Como aumentar o alcance no Instagram em 2021?

Por: Raquel Lisboa

Imagem de smartphone com o Instagram aberto, representando o alcance no instagram

Dicas rápidas de como aumentar o alcance no Instagram:

  1. Publique nos melhores dias e horários
  2. Poste com frequência
  3. Legende com hashtags
  4. Use o Instagram Stories
  5. Utilize os Destaques
  6. Interaja com o público
  7. Não se esqueça dos Salvos no Instagram
  8. Poste conteúdos compartilháveis
  9. Faça Lives interessantes
  10. Crie anúncios pelo Instagram Ads
  11. Teste os novos recursos do Instagram

Quer se aprofundar? Continue a leitura do conteúdo!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e escute, na íntegra, a versão áudio do artigo:

Com a concorrência crescendo a cada dia, conquistar a atenção do público nas redes sociais nem sempre é tarefa fácil. Entretanto, dedicar-se a como aumentar o alcance no Instagram pode não só trazer novos seguidores, como também diversas interações e, consequentemente, mais vendas.

De acordo com o Sprout Social, o Brasil se encontra na terceira posição do ranking de países com mais contas no Instagram — com 77 milhões de usuários! —, ficando atrás apenas dos EUA e da Índia (com respectivamente 120 e 80 milhões de perfis).

Além disso, na mesma pesquisa, cerca de 80% dos usuários entrevistados afirmaram que o Instagram os ajuda a descobrir, buscar e a comprar novos produtos e serviços. Assim, fica inegável a importância dessa rede social em uma estratégia de marketing digital.

Pensando nisso, a seguir, vamos te explicar o que significa alcance no Instagram, o que significa impressões no Instagram e dar dicas de como aumentá-las. Vamos lá? 💪

📹 Veja também: Como vender no Instagram?

Alcance e impressões no Instagram

Antes de mais nada, é importante entender qual é a diferença entre alcance e impressões no Instagram. Veja a seguir:

O que é alcance no Instagram?

Alcance no Instagram é a quantidade de usuários (únicos) que visualizaram as publicações do seu perfil.

O que é impressões no Instagram?

Impressões no Instagram diz respeito a quantas vezes seus posts foram vistos (ainda que mais de uma vez por um mesmo perfil).

Imagem com comparativo entre alcance no Instagram e impressões

Em um mundo ideal, o alcance de um post do seu Instagram seria igual ao seu número de seguidores. Contudo, isso não acontece por conta do algoritmo que rege a plataforma.

O algoritmo do Instagram leva em consideração três princípios para entregar conteúdos aos usuários, que são:

  1. Relacionamento: quais são os seguidores que mais interagem com o seu perfil (curtem, comentam, salvam, compartilham posts e enviam directs);
  2. Temporalidade: quais são as suas publicações mais recentes (na timeline, os posts não são exibidos cronologicamente, entretanto, o foco ainda está naqueles que são mais atuais);
  3. Engajamento: quais formatos de conteúdo (fotos ou vídeos, feed ou Stories) e temas (dicas sobre como utilizar produtos ou notícias sobre o nicho, por exemplo) geram maior envolvimento por parte do público.

Logo, para veicular publicações de valor e aumentar o alcance no Instagram, é essencial aplicar estratégias que “agradem” o algoritmo da plataforma. Mas, antes de conhecê-las, entendamos primeiro como verificar o alcance e as impressões na sua conta.

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Como acessar as métricas de alcance e de impressões no seu perfil do Instagram?

Tanto as métricas de alcance, quanto as de impressões no Instagram podem ser visualizadas na sua conta comercial, mais especificamente na aba Instagram Insights.

Na conta comercial, além de acompanhar essas informações, é possível averiguar números relacionados ao público (idades, localizações etc) e aos dias e horários com picos de acesso.

Ficou interessado? Para saber como migrar sua conta pessoal para comercial e/ou como utilizar o Instagram Insights, assista a esta aula:

11 dicas de como aumentar o alcance no Instagram

Agora que você já sabe o que é alcance no Instagram e como visualizá-lo no Instagram Insights, chega o momento de finalmente entender como atingir mais seguidores por meio de estratégias que “agradem” o algoritmo da plataforma. E o melhor é que a grande maioria delas é orgânica. 😉

1. Publique nos melhores dias e horários

Lembra que, no Instagram Insights, é possível conferir os dias e horários com picos de acesso? Pois bem, faça bom uso dessas informações para aumentar o alcance no Instagram! ⏰

Realize testes em diferentes períodos para compreender quais são os que geram mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos). Ademais, é importante considerar a rotina do seu público: se são adolescentes, por exemplo, é provável que em horários escolares eles estejam ausentes, portanto, evite-os.

