28 ferramentas para Instagram: saiba como deixar sua marca mais profissional

Por: Manoella Curi

Smartphone e câmera analógica representam ferramentas para instagram

Se você quer tornar o perfil da sua marca mais forte e profissional, saiba que não é necessário contar com câmera ou equipamentos de última geração. Basta conhecer as principais ferramentas para Instagram e saber como utilizá-las da melhor maneira.

Um feed harmonioso, publicações interessantes e interação com os seguidores são a base para atrair a atenção de mais pessoas e, consequentemente, ter mais engajamento e curtidas. Para alcançar tudo isso, existem plataformas com diversas finalidades, como edição de imagens e vídeos, gerenciamento do perfil, descoberta de hashtags, entre outras.

Pensando em facilitar o entendimento, neste artigo, separamos as melhores ferramentas para Instagram por categorias e vamos nos aprofundar em cada uma delas. Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram

📹 Veja também: Como vender pela internet com o Instagram?

Ferramentas de edição de imagens

O Instagram é uma rede social totalmente visual e, por isso, é essencial que você preze pela qualidade das imagens que publica por ali. Assim, utilizar ferramentas para a edição das fotos pode impulsionar ainda mais os resultados do seu perfil comercial.

Veja, então, uma lista com algumas plataformas que podem te ajudar com isso!

1. VSCO

Quando falamos em edição de fotos, o VSCO é uma das ferramentas para Instagram mais completas. Ela oferece recursos desde os mais básicos, como editar o contraste da fotografia, até os mais avançados, como modificar tons e adicionar filtros retrôs.

Além disso, o aplicativo está disponível para Android e iOS, e tem uma comunidade bastante engajada, que sempre compartilha dicas de como aprimorar as publicações.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram VSCO.

Para fazer o download do VSCO, não é preciso pagar nada. Mas, caso queira se tornar um membro e ter acesso a outras funcionalidades, o valor é de R$ 8,74 por mês no pacote anual.

2. Unfold

Com um visual bastante elegante, o Unfold permite a criação de montagens com fotos e vídeos a partir de dezenas de templates disponíveis. É ideal para marcas que desejam se diferenciar nas postagens do Instagram Stories.

Além disso, ainda é possível adicionar textos e cores de plano de fundo, sendo, assim, uma das ferramentas para Instagram mais requintadas.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Unfold.

O aplicativo possui uma versão gratuita, além de pacotes pagos disponíveis a partir de R$ 3,90.

3. Canva

O Canva é uma boa opção para quem quer ter outros recursos além dos que a rede social oferece, porém sem perder a forma simples e intuitiva de manuseio. Com o formato drag-and-drop (arrastar e soltar), você ainda pode adicionar ícones às imagens e deixá-las personalizadas.

Muitos profissionais costumam usar a plataforma diretamente pelo navegador do desktop, mas ela também está disponível por aplicativo para Android e iOS.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Canva.

O Canva é, inicialmente, uma ferramenta grátis para Instagram, na qual você pode utilizar muitos recursos sem pagar nada. Mas também existem os planos Pro (R$ 369,90 ao ano para um usuário) e Enterprise (personalizado para a sua empresa).

4. Afterlight

Com opções de ajustes mais avançados — como curvas para modificação de tons de vermelho, azul e verde, edições de saturação, iluminação e texturas com efeito de filme — o Afterlight tem mais de 50 aplicações para refinar suas fotografias, além de diversos tipos de molduras.

Destaca-se como uma das ferramentas para Instagram mais profissionais do mercado e, assim como as outras, está disponível para Android e iOS.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Afterlight.

O Afterlight possui uma versão gratuita para download e pacotes mensal (R$ 11,90), anual (R$ 69,90) ou vitalício (R$ 199,90).

5. Adobe Lightroom

Já o Adobe Lightroom é um programa de edição utilizado por muitos fotógrafos profissionais como um complemento ao uso do Photoshop. Para quem deseja caprichar nas fotos do feed do Instagram, a boa notícia é que ele está disponível em app para Android e iOS.

