Unboxing experience: o que é e como oferecer ao cliente?

Na imagem, vemos uma pessoa segurando uma caixa com um laço amarelo.

Unboxing experience é uma estratégia focada no encantamento do cliente. Ela consiste em oferecer os produtos com embalagens que proporcionem a experiência mais positiva possível, estimulando a produção de conteúdos para compartilhar a experiência.


Quem nunca fez uma compra pela internet e se decepcionou, não é mesmo? Ficamos ansiosos pela chegada do produto e, se ele não corresponde às nossas expectativas, acabamos frustrados.

Nesse aspecto, uma prática que ajuda a criar aquele “momento uau” no cliente é a unboxing experience. Com ela, você consegue tornar o momento mais esperado da compra mais especial. Além de encantar o cliente e ter a possibilidade de geração de mídia espontânea, você também consegue fidelizar o consumidor.

Mas, afinal, o que é unboxing experience? Descubra no decorrer deste artigo! 😉

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O que é unboxing?

Unboxing é uma expressão que vem do inglês e significa, em tradução livre, “tirar da caixa”. Esse termo ficou bastante conhecido por meio dos influencers digitais, que transformaram a prática em conteúdo frequente de seus canais e redes sociais.

Nesse contexto, unboxing é basicamente um registro do momento em que o cliente ou influenciador recebe a encomenda, abre o pacote e mostra os detalhes enquanto registra tudo em vídeo. Dessa forma, é possível mostrar para os seguidores uma visão mais próxima da realidade sobre como o produto é de fato (tamanho, cor etc).

O que é unboxing experience?

A unboxing experience é uma estratégia focada no encantamento do cliente. Ela consiste em oferecer os produtos com embalagens que proporcionem a experiência mais positiva possível.

Essa prática também compõe estratégias de pós-venda, já que é uma ótima forma de fidelizar clientes. Pensando nisso, as empresas capricham nas embalagens, enviam brindes, notas de agradecimento escritas à mão etc. A ideia é usar a sua criatividade, considerando, é claro, o quanto você pode investir nisso em termos financeiros.

💡 Saiba mais: Como fazer uma carta de agradecimento ao cliente?

Quais são as vantagens da unboxing experience?

O primeiro contato do cliente com o seu produto é, com certeza, o momento mais importante de todo o processo de compra. Desse modo, a unboxing experience busca transformar esse momento em uma experiência fantástica.

Além disso, essa estratégia traz algumas vantagens para o seu negócio. Confira-as na sequência:

Experiência positiva

Um dos seus principais objetivos é proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor, certo? Oferecer um bom unboxing é uma ótima forma de fazer isso.

Isso porque, ao enviar o produto em uma embalagem que, além de adequada para o transporte, seja pensada para mexer com as emoções do consumidor, você estará agregando valor ao item e proporcionando uma experiência de compra única.

Personalização

Outro benefício da unboxing experience é a possibilidade de personalizar suas entregas. Ao mesmo tempo que temos a necessidade humana de fazer parte de um coletivo, também gostamos de nos sentir especiais. Receber um bilhete com nosso nome quando compramos um produto na internet, por exemplo, é um ato simples, mas que já causa uma impressão única e aproxima o cliente da sua marca.

💡 Saiba mais: Personalização da experiência de compra no e-commerce

Fidelização

Por fim, mas não menos importante, um grande benefício da unboxing experience é a fidelização de clientes. Pense que, uma vez que você envia ao consumidor um produto de qualidade, que atenda às suas expectativas e ainda proporcione uma experiência personalizada, as chances de ele voltar a comprar de você são maiores.

💡 Saiba mais: Como fidelizar clientes?

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Como oferecer uma boa unboxing experience?

Existem diversas formas de tornar o unboxing do seu produto uma experiência maravilhosa. Conforme dito anteriormente, tudo vai depender da sua criatividade e do seu orçamento.

