Como criar conteúdo para Instagram?

Por: Kawan Lopes

Mulher na cama enquanto homem a filma, como se estivessem produzindo conteúdo para Instagram

Com mais de 120 milhões de brasileiros na plataforma e novas ferramentas voltadas para o e-commerce, o Instagram tornou-se uma das redes sociais preferidas entre novos empreendedores. Com uma boa estratégia voltada para essa rede, é possível alavancar seu negócio alcançando milhares de novas pessoas.

Com o passar do tempo, novos mecanismos e formatos de conteúdos foram adicionados à plataforma. A grande variedade pode assustar — mas, na verdade, isso significa um leque maior de possibilidades de levar seu produto ou serviço diante da sua audiência.

Com isso em mente, fizemos este artigo para te contar tudo sobre como criar conteúdo para Instagram que seja cativante e atrativo para seu público-alvo. Se quiser saber mais, é só continuar com a leitura! Vamos lá? 🧐

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Tipos de conteúdo para instagram

O Instagram passou por diversas transformações ao longo dos anos. Além das tradicionais fotos, novos formatos de conteúdo passaram a ser aceitos. Abaixo, detalhamos os principais tipos para que você conheça melhor as possibilidades dessa plataforma. Confira:

Foto no feed

As fotos no feed são o conteúdo original do Instagram. Apesar de terem perdido espaço para formatos em vídeo, elas continuam sendo uma escolha popular entre os usuários. Além dos posts individuais, é possível usá-las de forma criativa, criando uma identidade visual distinta ao combinar filtros, cores e mosaicos.

💡 Saiba mais: Feed organizado: como e por que montar um?

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Vídeo no feed

Depois de anos de domínio completo das fotos, os vídeos também começaram a ser incorporados como conteúdo para o feed. Diferente dos stories, que são limitados a 15 segundos, os vídeos no feed podem ser de até um minuto de duração.

Os vídeos mais recentes têm sido transformados, automaticamente, em Reels. Essa mudança está sendo conduzida aos poucos, mas é um reflexo da preferência dos usuários da rede social pelos conteúdos audiovisuais — em comparação às fotos.

Carrossel

O Carrossel consiste em uma sequência de duas a dez fotos ou vídeos em uma única publicação no feed. Funciona como uma espécie de mini álbum fotográfico, geralmente com imagens sobre algum tema ou ocasião em particular.

💡 Saiba mais: Carrosséis no Instagram: o que é, como fazer e ideias

Story

O diferencial do Story está na efemeridade do conteúdo. Após sua publicação, ele fica no ar por apenas 24h. O fator de imediatez desse formato estimula a interação entre usuários da rede, visto que, depois de o Story desaparecer, não é mais possível interagir com ele.

💡 Saiba mais: Instagram Stories: o que é, como usar e dicas para usar

Reels

O Reels é um tipo de conteúdo em vídeo de até 60 segundos, geralmente no formato vertical, que pode combinar imagens, músicas, textos e outros efeitos visuais. Os Reels têm conquistado bastante espaço, principalmente por se assemelharem a um estilo de conteúdo que se tornou muito popular com a ajuda de plataformas como o TikTok.

Instagram Live

O Instagram Live permite criar uma transmissão ao vivo e conectar-se em tempo real com sua audiência. Esta é uma excelente maneira de tirar dúvidas, apresentar novos produtos e desenvolver uma relação de maior proximidade e confiança com seu público-alvo. Estratégias de marketing como o live commerce são ideais para este tipo de conteúdo.

💡 Saiba mais: Como fazer live: 12 dicas para transmissões ao vivo

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8 ideias de conteúdo para Instagram

Nós já falamos sobre os diferentes formatos de conteúdo. Mas, afinal, o que postar no Instagram para atrair as pessoas certas? A seguir, separamos oito ideias de conteúdo para Instagram para que você consiga se conectar melhor com sua audiência. Confira:

1. Compartilhe memes

A depender do seu público-alvo, compartilhar memes pode ser uma boa escolha para entreter sua audiência ao mesmo passo que humaniza sua marca. Ao conectar-se de forma descontraída com seus seguidores, sua marca parece mais autêntica e acessível. Feitos da maneira correta e sem exageros, os memes podem ser grandes aliados do engajamento.

Invista em conteúdos que sejam engraçados e causem identificação. No melhor dos cenários, seu post pode viralizar e alcançar milhares de novas pessoas. Em contrapartida, é comum que marcas passem do ponto e exagerem nessa frente. Por isso, recomendamos que, antes de postar, você peça a opinião sincera de pessoas em quem confia.

2. Faça perguntas à sua audiência

Se quer que seu público interaja com seu conteúdo e gere mais engajamento no Instagram, experimente fazer perguntas nos seus posts. Os Stories possuem ferramentas específicas para isso, como a caixa de perguntas.

