas;
  • Brigadeiro;
  • Tiramisu
  • Tortas diversas, como holandesa, maçã e banana;
  • Bolo de frutas;
  • Churros;
  • Nozes;
  • Leite ninho;
  • Trufado.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja de bolos de sucesso em 9 passos

O que é preciso para montar uma loja de salgados?

Para entender como montar uma loja de salgados, é preciso definir se ela será física ou virtual. Veja, a seguir, o que é necessário providenciar para ter uma loja de sucesso:

Loja virtual

Muitas pessoas ainda são resistentes à loja virtual por considerarem essa forma de comércio menos atrativa para os clientes. No entanto, o processo para ter um e-commerce é bem menos burocrático. Veja o que é preciso para montar uma loja de salgados congelados online:

Loja física

Caso a sua vontade seja ter uma loja física para oferecer aos seus clientes a chance de saborear os produtos pessoalmente antes de comprá-los, você precisará de:

  • Um nome para o seu negócio e uma marca própria;
  • Uma loja física localizada em um ponto estratégico e movimentado;
  • Capital inicial para investir em infraestrutura;
  • Mobília, como prateleiras, estantes, gôndolas, mesas, cadeiras etc.;
  • Equipamentos, como computadores, ar-condicionado, freezer, fogão industrial, maquininhas de cartão etc.;
  • Ao menos um funcionário, inicialmente;
  • Decoração da loja, incluindo vitrine e fachada;
  • Papelaria, como cartão de visita, flyers etc.;
  • Estoque inicial, com os principais salgados congelados da sua loja;
  • Serviços recorrentes, como limpeza, manutenção, internet, telefone etc.

Existe, ainda, a possibilidade de ter uma loja virtual integrada à loja física. Dessa forma, você não abre mão do seu ponto de venda e ainda aproveita todos os benefícios que uma loja online tem a oferecer para o seu negócio. E a Nuvemshop pode te ajudar a aliar essas duas frentes!

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Como montar uma loja de salgados?

Independentemente se você optar por um ponto de venda físico ou um e-commerce, saber como montar uma loja de salgados envolve algumas etapas cruciais para o sucesso do negócio. Pegue papel e caneta e anote todas as dicas! 📝

1. Faça o planejamento estratégico do negócio

O primeiro passo para montar sua loja de salgados é criar um planejamento estratégico completo. Ele é o guia que orienta os decisores de uma empresa a fazerem escolhas acertadas com base nos recursos que a organização tem.

Esse é um plano de negócios sistêmico que possibilita seguir o melhor caminho para o crescimento saudável da sua loja de salgados. Por meio dele, você terá uma visão mais clara sobre a sua empresa, poderá tirar as ideias do papel e transformá-las em ações reais e conseguirá integrar todos os setores do negócio.

Portanto, em seu planejamento, tente responder às seguintes perguntas:

  • Quanto tenho para investir na minha loja de salgados?
  • Quais salgados quero produzir?
  • Vou vender em casa, alugar uma loja ou criar uma loja virtual?
  • Quanto pretendo lucrar com os salgados?
  • Entre outras.

2. Crie uma marca própria

Você já deve ter se deparado com dezenas de lojas de salgados — físicas e virtuais. Com tanta concorrência, como fazer as pessoas se lembrarem da sua marca? É simples, basta investir em branding, uma estratégia de criação de identidade para o seu negócio que busca fixar sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.

Portanto, você precisa criar uma marca atrativa para seus clientes em potencial. O nome deve ser fácil de memorizar e precisa transmitir algo que remeta aos seus alimentos.

Se você ainda não tem um nome para sua loja de salgados, que tal usar a ferramenta gratuita de gerador de nomes para empresas da Nuvemshop para ter ideias?

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3. Formalize sua empresa

O próximo passo é legalizar o negócio para garantir que a sua empresa esteja atuando dentro da lei. Para isso, é necessário obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e formalizar sua loja.

