O que vender na internet? 12 ideias de produtos para 2021

Por: Ana Lucia Vieira

mulher usando o notebook para vender na internet

Veja 12 ideias sobre o que vender na internet:

  • Cosméticos e linhas de skincare
  • Produtos para pets
  • Artigos de decoração
  • Moda autoral e pequenos produtores
  • Roupas seminovas
  • Artigos para fazer exercício
  • Alimentação saudável
  • Artigos de cozinha
  • Livros e e-books
  • Cursos online
  • Aparelhos eletrônicos e informática
  • Viagem e turismo

Quer saber mais dicas para saber o que vender na internet e ter sucesso com o seu e-commerce? Então, continue a leitura.


Se você quer começar um e-commerce, provavelmente está se perguntando o que vender na internet. Afinal, em um mercado que teve alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021, pode ser difícil decidir quais itens têm maiores potenciais de venda e, claro, maior lucro.

Por isso, resolvemos preparar esse guia especial para ajudar você a criar um catálogo online com produtos competitivos para montar a sua loja virtual. Identifique algo que faça parte do seu plano de negócios e mãos à obra! 🛠️

📹 Veja: Como vender pela internet em 2021

Descubra, a seguir, quais são os melhores produtos para vender na internet.

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O que vender na internet?

Antes de definir o que vender pela internet, é importante que você conheça o seu público. Os produtos escolhidos devem atender a uma série de requisitos para que a sua loja virtual dê certo.

Definir o nicho de mercado e a persona, ter um preço competitivo, atender as necessidades dos clientes e oferecer facilidades de frete e pagamento são alguns dos fatores.

Levando tudo isso em conta, é preciso definir um mix de produtos que irá vender em seu e-commerce. Você vai perceber que muitas dessas categorias já têm grandes marcas atuantes ou podem parecer saturadas. Nesses casos, escolha um nicho menor dentro do segmento e foque nos seus diferenciais.

Dito isso, veja algumas inspirações de produtos para vender pela internet e ganhar dinheiro:

1. Cosméticos e linhas de skincare

As máscaras faciais, os esfoliantes, clareadores dentais, limpadores e séruns hidratantes são grandes estrelas e companheiros fiéis das rotinas de beleza. Hoje em dia, as práticas de autocuidado estão em alta e, com isso, o nicho de cosméticos e produtos de skincare está conquistando cada vez mais espaço.

2. Produtos para pets

Seja um cachorro, gato ou porquinho da índia, os bichinhos continuam com um lugar cativo na vida das pessoas e com cada vez mais mimos. Os produtos para pets vão de coleiras e roupinhas a tapetes higiênicos, ração, petiscos e brinquedos. Se você apostar nesse mercado, opções de produtos não vão faltar.

3. Artigos de decoração

Produtos para decoração vêm ganhando a atenção de quem quer deixar os ambientes mais bonitos e tornar os momentos em casa ainda mais gostosos e aconchegantes.

Nessa categoria, você pode ofertar desde móveis, como mesas e cadeiras, até pequenos artigos de decoração (ou até objetos de cozinha, por exemplo).

4. Moda autoral e pequenos produtores

Ultimamente as pessoas estão comprando com mais consciência e, com isso, o olhar para a moda fica um pouco mais crítico. Uma tendência que vem aparecendo é a compra de produtores locais e produtos autorais.

Pensando nisso, uma ideia é aproveitar para criar uma loja online com produtos feitos à mão por você ou artesãos locais.

5. Roupas seminovas

Outra aposta do consumo consciente são os brechós online. A venda de roupas seminovas é uma tendência que chegou para ficar e pode ser uma boa aposta para o seu e-commerce.

Para começar, uma opção é juntar as suas roupas que não estão sendo usadas, assim como as da sua família e amigos, e selecionar as que estão bem conservadas para vender na internet.

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6. Artigos para fazer exercício

Além do skincare, outros hábitos saudáveis também ganharam espaço com as práticas de autocuidado. Com isso, os equipamentos para prática de esportes e exercícios físicos estão em destaque.

Você pode apostar em roupas e calçados para a prática esportiva, além de acessórios variados, como tapetes de ioga, bolas de pilates, halteres e elásticos para facilitar os treinos em casa.

7. Alimentação saudável

Acabamos de falar sobre hábitos e a alimentação saudável, assim como a vegana/vegetariana, tem ganhado muito espaço nos últimos tempos. Por isso, criar um e-commerce para vender snacks saudáveis e opções vegetarianas pode ser um bom investimento.