Para mais dicas sobre o tema, confira o artigo a seguir:

💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram

2. Faça postagens com frequência

Muitas vezes, pode ser frustrante publicar seus conteúdos e ver que o alcance não está tendo uma boa performance. Entretanto, é fundamental não desanimar e continuar com suas publicações.

Como já vimos, um dos aspectos levados em conta pelo algoritmo do Instagram é a temporalidade. Desse modo, se você sempre tiver conteúdos fresquinhos, a chance de que eles sejam exibidos para mais usuários aumenta.

Lembre-se, apenas, de que não adianta fazer postagens de baixa qualidade apenas pelo volume que elas vão fazer em seu perfil. Tenha cuidado com os detalhes e a como cada conteúdo complementa sua estratégia como um todo, ok?

3. Legende com as hashtags

Ah, as hashtags! Temos certeza de que você sempre lê comentários sobre elas, não é mesmo? Pois bem, nós viemos reiterar: utilize-as, mas com moderação.

As hashtags têm o poder de otimizar sua publicação, bem como bani-la do universo do Instagram (sim, se você usar hashtags proibidas no Instagram ou muitas em um único post, sua conta corre o risco de sofrer um shadowban, mecanismo de bloqueio da plataforma).

Portanto:

  • Não utilize palavras-chave que façam alusão à pornografia, preconceito ou violência;
  • Lembre-se de que o número ideal de hashtags é de 5 a 6 por publicação;
  • Utilize keywords que tenham relação tanto com o post, quanto com o seu nicho.

Neste último item, caso você não saiba ao certo quais palavras-chave adicionar, dê uma olhada nos perfis dos seus concorrentes e busque inspiração na aba Explorar. Com isso, as oportunidades de aumentar o alcance no Instagram serão maiores.

💡 Saiba mais: 27 ferramentas para Instagram

4. Use o Instagram Stories a seu favor

O Instagram Stories é o recurso ideal para estreitar o relacionamento com o seu público. Através dele, é possível aplicar diferentes figurinhas — como de teste, enquete e perguntas —, que são úteis para interagir com os seguidores e entender os conteúdos e produtos dos quais eles mais gostam.

Além disso, com o Instagram Stories, você tem a chance de gravar vídeos sobre reposição de produtos ou lançamentos, eventos, notícias relacionadas ao seu segmento e o dia a dia da sua equipe. Tais conteúdos conferem uma imagem mais humana à sua marca e mostram o seu comprometimento em compartilhar o que há de melhor no seu nicho.

5. Utilize os Destaques

Como acabamos de ver, os Stories são uma ferramenta incrível para exibir conteúdo aos seus seguidores e, consequentemente, colaborar com o aumento do alcance no Instagram. Mas eles duram apenas 24 horas.

Por isso, você pode usar o recurso dos Destaques. Eles são Stories que ficam fixados no seu perfil do Instagram e podem ser categorizados a partir de temas:

Captura de tela com os Destaques do Instagram

Os Destaques permitem que bons conteúdos dos Stories fiquem disponíveis por tempo indeterminado. Desse modo, se forem postagens úteis para os seus seguidores, eles podem compartilhá-las com outras pessoas que ainda não conhecem seu perfil. Bacana, não é mesmo?

Uma dica válida é a de criar capas para esses Destaques. Você deve fazê-las de acordo com a identidade visual da sua marca e pode produzi-las nas mesmas ferramentas em que você cria banners e outros tipos de arte.

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6. Interaja com o seu público

Não tem nada mais decepcionante para um seguidor do que enviar um direct para uma marca e a equipe de atendimento não responder (especialmente quando são dúvidas sobre produtos).

Logo, dedique um tempo diário para incluir o Instagram na rotina de suporte — seja para responder mensagens diretas e/ou comentários em fotos do feed. Ademais, não deixe de lado as menções nos Stories, afinal, elas têm um grande potencial no que diz respeito ao gatilho mental de prova social e, consequentemente, ao alcance no Instagram.

Se um cliente da sua marca publicar uma foto ou vídeo de unboxing e mencionar seu Instagram (@), por exemplo, compartilhe tal post no seu perfil. Isso mostrará que seus produtos são de qualidade e satisfazem o público — o que só pode imprimir uma ótima imagem para seguidores que ainda não compraram na sua loja virtual.

7. Não se esqueça dos Salvos no Instagram

O Salvos é um recurso do Instagram que permite que os usuários armazenem — de modo privado — publicações que descobriram no feed. Eles podem separá-las em diferentes pastas (por temas ou qualquer outro crivo que preferirem).

Ter posts salvos por seguidores, portanto, é sinal de que os conteúdos agradaram e que os usuários pretendem retornar a eles por mais vezes.

