Como o Close Friends no Instagram pode aumentar a receita do seu negócio?

Por: Talitha Adde

Imagem que representa a página inicial do Instagram, aplicativo que permite utilizar o recurso de Close Friends

Aqui você encontra:

Close friends é a funcionalidade do Instagram que permite que você selecione uma quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento exclusiva nos Stories. Ela também é conhecida como Melhores Amigos para aqueles que utilizam o app em português.


O Close Friends é um recurso do Instagram que possibilita que você crie um grupo de seguidores seletos que poderão visualizar, com exclusividade, seus conteúdos publicados nos Stories.

Além disso, a ferramenta — também conhecida como lista de Amigos Próximos, em português — pode te ajudar a potencializar a receita e aumentar os lucros do seu negócio.

Quer saber como você pode impulsionar as vendas do seu e-commerce com este recurso? Então, continue a leitura!

📹 Veja também: Como vender pela internet com o Instagram?

 

O que é Close Friends no Instagram?

O Close Friends é uma funcionalidade gratuita do Instagram que permite enviar Stories a um grupo selecionado de seguidores do seu perfil. No caso de a sua empresa ter um perfil na rede social, esta é uma excelente estratégia de marketing digital para fidelizar quem é seguidor da sua página, já que oferece exclusividade.

Além disso, você pode adicionar e remover seguidores da lista de Amigos Próximos a qualquer momento — tudo isso sem que o Instagram notifique as pessoas adicionadas ou removidas da lista.

Dessa forma, tal como os tradicionais Stories da rede social, o conteúdo fica disponível por um período de visualização de 24 horas.

Como funciona o Close Friends no Instagram?

A lista de Close Friends no Instagram funciona na mesma ferramenta de publicação de Stories na rede social. De um modo geral, ao compartilhar um Story no Instagram, o administrador do perfil tem três opções de publicação:

  • Enviar para um perfil específico;
  • Dividir o conteúdo com todos os seguidores da sua página;
  • Compartilhar somente com a lista de Amigos Próximos.

No caso de selecionar a opção de Close Friends, ou Amigos Próximos, o círculo do Story ganha um contorno verde. Para selecionar a lista desejada, é preciso clicar na parte inferior da tela de upload do Story, na opção de enviar seu Stories para seus Amigos Próximos (em português), ou Close Friends (em inglês).

As pessoas que não estão na sua lista de Close Friends só verão as postagens públicas que você compartilhar com todos seguidores do perfil, sem nenhuma segmentação. Também é importante ressaltar que a ferramenta está disponível tanto para perfis comerciais no Instagram, como para contas pessoais.

Como usar a lista de Amigos Próximos na estratégia do seu negócio?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Close Friends no Instagram, separamos algumas dicas de como utilizar este recurso na estratégia de marketing digital da sua empresa. Aqui vão elas:

1. Envie conteúdos exclusivos

Compartilhe com os seus clientes próximos mensagens especiais, vídeos personalizados, tutoriais de produtos, prévias de lançamentos, entre outros conteúdos que possam ser interessantes para eles.

Lembre-se de que uma das premissas para marketing e vendas é fidelização! E o Close Friends é um ótimo caminho para fidelizar clientes. Uma ideia é utilizar essa estratégia com usuários que são mais engajados com a sua marca nas redes ou que já compraram alguma vez da sua loja. Assim, você garante a eles um tratamento “vip” por conta disso.

2. Ofereça recompensas

Você quer dar um up nas suas vendas? Celebrar uma data importante? Ou simplesmente fazer uma ação de marketing especial com a sua lista de Close Friends?

É possível fazer tudo isso com auxílio dessa funcionalidade. Alguns exemplos do que você pode oferecer são:

  • Cupons de desconto;
  • Cursos;
  • Promoções exclusivas;
  • Acesso VIP para eventos;
  • Pré-venda ou testes de produtos para essa lista especial — vamos explicar melhor no próximo tópico.

