Página sobre nós: o que é, como fazer e exemplos inspiradores

Por: Giovanna Ghirardello

Imagem mostrando uma pessoa planejando a página sobre nós da sua loja virtual

O objetivo de toda loja virtual é gerar vendas, certo? Mas, para isso, é necessário dedicar-se na construção do e-commerce e utilizar todas as ferramentas disponíveis com sabedoria. É aí que entra a página sobre nós.

Essa página institucional é fundamental na construção do relacionamento com o cliente. Além disso, serve como apresentação do seu negócio e, quando bem executada, tem a capacidade de criar laços com os visitantes desde a primeira visita.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar exemplos de páginas sobre nós de sucesso e ensinar os passos fundamentais para criar a sua. Continue com a gente e boa leitura! 🤓

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O que é uma página sobre nós e qual a sua importância?

Página sobre nós, também conhecida como “quem somos”, “sobre nós” e até “conheça a nossa história” é o link do seu site destinado à apresentação da sua loja ou projeto e sua motivação, ou seja, é o espaço da loja virtual destinado a contar a história da sua marca para os visitantes.

Nela, vale explicar alguns pontos, como:

  • O que a sua empresa faz;
  • Qual a missão, visão e valores;
  • Contar um pouco sobre você e a sua jornada empreendedora;
  • Evidenciar os pontos que destacam o seu negócio em meio aos demais;
  • Discorrer sobre os objetivos da sua marca para o futuro.

Com tantas informações, é importante saber que essa página influencia diretamente na primeira impressão dos visitantes do seu site. Isso porque ao acessar o e-commerce pela primeira vez, é natural que queiram saber mais sobre a história da marca.

Sendo assim, vale a pena caprichar no conteúdo. A página sobre nós é uma ótima oportunidade de criar uma relação próxima ao consumidor que pode se identificar, de primeira, com a sua loja por meio da história.

Dessa forma, sugerimos que veja a página sobre nós como a porta de entrada da sua empresa. Então, vale a pena dedicar-se à sua construção, certo?

Como fazer uma página sobre nós?

Ficou evidente que a página sobre nós pode ser uma grande aliada e, se usada da maneira correta, pode até influenciar no aumento das vendas. Por isso, confira agora os passos para fazer uma página de sucesso:

1. Conte uma história

Sabemos que grande parte das pessoas adora uma boa história, não é mesmo? Pensando nisso, é importante que a página sobre nós conte com uma narrativa envolvente capaz de atrair a atenção. Isso pode ser feito por meio das técnicas de storytelling, isto é, uma forma de contar histórias de forma inesquecível para se conectar com o leitor a nível emocional.

Partindo disso, vale a pena pensar se o processo de criação da sua loja tem uma curiosidade, um fato ou até um momento engraçado que vale a pena compartilhar com os visitantes.

Se a sua marca for sustentável, ou seja, se utiliza embalagens biodegradáveis, preocupa-se com produções mais conscientes e com o impacto ambiental, inserir essas informações na página sobre nós é fundamental. Atualmente a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque. Sendo assim, ter uma empresa que se preocupa verdadeiramente com o meio ambiente é um grande diferencial, além disso, pode atrair mais público.

A cereja do bolo é transformar a sua história em uma oportunidade de engajamento. Isso porque utilizar elementos da narrativa, como: ambiente e personagens, tende a atrair cada vez mais o interesse do leitor. Uma marca que faz uso desses elementos em sua página sobre nós é a Arte de Maria. No próximo tópico trouxemos este exemplo, então, é só continuar a leitura.

Sendo assim, no decorrer do texto, mencione sempre seus produtos, conte a história por trás da criação e aponte os diferenciais para que, no final, esse entusiasmo seja direcionado para a sua marca.

Tudo isso tende a despertar a curiosidade entre o que foi falado e os seus produtos. Afinal, comprar uma mercadoria que tem uma história por trás parece muito mais interessante.

🎥 Veja também: Storytelling: o que é e como fazer na prática?

2. Planeje o conteúdo

Neste passo é importante organizar previamente o conteúdo. Visto que começar a escrever sem planejamento pode fazer com que várias informações relevantes fiquem de fora.

Então, antes de tudo, sugerimos que reúna todos os dados relevantes para a sua loja. Pensando nisso, separamos uma lista com perguntas que podem te ajudar nesse momento:

  • Como a empresa começou?
  • Qual a missão, visão e valores?
  • Quais curiosidades os clientes podem ter sobre a loja?
  • O que motivou a iniciar o negócio?
  • Quais os produtos de destaque? Tenho alguma história para contar sobre eles?

E aí, conseguiu anotar as perguntas? Se sim, vamos continuar para o próximo passo!

3. Conheça o seu público

Depois de registrar as perguntas anteriores, é importante saber como respondê-las. Para isso, é fundamental conhecer a sua persona, ou seja, a representação do cliente ideal. Afinal, você está escrevendo para os consumidores, certo?

