9 dicas para aproveitar o Instagram no seu e-commerce [2022]

Por: Ana Clara Magalhães

Mão segurando celular representa o Instagram no e-commerce

Se você tem uma loja virtual, sabe que existem várias estratégias para divulgar seus produtos, conquistar clientes e promover sua marca na internet. Usar o Instagram no e-commerce é uma delas.

Em uma única rede social, você consegue criar um novo canal de vendas, atender clientes, estreitar o relacionamento com seu público e promover seu negócio. Basta saber usar os recursos que o Instagram oferece para impulsionar negócios.

Pensando nisso, preparamos dicas valiosas para ajudar você a aproveitar o Instagram do seu e-commerce ao máximo. Se interessou? Então, vamos à leitura! 👀

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Por que usar o Instagram no e-commerce?

O papel do Instagram no e-commerce vem evoluindo e mostrando o potencial dessa rede social para aumentar as vendas online. Muito além de uma plataforma de fotos e vídeos, é um poderoso canal de vendas, atendimento e marketing.

De acordo com nosso relatório NuvemCommerce 2022, o Instagram é o segundo canal de venda mais utilizado pelos lojistas da Nuvemshop, representando 66,51% das transações realizadas fora da loja virtual. A rede social perde apenas para o WhatsApp, que já concentra 74,51% das vendas em canais alternativos.

O Instagram também é o segundo canal mais utilizado para atendimento ao cliente, com 77,34% da preferência dos lojistas. Já 64,98% dos empreendedores usaram a rede social para anunciar seus produtos.

Para fechar com chave de ouro, o Instagram aparece como o tipo de rede social campeão de divulgação orgânica entre donos de e-commerce, com 95,61% de preferência. Ou seja: é o melhor canal para fazer publicações semanais e gerar engajamento sem ter que investir em mídia paga.

Logo, não faltam motivos para ter um Instagram do seu e-commerce e aproveitar todas as oportunidades que essa rede social oferece.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram: 10 dicas de sucesso para aumentar suas vendas

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais? [+vantagens]

Como criar um perfil no Instagram para seu e-commerce

Para explorar todas as funcionalidades do Instagram para empresas, você terá que criar uma conta comercial, que é basicamente a versão da rede social para negócios.

Se você ainda não tem uma conta pessoal na rede social, faça o download do aplicativo para Android ou iOS. Você deverá, primeiramente, criar uma conta pessoal, para depois fazer a mudança para o Instagram comercial.

No artigo abaixo, você acompanha o passo a passo do processo em detalhes:

💡 Saiba mais: O que é Instagram comercial e como utilizá-lo?

Com uma conta comercial, você poderá utilizar todos os recursos da plataforma destinados às empresas, tais como:

  • Instagram Ads: ferramenta que possibilita a criação de anúncios no Instagram em diversos formatos (imagens e/ou vídeos), posicionamentos (no feed e/ou nos Stories) e os objetivos (reconhecimento de marca, consideração ou conversão);
  • Instagram Shopping: funcionalidade que possibilita às marcas criarem uma loja dentro da própria rede social;
  • Instagram Insights: ferramenta de coleta e análise de dados disponível para os perfis comerciais da rede social.
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9 dicas para impulsionar o Instagram do seu e-commerce

Se você já criou um Instagram para o seu e-commerce, é hora de colocar estratégias em prática para alcançar seguidores e vender mais. Confira nossas dicas para ter sucesso nessa rede social:

1. Comece pela bio

No Instagram, chamamos de bio (de biografia) o campo do perfil posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações essenciais sobre o seu negócio.

Nele, você pode incluir uma breve descrição, dados para contato, hashtags, emojis e uma URL, ou seja, o endereço da sua loja virtual ou o link do seu WhatsApp, por exemplo.

Como só é permitido incluir um link na bio, muitos lojistas utilizam um recurso de página de links para reunir todos os endereços importantes do negócio em um só lugar. O serviço mais famoso é o Linktree, que custa R$ 16 ao mês ou R$ 160 ao ano.

Felizmente, você pode usar a ferramenta gratuita da Nuvemshop para criar sua própria página de links e direcionar os clientes para onde você quiser a partir do Instagram:

Banner com botão clicável direcionando para o gerador de link grátis

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma bio para Instagram do seu negócio?

2. Explore o Stories

O Stories é um recurso que permite publicar fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Ele é muito interessante para interagir de forma mais imediata com seu público no Instagram do seu e-commerce. Veja algumas funcionalidades do Stories:

  • Mãos livres: permite gravar vídeos sem precisar manter o botão Play pressionado;
  • Música: possibilita a inserção de uma trilha sonora em vídeos ou fotografias;
  • Boomerang: é uma filmagem em repetição, como os GIFs;
  • Transmissão ao vivo: já populares no Facebook, Twitter e YouTube, as lives permitem transmitir vídeos ao vivo;
  • Destaques: stories salvos que ficam em evidência no seu perfil. Com essa aplicação, seus posts não somem após 24 horas;
  • Close friends: viabiliza a criação de um grupo seleto de seguidores com os quais você pode compartilhar conteúdos exclusivos;
  • Inserção de links: além da chance de inseri-los na bio, isso também é possível no Stories;
  • Cenas (ou Reels): permite criar vídeos de até 15 segundos com músicas do próprio catálogo da rede social.

