Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce

Por: Andressa Barbosa
Criado em: 15/08/19.
Atualizado em 30/08/19.
5 min
de leitura

Índice

frete gratis loja virtual

Basta fazer uma busca pela internet para perceber rapidamente que o frete grátis é uma estratégia em alta. A questão principal, no entanto, é se você também pode se beneficiar dessa tática. Afinal, até que ponto livrar o consumidor da taxa de entrega realmente é bom para o seu negócio?

Foi pensando em esclarecer dúvidas como essa que produzimos este artigo – para que empreendedores, como você, possam saber o que está envolvido nessa tendência e avaliar se ela pode ser aplicada em seu e-commerce.

Aproveite a leitura e tire suas próprias conclusões! 😉 E, caso decida testar este recurso, te ajudaremos a elaborar um plano para colocar a gratuidade em prática.

Por que o frete grátis tem um apelo tão forte?

Vamos começar este conteúdo direto com a pergunta que não quer calar: por que oferecer frete grátis? Primeiro, é preciso entender que ninguém é obrigado a trabalhar desse modo. Ou seja, essa não é uma condição para se manter no mercado ou para vender online.

Há como vender sem isentar o consumidor do custo do envio. No entanto, não podemos negar que a expressão “frete grátis” ativa um gatilho mental poderoso.

Psicologicamente, existem palavras com maior poder de persuasão e que incentivam decisões. Essa é a razão pela qual a técnica é tão utilizada no e-commerce. Ao visualizar “frete grátis”, ao invés de uma taxa de envio, o público tem a sensação de estar recebendo algo e não gastando.

Estratégia para derrubar o abandono de carrinho

Uma situação comum no comércio eletrônico é a pessoa considerar o frete caro demais e deixar de concluir a compra. Porém, a atitude, corriqueira para o consumidor, tem um forte impacto no lucro dos lojistas. Afinal, cada vez que uma compra é frustrada, crescem as estatísticas de abandono de carrinho.

Conforme a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro é responsável por 82,3% das desistências. Dessa forma, a isenção no custo do envio desponta como uma alternativa prática para reduzir as chances do cliente sair da página sem fechar o pedido.

Agora que ficaram claros os motivos que levam tantos empreendedores a recorrer ao frete grátis, vamos para a aplicação prática: como tornar a gratuidade uma ferramenta sem prejudicar o orçamento.

Como desenvolver um plano de frete grátis

Para planejar o começo da sua política de frete grátis com o pé direito, o primeiro passo é focar na sustentabilidade da proposta. Isso porque não basta simplesmente liberar todos os produtos com frete grátis e ficar no vermelho por isso.

Então, uma boa forma de garantir a assertividade do benefício aos clientes é determinar como você irá oferecer a entrega grátis. Um requisito que pode ajudar bastante é o de fixar faixas de preços que contarão com essa vantagem. Assim, o start da campanha de frete grátis pode envolver os produtos acima de R$ 200,00, por exemplo.

Caso o seu negócio seja de itens de valores inferiores, não tem problema. Incentive os visitantes a adquirirem mais artigos para atingir o limite mínimo. Montar kits de produtos que podem ser comprados juntos e apresentá-los como sugestões costumam render bons resultados.

E falando em retorno positivo, tal abordagem também pode aumentar o ticket médio. Portanto, essa é uma das formas que permite isentar o cliente da taxa de envio e lucrar mais.

Divulgue sua promoção de frete grátis

Claro que para a sua estratégia dar certo é preciso que outro elemento também seja bem pensado: a visibilidade da sua campanha de frete grátis. Ou seja, esse benefício precisa estar em destaque, de modo que o consumidor veja logo de cara a oportunidade.

Garanta que suas páginas mostrem que é possível comprar sem gastar com frete. Isso pode ser tanto na área próxima à cotação de frete, quanto na home da sua loja virtual.

Use as redes sociais para informar o máximo de pessoas que seu e-commerce está com mais essa promoção. Aproveite o engajamento do Facebook e do Instagram para chamar a atenção da audiência. Entenda esta ação como um holofote que pode ser direcionado diretamente para seus produtos.

Aumente 10% do valor dos artigos

Se você ainda tem dúvidas quanto aos critérios capazes de ajudar a implementar uma promoção de frete grátis sem prejudicar o seu faturamento, aqui vai mais uma dica: veja se é possível elevar em aproximadamente 10% o preço dos seus itens.

Ao embutir parte do custo do transporte no valor da venda, seu e-commerce não irá arcar com um custo capaz de reduzir sua margem de lucro. Quanto ao objeto poder ficar mais caro do que os concorrentes, voltamos a lembrar do gatilho mental “frete grátis”.

Pode parecer difícil de acreditar, mas quando nos deparamos com a soma entre o valor do produto e o frete tendemos a considerar a entrega um gasto desnecessário. Por essa razão, somos muito mais suscetíveis a comprar o mesmo artigo em um site que apareça a opção de frete grátis. Afinal, nosso cérebro interpreta o segundo caso como o melhor custo-benefício. Fica aí a reflexão!

Aproveite as datas comemorativas

No e-commerce, a sazonalidade do calendário de vendas também determina os momentos de aquecimento do mercado. E, assim como nas lojas físicas, acirra a concorrência. Nessa hora, o frete grátis também pode ser um diferencial extra.

Além disso, suas campanhas devem ter prazo de duração para que seja possível mensurar a eficiência da estratégia – o que faz, das datas comemorativas, momentos ideais para veicular propostas como o frete grátis.

Quem sabe você utiliza uma delas para fazer um piloto e testar a performance do seu e-commerce ao trabalhar com entregas gratuitas por um tempo, não?

Invista na competitividade das suas entregas

Agora que elencamos diversos requisitos que podem ajudá-lo a montar sua própria estratégia de frete grátis, vamos lembrá-lo de revisar sua logística como um todo. Nessa hora, contar com uma solução de frete garante a competitividade e a qualidade das suas entregas.

Para isso, conheça o Melhor Envio, uma tecnologia na qual você pode fazer cotações de fretes com Correios e transportadoras privadas simultaneamente. Além de comparar diferentes condições de envio em segundos, facilita sua rotina com a geração de etiquetas de postagem. Confira as ferramentas que dispomos gratuitamente para tornar seu frete mais prático e simples!

Andressa Barbosa

Responsável pela edição e produção de conteúdo do Blog Melhor Envio, Andressa é jornalista e atua focada na redação de informações sobre e-commerce.


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