11 dicas para aproveitar o Instagram no seu e-commerce [2023]

Mão segurando celular representa o Instagram no e-commerce

Pontos principais do artigo:

  • O Instagram é o segundo canal de venda mais utilizado pelos lojistas da Nuvemshop, representando 66,51% das transações fora da loja virtual, perdendo apenas para o WhatsApp;
  • Existem estratégias que podem impulsionar o Instagram do e-commerce, como otimização do perfil, uso dos Stories, criação de loja com o Instagram Shopping, sorteios, anúncios no Instagram Ads, entre outras.

Se você tem uma loja virtual, sabe que existem várias estratégias para divulgar seus produtos, conquistar clientes e promover sua marca na internet. Usar o Instagram no e-commerce é uma delas.

Em uma única rede social, você consegue criar um novo canal de vendas, atender clientes, estreitar o relacionamento com seu público e promover seu negócio. Basta saber usar os recursos que o Instagram oferece para impulsionar negócios.

Pensando nisso, preparamos dicas valiosas para ajudar você a aproveitar o Instagram do seu e-commerce ao máximo. Se interessou? Então, vamos à leitura! 👀

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram: 10 dicas de sucesso para aumentar suas vendas

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Se você ainda não tem uma loja virtual para promover no Instagram, crie uma de graça agora mesmo:

Por que usar o Instagram no e-commerce?

O papel do Instagram no e-commerce vem evoluindo e mostrando o potencial dessa rede social para aumentar as vendas online. Muito além de uma plataforma de fotos e vídeos, é um poderoso canal de vendas, atendimento e marketing.

De acordo com nosso relatório NuvemCommerce 2022, o Instagram é o segundo canal de venda mais utilizado pelos lojistas da Nuvemshop, representando 66,51% das transações realizadas fora da loja virtual. A rede social perde apenas para o WhatsApp, que já concentra 74,51% das vendas em canais alternativos.

O Instagram também é o segundo canal mais utilizado para atendimento ao cliente, com 77,34% da preferência dos lojistas. Já 64,98% dos empreendedores usaram a rede social para anunciar seus produtos.

Para fechar com chave de ouro, o Instagram aparece como o tipo de rede social campeão de divulgação orgânica entre donos de e-commerce, com 95,61% de preferência. Ou seja: é o melhor canal para fazer publicações semanais e gerar engajamento sem ter que investir em mídia paga.

Logo, não faltam motivos para ter um Instagram do seu e-commerce e aproveitar todas as oportunidades que essa rede social oferece.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais? [+vantagens]

Como criar um perfil no Instagram para seu e-commerce

Para explorar todas as funcionalidades do Instagram para empresas, você terá que criar uma conta comercial, que é basicamente a versão da rede social para negócios.

Se você ainda não tem uma conta pessoal na rede social, faça o download do aplicativo para Android ou iOS. Você deverá, primeiramente, criar uma conta pessoal, para depois fazer a mudança para o Instagram comercial.

No artigo abaixo, você acompanha o passo a passo do processo em detalhes:

💡 Saiba mais: O que é Instagram comercial e como utilizá-lo?

Com uma conta comercial, você poderá utilizar todos os recursos da plataforma destinados às empresas, tais como:

  • Instagram Ads: ferramenta que possibilita a criação de anúncios no Instagram em diversos formatos (imagens e/ou vídeos), posicionamentos (no feed e/ou nos Stories) e os objetivos (reconhecimento de marca, consideração ou conversão);
  • Instagram Shopping: funcionalidade que possibilita às marcas criarem uma loja dentro da própria rede social;
  • Instagram Insights: ferramenta de coleta e análise de dados disponível para os perfis comerciais da rede social.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer tráfego pago no Instagram?

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11 dicas para impulsionar o Instagram do seu e-commerce

Se você já criou um Instagram para o seu e-commerce, é hora de colocar estratégias em prática para alcançar seguidores e vender mais. Confira nossas dicas para ter sucesso nessa rede social:

1. Comece pela bio

No Instagram, chamamos de bio (de biografia) o campo do perfil posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações essenciais sobre o seu negócio.

Nele, você pode incluir uma breve descrição, dados para contato, hashtags, emojis e até 5 links, ou seja, o endereço da sua loja virtual, de outras redes sociais ou o link do seu WhatsApp, por exemplo.

