07/11/2017

Existe um limite de pessoas que posso seguir no Instagram?

Follow limits Instagram

Existe um limite de pessoas que eu posso seguir no Instagram? E para o número de seguidores, existe um máximo ou mínimo? Vou esclarecer todas essas dúvidas agora pra você:

Qual é o máximo de pessoas que eu posso seguir no Instagram?

No começo da rede social, era possível ver pessoas (empresas, sobretudo) seguindo um número gigantesco de usuários. No entanto, para melhorar a experiência do usuário na ferramenta, o Instagram impôs um limite máximo de pessoas que cada conta pode seguir, limite esse que é de 7.500 usuários. Ao atingir esse limite, você só poderá seguir novamente caso deixe de seguir alguém.

Existe também um número máximo de seguidores que eu posso ter no Instagram?

Felizmente para as empresas esse número é ilimitado.

Existe um limite máximo de pessoas que eu posso seguir por hora ou dia?

Aqui é onde a coisa começa a ficar interessante. O Instagram nunca divulgou nada oficial sobre o assunto, mas claramente existe um limite de usuários que você pode seguir ao longo do dia (quem já tentou fazer isso sabe como funciona).

Há muito conteúdo sobre o tema na internet, e cada um fala uma coisa diferente. Pesquisando um pouco mais a fundo, notei que existe uma série de fatores que influencia no número de pessoas que você pode seguir ou deixar de seguir por dia/hora. Alguns desses fatores seriam:

  • Idade da sua conta no Instagram;
  • Número de seguidores que você tem;
  • Engajamento (curtidas, comentários, etc);
  • Contas ativas e inativas.

Isso quer dizer que contas mais velhas, com mais seguidores e com bom engajamento poderiam teoricamente seguir mais pessoas por dia/hora – sendo que esse número poderia chegar até 800 pessoas/dia, segundo alguns estudos independentes.

Por fim, o jornalista Scott Kleinberg, do Chicago Tribune, concluiu após uma série de testes que também existe um limite máximo de pessoas que você pode deixar de seguir por hora no Instagram. Esse número seria de 160 usuários.

Entendido?

Como a rede social nunca se posicionou a respeito, esse é um tema muito vago. Você pode testar os seus próprios limites por hora ou por dia e compartilhar os resultados aqui com a gente. Que tal? Acha que essa dica pode ajudar algum amigo? Compartilhe ela nas redes sociais!

Gostou? Quer colocar tudo isso em prática? Experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite as vantagens de vender pela internet. É simples, rápido, gratuito e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Bônus I

Além de seguir pessoas, você vai precisar de outras estratégias para intensificar a presença da sua marca no Instagram. Neste e-book, separamos dicas matadoras que você pode aplicar no seu perfil para obter sucesso.

Bônus II

Queria compartilhar também este vídeo que ensina, em apenas quatro minutos, a usar o Instagram de forma efetiva no seu negócio. Vale a pena assistir! 😉

Transcrição do vídeo

Hum… está na hora da melhor parte do meu dia: a hora de postar no Instagram uma foto do meu almoço. Pronto, vou escolher os “filtrinhos” aqui… Ah, esse ficou lindo, tá super colorido e realçando as cores! Publicado.

É, o Instagram gera 25% mais engajamento se comparado com outras redes sociais. E aí, quer aprender mais como usar o Instagram no seu negócio? Então, fica aqui comigo.

Bom, a primeira coisa a fazer é criar um perfil para a sua marca lógico – nada de usar perfil pessoal, se você não tem, pode começar a criar. Como nome do perfil você coloca o nome da sua loja, e na foto o interessante é que seja o logo da sua marca.

Na parte da descrição, se você quiser, pode colocar uma breve descrição sobre o seu negócio, mas é muito importante que tenha um telefone ou  um e-mail para contato e o link da sua loja. É fundamental colocar o link da sua loja nesse campo pois ele é o único lugar do Instagram que permite links clicáveis. Então, pelo menos o seu site tem que estar lá, para as pessoas que quiserem visitar, clicar direto e entrar na sua loja, poderem fazer isso.

Ok, feito isso. E agora o que eu vou postar no Instagram?

Vamos começar pelo mais fácil: se você tem produtos, poste fotos dos seu produtos, claro – mas postar só fotos de produtos pode deixar os seus seguidores entediados. Poste conteúdo interessante, engajador.

Por exemplo: se você tem uma loja de roupas para bebês, você deve mesclar as fotos de produtos com conteúdos bacanas desse universo. Como frases que inspirem as mães, fotos ou vídeo de bebês fazendo fofurices, roupas que não necessariamente fazem parte do seu catálogo mas que inspiram sua marca etc..

Você pode também gerar conteúdo que convide seus seguidores a participarem de alguma forma. Pedir para as mães mandarem fotos de seus bebês e divulgar essas fotos no Instagram da marca, por exemplo.

Poste imagens de qualidade

Lembre-se de que quando você está cuidando de uma marca, a estética é muito importante. Portanto, cuidado com fotos de má qualidade, muito escuras, sem foco. Poste coisas bonitas, belas, que agradem aos olhos de quem vê. Imagens mal feitas passam a impressão que a sua marca é despreparada ou descuidada.

Utilize as hashtags apropriadas

O uso correto das hashtags também pode te ajudar muito. Hashtags são palavras-chave precedidas por esse símbolo aqui: #. Quando você coloca uma hashtag nas suas fotos, ela vai para um banco de imagens com todas as fotos que possuem essa mesma hashtag.

Dica de ouro: use sites como o Webstagram para ver quais as hashtags mais usadas dentro do seu tema. Você digita o que quer colocar e ele mostra quantas fotos ou vídeos já foram publicadas com essa mesma hashtag e sugere outras hashtags do mesmo assunto. Procure por hashtags que tenham a ver com o seu produto, sua marca, o universo em que você está inserido e o lugar onde você está.

Busque os fãs dos seus concorrentes

Uma maneira de conseguir fãs que se interessem pela sua marca é, obviamente, buscar essas pessoas nos perfis das marcas concorrentes. Descubra perfis parecidos com o seu e comece seguindo os fãs deles. É bom fazer isso quando você já possui algum conteúdo na página. Para eles olharem seu perfil, se interessarem e seguirem de volta.

Interaja com as pessoas

Mas uma forma de ter mais engajamento ainda é tomar um tempo para visitar os perfis dessas pessoas, curtir e comentar suas fotos sempre que puder.

Siga também os melhores perfis da sua área e aprenda observando o que eles fazem e que tipo de conteúdo postam. Você também consegue achar esses perfis no Webstagram.

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


existe-um-limite-de-pessoas-que-posso-seguir-no-instagram