Além disso, de acordo com o algoritmo da rede social, quanto mais rápido uma publicação for armazenada pelos seguidores, maiores são as chances de aumentar o alcance no Instagram.

Para descobrir como ver estatísticas da ferramenta Salvos no seu perfil comercial e criar conteúdos mais engajadores, veja agora mesmo esta aula:

8. Poste conteúdos compartilháveis

Assim como publicações com potencial para serem salvas, é interessante pensar em conteúdos que possam ser compartilhados pelo público como forma de aumentar o alcance no Instagram.

Esse compartilhamento pode ser feito a partir do botão de aviãozinho, localizado abaixo das postagens:

Captura de tela com o botão de compartilhar do Instagram

Ao clicar nesse botão, o usuário pode compartilhar uma publicação em seus Stories ou enviá-la para amigos. Assim, as chances de que mais pessoas que não te seguiam antes vejam uma postagem sua e se interessem crescem.

Portanto, abuse da criatividade! Pense em vídeos e fotos que suscitam essa vontade no público. Alguns tipos de publicação que costumam dar certo para esse fim são dicas, piadas, memes e imagens bem trabalhadas.

9. Realize Lives interessantes para seu público

As Lives são transmissões ao vivo realizadas por meio do Instagram. Por meio delas, é possível levar conteúdo de qualidade e contar com a interação dos seguidores, que enviam perguntas e comentários por meio de uma caixa de texto.

Se você identificar assuntos pelos quais seu público tem interesse, é possível fazer Lives sobre eles, até mesmo com convidados. Para isso, basta divulgar as informações: dia, horário, assunto e, se houver outros participantes, quem mais estará na transmissão. Desse modo, os usuários podem comentar entre si e atrair mais gente para a sua Live.

Atente-se, apenas, à frequência com que você realiza essas transmissões ao vivo. Afinal, hoje em dia, a quantidade de informação disponível online é grande e fazê-las apenas por fazer não vai ajudar sua estratégia. Então, dê preferência a poucas Lives, mas de qualidade!

📹 Veja também: Live commerce: entenda a tendência e venda muito no Instagram!

10. Crie anúncios pelo Instagram Ads

Apesar de esta ser a única estratégia paga — e, portanto, que não é orgânica —, os anúncios no Instagram podem ajudar a aumentar o alcance das suas publicações.

Isso acontece porque, ao veicular posts por meio do Instagram Ads, mais pessoas que não conheciam sua conta terão contato com os seus anúncios. Desse modo, elas poderão começar a seguir o seu perfil, ser alcançadas pelas publicações e se tornar engajadas.

A probabilidade de essas seguidas acontecerem por meio dos Ads é grande, pois eles podem ser segmentados de acordo com interesses e dados demográficos dos usuários do Instagram. Portanto, se tiver orçamento, os anúncios no Instagram te auxiliarão em relação ao seu alcance.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads?

11. Teste os novos recursos que o Instagram lança

Outra forma de conquistar o alcance no Instagram é por meio dos novos recursos que a rede social lança. Adotá-los precocemente pode despertar o interesse do público pela forma como estão sendo utilizados e melhorar o tráfego em suas publicações com o passar do tempo.

Alguns exemplos de funcionalidades que o Instagram foi lançando ao longo do tempo são:

Normalmente, sempre que há uma novidade, o Instagram apresenta um pequeno vídeo nos Stories aos usuários, explicando como ela funciona. Essa, portanto, é uma boa maneira para pensar em como sua empresa pode aproveitar o novo formato.

Quer saber mais sobre marketing digital no Instagram? Assista ao vídeo com as dicas de ouro do Felipe Beraldo, CEO da Ciclo Agência Digital:

Resumo

Esperamos que, com este artigo, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre como aumentar o alcance no Instagram. Se quiser aprender mais sobre essa rede social (e como vender por meio dela), confira nosso guia completo e gratuito sobre o assunto:

Antes de finalizar a leitura, confira um rápido resumo sobre o que vimos por aqui:

O que é alcance no Instagram?

Alcance no Instagram é a quantidade de usuários (únicos) que visualizaram as publicações do seu perfil.

O que significa impressões no Instagram?

Impressões no Instagram é a quantidade de vezes que seus posts foram vistos (ainda que mais de uma vez por um mesmo perfil).

11 dicas para aumentar o alcance no Instagram

  1. Publique nos melhores dias e horários
  2. Faça postagens com frequência
  3. Legende com as hashtags
  4. Use o Instagram Stories a seu favor
  5. Utilize os Destaques
  6. Interaja com o seu público
  7. Não se esqueça dos Salvos no Instagram
  8. Poste conteúdos compartilháveis
  9. Realize Lives interessantes para seu público
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  11. Teste os novos recursos que o Instagram lança

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