O que é branding e por que sua marca deve começar a pensar nisso?

O que é branding e por que sua empresa deve começar a pensar nisso

O sucesso de uma marca vai muito, mas muito além dos produtos que ela vende. Por que será que algumas marcas são mais lembradas e mais queridas pelo público do que suas concorrentes que vendem praticamente o mesmo produto? Umas das respostas possíveis a essa pergunta é: o branding.

Consumidores, mesmo que inconscientemente, não compram apenas produtos, eles compram ideias, valores e estilo de vida atrelados à marca, desde que eles se identifiquem com esses valores. Branding, portanto, é um conjunto de estratégias usadas para construir e manter a imagem de uma marca a fim de se diferenciar da concorrência e fidelizar seu público.

Fazer branding não tem a ver com fazer marketing ou publicidade. Os aspectos trabalhados no branding são mais subjetivos, estão muito mais ligados a valores, emoções e percepção de mundo. Além disso, esse trabalho não é feito da noite para o dia. Podemos levar anos até conseguir firmar essa personalidade na mente dos consumidores. É um trabalho árduo, porém importante, onde uma autoanálise da marca será feita para que você consiga definir sua missão, o que você quer passar ao público e de que forma fazer isso.

Precisamos falar de marca

A ideia de branding está diretamente atrelada ao conceito de marca. Então, antes de pensar em como fazer branding é necessário entender o que é uma marca.

A sua marca não é o produto ou serviço que você oferece. E também está longe de ser o seu logotipo, sua identidade visual, slogan e até mesmo o seu nome. A marca é a personalidade do seu negócio. Todas essas outras coisas são formas de deixar essa personalidade mais clara para o público.

Lembre-se: sua marca é aquilo que falam sobre você quando você não está presente. Qual a impressão que você causa hoje? Quais emoções e impressões você quer passar? Para entender isso, faça um exercício profundo de reflexão e responda algumas perguntas:

  • Qual a sua missão? Tente responder em uma frase curta.
  • Qual a sua história?
  • Quais as vantagens do seu produto?
  • Como as pessoas te enxergam hoje?
  • A quais sentimentos e adjetivos você quer associar sua empresa?

Esses valores deverão nortear todo o caminho da sua empresa, fazendo um movimento de dentro para fora. Ou seja, sua equipe deve conhecer e viver esses valores, o ambiente empresarial deve respirar essa identidade no dia a dia, seu produto deve entregar o que foi prometido, o atendimento ao cliente precisa ser impecável e imprimir essa personalidade e, claro, a identidade visual, nome, logotipo e slogan precisam estar em harmonia com suas crenças, emoções e valores.

Quer saber mais?

Esse é apenas o primeiro artigo sobre o assunto. Nos próximos, abordaremos mais a fundo as estratégias para construir uma marca forte e desejada, desde a criação da identidade visual até o trabalho nas redes sociais.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! E se você ainda não vende pela internet , te convido a conhecer a plataforma de e-commerce da Nuvem Shop. Faça um teste grátis de 15 dias e veja como é fácil cadastrar produtos e meios de pagamento e começar a vender online!


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.

    o-que-branding-e-por-que-sua-marca-deve-comear-a-pensar-nisso