13 dicas de como tirar fotos de produtos para vender Instagram

Por: Marcela Couto

Empreendedora asiática aprende como tirar fotos de produtos para Instagram.

Pontos principais do artigo:

  • Aprender como tirar boas fotos de produtos para o Instagram faz toda a diferença para atrair seu público e impulsionar suas vendas online;
  • Para conseguir imagens de qualidade, você precisa ter uma identidade visual, montar cenários, ter o equipamento básico, cuidar da iluminação, entre outros passos que veremos em detalhes;
  • Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode integrá-la ao Instagram e marcar fotos de produtos para vender diretamente do catálogo.

Vender pelas redes sociais é uma estratégia comprovada para impulsionar qualquer negócio. Se você quer acompanhar essa tendência, pode começar aprendendo como tirar fotos de produtos para Instagram.

Nessa rede social, uma imagem vale mais do que mil palavras e as marcas disputam a atenção dos consumidores na timeline (linha do tempo). Para conquistar seu espaço nesse mar de informação, não basta ter um produto excelente: é preciso saber retratá-lo e valorizar seus atributos.

É o que você vai aprender neste guia com 13 passos de como tirar fotos de produtos para vender no Instagram. Vamos começar nosso tutorial?

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Por que tirar fotos de produtos para Instagram?

Saber como tirar fotos de produtos para Instagram é essencial se você pretende usar essa rede social como vitrine para a sua loja virtual (ou loja física).

Afinal, estamos falando de uma das plataformas com maior apelo visual da internet. E também um dos lugares preferidos dos consumidores para buscar por produtos e serviços!

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca. Além disso, 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social, enquanto 46% compraram diretamente de um anúncio.

Ou seja: o Instagram é um poderoso canal de vendas que pode atrair muitos clientes e decolar seus resultados. Mas, para que ele tenha esse efeito, você precisa aprender a fazer fotos de produtos que encantam e captam a atenção do seu público.

📹 Veja também: Como tirar boas fotos para o Instagram e site da sua loja?

Como tirar boas fotos de produtos para Instagram?

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo para fazer boas fotos de produtos para o Instagram. Acompanhe com atenção:

1. Crie uma identidade visual

O primeiro passo para tirar fotos bonitas de produtos para Instagram é criar uma identidade visual para a sua marca. Se você já tem um logotipo e alguns layouts da sua empresa, é esse padrão que você deve seguir para criar uma identificação única.

Leve em consideração as cores e os estilos empregados pela sua marca para fazer as composições nas imagens. Aqui, o objetivo é que os consumidores reconheçam sua marca assim que a foto passar pelo feed.

2. Tenha uma paleta de cores harmônica

Uma parte essencial da identidade visual é a paleta de cores, ou seja, um conjunto de cores que combinam entre si e representam sua marca.

A dica é escolher cores para despertar emoções específicas relacionadas à sua empresa. Segundo a psicologia das cores, por exemplo, o azul transmite paz e lealdade, enquanto o amarelo inspira alegria e energia.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de paleta de cores

3. Pense na coerência do feed

As fotos para Instagram precisam manter uma coerência estética para que seu feed fique uniforme e profissional.

Isso porque, quando o consumidor abre um perfil e rola o feed para cima, a primeira impressão precisa ser de organização e bom gosto por toda a página.

Veja o exemplo da loja virtual de decoração infantil Printme, que apresenta um feed agradável e consegue manter a identidade com vários tipos de imagens:

Página do Instagram da loja virtual Print Me.

💡 Saiba mais: Feed organizado: como e por que montar um?

4. Monte cenários

Um dos melhores truques de como tirar fotos de produtos para Instagram é pensar em cenários atrativos para ambientar suas imagens. Veja alguns caminhos para isso:

  • Cenário padronizado: nesse caso, você monta um espaço com a identidade visual da sua marca e tira todas as fotos de produto no mesmo lugar;
  • Cenário variável: é o mais indicado quando você precisa ter imagens dos produtos em várias situações diferentes e com modelos diversos, como no caso de roupas e acessórios;
  • Fundo branco: para tirar fotos de joias para postar no Instagram, por exemplo, o fundo branco é uma opção eficiente já que torna o produto o centro das atenções;
  • Cenário externo: uma saída para simplificar a produção das fotos é utilizar cenários externos, como nas fotos de modelos ao ar livre. Nesse caso, é preciso contar com a ajuda do clima e escolher bem o local para conseguir uma paisagem atrativa.

Lembre-se apenas de que, quanto mais cenários você tiver que montar, mais trabalhosa será a produção fotográfica. Por isso, uma dica é buscar por fundos fotográficos prontos que são vendidos pela internet e facilitam a montagem.

Fundo fotográfico de madeira pronto.

Fundo fotográfico de madeira. Reprodução: Pinterest.