Além de ser mais simples e acessível na hora de mexer, com o Lightroom, é possível aplicar os mesmos efeitos para diferentes fotos, criando uma identidade visual própria.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Lightroom.

A versão gratuita do Lightroom já possui várias funcionalidades interessantes, mas também existe a possibilidade de contratar os planos da Adobe. São eles: Photography Plan (US$ 9,99/mês) e Creative Cloud All Apps (US$ 52,99/mês).

Ferramentas para criação e edição de vídeos

Assim como as fotos, os vídeos também fazem muito sucesso no Instagram. Não é à toa que as funcionalidades da rede social que envolvem esse formato — como o Cenas (ou Reels) e o IGTV — são as principais para otimizar o alcance de um perfil.

Confira as ferramentas que você pode utilizar para a criação e edição de vídeos!

6. Boomerang

Mesmo tendo essa funcionalidade dentro dos Stories do próprio Instagram, o aplicativo Boomerang também é muito utilizado pelos usuários.

Disponível para iOS e Android, com ele você pode editar vídeos curtos em diferentes formatos, como vai-e-volta, slow motion, GIFs etc. Essa diversificação ajuda a melhorar a performance das suas postagens por ali.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Boomerang.

O Boomerang é uma ferramenta gratuita para Instagram.

7. Quick

Quick, traduzido para o português, significa “rápido” — e isso é exatamente o que uma das ferramentas para Instagram mais versáteis entrega: agilidade na edição de vídeos. Com ele, é possível incluir cortes, transições, vinhetas, músicas e textos utilizando apenas o seu smartphone.

Uma curiosidade é que o aplicativo foi comprado pela empresa GoPro e, depois disso, passou a ser oferecido aos usuários que trabalham ou usam esse tipo de filmagem, chamado de “câmera em ação”.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Quick.

Os planos pagos do Quick são muitos e variam de R$ 15,90 a R$ 159,90.

8. Vigo Video

Conhecido anteriormente como Hypstar, o Vigo Video é indicado para quem deseja agrupar várias imagens e criar apresentações em slides. Oferece diversas possibilidades de edição, como recursos para corrigir imperfeições e adicionar músicas, filtros divertidos e controles para a velocidade das apresentações.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Vigo Video.

A plataforma está disponível gratuitamente para download em Android e iOS, mas possui acesso premium semanal ou mensal por R$ 55,90 ou R$ 164,90, respectivamente.

9. Magisto

Ferramenta para Instagram praticamente automática, o Magisto cria vídeos a partir de uma inteligência artificial. Assim, basta escolher as fotos, o estilo de edição, a música e o aplicativo prepara tudo sozinho para você.

Além de ser muito intuitivo, ele ainda compartilha insights de marketing sobre comportamento do público e visualizações.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Magisto.

Os preços referentes ao Magisto variam de acordo com o plano que você escolher. Os mesmos variam de R$ 15,90 até R$ 109,90.

📹 Veja também: Como vender pelo Instagram em 2021?

Ferramentas para organização do feed do Instagram

Um feed organizado e visualmente atrativo faz toda a diferença na experiência do usuário. Por isso, contar com uma ferramenta especialmente para isso torna-se fundamental. Veja, abaixo, duas opções para baixar.

10. Preview

Neste aplicativo, o principal objetivo é conseguir integrar o seu perfil no Instagram e visualizar a composição do seu feed com as próximas postagens que pretende fazer na rede social.

Ainda dentro do Preview, que está disponível para Android e iOS, também é possível criar imagens em mosaico, formando um desenho ao olhar o feed como um todo.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Preview.

Neste caso, o pacote básico do aplicativo, que já permite que você organize seu feed, é gratuito. As versões pagas variam de R$ 21,90 a R$ 58,90.

