Como usar o Instagram Insights para guiar a estratégia da sua marca

Por: Ana Lucia Vieira
Como usar o Instagram Insights para guiar a estratégia da sua marca

Aqui você encontra:

O Instagram é a rede social preferida dos brasileiros. Segundo pesquisa divulgada pela Cuponation, os jovens brasileiros passam em média 1h30 por dia navegando no feed do Instagram.

Nesse caso, se você tem um negócio, ter uma boa estratégia nas redes sociais é essencial. Por isso, vamos falar tudo sobre o Instagram Insights e como usar a ferramenta para alavancar a sua empresa. Confira:

O que é Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma ferramenta de coleta e análise de dados disponível para os perfis comerciais da rede social (Instagram for Business). É através dessa ferramenta que as contas de empresas ou influenciadores digitais analisam os seus números a fim de avaliar a performance de suas contas e de cada postagem.

Ou seja, quando você tem um perfil no Instagram Insights, você consegue ter gráficos comparativos de desempenho dos seus posts e monitorar o tipo de conteúdo que chama mais a atenção do seu público.

Assim, você consegue investir mais em formatos que fazem mais sucesso e aumentar suas chances de conquistar a atenção dos clientes naqueles poucos segundos enquanto eles estiverem rolando o feed do Instagram.

Como usar o Instagram Insights?

Se interessou em saber como transformar seu perfil do Instagram em um perfil comercial e explorar o Instagram Insights? Então vamos te dar um passo a passo de como usar o Instagram for Business e as principais funções do Instagram Insights. Mas para começar, você precisa criar uma conta.

Para transformar seu perfil do Instagram em um perfil comercial, você precisa:

  1. Abrir o Instagram e o seu perfil, clicando na foto no canto inferior direito;
  2. Depois, clique no menu, que fica no canto superior direito, onde estão os três risquinhos;
  3. Então, clique em “configurações” e depois, em “conta”;
  4. Acesse “mudar para conta profissional”, que está escrito em azul no final da tela;
  5. Passe pelas telas de passo a passo;
  6. Selecione a categoria da sua empresa;
  7. Complete o fluxo de cadastro inserindo seus contatos e endereço;
  8. Por fim, conecte sua conta do Instagram a uma página no Facebook. Se você ainda não tiver uma página, vai ter a opção de criar uma para conectar ao seu perfil no Instagram Business. Assim você vai ter acesso a todas as ferramentas.

Como acessar o Instagram Insights?

Depois de ter sua conta cadastrada no Instagram for Business, para acessar o Instagram Insights e ver o desempenho dos posts do seu perfil, basta clicar na sua foto do perfil, no canto inferior direito. Então, clique no ícone de gráfico, no topo da tela.

Como analisar os dados do Instagram?

Com a página do Instagram Insights aberta, você vai conseguir visualizar diversas informações do seu perfil como:

  • Visitas: número de visitas totais no seu perfil;
  • Descobertas: quantidade de pessoas novas que chegaram ao seu perfil;
  • Impressões: quantidade de visualizações de um post, sem diferenciar usuários. Ou seja, podem ter visualizações únicas ou pessoas que viram seu post mais de uma vez;
  • Atividade: o número total de interações do seu perfil, como comentários e curtidas;
  • Cliques no site: quantidade de cliques no link disponível na “bio” do seu perfil.

Com essas informações, é possível saber o quanto seu perfil está alcançando novos usuários, as postagens que têm mais visualizações e engajamento e se as pessoas estão se interessando pelo seu serviço e clicando no link do seu site na “bio”.

Além disso, é possível analisar post a post. Em “ver informações”, você pode conferir detalhes como quantidade de likes e comentários e também descobrir quantas pessoas salvaram aquele post.

Outra opção de análise é o Stories Insights, onde você consegue visualizar o desempenho dos seus Stories do Instagram.

O Stories tem algumas métricas diferentes das postagens. Além de impressões e alcance, que são comuns nos posts, você pode verificar:

  • Taps Foward e Taps Back: essas opções mostram, respectivamente, quantas vezes pessoas que estão assistindo seus stories clicaram para pular seu Story para o próximo e quantas vezes os usuários voltaram para o conteúdo anterior.
  • Deslize para fora: aqui, você pode ver quantos usuários passaram para a próxima conta, pulando os seus Stories.
  • Respostas: usuários que responderam com mensagens o seu conteúdo.
  • Exits: quantos usuários decidiram voltar para o feed delas durante seu Story.

Através desses números, você consegue medir o sucesso das suas postagens e identificar quais conteúdos chamam mais a atenção dos seus usuários e até fazer testes para entender a preferência do seu público.

Por exemplo: se você sempre posta fotos dos seus produtos e, quando fez um post de um vídeo com uma influenciadora digital usando seu produto, teve mais engajamento, significa que seu público gosta de consumir conteúdo em vídeo e que se identifica com o perfil da influenciadora em questão. Isso indica que vale a pena investir em mais posts como esse.

Quais as vantagens do Instagram Insights?

Antes de entrar nos detalhes sobre a ferramenta Instagram Insights, vamos falar um pouco sobre o serviço do Instagram for Business. Ao transformar seu perfil em comercial, você têm acesso a algumas funcionalidades que não estão disponíveis para os perfis não comerciais:

  • Botão de contato rápido, onde você pode colocar o seu e-mail e telefone e, ao clicar, o cliente abre direto a caixa de e-mail ou o WhatsApp para começar a conversar com você;
  • Possibilidade de criar anúncios, investindo dinheiro para aumentar o alcance do post e também segmentar o público que vai visualizar o anúncio, com o objetivo de aumentar as chances de conversão;
  • Análise de dados como alcance, números de visualizações, curtidas, cliques no site e melhores horários de postagens, através do Instagram Insights, que nós já vamos falar detalhe por detalhe!

Mas, afinal, quais as vantagens de medir informações como essas? Conhecer melhor as preferências do seu público é um dos principais ganhos da ferramenta!

Compreender quem é seu público (maioria homem ou mulher) que tipo de conteúdo vale mais a pena investir (foto, vídeo ou stories) e qual horário seu público interage mais com as suas postagens, por exemplo, aumenta suas chances de fazer posts mais assertivos, segmentar seus anúncios de maneira mais eficiente e conquistar os cliques dos seus clientes.

Bônus

Caso queira recapitular em vídeo todos os passos acima, confira este conteúdo sobre Instagram comercial e Instagram Insights que preparamos especialmente para você:

Considerações finais

Agora que você sabe o que é Instagram Insights, como usar a ferramenta, como analisar os dados dos posts do seu perfil e quais as vantagens de usar a ferramenta para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa. Siga nosso passo a passo, crie sua conta e comece já a analisar o desempenho das suas postagens, o perfil do seu consumidor e alavancar os acessos no seu site.

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