5. Pense em modelos

Alguns produtos funcionam melhor sozinhos em um fundo branco. Mas, para tirar fotos de roupas para vender no Instagram, por exemplo, o ideal é que o produto seja retratada em um modelo humano.

Até existem lojas virtuais que usam manequins nas suas fotos para o Instagram. Sem dúvida, eles são mais práticos, mas nem sempre o resultado fica convincente.

O engajamento é, sem dúvidas, muito maior quando a empresa mostra pessoas utilizando os produtos, principalmente em segmentos como moda e acessórios.

Se você decidir retratar seus produtos dessa forma, certifique-se de que os modelos escolhidos vão gerar identificação com o seu público. Hoje, uma tendência das marcas é contratar pessoas reais, com aparências mais próximas à realidade do público daquela empresa.

6. Crie um contexto interessante

As melhores fotos de lojas do Instagram são aquelas que criam um contexto criativo para o produto. Essa técnica é mais comum nos editoriais de moda, em que modelos posam nas mais diferentes situações do dia a dia ou em cenários fantasiosos utilizando os produtos.

Mas ela também pode ser usada com outros tipos de itens. Por exemplo, se você vende produtos para pets, pode criar cenas de animais interagindo com eles em momentos cotidianos. Veja o exemplo da loja virtual Dogo Pets, que utiliza a imagens de cães comendo seus petiscos:

Instagram da loja Dogo Pets ensina como tirar fotos de produtos para o Instagram,

💡 Saiba mais: 11 dicas para aproveitar o Instagram para e-commerce

7. Providencie os equipamentos

A escolha dos equipamentos para fotografar é outro ponto crítico na hora de aprender como tirar fotos de produtos para o Instagram. Hoje, existem vários modelos de câmeras semiprofissionais de marcas como Canon, Nikon e Sony que oferecem resultados de alta qualidade.

Se você tem um orçamento mais generoso e uma alta demanda, vale a pena adquirir uma câmera do tipo DSLR (Digital Single Lens Reflex). Esses equipamentos permitem a troca de lentes para conseguir diversos efeitos em suas fotos.

A câmera EOS Rebel T100 da Canon tem um ótimo custo-benefício entre as DSLR.

A câmera EOS Rebel T100 da Canon tem um ótimo custo-benefício entre as DSLR. Reprodução: Canon Brasil.

É possível adquirir uma câmera desse tipo a partir de R$ 3 mil, mas é preciso considerar ainda o custo com lentes, cartão de memória, tripé e outros acessórios.

Mas, se você ainda não está nesse nível de produção, saiba que a câmera de um smartphone moderno é suficiente para tirar boas fotos para o Instagram. O iPhone é um clássico das fotografias para redes sociais, mas já existem vários modelos de Android que dão conta do recado.

📹 Veja também: Como tirar fotos profissionais com o celular passo a passo

8. Monte seu estúdio caseiro

Se você vai para o caminho dos cenários padronizados ou com fundo branco, uma opção vantajosa são os miniestúdios e caixas fotográficas.

São kits prontos para fazer fotos para Instagram em casa com o mínimo de equipamentos, sem que você precise ser profissional. Hoje, há vários modelos na internet com preços a partir de apenas R$ 50.

 

 

Exemplo de mini estúdio vendido pelo Mercado Livre.

Exemplo de mini estúdio vendido pelo Mercado Livre.

💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa para vender fotos na internet

9. Cuide da iluminação

Outro segredo para tirar fotos internas de qualidade é investir em equipamentos básicos de iluminação. Veja algumas sugestões para começar:

  • Um ring light, ou anel de luz, com lâmpada LED (pode ser um modelo de mesa ou um maior, com tripé);
  • Um soft box para luz contínua;
  • Um bastão de LED direcional (pode ser colorido).

10. Escolha um horário adequado

Se você vai apostar na iluminação natural, precisa escolher o horário mais adequado para tirar boas fotos de produtos para Instagram.

Por exemplo, não é indicado tirar fotos no sol do meio-dia, pois a incidência direta da luz cria muitas sombras. O ideal é esperar pelo fim de tarde ou escolher um dia nublado para fazer as fotos, especialmente se há modelos envolvidos.

Uma dica é escolher a chamada golden hour (hora dourada), o momento em que o sol está nascendo ou se pondo. O efeito da luz na linha do horizonte produz fotos incríveis!

11. Acerte o enquadramento

Você não precisa ser profissional da fotografia para enquadrar corretamente suas fotos e arrasar na hora de tirar fotos para o Instagram. É só seguir estas dicas básicas:

  • Verifique se os elementos lineares da sua foto, como o chão e as janelas, estão alinhados com a linha do horizonte (evite inclinações);
  • Divida a cena como um jogo da velha e coloque seu produto nos pontos de intersecção. Essa técnica, chamada de regra dos terços, desloca levemente o item do centro e ajuda a prender a atenção na foto por mais tempo;
  • Use linhas diagonais em direção ao produto para criar movimento e profundidade na sua foto.
Nesta imagem, as árvores estão posicionadas nas intersecções, deixando a foto mais equilibrada.

