01/06/2017

Além da foto: como fazer boas postagens no Instagram

Dicas para legendas do Instagram

Ah, o Instagram… onde vemos as cenas mais bonitas do círculo de amigos e das empresas que nos interessam, apenas com as cores e os ângulos mais agradáveis da vida real. O capricho dos usuários em cada publicação é, sem dúvida, o diferencial dessa rede social.

Recentemente falamos aqui no blog sobre algumas ferramentas que você pode utilizar para tirar boas fotos e organizar a conta da sua marca por lá. Mas já parou para pensar que há outros elementos quase tão importantes quanto a imagem em si?

Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles e entender como aproveitá-los para complementar e reforçar a proposta do seu negócio.

Cuide da sua linguagem

O copywriting é um conceito que está, pouco a pouco, conquistando seu espaço na mente dos comunicadores. Apesar do nome diferente, tem uma premissa bem simples: coordenar toda a linguagem (especialmente verbal) da sua marca para atingir os efeitos psicológicos desejados.

Qual a abordagem das suas fotos no Instagram? Elas sugerem um estilo de vida mais descontraído e juvenil ou procuram transmitir uma certa formalidade? Tenha essa resposta bem clara, pois ela será a essência de toda a mensagem do seu perfil.

Depois, defina qual será o formato de legenda utilizado: mais curto e objetivo? Ou um pequeno trecho de três ou cinco linhas? Uma imagem divertida, por exemplo, pede uma legenda igualmente cool, podendo incluir gírias e emojis. Já uma foto minimalista pode precisar de uma descrição mais detalhada, que explique o contexto e garanta a interpretação certa de quem está do outro lado da tela.

Não existe um modelo de legenda certo ou errado: tudo depende do posicionamento geral do seu negócio. Mas qualquer descrição que acompanhe suas fotos deve estar impecável gramaticalmente, hein? Erros de ortografia e pontuação podem minar sua credibilidade.

Valorize as hashtags

Entra ano, sai ano, e a maioria das pessoas ainda fica em dúvida sobre como utilizar as famosas hashtags (originadas no Twitter, não tão popular quanto antigamente). Afinal, para que elas realmente servem?

Ao contrário do que possa parecer, a função das expressões precedidas pelo # não é simplesmente adicionar informações à legenda, e sim contextualizar a sua publicação em um resultado de busca por determinado tópico. Quase um SEO para redes sociais!

Por isso, vale a pena dedicar um tempinho para escolher a dedo quais hashtags você irá utilizar (o Wisp Social, já apresentado no blog, pode ajudar). Mesmo porque, em relação a elas, menos é mais: o ideal é utilizar, no máximo, três expressões. Uma pode ser mais específica sobre a foto, por exemplo, e as outras duas mais associadas à atuação da sua marca ou o assunto do momento.

Para ilustrar, vejamos esse vídeo publicado no Instagram da Nuvem Shop:

Você pode fazer parte desses números. Hora de colocar a mão na massa! #empreendedorismo #ecommerce #inspiracao

Uma publicação compartilhada por Nuvem Shop (@nuvemshop) em


Considerando que o propósito do conteúdo era motivar as pessoas a criarem seus próprios negócios através da internet, escolhemos três expressões que sintetizassem essa ideia e, ao mesmo tempo, estivessem associadas ao trabalho que fazemos: “empreendedorismo”, “ecommerce” e “inspiração”. Cada uma delas tem um significado claro e diferente dos outros.

Mapeie suas fotos

Uma das principais tendências atuais do marketing é a geolocalização. Em tempos de globalização e comércio eletrônico, pode parecer paradoxal falarmos em regionalizar o seu negócio. Mas a ideia é justamente o contrário: sabendo se “posicionar” no mapa, você aumenta as chances de atrair consumidores não apenas que vivam nas proximidades, mas também que se identifiquem com a cultura do local onde está a sua empresa.

O recurso de localização das fotos do Instagram, muitas vezes deixado de lado, é um importante aliado do seu posicionamento. Marcando suas publicações, você permite que elas sejam encontradas por outros usuários da rede social que também tenham visitado a região.

E quando utilizá-lo? Em toda foto relacionada a momentos marcantes do seu negócio. Algumas ideias:

De maneira geral, sempre que possível. 🙂

Aproveite as marcações

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar as famosas parcerias. Consagrado pelo marketing digital, o conteúdo colaborativo pode ser sua a porta de entrada para um novo leque de consumidores em potencial.

Para conferir todos os detalhes que você deve considerar ao aderir a essa prática, confira nosso artigo sobre como conquistar seguidores qualificados. Depois, sempre que publicar uma foto com algum influenciador, lembre-se de fazer a discreta (porém indispensável) marcação do respectivo perfil para ganhar uma exibição permanente por lá.

Tudo certo?

Espero que essas dicas tenham contribuído de alguma forma para a missão de investir no Instagram da sua marca. Os elementos adicionais à imagem podem ser simples, mas fazem toda a diferença!

Seu negócio ainda não está na internet? Então, sinta-se convidado a experimentar a plataforma de e-commerce da Nuvem Shop por 15 dias grátis e começar a vender online.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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