Recompensar as pessoas que estão nessa lista passa uma sensação de exclusividade e faz com que elas se sintam especiais por estarem ali. Isso estimula mais seguidores a fazerem parte do seu Close Friends, afinal, eles estarão sendo reconhecidos e recompensados.

3. Faça relacionamento com clientes

Se a sua empresa trabalha com lançamento de produtos, o recurso da lista de Close Friends pode ser utilizado para divulgar as novidades em primeira mão e oferecer uma pré-venda com desconto, ou teste dos produtos.

Com essa estratégia, você pode agregar para a sua marca:

  • Um maior sentimento de valorização por parte dos seus clientes;
  • A oportunidade de receber feedbacks sinceros e construtivos sobre a marca ou determinado produto durante a fase de testes.

4. Preste suporte e atendimento ao cliente

Outra maneira de estar mais próximo do seu cliente por meio do Close Friends é oferecendo suporte a ele. Imagine que o perfil do seu negócio tem milhares de seguidores. Fazer esse atendimento com todos que acompanham seus Stories públicos seria inviável, não é mesmo?

Agora, oferecer um plano diferenciado que inclua a opção de estar na sua lista de Amigos Próximos pode garantir que você consiga atender às demandas específicas desse grupo seleto de consumidores.

Por este canal, o atendimento ao cliente torna-se muito mais rápido, humanizado e personalizado de acordo com cada caso.

5. Divulgue cursos e consultorias

Assim como os Stories, o Close Friends também permite que as contas com mais de 10 mil seguidores incluam links externos nas postagens que faz por ali. Assim, essa é uma boa oportunidade para divulgar ofertas especiais, como cursos, webinars e consultorias que você oferece aos seus clientes.

Com um bom planejamento de marketing digital, é possível pensar em conteúdos mais topo de funil — ou seja, com o objetivo de atrair e despertar o interesse de mais pessoas — para divulgar abertamente e fundo de funil para divulgar para a lista de Amigos Próximos.

Como ganhar dinheiro no Instagram com o Close Friends?

Sim, o Close Friends é uma das maneiras de se ganhar dinheiro com o Instagram. Mas, para que essa estratégia dê certo, ela precisa ser muito bem planejada. Isso porque, para ser cobrado, o conteúdo disponibilizado por ali deve apresentar diferenciais que convençam o seu cliente a pagar por eles.

Vamos imaginar que você trabalhe dando aulas de inglês. No feed e no Story aberto do seu perfil profissional, você pode oferecer pequenas pílulas e dicas de vocabulário para quem quer aprender esse idioma.

Já para os assinantes da lista de Melhores Amigos, os conteúdos podem ser mais aprofundados, como dicas especializadas para quem quer se sair bem em uma entrevista de emprego ou conquistar o certificado oficial de proficiência, por exemplo.

As possibilidades são muitas! Cabe a você conhecer bem o seu nicho de mercado e entender quais são os tipos de conteúdo que podem ser interessantes e valiosos para ele.

Como criar uma lista de Close Friends no Instagram?

É muito simples criar uma lista de Close Friends no Instagram. Veja o passo a passo abaixo:

1. Ao logar na sua conta da rede social, selecione o botão de três linhas no canto superior direito.

Imagem que representa o primeiro passo para criar a lista de Close Friends no app do Instagram

2. No menu, selecione a opção Close Friends ou Amigos Próximos.

Mockup do aplicativo do Instagram que representa o botão de acesso para criar a lista de Close Friends

A lista de Close Friends será aberta, permitindo que você adicione os perfis desejados. Também é possível seguir a sugestão de usuários recomendados que o próprio Instagram apresenta.

No fim, o que importa é que você pode selecionar qualquer perfil ativo do Instagram para fazer parte da sua lista exclusiva. Ou seja, não é necessário fazer parte da sua lista de “Seguidores” ou “Seguindo”.

3. Toque no botão azul (Adicionar ou Add) para mover o perfil selecionado para a lista de Amigos Próximos do Instagram.

Imagem que representa como adicionar amigos na lista de Close Friends

Como gerenciar o recurso de Amigos Próximos?