Então, é essencial que a mensagem seja clara e faça sentido para eles. Por isso, conhecer o seu público é relevante, dessa forma, você garante uma comunicação assertiva e um relacionamento próximo com os visitantes da sua página.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal

4. Use imagens e vídeos

O ideal é ilustrar a página sobre nós com fotos reais dos produtos, da empresa e do que mais desejar. Dessa forma, você garante credibilidade ao seu negócio.

Também é interessante gravar um vídeo narrando as principais informações sobre a sua empresa e, se couber para o seu tipo de loja, mostrar o processo de criação ou fabricação dos produtos. Tudo isso faz com que o cliente sinta-se parte de todas as etapas, aproximando-se e criando, cada vez mais, uma relação genuína com sua marca.

Uma pesquisa realizada pelo Kwiktum e apresentada pelo site Tracto mostrou que 40% das pessoas respondem melhor a informação visual do que em texto. O estudo ainda trouxe dados de que o cérebro processa informações visuais 60 mil vezes mais rápido do que qualquer texto.

Sendo assim, a nossa sugestão aqui é para que aproveite o melhor dos dois mundos! Crie textos incríveis e também utilize imagens relevantes para o seu negócio.

5. Dê visibilidade para a página sobre nós

Se você já montou a sua página sobre nós seguindo nossas dicas, então, o último passo é garantir que os visitantes acessem essa área em seu site.

Para isso, por padrão, ela é inserida no rodapé da sua loja virtual com as demais páginas institucionais, como política de troca e devolução, política de privacidade e redes sociais. Vale lembrar que a página sobre nós é uma URL do seu site e deve estar.

Caso ainda não tenha essas páginas, a Nuvemshop desenvolveu uma ferramenta gratuita que oferece um texto completo e personalizado para utilizar nos termos de uso da sua loja.

👉 Ferramentas grátis: 

Outra página importante é a política de privacidade. Novamente, você pode contar uma nossa ferramenta gratuita para criar um texto personalizado de acordo com com a LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados).

👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de privacidade

Se você tem uma loja na plataforma Nuvemshop, o processo para criar páginas é muito simples. Separamos o tutorial completo:

👉 Confira: Como criar páginas de conteúdo?

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Exemplos de páginas sobre nós para se inspirar

Agora que você já sabe como criar uma página sobre nós para o seu negócio, vamos analisar o que algumas lojas escreveram. Dessa forma, é possível verificar, na prática, como utilizar as dicas que passamos acima e ainda iluminar as ideias para construir a sua própria página. Confira:

Mermeleia

Nosso primeiro exemplo trata-se de uma loja especializada em geléias artesanais: a Mermeleia.

Em sua página “sobre nós”, de primeira, encontramos a foto dos fundadores e somos contagiados pelo entusiasmo. Após a imagem, segue um texto direto, mas extremamente relevante que, em todos os momentos, exalta os diferenciais dos produtos. A cada palavra dá mais vontade de experimentar as geleias, né.

Captura de tela da página sobre nós da loja Mermeleia

Arte de Maria

A partir do momento em que acessamos a página “quem somos” da loja Arte de Maria ela deixa de ser apenas uma papelaria. Por meio da história da fundadora, é possível conectar-se instantaneamente com o propósito da marca.

Além disso, logo no início, é apresentado o vídeo intitulado “O que motiva a Arte de Maria a seguir”, com imagens reais dos produtos e narração trazendo informações relevantes sobre a loja e a artista.Captura de tela da página sobre nós da loja Arte de Maria

In the Box

Como falamos anteriormente, é importante apresentar a história da loja e também a missão, visão e valores. É exatamente isso que a loja de perfumes In the Box faz. Ao mesmo tempo que informa, também conta um pouco sobre o processo de criação, o que aproxima, discretamente, o leitor do produto.

Captura de tela da página sobre nós da loja In The Box

Me.Mo

Por último, trouxemos o exemplo da loja Me.Mo. Neste exemplo de página sobre nós podemos ver a Yas, fundadora da marca, se apresentando e contando sobre a sua jornada como empreendedora. Além disso, ela também fala sobre o processo de criação dos produtos, sobre a escolha de ingredientes não tóxicos e ainda sobre a definição do nome da marca. Inspirador, né?

Captura de tela da página sobre nós da loja Me.Mo

Resumo

E aí, conseguiu entender tudo sobre a página sobre nós? Agora que sabemos a importância dessa página na loja virtual, que tal colocar a mão na massa e criar a sua? Lembre-se de seguir os passos e se inspirar!

Antes de ir embora, vamos conferir um resumo dos principais pontos deste artigo:

O que é uma página sobre nós e qual a sua importância?

A página sobre nós serve para contar a história da sua marca e engajar os visitantes. É um espaço reservado para apresentar as motivações da sua empresa, os próximos passos e ainda compartilhar a missão, visão e valores.

Como fazer uma página sobre nós?

  1. Conte uma história
  2. Planeje o conteúdo
  3. Conheça o seu público
  4. Use imagens e vídeos

Para colocar tudo isso em prática, você precisa de uma plataforma de e-commerce que facilite o processo. Aproveite e crie sua loja virtual por 30 dias grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

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