Como o Close Friends do Instagram pode aumentar a receita do seu negócio?

Por: Talitha Adde
Como o Close Friends do Instagram pode aumentar a receita do seu negócio?

Aqui você encontra:

Quer aumentar os lucros do seu negócio com uma funcionalidade do Instagram? O Close Friends é um recurso da rede social que possibilita que você crie um grupo de seguidores seletos que poderão visualizar, com exclusividade, seus conteúdos publicados nos Stories.

Além disso, a também conhecida lista de Amigos Próximos, em português, pode te ajudar a potencializar a receita do seu negócio. Quer saber como você pode impulsionar as vendas do seu e-commerce com este recurso? Então, continue a leitura!

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O que é Close Friends?

O Close Friends é uma funcionalidade gratuita do Instagram que permite enviar Stories a um grupo selecionado de seguidores do seu perfil. No caso de a sua empresa ter um perfil na rede social, é uma excelente estratégia de marketing digital para fidelizar quem é seguidor da sua página, já que oferece exclusividade.

Além disso, você pode adicionar e remover seguidores da lista de Amigos Próximos a qualquer momento — tudo isso sem que o Instagram notifique as pessoas adicionadas ou removidas da lista.

E, dessa forma, tal como os tradicionais Stories da rede social, o conteúdo fica disponível por um período de visualização de 24 horas.

Como funciona o Close Friends no Instagram?

A lista de Close Friends no Instagram funciona na mesma ferramenta de publicação de Stories na rede social. De um modo geral, ao compartilhar um Story no Instagram, o administrador do perfil tem três opções de publicação:

  • Enviar para um perfil específico;
  • Dividir o conteúdo com todos os seguidores da sua página;
  • Compartilhar somente com a lista de Amigos Próximos.

No caso de selecionar a opção de Close Friends, ou Amigos Próximos, o círculo do Story ganha um contorno verde. Para selecionar a lista desejada, é preciso clicar na parte inferior da tela de upload do Story, na opção de enviar seu Stories para seus Amigos Próximos (em português), ou Close Friends (em inglês).

As pessoas que não estão na sua lista de Close Friends só verão as postagens públicas em sequência. Também é importante ressaltar que a ferramenta está disponível tanto para perfis comerciais no Instagram, como para contas pessoais.

Como criar uma lista de Close Friends?

É muito simples criar uma lista de Close Friends no Instagram. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Ao logar na sua conta da rede social, selecione o botão de três linhas no canto superior direito.
  2. Imagem que representa o primeiro passo para criar a lista de Close Friends no app do Instagram No menu, selecione a opção Close Friends ou Amigos Próximos.

Mockup do aplicativo do Instagram que representa o botão de acesso para criar a lista de Close Friends

A lista de Close Friends será aberta, permitindo que você adicione os perfis desejados.Também é possível seguir a sugestão de usuários recomendados que o próprio Instagram apresenta — no fim, o que importa, é que você pode selecionar qualquer perfil ativo do Instagram para fazer parte da sua lista exclusiva: não é necessário fazer parte da sua lista de “Seguidores” ou “Seguindo”.

  1. Toque no botão azul (Adicionar ou Add) para mover o perfil selecionado para a lista de Amigos Próximos do Instagram.

Imagem que representa como adicionar amigos na lista de Close Friends

Como gerenciar o recurso de Amigos Próximos?

Depois de selecionar os seguidores para a lista de Amigos Próximos, é preciso saber como gerenciar a ferramenta para garantir resultados melhores para a sua marca. Por isso, selecionamos algumas dicas! Veja a seguir:

1. Compartilhe conteúdo de valor

A frase que pode resumir essa dica é: ofereça um conteúdo com diferencial para ser notado por seus seguidores. Com 95 milhões de usuários ativos no Instagram, conforme a pesquisa We Are Social, de dezembro de 2020, é importante compartilhar uma publicação que agregue valor. Além disso, é preciso ter qualidade e profundidade.

Algumas dicas para ser notado é criar um calendário de publicações. Fique atento às datas comemorativas e compartilhe postagens que divulguem o seu negócio de um jeito criativo e inovador.

Por exemplo, se você é personal trainer ou nutricionista, ou oferece algum tipo de serviço de consultoria, a lista de Amigos Próximos do Instagram é uma ótima maneira de compartilhar informações exclusivas, dicas ou conselhos com os seus clientes fidelizados.

A seguir, você pode conferir um conteúdo exclusivo de uma academia da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que dá uma dica para treinar os membros superiores do corpo:

Imagem que apresenta um homem jovem realizando um exercício de tríceps na academia. No Story compartilhado com a lista de Close Friends tem dicas para a execução correta do exercício com a chamada: Hoje vamos focar na parte superior do corpo.

2. Pense em estratégias para engajar os seus seguidores

Ao criar a lista de Close Friends, pense em formas de manter os seguidores engajados. Por exemplo, garanta que essas pessoas interajam com a postagem, com comentários e reações.

A Missguided, uma varejista multicanal do Reino Unido que vende roupas destinadas a mulheres de 16 a 35 anos, sempre promove quizzes interativos para engajar e divertir a lista de Amigos Próximos. Seja com perguntas sobre a marca, ou para gerar curiosidade sobre o lançamento de um produto, a marca utiliza bastante a ferramenta de “Perguntas” do Stories. Observe um exemplo:

Mais uma dica (um pouco desafiadora) para elevar o engajamento e gerar conversão de vendas para o seu negócio é compartilhar conteúdos que incentivem o seguidor a experimentar o que você está oferecendo.