Que tal dar uma olhada em algumas dicas para criar uma excelente unboxing experience? Confira-as a seguir:

1. Capriche nas embalagens

A embalagem do seu produto precisa ter uma certa qualidade. Nem toda transportadora vai ter o cuidado que você gostaria com aquele pacote. Por isso, se o produto for enviado em caixas, por exemplo, certifique-se de que elas tenham resistência suficiente para não chegarem amassadas ao destino final.

Essa também é uma oportunidade para usar a criatividade e surpreender seu cliente com itens de embrulho de qualidade, incluindo papéis e enchimentos de materiais finos, que acrescentam um grau de sofisticação a toda a experiência.

Outra dica importante: embale em plástico bolha todos os itens feitos de materiais frágeis (vidro, porcelana etc). Assim, além de garantir a boa experiência do cliente, você evitará arcar com os custos da devolução do produto.

💡 Saiba mais: Como embalar produtos artesanais?

2. Use a identidade visual da marca

Personalizar as embalagens com a identidade visual da sua marca também é uma excelente maneira de tornar a unboxing experience mais especial. Além disso, é uma ótima estratégia de branding, pois irá fazer com que o clie

nte lembre de você por meio do logotipo, paleta de cores, slogan etc.

Se você não tiver orçamento para comprar caixas ou pacotes personalizados, uma boa solução é fazer um carimbo com o seu logo. Essa é uma opção mais econômica, porém efetiva.

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💡 Saiba mais: Como criar uma identidade visual para a sua marca?

3. Envie recados escritos à mão

Recados escritos à mão são elementos poderosos para criar proximidade com seus clientes. Isso porque eles representam uma comunicação exclusiva e humanizada entre o consumidor e a marca.

Além disso, mostra que você se importou o suficiente para escrever um recado especialmente para aquele cliente. Sabemos que, pela quantidade de pedidos, em alguns casos é inviável escrever tudo à mão. No entanto, você ainda pode imprimir um recado, que também causará um impacto positivo.

4. Ofereça brindes de itens colecionáveis

Quando possível, envie brindes junto ao pedido, como adesivos, um chaveiro, canetas etc. De preferência, itens que tenham alguma semelhança e incentivem seu cliente a voltar a comprar para completar a coleção. Estratégias assim provaram ser um grande sucesso em marcas famosas, como a Coca-Cola.

Lembrando que se você mesmo fizer o brinde, no estilo DIY (Do it Yourself ou Faça Você Mesmo, no português), fica ainda mais personalizado e econômico.

5. Inclua amostras de outros produtos

Outra forma de incentivar seu cliente a comprar novamente é oferecendo amostras grátis dos seus melhores produtos. Dessa forma, você dá um gostinho do que mais sua loja pode oferecer de qualidade, despertando seu interesse e curiosidade.

Uma loja de perfumes, por exemplo, pode incluir amostras de algumas de suas melhores fragrâncias, com informações sobre como adquirí-las. Uma unboxing experience bem feita deve fazer seu cliente desejar ter novas experiências com sua empresa, além de gravar a imagem da sua marca na sua memória.

6. Ofereça cupons de desconto para compras futuras

Junto ao cartão de agradecimento, é interessante enviar um cupom ou um QR code que garanta um desconto na próxima compra. Isso além de demonstrar gratidão, pode garantir uma nova compra no futuro.

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Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil mostrou que um dos principais pontos que os clientes mais valorizam é o programa de fidelidade. Quem sabe esse cupom de desconto não evolui para um programa de fidelidade no futuro, não é?

💡 Saiba mais: 6 geradores de cupom de desconto para a sua loja virtual

💡 Saiba mais: Dicas para construir uma campanha de cupom de desconto

7. Divulgue suas redes sociais e incentive o compartilhamento

Lembra quando falamos sobre mídia espontânea? Pois bem, ao inserir suas redes sociais em seu cartão de agradecimento, você pode incentivar o cliente a registrar o seu unboxing e compartilhar com a sua marca.