Mas você também pode fazer perguntas em publicações do feed. Para isso, tente iniciá-las com algum questionamento na legenda. Quando colocadas no centro de uma interação, as pessoas têm uma tendência natural a responder. Além disso, essa estratégia estimula a curiosidade de usuários sobre o que os outros estão falando acerca do assunto.

3. Invista no live commerce

O live commerce consiste em um evento ao vivo, geralmente apresentado por algum influenciador, com a apresentação de itens e promoções exclusivas durante a transmissão. Com o objetivo de entreter e aproximar o público dos seus produtos, o live commerce tornou-se um mercado bilionário.

Para usar essa estratégia, deve-se preparar um roteiro interativo com ações que demonstrem seus produtos, mas que também sejam relevantes e divertidas. Um exemplo comum no mercado de beleza são os tutoriais de maquiagem. Por meio deles, é possível apresentar novos itens, enquanto entretém e ensina algo de novo para a audiência.

💡 Saiba mais: Live commerce: como usar para aumentar suas vendas?

4. Compartilhe conteúdos produzidos por clientes

A prova social é um elemento poderoso do marketing digital. As pessoas tendem a confiar nas opiniões de clientes satisfeitos. Ou seja, ao se deparar com um depoimento positivo sobre sua empresa, as chances de alguém decidir comprar o seu produto aumentam consideravelmente.

Para investir nessa iniciativa, tente colher depoimentos de clientes e monitorar posts que mencionem sua marca. Muitas pessoas costumam compartilhar de forma orgânica experiências positivas com algum tipo de produto ou serviço. Recompartilhe-os e mostre à sua audiência os benefícios de escolher seu negócio e não a concorrência.

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5. Invista no marketing de influência

Segundo pesquisa feita em 2018 pelo Instituto Qualibest, 71% dos brasileiros que usam a internet afirmaram seguir algum influenciador digital. Desse número, 73% declararam já ter comprado algum produto ou serviço por indicação de influenciadores. Com esses dados, podemos afirmar que o marketing de influência tornou-se um gigante do e-commerce.

Para investir nesta estratégia, é essencial conhecer a fundo os influenciadores que produzem conteúdos voltados para seu nicho e público-alvo. Depois disso, é só investir em ações que preservem a autenticidade do conteúdo do influenciador, ao mesmo passo que ressaltam as principais vantagens de escolher o seu produto.

💡 Saiba mais: Marketing de influência:

6. Compartilhe vídeos dos seus produtos em ação

Um dos principais desafios do e-commerce tem a ver com a dificuldade dos clientes de confiarem em itens que não podem manusear. Em razão disso, compartilhar vídeos dos seus produtos em ação é uma excelente forma de demonstrar funcionalidades e conquistar a confiança do seu público.

Ao fazer isso, não esqueça de ressaltar a qualidade dos materiais usados na fabricação e tente apresentar usos criativos, que fujam do convencional e podem representar um excelente diferencial competitivo para seu negócio.

7. Acompanhe as tendências e virais

Hoje, as redes são tomadas por desafios virais, em que pessoas fazem vídeos parecidos com os de outros usuários. Os conteúdos vão desde coreografias de músicas até situações curiosas e engraçadas.

Fique por dentro dos virais mais recentes e tente incorporá-los de alguma forma no seu conteúdo. Não é necessário que você reproduza os desafios — a simples menção de elementos relacionados já pode ter um efeito positivo e causar identificação na sua audiência.

8. Use o Mapa do Instagram para mostrar sua localização

Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.

O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitam o estabelecimento.

Captura de tela mostrando como usar o Mapa do Instagram

Tudo entendido sobre como criar conteúdo para Instagram?

O Instagram tornou-se uma plataforma central na vida de muitos empreendedores. As possibilidades são intermináveis, com novas estratégias e abordagens surgindo todos os dias. Por conta disso, é importante conhecer bem os diferentes formatos de conteúdo dessa rede e o que é possível criar com cada um deles.

Esperamos que você tenha encontrado inspiração no nosso artigo. E, já que está aqui, que tal aliar sua estratégia no Instagram com uma loja virtual profissional? Na Nuvemshop, sua loja estará no ar em poucos minutos, sem que você precise de nenhum conhecimento técnico. É rápido, simples e você conta com 30 dias grátis. 💙

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Perguntas frequentes sobre conteúdo para Instagram

Antes de tudo, é necessário entender seu público-alvo. Conheça a fundo o tipo de conteúdo que sua audiência consome e, a partir daí, trace sua estratégia investindo em conteúdos similares. Além disso, é importante conhecer os diferentes formatos da plataforma, como o Story, Reels, Instagram live e a publicação no feed.

A maioria das pessoas utiliza o Instagram como uma forma de entretenimento. Portanto, a melhor escolha é produzir conteúdos que, além de informarem sobre sua marca e produto, sejam divertidos, interativos e capturem a atenção do seu público-alvo.

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