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8. Artigos de cozinha

Nesse período, muitas pessoas estão se descobrindo bons chefes de cozinha amadores. Com isso, as buscas por produtos do gênero, como facas, tábuas, panelas, frigideiras e outros acessórios de cozinha, vêm aumentando bastante e podem consolidar um mercado promissor.

9. Livros e e-books

Um livro é sempre uma boa companhia. Então, que tal criar uma livraria online e vender livros físicos e também e-books no seu e-commerce?

10. Cursos online

As buscas por novos conhecimentos também estão aumentando consideravelmente. Por isso mesmo, oferecer cursos livres online pode ser uma boa frente de negócio. E aqui valem não só conhecimentos profissionais, mas também hobbies e talentos, como cozinhar, desenhar, etc.

Para isso, escolha os temas de cada curso, planeje as aulas – elas podem ser em áudio, vídeo ou texto – e não se esqueça de divulgá-las em seus canais de marketing.

11. Aparelhos eletrônicos e informática

Um dos segmentos mais competitivos, os aparelhos eletrônicos e informática são boas opções de produtos para vender na internet, como:

  • Smartphones;
  • Smartwatches;
  • Tablets;

12. Viagem e turismo

Com a retomada gradual do setor após a pandemia da covid-19, você pode pensar em vender acessórios para viagem ou, até mesmo, passagens em sua loja virtual.

É possível, também, oferecer opções de passeios, com preços competitivos.

Como começar um negócio online?

Para quem é empreendedor de primeira viagem, tudo parece mais difícil, não é? Mas calma. Agora que você pensou sobre o que vender na internet, fizemos uma lista com todos os passos para criar uma loja online. Olha só:

1. Tenha um CPF ou CNPJ

Uma dúvida bem comum é se é preciso ter um CNPJ para criar um e-commerce.

A resposta é não. Você pode sim montar sua loja online como Pessoa Física, usando seu CPF. Porém, com um CNPJ sua loja online ganha mais credibilidade e isso será necessário lá na frente para acompanhar o crescimento da empresa.

Uma boa opção para quem ainda não tem empresa e está dando seus primeiros passos como empreendedor é fazer um cadastro como MEI (Micro Empreendedor Individual). O processo é praticamente todo online, os impostos são reduzidos e você estará com seu CNPJ em mãos em pouco tempo.

💡 Saiba mais: Como abrir um MEI?

2. Regularizeo seu e-commerce

Além da abertura do CNPJ, é importante levar em consideração algumas regulamentações previstas no Decreto Federal de nº 7.962/2013.

Em resumo, existem leis sobre a descrição completa dos produtos, visualização das informações da empresa, canais de atendimento, política de entrega e práticas de coleta de dados e segurança da informação. É importante seguir todas as obrigações definidas no decreto para evitar dores de cabeça no futuro.

Para saber mais, confira os nossos conteúdos sobre as novas leis para o e-commerce no Brasil.

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3. Selecione um nicho de mercado

Como falamos mais acima, escolher um nicho de mercado é essencial para se destacar, principalmente em meio à tantas marcas grandes.

Para isso, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa de mercado e entender quais são os nichos que estão em alta e, claro, quais deles você tem afinidade.

Para ver alguns exemplos de lojas que encontraram seus nichos de mercado, confira as histórias de algumas lojas da Nuvemshop e se inspire!

4. Entenda quem é o seu público-alvo

Outra definição fundamental é a do público-alvo. Sabendo o que será vendido no seu e-commerce, é preciso conhecer a fundo o comportamento dos seus clientes. Quais outros produtos eles consomem? Quais as marcas que fazem mais sucesso entre eles? Que conteúdos eles acessam na internet? Quais influenciadores eles seguem?

Com essas respostas, você vai conseguir planejar uma comunicação mais assertiva e criar uma marca que gere identificação entre os seus clientes, além de montar uma estratégia para fazer com que o seu site seja um dos favoritos desse público.

Depois, para medir o sucesso das suas iniciativas, você pode contar com a ajuda de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, por exemplo.

5. Crie um processo logístico

Mercado escolhido e público definido, é hora de pensar em como será feita a entrega dos seus produtos.

Eles exigem um prazo de produção ou você terá um estoque para pronta entrega? Sua entrega será feita através dos Correios ou você vai contratar o serviço de uma transportadora?