Como são permitidos até 5 links na bio do Instagram, muitos lojistas que ultrapassam esse número utilizam um recurso de página de links para reunir todos os endereços importantes do negócio em um só lugar. O serviço mais famoso é o Linktree, que custa R$ 16 ao mês ou R$ 160 ao ano.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma bio para Instagram do seu negócio?

2. Explore o Stories

O Stories é um recurso que permite publicar fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Ele é muito interessante para interagir de forma mais imediata com seu público no Instagram do seu e-commerce. Veja algumas funcionalidades do Stories:

  • Mãos livres: permite gravar vídeos sem precisar manter o botão Play pressionado;
  • Música: possibilita a inserção de uma trilha sonora em vídeos ou fotografias;
  • Boomerang: é uma filmagem em repetição, como os GIFs;
  • Transmissão ao vivo: já populares no Facebook, Twitter e YouTube, as lives permitem transmitir vídeos ao vivo;
  • Destaques: stories salvos que ficam em evidência no seu perfil. Com essa aplicação, seus posts não somem após 24 horas;
  • Close friends: viabiliza a criação de um grupo seleto de seguidores com os quais você pode compartilhar conteúdos exclusivos;
  • Inserção de links: além da chance de inseri-los na bio, isso também é possível no Stories;
  • Cenas (ou Reels): permite criar vídeos de até 15 segundos com músicas do próprio catálogo da rede social.

💡 Saiba mais: Instagram Stories: o que é e como usar este recurso?

3. Organize seus conteúdos em Destaques

Muitas lojas virtuais utilizam os Destaques para organizar diferentes conteúdos que devem estar sempre disponíveis para os visitantes do Instagram. Nessa área do perfil, você consegue agrupar os Stories mais importantes em categorias.

Por exemplo, a loja de produtos geeks Nerd Universe utiliza os Destaques para mostrar novas coleções, enquetes, cupons, wallpapers, bastidores da loja, dicas, dúvidas e muito mais:

Print do Instagram do e-commerce Nerd Universe

4. Crie uma loja com o Instagram Shopping

Como vimos, o Instagram Shopping permite criar uma loja dentro da rede social que funciona como uma vitrine para os produtos do seu e-commerce. Basicamente, você poderá adicionar tags às fotos dos itens e marcá-las com links diretos para a compra no seu site.

Para vender no Instagram por meio dessa função, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business);
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Ter um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual;
  • Seguir as políticas do Instagram.

💡 Saiba mais:

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, é só seguir alguns passos para integrar seu e-commerce ao Instagram. Veja tudo no tutorial abaixo:

👉 Confira: Como vender pelo Instagram e Facebook?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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5. Faça sorteios

Uma estratégia muito popular nas redes sociais é o uso de sorteios no Instagram para engajar o público. No Instagram do seu e-commerce, você pode sortear prêmios e vantagens especiais com a famosa mecânica “siga o perfil e marque um amigo para participar” — uma ótima forma de conseguir mais seguidores e aumentar seu alcance na rede social.

Para facilitar sua vida, disponibilizamos ferramenta gratuitas para sortear números e nomes online:

👉 Ferramenta grátis: Sorteador de nomes

👉 Ferramenta grátis: Sorteador de números 

6. Use banners nas datas comemorativas

As datas comemorativas têm grande potencial de engajamento nas redes sociais e podem impulsionar o Instagram do seu e-commerce. A dica é criar promoções exclusivas para os períodos mais importantes e usar banners para divulgá-las na plataforma .

Aproveite e use os banners gratuitos e prontos para editar que a Nuvemshop oferece:

🎨 Confira os banners gratuitos: Posts prontos para Instagram de lojas virtuais

Você também pode usar o Criador de banner Nuvemshop, uma ferramenta gratuita que ajuda você a criar banners personalizados em poucos passos. Para usá-la, basta selecionar uma imagem, editar o texto, ajustar as dimensões e, em segundos, fazer o download do banner em alta resolução. Experimente agora mesmo e crie seus próprios layouts sem precisar de conhecimentos técnicos:

👉 Ferramenta grátis: Criador de banner

7. Compartilhe imagens de seus clientes

Uma estratégia interessante para interagir com seus seguidores é compartilhar imagens de seus clientes utilizando seus produtos — com a autorização deles, é claro. Várias lojas virtuais oferecem Destaques exclusivos para isso e exploram ao máximo a conexão com seus consumidores.