Com a ajuda de um especialista de contabilidade, você precisará definir a qual tipo de empresa o seu negócio pertence. No início, se for algo menor, mais individual, é provável que se encaixe como MEI (Microempreendedor Individual), categoria para empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano e até um funcionário.

Para conferir todas as etapas do processo de formalização de uma MEI, confira o guia completo:

💡 Saiba mais: Aprenda como abrir uma MEI

4. Entenda quem é o seu público

É importante ter em mente quem é a pessoa para a qual você quer vender seus salgados. Conhecer esse público-alvo é fundamental para determinar as melhores estratégias de vendas com base nas preferências de cada pessoa.

Por isso, tenha bastante atenção na hora de definir a persona do seu negócio — a representação semifictícia do seu cliente ideal. Dessa forma, fica mais fácil oferecer o que os consumidores querem comprar.

Assim, você poderá focar em estratégias de atração específicas para seu público, aumentando as chances de atrair clientes e, com isso, fazer com que suas vendas cresçam.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

5. Defina sua especialidade

Há quem venda salgados a R$ 1 ou R$ 0,50, quem se especialize em minissalgados, aqueles que vendem as delícias fresquinhas ou quem prefira trabalhar com salgados congelados. Independentemente do tipo de produto, você precisa definir qual será a sua especialidade.

Para isso, é preciso entender como é o seu nicho de mercado, ou seja, quais preferências de um determinado grupo de consumidores que ainda não é atendido pelas outras marcas. Dessa forma, você conseguirá se destacar frente à concorrência e levar seus produtos para mais pessoas interessadas.

Além das possibilidades que mencionamos, você pode se especializar em salgados para quem tem algum tipo de restrição alimentar (como intolerância a glúten ou lactose), para vegetarianos e veganos ou, ainda, para quem está em busca de uma alimentação mais saudável.

6. Tenha uma identidade visual marcante

Além de ter sua própria marca, é fundamental que você cause uma boa primeira impressão nas pessoas que visitarem o seu site de vendas. Por isso, não deixe de investir na criação de uma identidade visual forte.

Para isso, destaque os diferenciais da sua marca em todas as oportunidades que surgirem. Dessa forma, sua empresa tem grandes chances de se sobressair em meio à concorrência.

O primeiro passo é pensar no logotipo e nas cores da sua marca. Então, escolha tons ligados ao propósito da empresa e aspectos visuais que tornem o negócio autêntico e marcante.

👉 Ferramenta grátis: Criador de logo

Para te ajudar a desenvolver a paleta de cores do seu negócio, a Nuvemshop criou uma ferramenta gratuita que sugere diversas combinações, confira:

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💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

7. Escolha o local para a produção dos salgados

Outra etapa fundamental no passo a passo de como montar uma loja de salgados é definir onde será a fabricação dos itens. Você pretende vender em uma loja física ou comercializar virtualmente? No segundo caso, a produção pode acontecer até mesmo na sua cozinha.

A grande vantagem de vender salgados é que você não precisa investir em uma infraestrutura gigante nesse primeiro momento. No entanto, se seu objetivo é montar uma fábrica de salgados já de início, a estrutura da sua cozinha deve conter os seguintes itens:

  • Fogão;
  • Coifa;
  • Exaustores;
  • Forno elétrico;
  • Fritadeira;
  • Micro-ondas;
  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Bancadas;
  • Bandejas de plástico;
  • Assadeiras de alumínio;
  • Utensílios.

8. Tenha atenção às regras da vigilância sanitária

Os empreendedores que desejam vender comida pela internet precisam ter atenção tanto às regras de fabricação quanto às de armazenamento e entrega. A fiscalização é bastante rigorosa, por isso todo cuidado é pouco.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão brasileiro responsável por criar as normas e fiscalizar o seu cumprimento pelas empresas. Portanto, fique de olho nas determinações, consiga as licenças e certificações exigidas para o seu ramo de atividade e deixe-as visíveis para passar credibilidade aos clientes.