Depois de selecionar os seguidores para a lista de Amigos Próximos, é preciso saber como gerenciar a ferramenta para garantir melhores resultados para a sua marca.

Por isso, separamos algumas dicas! Veja a seguir:

1. Compartilhe conteúdo de valor

A frase que pode resumir essa dica é: ofereça um conteúdo com diferencial para ser notado por seus seguidores. Com 95 milhões de usuários ativos no Instagram, conforme a pesquisa We Are Social, de dezembro de 2020, é importante compartilhar uma publicação que agregue valor. Além disso, é preciso ter qualidade e profundidade.

Algumas dicas para ser notado é criar um calendário de publicações. Fique atento às datas comemorativas e compartilhe postagens que divulguem o seu negócio de um jeito criativo e inovador.

Por exemplo, se você é personal trainer, nutricionista ou oferece algum tipo de serviço de consultoria, a lista de Amigos Próximos do Instagram é uma ótima maneira de compartilhar informações exclusivas, dicas ou conselhos com os seus clientes fidelizados.

A seguir, você pode conferir um conteúdo exclusivo de uma academia da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que dá uma dica para treinar os membros superiores do corpo:

Imagem que apresenta um homem jovem realizando um exercício de tríceps na academia. No Story compartilhado com a lista de Close Friends tem dicas para a execução correta do exercício com a chamada: Hoje vamos focar na parte superior do corpo.

2. Pense em estratégias para engajar os seus seguidores

Ao criar a lista de Close Friends, pense em formas de manter os seguidores engajados. Por exemplo, garanta que essas pessoas interajam com a postagem, com comentários e reações.

💡 Saiba mais: Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram

A Missguided, uma varejista multicanal do Reino Unido que vende roupas destinadas a mulheres de 16 a 35 anos, sempre promove quizzes interativos para engajar e divertir a lista de Amigos Próximos. Seja com perguntas sobre a marca, ou para gerar curiosidade sobre o lançamento de um produto, a marca utiliza bastante a ferramenta de “Perguntas” do Stories. Observe um exemplo:

Imagem de mockup com exemplo de enquete no close friends. Imagem de mockup com exemplo de enquete no close friends. Imagem de mockup com exemplo de enquete no close friends.

Mais uma dica (um pouco desafiadora) para elevar o engajamento e gerar conversão de vendas para o seu negócio é compartilhar conteúdos que incentivem o seguidor a experimentar o que você está oferecendo.

Quer uma inspiração para colocar essa ideia em prática? A Casper, uma startup norte-americana especializada em colchões, criou uma lista de “Close Friends” com os seus clientes fidelizados e ofereceu um cupom de desconto de 50% nos fones de ouvido da marca. Veja abaixo:

Story enviado para a lista de Close Friends da startup Casper que apresenta o fone de ouvido em promoção com a chamada: “Como uma forma de agradecimento por ser um fã leal, estamos te oferecendo um desconto de 50% em todos os nossos fones de ouvido! Utilize o código: SAVE50”;

Por último nesta lista, sempre responda os comentários dos seus seguidores. Esta é uma excelente forma para aproximar o relacionamento com o cliente e gerar valor para a marca.

3. Acompanhe os seus resultados

Mensurar os seus resultados é essencial para saber se a sua estratégia funciona. No caso da lista de Close Friends, a métrica principal vai depender do objetivo de cada negócio.

Os principais indicadores em que você pode ficar de olho são:

Visualizações

Revela o número de pessoas que visualizaram o seu Story ao longo das 24h em que ficam disponíveis no Instagram. Quanto mais pessoas visualizarem, melhor é a sua taxa de sucesso na entrega da mensagem.

Página do Instagram que representa a métrica de visualizações, importante para mensurar o desempenho da lista de Close Friends

Reações

As reações rápidas são uma maneira de o público expressar a sua opinião sobre o conteúdo compartilhado sem escrever uma mensagem. É uma forma de mensurar engajamento na publicação: quanto mais mensagens com reações positivas no seu post, mais você consegue descobrir o que agrada o seu público da lista de Close Friends. Cupons de desconto? Compartilhar conteúdos exclusivos? Você poderá identificar, entre essas e outras possibilidades, o que traz mais retorno.