11. UNUM

Com funcionalidades semelhantes à opção anterior, o UNUM também é uma ferramenta para Instagram voltada para a organização do feed. Assim, você pode selecionar as fotos direto do rolo da câmera e ver como elas ficariam no seu perfil.

Além disso, o UNUM permite que você poste diretamente por ele e acompanhe as estatísticas do seu Instagram.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram UNUM.

Assim como o anterior, com a versão gratuita você já pode organizar a ordem das suas postagem. Mas, se tiver interesse, existem pacotes pagos a partir de R$ 18,90.

Ferramenta de compartilhamento de posts

Quando falamos em perfis comerciais, compartilhar posts de clientes ou de outros usuários do Instagram é uma boa estratégia para melhorar as métricas de engajamento. E existe uma ótima ferramenta para essa finalidade. Saiba qual é!

12. Repost para Instagram

Como o próprio nome já sugere, o aplicativo Repost para Instagram é uma ferramenta gratuita utilizada para repostar conteúdos de outras pessoas dentro dessa rede social, atribuindo os devidos créditos ao autor.

Esses conteúdos podem ser tanto em formato de fotos quanto de vídeos. Existe ainda a possibilidade de buscar por publicações recentes ou mais antigas.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Repost.

É possível utilizar o Repost para Instagram gratuitamente. Já acessos premium podem variar entre R$ 20,90 e R$ 82,90.

13. Easy Repost for Instagram

Além da possibilidade de repostar conteúdos em foto ou vídeo, o Easy Repost for Instagram possui recursos extras, como o de encontrar publicações dentro da plataforma por meio da busca de hashtags e opção de agendamento para as repostagens.

Mockup de celular mostrando a ferramenta para Instagram Easy Repost.

O aplicativo pode ser usado para testes gratuitamente. Mas, depois de 7 dias, é preciso fazer uma assinatura de R$8,50/mês ou R$75/ano.

14. Buffer

Na verdade, a ferramenta Buffer é pensada para a administração do Instagram como um todo. Mas, dentro dela, também existe a opção de respostar conteúdos de outros usuários. Para fazer isso, é só copiar o link do post original e a ferramenta irá reconhecer essa URL automaticamente no momento em que abrir o aplicativo.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram Buffer.

Aqui, a ferramenta possui diversos planos. São eles: Free, Pro (US$ 15/mês), Premium (US$ 65/mês) e Business (US$ 99/mês).

Ferramentas de gerenciamento e automação do Instagram

Falar em automação e gerenciamento do Instagram significa ganhar tempo e ter a possibilidade de olhar para várias tarefas ao mesmo tempo. Assim, existem muitas ferramentas especializadas disponíveis no mercado. Neste tópico, listamos as principais delas.

Se quiser ter mais profundidade em cada um desses dois assuntos, veja também:

💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram

💡 Saiba mais: Conheça 19 opções de gerenciadores de Instagram

15. mLabs

Com uma ferramenta para Instagram como o mLabs, além de agendar suas publicações do feed e Stories, também é possível responder às mensagens dos seguidores, criar fluxos de trabalho, acompanhar as principais hashtags para o seu segmento e extrair relatórios de resultados. Tudo isso de maneira simples, em uma só plataforma.

Mockup com print da home da mLabs, ferramenta de automação no Instagram.

Depois dos 7 dias de teste grátis, os planos da mLabs custam a partir de R$ 12,90 por mês.

16. Etus

Com funcionalidades de gerenciamento e automação semelhantes, a grande vantagem do Etus está na possibilidade de definir os melhores dias e horários para as postagens com base em uma análise da sua concorrência.

Outras características interessantes são a exportação de relatórios em PDF e a inserção da marca d’água da sua empresa nos posts.

Mockup com print da home do Etus, ferramenta de automação no Instagram.

Neste caso, os valores variam de acordo com a quantidade de contas que você pretende gerenciar. O plano mais em conta disponibilizado pelo Etus sai por R$ 14,88/mês.