9. Escolha a plataforma para vender salgados congelados

Escolher a plataforma certa é fundamental para ter sucesso com uma loja online para vender salgados. Embora muitos profissionais prefiram vender pelas redes sociais ou mesmo no WhatsApp, essa estratégia, quando somada a uma loja virtual própria, tende a gerar muito mais resultado.

Com a Nuvemshop, por exemplo, você tem as seguintes vantagens:

  • Receber pelos principais meios de pagamento do mercado, como Mercado PagoPagSeguro, Ame, PagHiper, Moip, PicPay, Paypal, Cielo e Pagar.me;
  • Contar com o Nuvem Pago, serviço de pagamento exclusivo para clientes Nuvemshop;
  • Integrar os meios de envio à sua loja virtual, como Mandaê, Correios, Frenet, Melhor Envio e Kangu;
  • Aproveitar os mais de 30 modelos de layout personalizáveis para deixar sua página do jeito que você sempre sonhou;
  • E muito mais!
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10. Defina as formas de pagamento

Independentemente do tipo de salgado congelado que você decidir vender, é importante conhecer os meios de pagamento preferidos das pessoas que compram online. São eles:

Para receber pagamentos online de forma segura e rápida, estude quais as modalidades preferidas dos seus clientes e atente-se aos recursos disponibilizados pelas empresas intermediadoras.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Se as informações que mostramos até aqui foram suficientes para convencer você a vender pela internet, não deixe de conferir o material gratuito e completo sobre o assunto. Nele, ensinamos tudo que você precisa saber para dar início ao seu negócio online:

11. Tenha atenção às embalagens

Quem faz salgados para vender sabe que escolher as embalagens certas é fundamental para proteger os produtos e ainda divulgar a sua marca.

O primeiro ponto de atenção é escolher as embalagens para e-commerce mais adequadas às especificidades do produto comercializado — tamanho, grau de fragilidade, se é fresco ou congelado etc.

Em segundo lugar, é preciso criar etiquetas para os produtos, mostrando ingredientes, valores nutricionais, recomendações de uso, data de fabricação e validade, entre outras informações. Essa é uma dica fundamental para quem deseja saber como embalar salgados congelados para vender.

Além de serem importantes para descrever os alimentos, as etiquetas servem como um cartão de visita para a sua empresa. Ao comporem as embalagens, elas ajudam a divulgar o seu negócio ou apresentar a marca ao cliente. Por isso, use um gerador de QR code e crie etiquetas ou rótulos alinhados à sua identidade visual, com um QR code levando ao seu e-commerce!

Gerador de QR Code da Nuvemshop

12. Determine os meios de envio

Ao montar uma loja de salgados, é fundamental disponibilizar diferentes modalidades de envio para o cliente escolher a que melhor cabe no seu bolso e preserva a integridade dos alimentos — afinal, estamos lidando com itens perecíveis.

Enviar alimentos pela internet é muito diferente de despachar itens de beleza, por exemplo. Existe a possibilidade de usar marketplaces e aplicativos de delivery, como Rappi, iFood, 99 Food e tantos outros. Nesse caso, é preciso considerar a distância máxima permitida para a entrega e o valor das comissões cobradas por essas plataformas.

Se o seu objetivo é vender salgados congelados, montar uma loja virtual pode ser a melhor opção. Pela Nuvemshop, você pode contar com uma transportadora para realizar a entrega dos itens. O importante aqui é considerar as melhores soluções de entregas rápidas.

Ainda é possível habilitar a opção de frete personalizado, uma modalidade em que você consegue prever o prazo de entrega do produto já que o envio é feito com veículo próprio. Nesse caso, ao calcular o frete, considere os gastos com combustível, manutenção do meio de transporte, pedágio etc.

Por fim, não se esqueça de limitar a região de entrega dos seus salgados congelados. Já pensou se sua loja em Curitiba recebe um pedido de Manaus? Mesmo itens congelados têm um período que podem ficar fora do congelador, então tenha atenção a isso.