Imagem que representa a métrica de reações no Stories, outra muito utilizada para avaliar o engajamento da lista de Close Friends

Para visualizar esses dados, você pode consultar o Instagram Insights, caso tenha uma conta comercial.

Dúvidas comuns sobre o recurso de Close Friends

Agora que você já sabe como utilizar o Close Friends para aumentar as vendas do negócio, respondemos às dúvidas mais frequentes sobre o recurso. Confira a seguir:

Eu consigo criar mais de uma lista de Amigos Próximos?

Até a última atualização do Instagram, não é possível criar mais de uma lista de Close Friends. No entanto, você consegue editar a sua relação de Amigos Próximos sempre que quiser — considerando, inclusive, o tipo de publicação que gostaria de compartilhar.

 

Como eu faço para selecionar os seguidores da minha Close Friends?

São muitas as situações em que a lista de Amigos Próximos ajuda a personalizar e aproximar e cabe a você escolher as que melhores se encaixam no escopo do seu negócio! Algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil:

  • Selecione os clientes com histórico positivo de compras em sua loja virtual;
  • Inclua os clientes VIP da sua loja na lista do Close Friends;
  • Crie uma campanha divulgando a lista de Amigos Próximos na sua página de Instagram e veja quem tem interesse em fazer parte;
  • Selecione os seguidores mais engajados nas publicações da sua página e faça uma campanha exclusiva para eles;
  • Entre outros.

É possível enviar Stories de Amigos Próximos por Direct?

Compartilhar o conteúdo da lista de Close Friends pelo recurso de Direct não é possível. Isso ocorre para que o princípio de privacidade seja garantido e o sigilo seja mantido.

Meus seguidores da lista de Close Friends podem compartilhar os conteúdos direcionados para eles?

Esta questão cai no mesmo princípio de privacidade da pergunta anterior. Assim, ao contrário de Stories comuns — de contas que não sejam privadas —, que podem ser compartilhados livremente, o conteúdo divulgado para a lista de Close Friends não pode ser republicado.

 

Resumo

Conseguimos esclarecer tudo sobre a funcionalidade de Close Friends no Instagram? Se quiser conhecer outros recursos dessa rede social, como o Instagram Shopping, veja nosso guia completo e gratuito sobre como vender pelo Instagram:

Antes de terminar este artigo, que tal um resumo rápido com as principais informações?

O que é Close Friends no Instagram?

O Close Friends — também conhecido como Amigos Próximos, em português — é uma funcionalidade gratuita do Instagram que permite enviar Stories para um grupo seleto de seguidores do seu perfil.

Como funciona o Close Friends no Instagram?

Ao compartilhar um Story no Instagram, o administrador do perfil vai encontrar a opção de compartilhar somente com a lista de Amigos Próximos. Assim, este conteúdo poderá ser visto somente pelas pessoas que fazem parte dessa lista.

Como usar a lista de Amigos Próximos na estratégia do seu negócio?

  1. Envie conteúdos exclusivos
  2. Ofereça recompensas
  3. Faça relacionamento com clientes
  4. Preste suporte e atendimento ao cliente
  5. Divulgue cursos e consultorias

Como ganhar dinheiro no Instagram com o Close Friends?

Para ganhar dinheiro com o Close Friends, é preciso disponibilizar por ali um conteúdo que seja realmente valioso e desperte o interesse do cliente em pagar por ele.

Como criar uma lista de Close Friends?

  • Ao logar na sua conta da rede social, selecione o botão de três linhas no canto superior direito
  • No menu, selecione a opção Close Friends ou Amigos Próximos
  • Toque no botão azul (Adicionar ou Add) para mover o perfil selecionado para a lista de Amigos Próximos do Instagram

Como gerenciar o recurso de Amigos Próximos?

  • Compartilhe conteúdo de valor
  • Pense em estratégias para engajar os seus seguidores
  • Acompanhe os seus resultados

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