17. Hootsuite

Já utilizando o Hootsuite, você consegue fortalecer os pontos de contato entre você e seus possíveis clientes, acompanhando os directs e as menções em tempo real. Por esta ferramenta, também existe a possibilidade de criar e gerenciar anúncios pagos pelo Instagram Ads.

Mockup com print da home do Hootsuite, ferramenta de automação no Instagram.

Enquanto no plano Profissional o custo é de US$ 19 ao mês, o plano Equipe tem valor fixo de US$ 99 por mês.

18. Perforgram

O Perforgram, por sua vez, permite interações automáticas com as publicações feitas pelo público-alvo que você escolheu. Mensagens de boas-vindas para novos seguidores, comentários em publicações e a possibilidade de seguir e deixar de seguir os usuários também são ações realizadas pela própria ferramenta.

Mockup com print da home do Perforgram, ferramenta de automação no Instagram.

Depois dos 5 dias de teste grátis, a mensalidade da plataforma varia de R$ 89,90 a R$ 534,90.

19. Nikau

Já pensou em atrair somente seguidores qualificados e que, realmente, podem se interessar pela sua marca? Por meio de filtros como perfil, localização e hashtags, esse é o principal benefício entregue pela Nikau.

Outras funcionalidades são as interações automáticas e o suporte personalizado via chat ou WhatsApp para o melhor desempenho de cada conta dentro da plataforma.

Mockup com print da home da Nikau, ferramenta de automação no Instagram.

Na Nikau, o teste grátis também dá direito a 5 dias de uso. Depois, os planos vão de R$ 49,50 a R$ 87 por mês.

20. Scalehot

Conforme você publica novos conteúdos, a ferramenta Scalehot utiliza uma inteligência artificial para entender o seu perfil e realizar novas interações, como seguir e deixar de seguir, enviar mensagens automáticas e trazer novos insights para melhorar o desempenho do seu Instagram.

Mockup com print da home da Scalehot, ferramenta de automação no Instagram.

O plano mais barato, dependendo da forma de pagamento e da quantidade de perfis gerenciados, está na faixa de R$ 65/mês.

21. Crowdfire

No caso do Crowdfire, ao conectar todos seus canais de comunicação — redes sociais, blog, site etc —, a ferramenta traz as melhores práticas para otimizar os resultados do seu perfil. Também é possível conquistar usuários com perfis parecidos aos dos seus seguidores, agendar publicações e criar anúncios no Instagram Ads.

Mockup com print da home do Crowdfire, ferramenta de automação no Instagram.

Existem quatro planos disponíveis no Crowdfire: Free, Plus (US$ 7,48/mês), Premium (US$ 37,48/mês) e VIP (US$ 74,98).

Ferramentas agregadoras de links

Provavelmente, se você já tem um perfil no Instagram, sabe que a bio dessa rede social só permite a inserção de um link por vez. Ou seja, por definição, você precisaria escolher entre colocar o link da sua loja virtual, do seu blog, do canal no YouTube ou de alguma outra rede social.

Para solucionar essa questão, surgiram as ferramentas agregadoras de links. Veja algumas delas neste tópico:

O Nuvemshop links é uma ferramenta gratuita que permite criar um link para ser compartilhado na bio do Instagram da sua marca, isto é, a URL inserida no perfil da sua conta.

Essse é um ótimo recurso para contas comerciais divulgarem e gerarem tráfego para outras páginas como o site da marca, canal do YouTube e outras redes sociais, por exemplo.

23. Linktree

Ao optar pelo uso do Linktree, você pode criar uma página externa ao seu Instagram reunindo todos os links que você deseja deixar disponíveis para o seu seguidor.

Por exemplo, nesta semana, você fez um post divulgando uma promoção do seu e-commerce e também um Story mencionando um artigo do seu blog. Com essa ferramenta, será possível disponibilizar ambos os links para que o usuário possa saber mais.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram Linktree.