Muitas vezes, o cliente adora a embalagem mas não pensa em registrar e postar nas redes sociais. Por isso, colocando o lembrete, você aumenta as chances de engajar o consumidor e, consequentemente, gera uma propagando orgânica para a sua marca.

💡 Saiba mais: O que é página de agradecimento?

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8. Faça seus próprios vídeos de unboxing

O vídeo marketing é uma das estratégias que mais cresce atualmente, principalmente no Instagram. Pensando nisso, que tal você mesmo fazer seus vídeos de unboxing?

Mostre como o seu produto chega na casa dos clientes e todo o carinho e cuidado que você coloca ali. Isso vai chamar muito mais atenção para a sua marca, além de criar uma relação mais próxima com os seus seguidores.

Como fazer um vídeo de unboxing experience: passo a passo

Agora que você sabe tudo sobre a estratégia, vamos te ensinar como criar um vídeo de unboxing e começar a divulgá-lo. Confira:

  1. Escolha um produto de destaque da sua loja;
  2. Procure um espaço com boa iluminação;
  3. Para gravar, tente estabilizar sua câmera, seja ela profissional ou um smartphone;
  4. Mostre todos os ângulos do seu produto enquanto narra suas principais características, ressaltando as maiores qualidades;
  5. Inclua legendas para deficientes auditivos e quem quiser assistir ao seu vídeo sem áudio;
  6. Divulgue seu vídeo nos canais da sua empresa;
  7. Pronto! Com poucos recursos, é possível fazer um vídeo de unboxing experience para apresentar seus melhores produtos e despertar a curiosidade dos clientes.

Exemplos de unboxing experience

Agora que você já está expert na teoria da unboxing experience, que tal ver alguns exemplos de marcas que conseguiram colocar isso em prática de formas incríveis? Veja logo abaixo:

TAG Livros

A TAG Livros é uma marca que oferece dois tipos de assinatura literária, escolhidas de acordo com as preferências do leitor. Confira um vídeo de unboxing da TAG Livros:

Os brindes enviados pela marca estão diretamente relacionados à sua área de atuação, buscando tornar a experiência de leitura ainda mais especial. Alguns pontos positivos do unboxing da TAG são:

  • Caixa personalizada com a marca;
  • Envio de brindes como marca-páginas e pôster;
  • Envio de conteúdo informativo e dicas de leitura relacionadas;
  • Playlist personalizada para o livro daquele mês;
  • Brindes exclusivos todo mês relacionados aos livros enviados.

Tudo entendido sobre unboxing experience?

Como vimos por aqui, a unboxing experience possui um grande potencial quando falamos da fidelização de clientes. Esperamos que, com nosso artigo, você tenha se inspirado a oferecer experiências únicas e inesquecíveis para seu público. Sem dúvidas, incluir essa estratégia no dia a dia da sua marca irá trazer diversos benefícios ao seu negócio.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Unboxing é uma expressão que vem do inglês e significa “tirar da caixa”. Esse termo ficou bastante conhecido por meio dos influencers, que transformaram a prática em conteúdo frequente de seus canais e redes sociais.

A unboxing experience é uma estratégia focada em encantar o cliente. Ela consiste em oferecer os produtos com embalagens que proporcionem uma experiência única e positiva, dignas de compartilhamento.

Antes de mais nada, a unboxing experience é sobre proporcionar uma experiência positiva para seus consumidores. A principal vantagem é a possibilidade de encantá-los e, dessa forma, fidelizá-los. É também uma forma de alcançar novas pessoas ao incentivar o compartilhamento de vídeos pelos seus clientes.

Primeiro, use embalagens únicas e caprichadas, sem esquecer de personalizá-las com seu logo. Embale os produtos com cuidado e ofereça brindes, mesmo que sejam itens simples. Além disso, você pode enviar recados escritos à mão e cupons de desconto na sua caixa. Por fim, lembre-se  de incluir suas redes sociais na caixa e incentive o compartilhamento da experiência nas redes.

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