Quer uma inspiração para colocar essa ideia em prática? A Casper, uma startup norte-americana especializada em colchões, criou uma lista de “Close Friends” com os seus clientes fidelizados e ofereceu um cupom de desconto de 50% nos fones de ouvido da marca. Veja abaixo:

Story enviado para a lista de Close Friends da startup Casper que apresenta o fone de ouvido em promoção com a chamada: “Como uma forma de agradecimento por ser um fã leal, estamos te oferecendo um desconto de 50% em todos os nossos fones de ouvido! Utilize o código: SAVE50”;

Por último nessa lista, sempre responda os comentários dos seus seguidores. Esta é uma excelente forma para aproximar o relacionamento com o cliente e gerar valor para a marca.

3. Acompanhe os seus resultados

Mensurar os seus resultados é essencial para saber se a sua estratégia funciona. No caso da lista de Close Friends, a métrica principal vai depender do objetivo de cada negócio.

Os principais indicadores em que você pode ficar de olho são:

Visualizações

Revela o número de pessoas que visualizaram o seu Story ao longo das 24h em que ficam disponíveis no Instagram. Quanto mais pessoas visualizarem, melhor é a sua taxa de sucesso na entrega da mensagem.

Página do Instagram que representa a métrica de visualizações, importante para mensurar o desempenho da lista de Close Friends

Reações

As reações rápidas são uma maneira de o público expressar a sua opinião sobre o conteúdo compartilhado sem escrever uma mensagem. É uma forma de mensurar engajamento na publicação: quanto mais mensagens com reações positivas no seu post, mais você consegue descobrir o que agrada o seu público da lista de Close Friends. Cupons de desconto? Compartilhar conteúdos exclusivos? Você poderá identificar, entre essas e outras possibilidades, o que traz mais retorno.

Imagem que representa a métrica de reações no Stories, outra muito utilizada para avaliar o engajamento da lista de Close Friends

Para visualizar esses dados, você pode consultar o Instagram Insights, caso tenha uma conta comercial.

Como utilizar a lista de Amigos Próximos no seu negócio?

Agora que você já sabe como funciona o Close Friends e como gerar melhores resultados para o seu negócio, separamos algumas dicas de como utilizar este recurso na estratégia de marketing digital da sua empresa. Aqui vão elas:

1. Envie conteúdos exclusivos

Compartilhe com os seus clientes próximos mensagens especiais, vídeos personalizados, dicas diferenciadas, tutoriais de produtos, prévias de lançamentos etc. Lembre-se de que a palavra-chave é fidelização! E este é um ótimo caminho para fidelizar clientes.

2. Ofereça recompensas

Você quer dar um up nas suas vendas? Celebrar uma data importante? Ou simplesmente fazer uma ação de marketing especial com a sua lista de Close Friends?

É possível fazer tudo isso com auxílio dessa funcionalidade. Alguns exemplos do que você pode oferecer são:

  • Cupons de desconto;
  • Cursos;
  • Promoções exclusivas;
  • Acesso VIP para eventos;
  • Consultorias;
  • Pré-venda ou testes de produtos para essa lista especial — vamos explicar melhor no próximo tópico.

3. Relacionamento com clientes

Se a sua empresa trabalha com lançamento de produtos, o recurso da lista de Close Friends pode ser utilizado para divulgar as novidades em primeira mão e oferecer uma pré-venda com desconto, ou teste dos produtos.

Com essa estratégia, você pode agregar para a sua marca:

  • Um maior sentimento de valorização por parte dos seus clientes;
  • A oportunidade de receber feedbacks sinceros e construtivos sobre a marca ou determinado produto durante a fase de testes.

Dúvidas comuns sobre o recurso de Close Friends

Agora que você já sabe como utilizar o Close Friends para aumentar as vendas do negócio, respondemos às dúvidas mais frequentes sobre o recurso. Confira a seguir:

Eu consigo criar mais de uma lista de Amigos Próximos?

Até a última atualização do Instagram, não é possível criar mais de uma lista de Close Friends. No entanto, você consegue editar a sua relação de Amigos Próximos sempre que quiser — considerando, inclusive, o tipo de publicação que gostaria de compartilhar.

Como eu faço para selecionar os seguidores da minha Close Friends?

São muitas as situações em que a lista de Amigos Próximos ajuda a personalizar e aproximar e cabe a você escolher as que melhores se encaixam no escopo do seu negócio! Algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil:

  • Selecione os clientes com histórico positivo de compras em sua loja virtual;
  • Inclua os clientes VIP da sua loja na lista do Close Friends;
  • Crie uma campanha divulgando a lista de Amigos Próximos na sua página de Instagram e veja quem tem interesse em fazer parte;
  • Selecione os seguidores mais engajados nas publicações da sua página e faça uma campanha exclusiva para eles;
  • Entre outros.

É possível enviar Stories de Amigos Próximos por Direct?

Compartilhar o conteúdo da lista de Close Friends pelo recurso de Direct não é possível. Isso ocorre para que o princípio de privacidade seja garantido e o sigilo mantido.

Meus seguidores da lista de Close Friends podem compartilhar os conteúdos direcionados para eles?

Esta questão cai no mesmo princípio de privacidade da pergunta anterior. Ao contrário de Stories comuns — de contas que não sejam privadas —, que podem ser compartilhados livremente, o conteúdo divulgado para a lista de Close Friends não pode ser republicado.

Tudo esclarecido sobre o recurso de Close Friends?

Conseguimos esclarecer tudo sobre a funcionalidade de Close Friends do Instagram? Se quiser conhecer outros recursos dessa rede social, como o Instagram Shopping, veja nosso guia completo e gratuito sobre como vender pelo Instagram:

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