Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce

Por: Andressa Barbosa

Mulher com caixa aberta à sua frente, representando o frete grátis para loja virtual

Como oferecer frete grátis para seus clientes:

  1. Trabalhe com valores definidos
  2. Divulgue sua promoção de frete grátis
  3. Aumente 10% do valor dos artigos
  4. Aproveite as datas comemorativas
  5. Invista na competitividade das suas entregas
  6. Crie promoções exclusivas

Confira as dicas completas no conteúdo!


Basta fazer uma busca pela internet para perceber rapidamente que o frete grátis é uma estratégia em alta. A questão principal, no entanto, é se você também pode se beneficiar dessa tática. Afinal, até que ponto livrar o consumidor da taxa de entrega realmente é bom para o seu negócio?

Foi pensando em esclarecer dúvidas como essa que produzimos este artigo – para que empreendedores, como você, possam saber o que está envolvido nessa tendência e avaliar se ela pode ser aplicada em seu e-commerce.

Aproveite a leitura e tire suas próprias conclusões! E, caso decida testar este recurso, te ajudaremos a elaborar um plano para colocar a gratuidade em prática.

Vamos lá? 😉

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Por que oferecer frete grátis para seus clientes?

Vamos começar este conteúdo direto com a pergunta que não quer calar: por que oferecer frete grátis? Primeiro, é preciso entender que ninguém é obrigado a trabalhar desse modo. Ou seja, essa não é uma condição para se manter no mercado ou para vender online.

Há como vender sem isentar o consumidor do custo do envio. No entanto, não podemos negar que a expressão “frete grátis” ativa um gatilho mental poderoso.

Psicologicamente, existem palavras com maior poder de persuasão e que incentivam as decisões. Essa é a razão pela qual a técnica é tão utilizada no e-commerce. Ao visualizar “frete grátis”, ao invés de uma taxa de envio, o público tem a sensação de estar recebendo algo e não gastando.

Vale a pena vender com frete grátis?

Uma situação comum no comércio eletrônico é a pessoa considerar o frete caro demais e deixar de concluir a compra. Porém, a atitude, corriqueira para o consumidor, tem um forte impacto no lucro dos lojistas. Afinal, cada vez que uma compra é frustrada, crescem as estatísticas de carrinho abandonado.

Conforme a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro é responsável por 82,3% das desistências. Dessa forma, a isenção no custo do envio desponta como uma alternativa prática para reduzir as chances do cliente sair da página sem fechar o pedido.

Com isso, trabalhar com estratégias de frete grátis irá aumentar a sua taxa de conversão. Isso consequentemente irá gerar mais lucro para o seu negócio.

Agora que ficaram claros os motivos que levam tantos empreendedores a recorrer ao frete grátis, vamos para a aplicação prática: como tornar a gratuidade uma ferramenta sem prejudicar o orçamento.

Como vender com frete grátis?

Para planejar o começo da sua política de frete grátis com o pé direito, o primeiro passo é focar na sustentabilidade da proposta. Isso porque não basta simplesmente liberar todos os produtos com frete grátis e ficar no vermelho por isso.

1. Trabalhe com valores definidos

Uma boa forma de garantir a assertividade do benefício aos clientes é determinar como você irá oferecer a entrega grátis. Um requisito que pode ajudar bastante é o de fixar faixas de preços que contarão com essa vantagem. Assim, o start da campanha de frete grátis pode envolver os produtos acima de R$ 200,00, por exemplo.

Caso o seu negócio seja de itens de valores inferiores, não tem problema. Incentive os visitantes a adquirirem mais artigos para atingir o limite mínimo. Montar kits de produtos que podem ser comprados juntos e apresentá-los como sugestões costumam render bons resultados.

E falando em retorno positivo, tal abordagem também pode aumentar o ticket médio. Portanto, essa é uma das formas que permite isentar o cliente da taxa de envio e lucrar mais.

2. Divulgue sua promoção de frete grátis

Claro que para a sua estratégia dar certo é preciso que outro elemento também seja bem pensado: a visibilidade da sua campanha de frete grátis. Ou seja, esse benefício precisa estar em destaque, de modo que o consumidor veja logo de cara a oportunidade.

Garanta que suas páginas mostrem que é possível comprar sem gastar com frete. Isso pode ser tanto na área próxima à cotação de frete, quanto na home da sua loja virtual.

Use as redes sociais para informar o máximo de pessoas que seu e-commerce está com mais essa promoção. Aproveite o engajamento do Facebook e do Instagram para chamar a atenção da audiência. Entenda esta ação como um holofote que pode ser direcionado diretamente para seus produtos.

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3. Aumente 10% do valor dos artigos

Se você ainda tem dúvidas quanto aos critérios capazes de ajudar a implementar uma promoção de frete grátis sem prejudicar o seu faturamento, aqui vai mais uma dica: veja se é possível elevar em aproximadamente 10% o preço dos seus itens.

Ao embutir parte do custo do transporte no valor da venda, seu e-commerce não irá arcar com um custo capaz de reduzir sua margem de lucro. Quanto ao objeto poder ficar mais caro do que os concorrentes, voltamos a lembrar do gatilho mental “frete grátis”.

Pode parecer difícil de acreditar, mas quando nos deparamos com a soma entre o valor do produto e o frete tendemos a considerar a entrega um gasto desnecessário. Por essa razão, somos muito mais suscetíveis a comprar o mesmo artigo em um site que apareça a opção de frete grátis. Afinal, nosso cérebro interpreta o segundo caso como o melhor custo-benefício. Fica aí a reflexão!

4. Aproveite as datas comemorativas

No e-commerce, a sazonalidade do calendário de vendas também determina os momentos de aquecimento do mercado. E, assim como nas lojas físicas, acirra a concorrência. Nessa hora, o frete grátis também pode ser um diferencial extra.

Além disso, suas campanhas devem ter prazo de duração para que seja possível mensurar a eficiência da estratégia – o que faz, das datas comemorativas, momentos ideais para veicular propostas como o frete grátis.

Quem sabe você utiliza uma delas para fazer um piloto e testar a performance do seu e-commerce ao trabalhar com entregas gratuitas por um tempo, não?

5. Invista na competitividade das suas entregas

Agora que elencamos diversos requisitos que podem ajudá-lo a montar sua própria estratégia de frete grátis, vamos lembrá-lo de revisar sua logística como um todo. Nessa hora, contar com uma solução de frete garante a competitividade e a qualidade das suas entregas.

Para isso, conheça o Melhor Envio, uma tecnologia na qual você pode fazer cotações de fretes com Correios e transportadoras privadas simultaneamente. Além de comparar diferentes condições de envio em segundos, facilita sua rotina com a geração de etiquetas de postagem.

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6. Crie promoções exclusivas

Por fim, uma boa forma de impulsionar uma estratégia de frete grátis é criando promoções especiais periodicamente. Além das datas comemorativas, as condições promocionais são ótimas oportunidades para movimentar o estoque do seu negócio.

Fazendo isso, você evita o estoque parado e ainda aumenta as vendas da sua loja. Portanto, quando identificar que existem produtos com baixo volume de vendas, crie promoções de frete grátis para que eles se tornem mais atrativos para o público.

Resumo

Agora que você já sabe como oferecer frete grátis em sua loja virtual, coloque a mão na massa e crie campanhas inteligentes para aumentar as suas vendas.

E, se você ainda não vende pela internet, o que acha de criar a sua loja virtual na Nuvemshop hoje mesmo? Conte com uma plataforma completa, prática e segura para ganhar dinheiro online. 🚀

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