Essas definições vão influenciar no prazo e custo da sua entrega, por isso é essencial pesquisar e comparar bem para fazer a melhor escolha.

6. Coloque o seu site no ar

Agora que você já sabe como sua loja online vai funcionar, é preciso colocar seu site no ar.

Para isso, você pode usar ferramentas de criação de sites, como o Wix, ou plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que permitem a criação de uma loja online em cerca de 10 minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos ou da contratação de um programador.

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Como ter um e-commerce de sucesso?

Com a loja virtual no ar, existem três pontos fundamentais para garantir o seu sucesso:

1. Ofereça bom atendimento ao cliente

Não tem coisa mais desagradável do que ter problemas com uma compra na internet e não receber a ajuda necessária para resolver, não é?

Por isso, para fidelizar clientes e ter uma boa reputação, invista em um bom atendimento ao cliente. Tire dúvidas e, em caso de problemas com a entrega ou algum imprevisto com os produtos, dê explicações sinceras e as orientações necessárias para resolver o problema o mais rápido possível.

Todo mundo está sujeito a imprevistos. Por isso, o que vai fazer diferença é a forma como você vai tratar o cliente diante de uma situação ruim.

💡 Saiba mais: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

2. Dê informações detalhadas sobre os produtos

Para evitar frustrações ou compras erradas, dê o máximo de detalhes sobre os seus produtos, prazos de entrega e formas de pagamento.

É muito importante que o cliente saiba exatamente o que ele está comprando, qual é o material, como o produto vai chegar e quais são as opções de pagamento para que ele faça uma escolha consciente e assertiva.

Assim, você diminui as chances de arrependimento dos clientes e os deixa mais tranquilos e confiantes para comprar na sua loja online.

3. Crie um plano de marketing digital

O “boca a boca” é uma forma de divulgação gratuita e muito eficiente. Por isso, você precisa garantir uma ótima reputação.

Porém, com a grande concorrência nas vendas online, é necessário, também, ter um bom planejamento de marketing. Para isso, algumas opções de divulgação são:

  1. Otimizar o conteúdo do seu site com palavras-chaves relevantes para aparecer bem no Google;
  2. Criar anúncios nas redes sociais, mesmo que com pouco investimento;
  3. Ter uma boa estratégia de marketing de influência. E, aqui, não precisam ser grandes influenciadores não! Perfis menores, mas com bom engajamento, custam mais barato e podem ajudar a conquistar mais clientes.

💡 Saiba mais: Como criar um plano de marketing?

4. Tenha um site responsivo

Para vendas pela internet online, ter um site responsivo, ou seja, acessível a qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile, é importante para melhorar a experiência de compra do cliente, independentemente do dispositivo que ele use para acessar o e-commerce.

Com um site responsivo você pode aumentar a taxa de conversão de vendas da sua loja virtual.

💡 Saiba mais: O que é design responsivo?

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5. Crie um funil de vendas

Crie um funil de vendas para acompanhar a jornada de compra de seus clientes, desde o primeiro ponto de contato até o fechamento da compra.

Com um funil bem definido, você será capaz de estruturar melhoras os seus processos de vendas.

Resumo sobre o que vender na internet

Depois desse artigo, a falta de ideias de produtos já não pode ser mais uma barreira para que você abra o seu novo negócio e comece a vender online, não é?

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que vender na internet?

  1. Cosméticos e linhas de skincare
  2. Produtos para pets
  3. Artigos de decoração
  4. Moda autoral e pequenos produtores
  5. Roupas seminovas
  6. Artigos para fazer exercício
  7. Alimentação saudável
  8. Artigos de cozinha
  9. Livros e e-books
  10. Cursos online
  11. Aparelhos eletrônicos e informática
  12. Viagem e turismo

Como começar um negócio online?

  1. Tenha um CPF ou CNPJ
  2. Regularize o seu e-commerce
  3. Selecione um nicho de mercado
  4. Entenda quem é o seu público-alvo
  5. Crie um processo logístico
  6. Coloque o seu site no ar

Como ter um e-commerce de sucesso?

  1. Ofereça bom atendimento ao cliente
  2. Dê informações detalhadas sobre os produtos
  3. Crie um plano de marketing digital
  4. Tenha um site responsivo
  5. Crie um funil de vendas

E aí, agora já sabe o que vender pela internet? Então aproveite os 30 dias de teste gratuito da Nuvemshop para criar a sua loja online. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

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