Quer saber mais sobre os tipos de envio e como escolher o melhor? Confira o e-book que preparamos para você:

📘 Confira o e-book: Quais são as melhores formas de envio de um produto?

13. Divulgue sua marca

Por fim, lembre-se de divulgar o seu negócio. Para que as pessoas conheçam a sua marca e se interessem pelos salgados que você vende, é fundamental investir em estratégias de divulgação.

Você pode realizar publicações em redes sociais mostrando os seus produtos, dando dicas de como aproveitar ao máximo os salgados, como esquentá-los do jeito certo, como compor um prato, explicando mais sobre os ingredientes usados etc.

Incentive também o marketing boca a boca — peça aos amigos e familiares para indicar o seu negócio — e use a criatividade para levar sua marca para o maior número possível de pessoas.

💡 Saiba mais: 9 maneiras para divulgar uma loja virtual

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Exemplos de lojas de salgados online

Agora que você já sabe como montar uma loja de salgados e divulgar o seu negócio, que tal aprender com quem já está aproveitando todos os benefícios de vender online? Confira, a seguir, alguns exemplos de lojas que vendem salgados pela internet:

Taste Alimentos

Página inicial do site Taste Alimentos representando como vender salgados online

A Taste Alimentos surgiu em 2001 como uma empresa que fazia salgados para cantinas escolares. Com o passar do tempo, aprimorou-se para atender ao segmento de cozinhas industriais.

Atualmente, a Taste também atende a redes de fast food e varejistas, oferecendo um grande leque de produtos, como salgados, doces e sanduíches.

Ser+fitt

Tela inicial do site Ser+fitt representando como montar uma loja de salgados

A Ser+fitt é uma empresa focada em alimentação saudável para pessoas que estão em busca de emagrecer, ganhar massa muscular e mudar a rotina alimentar. Ela também oferece produtos voltados para vegetarianos e veganos.

Além de oferecer refeições completas e nutritivas, a marca tem uma linha de salgados fitness para quem quer aproveitar as delícias dos lanches sem abrir mão da dieta.

Individualitá

Página inicial do site Individualitá ilustrando uma loja de salgados online

A Individualitá nasceu da vontade dos empreendedores de revolucionar o ramo da alimentação. Sua proposta é facilitar sua rotina das pessoas com porções ideais para o preparo de um prato, sem o consumo em excesso e evitando o desperdício.

As refeições e os salgados são congelados individualmente e embalados à vácuo, para manter a textura, o sabor, a qualidade e os nutrientes, evitando a formação de cristais de gelo e o seu ressecamento, e prolongando o tempo de validade do produto.

Carioca de Minas

Página inicial da loja Carioca de Minas representando como montar uma loja de salgados online

A Carioca de Minas é a criação de um mineiro morador e apaixonado pelo Rio de Janeiro, que começou a levar consigo em todos os passeios a receita mais típica do seu estado: o famoso pão de queijo.

Com o tempo, as pessoas passaram a adorar não só a receita tradicional, mas as novas versões propostas pela empresa e vendidas no e-commerce próprio da marca.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de salgados

O ramo alimentício é um dos que costuma trazer mais retorno para os empreendedores, por isso vale a pena sim. No entanto, esse resultado positivo só é alcançado se você faz um bom planejamento financeiro e segue tudo à risca.

  1. Faça o planejamento estratégico do negócio;
  2. Crie uma marca própria;
  3. Formalize sua empresa;
  4. Entenda quem é o seu público;
  5. Defina sua especialidade;
  6. Tenha uma identidade visual marcante;
  7. Escolha o local para a produção dos salgados;
  8. Tenha atenção às regras da vigilância sanitária;
  9. Escolha a plataforma para vender salgados congelados;
  10. Defina as formas de pagamento;
  11. Tenha atenção às embalagens;
  12. Determine os meios de envio;
  13. Divulgue sua marca.

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