Como aparecer no Explorar do Instagram? [guia + dicas]

Por: Kawan Lopes

Pessoa segurando um celular com a aba explorar do Instagram aberta

Quando falamos de redes sociais, a aba Explorar do Instagram é uma das melhores formas de alcançar novas pessoas organicamente. Por meio dela, é possível posicionar seu conteúdo diante de quem mais pode se interessar por ele — isso significa mais visualizações, mais seguidores e, no caso do e-commerce, novos potenciais clientes.

Com as atualizações constantes no algoritmo, a tarefa de atingir sua audiência pode parecer bastante complicada. Por isso criamos este artigo: aqui, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre como aparecer no Explorar do Instagram. Vamos lá? 🤓

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O que é Explorar do Instagram?

A aba Explorar do Instagram trata-se de uma coleção de conteúdos selecionados com base nos interesses de cada usuário. Tem como finalidade mostrar posts novos e relevantes para quem mais pode se interessar por eles. Por conta disso, ela é uma das melhores formas de conseguir exposição gratuita, de forma totalmente orgânica.

As recomendações incluem fotos, vídeos, Reels e até Stories. Para acessá-la, é só clicar no símbolo de lupa ao lado da aba principal.

Por que a aba Explorar do Instagram é importante?

Quando falamos de marketing e redes sociais, qualquer forma de alcançar mais exposição é válida. Por ter um algoritmo apurado, a aba Explorar apresenta conteúdos alinhados aos que os usuários estão buscando.

Ou seja, se seus posts estiverem bem sinalizados, sua conta será posicionada diante de uma audiência mais suscetível a se interessar por ela. Isso significa que, se você criar conteúdos atrativos e relevantes, poderá alcançar um novo grupo de pessoas que correspondem ao seu público-alvo.

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Principais variáveis para aparecer no Explorar do Instagram

Agora, para que você entenda melhor como aparecer no Explorar do Instagram, listamos as principais variáveis consideradas pelo algoritmo:

  • Informações sobre o post: níveis de engajamento, hashtags, tags de localização;
  • Informações da conta do criador de conteúdo: teor dos conteúdos publicados, quantos seguidores tem e os níveis de engajamento gerais da conta;
  • Histórico de atividade do usuário: comportamento e interações prévias com tipos de conteúdo similares;
  • Histórico com o criador do conteúdo: o quanto o usuário interagiu com a conta em questão no passado.

Ou seja, os conteúdos mais passíveis de aparecerem na aba Explorar são:

  • Posts recentes e com muito engajamento;
  • Conteúdos similares aos que o usuário costuma interagir;
  • Contas que o usuário já seguia;
  • Conteúdos com os quais as pessoas que o usuário segue interagem.
  • Conteúdos sinalizados com hashtags e tags de localização próximas dos conteúdos que o usuário costuma consumir.

Como aparecer no Explorar do Instagram?

A seguir, separamos algumas dicas para que seu conteúdo esteja melhor alinhado ao algoritmo da aba Explorar. Confira:

1. Crie conteúdo de qualidade

Antes de tudo, seu conteúdo precisa ser excelente. Nada de fotos e vídeos de baixa qualidade ou desalinhados com os padrões da rede. Hoje, existem formatos e fórmulas que têm sua efetividade comprovada quando falamos de engajamento.

O Instagram tornou-se uma rede cheia de profissionais produzindo conteúdos de primeira linha para conquistar a atenção do público. Por isso, é importante estar por dentro das novidades para não ficar para trás.

💡 Saiba mais: 7 dicas fáceis para aumentar o engajamento no Instagram

Se você quer ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e no stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de sorteios, promoções, lives e muito mais:

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2. Tenha sempre seu público-alvo em mente

Caso tenha um negócio, você já deve conhecer o seu público-alvo. Ao saber o que sua audiência costuma consumir, é possível criar conteúdos que estejam alinhados com seus interesses. Qual linguagem utilizam? Que tipos de música consomem?

Ao utilizar músicas que os atraem nos Reels, por exemplo, é possível capturar a atenção deles em poucos segundos. O segredo é conhecer os elementos que deixarão seu conteúdo irresistível para quem você deseja atrair.

💡 Saiba mais: O que é e como definir o público-alvo em 6 passos?