Com a versão gratuita, a ferramenta do Linktree já cumpre muito bem o seu papel. Mas, para ter acesso a outras funcionalidades, existe também o plano Pro (US$ 6/mês).

Da mesma forma que o anterior, o Hype Link também permite agrupar todos os links necessários em uma página externa. Mas, nesse caso, há também a possibilidade de integrar com outras ferramentas, como o Google Analytics e o Mailchimp — utilizado para criar e-mail marketings e landing pages.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram Hype Link.

Não muito diferente da opção anterior, além da versão grátis, há a opção Pro pelo valor de US$ 7/mês.

25. Linkme.bio

Já a ferramenta do Linkme.bio se mostra mais completa, agregando também funcionalidades como criação de links do WhatsApp e rastreamento de UTMs — ou seja, é possível saber e acompanhar por qual dos links cada usuário chegou até a página final de destino.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram Linkme.bio.

Optando pelas versões pagas desta ferramenta para Instagram, você pode optar pelo plano mensal (R$ 11,90 ao mês) ou anual (R$ 6,90).

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Ferramentas para explorar hashtags

Por fim, mas longe de ser o menos importante, temos as ferramentas para Instagram voltadas para o descobrimento de novas hashtags. Sabemos que essa é uma estratégia importante para encontrar usuários que se interessam pelos conteúdos que você publica. Então, confira três opções para utilizar!

26. All Hashtag

O All Hashtag é um site gratuito usado por muitas empresas para encontrar hashtags, tanto para o Instagram quanto para Facebook, Twitter e Pinterest.

Aqui, o grande diferencial é a possibilidade de pesquisar por segmentos, tornando suas hashtags muito mais nichadas com relação ao interesse do seu público.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram All Hashtag.

27. Keyhole

Já o Keyhole é uma ferramenta mais completa, que apresenta um dashboard em tempo real com a quantidade de pessoas que postaram determinada hashtag.

Além disso, o número de curtidas e impressões dessas palavras-chave também são apresentados, garantindo que você escolha as melhores para aumentar o engajamento das suas publicações.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram Keyrole.

Para ter acesso ao Keyhole, é preciso contratar um dos planos oferecidos. O valor mais em conta é de R$ 79/mês.

28. Tagomatic

Também acompanhando as hashtags mais populares em tempo real, o aplicativo Tagomatic é gratuito e está disponível para Android e iOS.

A principal vantagem é o fato de que, além de buscar as melhores palavras-chave, ele permite uma integração direta com o Instagram para que você copie e cole as hashtags com mais facilidade nas suas publicações.

Mockup mostrando a ferramenta para Instagram Tagomatic.

Resumo sobre ferramentas para Instagram

Viu só quantas ferramentas para Instagram existem para escalar a sua estratégia e tornar o seu perfil mais profissional? Esperamos que você saia deste artigo pronto para utilizar cada uma delas. 😉

Antes de finalizar, preparamos um rápido resumo dos tópicos abordados aqui. Confira!

Ferramentas de edição de imagens

1. VSCO
2. Unfold
3. Canva
4. Afterlight
5. Adobe Lightroom

Ferramentas para criação e edição de vídeos

6. Boomerang
7. Quick
8. Vigo Video
9. Magisto

Ferramentas para organização do feed do Instagram

10. Preview
11. UNUM

Ferramenta de compartilhamento de posts

12. Repost para Instagram
13. Easy Repost for Instagram
14. Buffer

Ferramentas de gerenciamento e automação do Instagram

15. mLabs
16. Etus
17. Hootsuite
18. Perforgram
19. Nikau
20. Scalehot
21. Crowdfire

22. Nuvemshop links
23. Linktree
24. Hype Link
25. Linkme.bio

Ferramentas para explorar hashtags

26. All Hashtag
27. Keyhole
28. Tag It

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