Como usar e quais as melhores hashtags para ganhar seguidores?

Por: Kawan Lopes

Imagem de um balão vermelho com uma hashtag desenhada simbolizando as melhores hashtags para ganhar seguidores

As hashtags (#) são termos clicáveis que permitem aos usuários de redes sociais encontrar conteúdos específicos e se conectar com marcas que falam sobre temas que os interessam. Com elas, as empresas também têm mais chances de encontrar a audiência certa e ganhar seguidores.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o diferencial não está no número de hashtags que você está usando, mas em como elas estão sendo empregadas.

O mais importante é encontrar as palavras corretas que vão indicar o assunto e direcionar o seu conteúdo para o público-alvo adequado.

Neste artigo, entenda como e quais são as melhores hashtags para ganhar mais seguidores nas redes sociais. Não perca!

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O que são hashtags?

As hashtags são palavras-chave ou frases antecedidas pelo símbolo # (popularmente conhecido no Brasil como “jogo da velha” ou “quadrado”).

Elas são utilizadas para categorizar os conteúdos e transformar os termos em um hiperlink. Essa é a forma mais tradicional e popular de encontrar produtos e assuntos específicos no Instagram.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing no Instagram

Algumas são mais usadas e mais procuradas e, por isso, acabam trazendo mais resultado quando usadas. É isso que mostraremos no tópico a seguir.

Quais são as melhores hashtags para ganhar seguidores?

Para acertar na escolha da hashtag, é importante entender qual é a melhor palavra-chave para categorizar o conteúdo e o que dialoga com a sua publicação, a sua marca, o seu nicho de mercado e, claro, o seu público.

É por essa razão que uma hashtag pode não funcionar para todos os negócios, principalmente em se tratando de lojas virtuais. Contudo, existem algumas mais gerais, com mais chances de funcionar em qualquer publicação.

As hashtags mais usadas para ganhar curtidas e seguidores são:

  • #follow
  • #followme
  • #like4like
  • #likeforlike
  • #instafollow
  • #tflers
  • #duet
  • #trending
  • #comedy
  • #viralvideos
  • #viralpost
  • #video
  • foryou

Como usar hashtags para ganhar seguidores?

As hashtags são uma excelente forma de alcançar um público cada vez maior, aumentando também as chances de fazer a prospecção de clientes.

Com elas, você categoriza o seu conteúdo e suas postagens, fazendo com que elas possam ser encontradas mais facilmente pelas pessoas que têm interesse pelo tema.

Criar uma hashtag é muito simples, basta digitar # e a palavra ou frase curta que você deseja vincular ao seu conteúdo.

Há, contudo, algumas regras importantes na construção de hashtags que podem fazer toda a diferença na divulgação do seu conteúdo. Veja algumas dicas de como usar hashtags para ganhar seguidores:

1. Não use termos muito longos

Você precisa pensar que a hashtag deve ser algo que as pessoas procuram. Por isso, #NãoAdiantaEscreverFrasesMuitoLongasAssim, já que é muito difícil que alguém faça uma busca tão específica.

É importante usar uma palavra-chave com um bom volume de buscas, ou seja, termos pelos quais as pessoas procuram com frequência.

Estabeleça termos mais cursos, com cerca de uma ou duas palavras no máximo e verifique antes como é a procura por aquele termo.

💡 Saiba mais: Planejador de palavra-chave do Google: o que é e como usá-lo?

2. Não escreva frases longas com hashtags

Escrever frases longas não é recomendado, já que a ideia é tornar a busca mais sucinta e direta. Do mesmo modo, adicionar o símbolo # a cada palavra e #escrever #assim #também #não #trará #resultado.

Por isso, evite construir frases com hashtags, caso contrário, além de não cumprir o propósito de categorizar as publicações, os usuários não serão atraídos para a sua página.

💡 Saiba mais: Confira dicas para atrair clientes para a sua loja virtual

3. Não exagere na quantidade

Há algum tempo era comum que as pessoas usassem o máximo de hashtags permitido pelas plataformas.

Contudo, estudos mais recentes sobre as redes sociais demonstram que um número exagerado de hashtags acaba prejudicando o alcance da publicação. Por isso, o ideal é algo em torno de cinco no máximo.