💡 Saiba mais: Instagram Stories: o que é e como usar este recurso?

3. Organize seus conteúdos em Destaques

Muitas lojas virtuais utilizam os Destaques para organizar diferentes conteúdos que devem estar sempre disponíveis para os visitantes do Instagram. Nessa área do perfil, você consegue agrupar os Stories mais importantes em categorias.

Por exemplo, a loja de produtos geeks Nerd Universe utiliza os Destaques para mostrar novas coleções, enquetes, cupons, wallpapers, bastidores da loja, dicas, dúvidas e muito mais:

Print do Instagram do e-commerce Nerd Universe

4. Crie uma loja com o Instagram Shopping

Como vimos, o Instagram Shopping permite criar uma loja dentro da rede social que funciona como uma vitrine para os produtos do seu e-commerce. Basicamente, você poderá adicionar tags às fotos dos itens e marcá-las com links diretos para a compra no seu site.

Para vender no Instagram por meio dessa função, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business);
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Ter um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual;
  • Seguir as políticas do Instagram.

💡 Saiba mais: Como ativar o Instagram Shopping e vender mais na rede social?

5. Faça sorteios

Uma estratégia muito popular nas redes sociais é o uso de sorteios no Instagram para engajar o público. No Instagram do seu e-commerce, você pode sortear prêmios e vantagens especiais com a famosa mecânica “siga o perfil e marque um amigo para participar” — uma ótima forma de conseguir mais seguidores e aumentar seu alcance na rede social.

Para facilitar sua vida, disponibilizamos ferramenta gratuitas para sortear números e nomes online:

👉 Ferramenta grátis: Sorteador de nomes

👉 Ferramenta grátis: Sorteador de números 

6. Use banners nas datas comemorativas

As datas comemorativas têm grande potencial de engajamento nas redes sociais e podem impulsionar o Instagram do seu e-commerce. A dica é criar promoções exclusivas para os períodos mais importantes e usar banners para divulgá-las na plataforma .

Aproveite e use os banners gratuitos e prontos para editar que a Nuvemshop oferece:

🎨 Confira os banners gratuitos: Posts prontos para Instagram de lojas virtuais

7. Compartilhe imagens de seus clientes

Uma estratégia interessante para interagir com seus seguidores é compartilhar imagens de seus clientes utilizando seus produtos — com a autorização deles, é claro. Várias lojas virtuais oferecem Destaques exclusivos para isso e exploram ao máximo a conexão com seus consumidores.

Veja o exemplo da loja de papelaria criativa Ilustralle, que tem um Destaque só para seus clientes, que chama carinhosamente de “Ilustrallers”:

imagem de clientes no Instagram do e-commerce Ilustralle

8. Faça anúncios no Instagram Ads

No Instagram Ads, você tem várias opções de formatos e configurações para criar anúncios e alcançar clientes em potencial. No sistema, é possível escolher os resultados desejados, público-alvo (localização, idade, gênero etc.) e orçamento da campanha. Os formatos disponíveis são:

  • Foto: pode ser uma imagem simples ou um carrossel com várias imagens;
  • Vídeo: pode ser veiculado no Stories ou no IGTV;
  • Loja: permite anunciar produtos e coleções da loja;
  • Parcerias: são anúncios de conteúdo de marca feitos em parceria com influenciadores digitais.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?

9. Acompanhe os insights

O Instagram Insights mostra todos os dados que você precisa para conhecer melhor seus seguidores e planejar suas ações de marketing digital. Confira algumas métricas disponíveis nessa seção do seu perfil:

  • Visitas: número de visitas totais no Instagram do seu e-commerce;
  • Descobertas: quantidade de pessoas novas que chegaram ao seu perfil;
  • Impressões: quantidade de visualizações de um post, sem diferenciar usuários. Ou seja, podem ter visualizações únicas ou pessoas que viram seu post mais de uma vez;
  • Atividade: o número total de interações do seu perfil, como comentários e curtidas;
  • Cliques no site: quantidade de cliques no link disponível na “bio” do seu perfil.

💡 Saiba mais: O que é Instagram Insights e como funciona a ferramenta?

Resumo

Se você chegou até aqui, já sabe que ter um Instagram para e-commerce é fundamental para impulsionar suas estratégias de vendas. Agora é só colocar nossas dicas em prática e conhecer de perto o potencial dessa rede social!

Mas, antes disso, confira um resumo deste artigo:

Por que usar o Instagram no e-commerce?

Hoje, todo empreendedor digital precisa ter um Instagram para impulsionar seu e-commerce. Em uma única plataforma, você pode expor e vender seus produtos, conquistar seguidores, atender clientes e promover seu negócio.

9 dicas para impulsionar o Instagram do seu e-commerce

  1. Comece pela bio
  2. Explore o Stories
  3. Organize seus conteúdos em Destaques
  4. Crie uma loja com o Instagram Shopping
  5. Faça sorteios
  6. Use banners nas datas comemorativas
  7. Compartilhe imagens de seus clientes
  8. Faça anúncios no Instagram Ads
  9. Acompanhe os insights

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