Nesta imagem, as árvores estão posicionadas nas intersecções, deixando a foto mais equilibrada. Reprodução: iPhoto Channel.

12. Edite as fotos

É fundamental editar suas fotos para conseguir um resultado mais profissional. Você pode usar o próprio editor do Instagram ou, se quiser se aprofundar mais, é indicado utilizar um software como Adobe Photoshop ou VSCO Photo & Video Editor.

Para fazer uma edição simples, siga os passos abaixo:

  • Para começar, você pode utilizar a sugestão de ajuste automático da ferramenta. Se o resultado for satisfatório, a imagem terá um bom ponto de partida;
  • Então, faça os ajustes de contraste, exposição e brilho, buscando o melhor equilíbrio na iluminação;
  • Ajuste a saturação para conseguir uma imagem com cores mais vivas (cuidado para não exagerar);
  • Se estiver editando no Instagram, você pode usar a opção “Estrutura” para valorizar sombras e realces;
  • Por fim, tome muito cuidado com os filtros, pois eles podem descaracterizar sua identidade visual e alterar as cores dos produtos. Lembre-se de que uma cor diferente do anunciado pode gerar frustração e reclamações dos clientes.

💡 Saiba mais: Guia completo de como editar fotos no Instagram

13. Use os formatos do Instagram

Por fim, é importante publicar fotos dentro dos tamanhos e formatos adequados para o Instagram. Os principais são:

  • Feed: o ideal é usar a proporção 1:1 com o tamanho 1080 px por 1080 px (formato quadrado), mas você também pode usar as proporções 4:5 (1080 px por 1350 px) e 16:9 (1080 px por 566 px);
  • Stories: use a proporção 9:16, ou 1080 px por 1920 px;
  • Reels: também requer a proporção 9:16 (1080 px por 1920 px).

💡 Saiba mais: Guia com todos os tamanhos de posts para Instagram

👉 Ferramenta grátis: Redimensionar imagem

Como marcar fotos de produtos no Instagram?

Agora que você aprendeu os segredos de como tirar fotos de produtos para Instagram, também precisa saber como marcar os itens à venda no seu perfil para facilitar a venda.

Os produtos marcados no Instagram aparecem com o famoso ícone de “sacolinha”, que, na realidade, é uma etiqueta de compras.

Quando o usuário clica em uma foto ou Story com a etiqueta de compra, ele é direcionado para a loja do Instagram, onde pode ver a descrição e os detalhes do produto. Então, ele tem a opção de clicar no botão “Ver no site” para concluir a compra. Veja um exemplo:

Detalhes da captura de tela de uma lingerie no Instagram da Duhellen.

Dessa forma, embora o cliente não possa fazer o pagamento dentro do Instagram, ele tem acesso ao link direto para a compra na loja virtual da empresa. Portanto, o Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual para exibir os produtos do e-commerce e aumentar as vendas.

Como marcar os produtos da sua loja Nuvemshop no Instagram?

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, é muito fácil integrá-la ao Instagram e marcar seus produtos. Veja o passo a passo:

  • Acesse seu painel da Nuvemshop;
  • Escolha a opção “Canais de venda> Instagram Shopping”;
  • Ative o recurso de Compras no Instagram (antigo Instagram Shopping);
  • Faça a verificação de domínio, colando a metatag obtida no Gerenciador de Negócios (no tutorial linkado logo abaixo você vai ver o passo a passo de como fazer isso);
  • Aguarde a habilitação do recurso de Compras do Instagram para começar a marcar seus produtos.

👉 Confira: Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?

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Entendeu como tirar fotos de produtos para Instagram?

Agora você sabe o passo a passo de como tirar fotos de produtos para Instagram e conquistar seu público. Então, mãos à obra: produza imagens de tirar o fôlego e saia na frente da concorrência!

Ainda não tem um negócio online? Então, chegou a hora de criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop! Aproveite a integração com o Instagram para vender muito nas redes sociais. 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como tirar fotos de produtos para Instagram

Para fazer boas fotos de produtos para o Instagram, tenha uma identidade visual da sua marca, crie cenários diversos, escolha modelos reais e cuide da iluminação e do enquadramento. Você pode usar uma câmera semiprofissional ou a própria câmera do seu smartphone.

As fotos de produtos para venda devem mostrar o item em destaque e valorizar seus principais atributos. Procure tirar fotos o mais fiéis possíveis e optar por cenários e fundos que exaltem o que você está vendendo.

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