4. Tenha cuidado com as hashtags banidas

Algumas plataformas costumam banir hashtags relacionadas a conteúdos impróprios ou considerados inadequados para a rede social.

Nesses casos, elas podem prejudicar a sua conta e o seu alcance, gerando até mesmo um banimento temporário — como o shadowban.

Por isso, procure usar as hashtags de forma moderada e com termos neutros, que não entrem em alguma polêmica ou problema com a plataforma.

5. Verifique a ortografia correta da palavra

Escrever a palavra da forma incorreta, além de gerar uma má impressão, também pode prejudicar completamente o alcance da sua publicação.

Um conteúdo que poderia chegar a um número maior de pessoas, por exemplo, acaba perdido por causa de uma hashtag grafada incorretamente. Por isso, sempre cheque a grafia da palavra se tiver dúvidas.

6. Use ferramentas para te ajudar

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a encontrar as melhores palavras para usar como hashtag do seu conteúdo.

Se você ficar sem ideia ou quiser tentar opções diferentes, elas também são muito indicadas. Algumas ferramentas para te auxiliar são:

7. Tenha coerência

Para que as hashtags atinjam o melhor resultado possível, é preciso sempre encontrar palavras ou termos que façam sentido com o seu produto ou marca.

Portanto, busque sempre temas relacionados ao seu perfil, ao interesse da sua buyer persona — ou seja, o seu comprador ideal — e ao que você está publicando.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

8. Evite hashtags muito genéricas

Algumas hashtags têm um volume de busca muito alto por serem bastante genéricas. Nesses casos, não é interessante utilizar muitas delas, pois podem fazer você ganhar seguidores desalinhados ao seu perfil e com contas falsas.

Hashtags genéricas também podem atrair páginas de compra de seguidores — uma prática pouco indicada dentro do marketing nas redes sociais.

Isso prejudica o alcance do seu perfil, por isso, é sempre melhor atrair pessoas de fato interessadas pelo que você está divulgando para conseguir bombar no Instagram e nas demais plataformas.

9. Use hashtags na bio

Construir uma bio completa, com todas as informações sobre o seu negócio, é muito importante. É ela que identifica a sua marca nas redes sociais.

Quando alguém quiser entender o seu perfil, é lá que a pessoa vai buscar essas informações. Por isso, as hashtags na bio são importantes para contextualizar o tema sobre o qual você fala no seu perfil.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma bio do Instagram para o seu negócio?

10. Adote as hashtags locais

Uma forma de encontrar pessoas mais próximas geograficamente de você é utilizando hashtags locais. É a mesma lógica por trás da estratégia de SEO local.

Você pode determinar um lugar, estabelecimento, praça, evento ou até uma cidade, desde que isso faça sentido para a sua estratégia de hashtags.

Geralmente, quem frequenta esses locais terá mais chances de verificar a hashtag, permitindo que você estabeleça uma conexão com as pessoas que estão mais próximas do seu negócio.

Essa é uma estratégia válida para aquelas marcas que atuam online e offline, ou seja, têm um e-commerce mas também recebem os clientes em uma loja física.

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Hashtags mais usadas no Instagram por categoria

Como dissemos, a coerência é um ponto importante na utilização das hashtags e isso conta muito para uma boa estratégia para vender pelo Instagram ou por qualquer outra rede social.

Para isso, você pode buscar termos e palavras que se relacionam a uma categoria e selecionar as que fazem mais sentido com a sua estratégia.

Conheça as hashtags mais usadas no Instagram por categoria:

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Hashtags escolhidas?

As hashtags são uma forma interessante de alcançar mais pessoas e chegar até a audiência certa. Isso pode contribuir para o aumento no número de seguidores e de potenciais clientes!

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre hashtags para ganhar seguidores

As hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo # e utilizadas para categorizar os conteúdos e transformar os termos em um hiperlink.

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  1. Não use termos muito longos;
  2. Não escreva frases longas com hashtags;
  3. Não exagere na quantidade;
  4. Tenha cuidado com as hashtags banidas;
  5. Verifique a ortografia correta da palavra;
  6. Use ferramentas para te ajudar;
  7. Tenha coerência;
  8. Evite hashtags muito genéricas;
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  10. Adote as hashtags locais.

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