3. Invista em formatos de vídeo

Segundo estudo divulgado pela Hootsuite, os vídeos têm crescido cada vez mais em termos de alcance e visibilidade no Instagram, com um engajamento até 38% superior ao das fotos. Esses dados só reafirmam o que já está claro: com a popularização de redes como o TikTok, os conteúdos em vídeo têm cativado cada vez mais o público.

Por isso, é importante conhecer bem cada um dos formatos. No Instagram, o Reels tem se tornado recordista em compartilhamentos. Os Stories não ficam para trás, possuindo ferramentas específicas que promovem maior interação com seguidores, como a possibilidade de criar caixas de perguntas e enquetes.

4. Estude outros conteúdos que aparecem na aba

Uma boa forma de saber quais tipos de conteúdo têm maiores chances de aparecer na aba Explorar é observando os que aparecem para você. É provável que você já siga usuários que fazem parte da sua indústria. Então, seu algoritmo provavelmente estará alinhado com o tipo de conteúdo mais relevante para seu setor.

Estude os posts atentamente e busque por padrões e tendências. Então, tente criar algo novo e criativo com base no que atraiu mais engajamento das pessoas que você deseja alcançar.

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5. Publique nos melhores horários

O melhor horário para postar no Instagram pode variar de acordo com sua audiência. Se seu público-alvo é adolescente, por exemplo, convém postar em horários contrários ao calendário escolar. Ainda assim, existem consensos de que certos horários costumam trazer maiores números de visualizações.

💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram

6. Use hashtags e tags de localização

Outra etapa essencial é sinalizar qual o tipo de conteúdo do seu post. Usar hashtags para aparecer no Explorar do Instagram é uma excelente forma de ter o algoritmo a seu favor. O mesmo vale para as tags de localização. Dessa forma, a plataforma saberá exatamente o teor do seu conteúdo e poderá levá-lo onde exista demanda por ele.

Atualmente é possível usar o Mapa do Instagram para divulgar a localização. Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.

O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitam o estabelecimento.

Captura de tela mostrando como usar o Mapa do Instagram

💡 Saiba mais: Quais são as principais hashtags para ganhar seguidores?

Como limpar o Explorar do Instagram

Agora, talvez seus interesses tenham mudado e você não se identifica mais com o tipo de conteúdo que o algoritmo tem mostrado. Nesse caso, é possível resetar as configurações e começar do zero. Se quer saber como limpar o Explorar do Instagram, é só seguir este passo a passo:

  1. Vá até o seu perfil;
  2. Acesse a opção com três linhas no canto superior direito da tela e clique em “Configurações”;
  3. Busque pela aba “Segurança”;
  4. Clique na opção “Histórico de pesquisa”;
  5. Agora, é só clicar na opção “Limpar tudo” e pronto! Seu algoritmo estará zerado e será recriado com base no seu comportamento a partir deste ponto.

Já sabe tudo sobre como aparecer no Explorar do Instagram?

O Instagram tornou-se uma rede bastante competitiva, com influenciadores e empresas criando conteúdos cada dia mais elaborados para capturar a atenção dos seus públicos — a aba Explorar é só mais um dos canais que evidenciam essa competição. Por sorte, seguindo nossas dicas, você também poderá produzir posts que atraiam sua audiência.

Outra forma de alcançar novas pessoas é aliando seu Instagram com uma loja virtual. Com a Nuvemshop, sua loja estará no ar em poucos minutos, com um catálogo completo pronto para ser divulgado para seus seguidores. Criá-la é simples, rápido, não requer nenhum conhecimento técnico e você ainda conta com 30 dias gratuitos.💙

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Perguntas frequentes sobre o Explorar do Instagram

Para aparecer no explorar do Instagram, primeiro é necessário conhecer seu público-alvo. Depois disso, certifique-se de criar conteúdo de qualidade similar aos que eles consomem — atualmente, as redes sociais têm priorizado posts em formato de vídeo. Também é importante ficar atento aos melhores horários para postar e usar hashtags e que sinalizem o tipo de conteúdo.

O explorar do Instagram é uma aba criada para levar conteúdos novos e relevantes para os usuários com base nos seus interesses. Os posts podem ser de todos os tipos: fotos, stories, vídeos e reels. Para acessá-la, é só clicar no símbolo de lupa ao lado da aba principal.

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