Veja o exemplo da loja abaixo:

imagem de clientes no Instagram do e-commerce Ilustralle

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram? 13 dicas

8. Faça anúncios no Instagram Ads

No Instagram Ads, você tem várias opções de formatos e configurações para criar anúncios e alcançar clientes em potencial. No sistema, é possível escolher os resultados desejados, público-alvo (localização, idade, gênero etc.) e orçamento da campanha. Os formatos disponíveis são:

  • Foto: pode ser uma imagem simples ou um carrossel com várias imagens;
  • Vídeo: pode ser veiculado no Stories ou no Reels;
  • Loja: permite anunciar produtos e coleções da loja;
  • Parcerias: são anúncios de conteúdo de marca feitos em parceria com influenciadores digitais.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?

9. Explore os Reels

Os Reels, ou Cenas, são perfeitos para promover conteúdos mais longos em vídeo, uma vez que o limite é de 15 minutos, dependendo da forma de publicação. Veja algumas ideias para aproveitar esse recurso:

  • Compartilhe tutoriais ensinando como usar seus produtos e serviços;
  • Publique vídeos com bastidores da marca para matar a curiosidade dos seus seguidores;
  • Transforme destaques com conteúdos importantes em reels automaticamente, usando o recurso do Instagram;
  • Use os espaços das legendas para falar mais sobre a sua empresa e aprofundar a comunicação com os usuários;
  • Participe de desafios online para engajar seu público e aumentar as chances de viralizar.

10. Experimente o live commerce e venda ao vivo

Uma tendência que veio para ficar é o live commerce no Instagram, também chamado de live shopping, que consiste em fazer uma transmissão ao vivo para vender em tempo real. A influenciadora Virgínia Fonseca, por exemplo, bateu o recorde e faturou mais de R$ 22 milhões em apenas 13 horas com uma live no Instagram para promover sua marca de cosméticos WePink.

Para fazer uma live shopping de sucesso, siga as dicas:

  • Planeje a live com antecedência e anuncie no seu Instagram;
  • Use equipamentos de qualidade para fazer a transmissão ao vivo com uma imagem em boa definição e som claro;
  • Durante a live, ofereça cupons de desconto e brindes exclusivos aos usuários que comprarem;
  • Mostre os produtos em detalhes e dê dicas de uso;
  • Faça parcerias com influenciadores para tornar sua live de vendas mais atrativa ainda.

11. Acompanhe os insights

O Instagram Insights mostra todos os dados que você precisa para conhecer melhor seus seguidores e planejar suas ações de marketing digital. Confira algumas métricas disponíveis nessa seção do seu perfil:

  • Visitas: número de visitas totais no Instagram do seu e-commerce;
  • Descobertas: quantidade de pessoas novas que chegaram ao seu perfil;
  • Impressões: quantidade de visualizações de um post, sem diferenciar usuários. Ou seja, podem ter visualizações únicas ou pessoas que viram seu post mais de uma vez;
  • Atividade: o número total de interações do seu perfil, como comentários e curtidas;
  • Cliques no site: quantidade de cliques nos links disponíveis na “bio” do seu perfil.

💡 Saiba mais: O que é Instagram Insights e como funciona a ferramenta?

Pronto para usar o Instagram no ecommerce?

Se você chegou até aqui, já sabe que ter um Instagram para e-commerce é fundamental para impulsionar suas estratégias de vendas. Agora é só colocar nossas dicas em prática e conhecer de perto o potencial dessa rede social!

E, para ter sucesso com o Instagram Business, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa para direcionar os seguidores às compras. Então, aproveite e crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e sem mistério! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Instagram e-commerce

Hoje, todo empreendedor digital precisa ter um Instagram para impulsionar seu e-commerce. Em uma única plataforma, você pode expor e vender seus produtos, conquistar seguidores, atender clientes e promover seu negócio.

Comece pela bio; Explore o Stories; Organize seus conteúdos em Destaques; Crie uma loja com o Instagram Shopping; Faça sorteios; Use banners nas datas comemorativas; Compartilhe imagens de seus clientes; Faça anúncios no Instagram Ads; Aproveite os reels; Experimente o live commerce e venda ao vivo; Acompanhe os insights.

Para integrar seu e-commerce ao Instagram, você deve ativar a opção de "Compras" em sua conta comercial da Meta e enviar seu catálogo de produtos para revisão.

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